O que é e o que deve ter um site institucional de sucesso

Com o auge das redes sociais atualmente, muitos administradores não têm dado a devida importância ao site institucional, o que é um grande erro, uma vez que uma ferramenta não substitui a outra.

Neste post, você vai descobrir o que é e o que deve ter um site institucional e perceberá que ele poderá ser decisivo para o sucesso de sua empresa.

O que é um site institucional?

Algumas referências definem o site institucional como o cartão de visitas online da empresa. No entanto, essa ferramenta vai muito além disso. Também chamado de site empresarial, ele é um ótimo canal de comunicação entre a empresa e seus clientes.

O site institucional é o local onde a empresa possui total liberdade para mostrar os seus diferenciais ao público, bem como a sua filosofia de trabalho, história e características intrínsecas. Esse espaço também é bastante eficaz para divulgar conteúdos que atraiam novos clientes e demonstrar autoridade na sua área de atuação.

Quando devidamente trabalhado, esse canal é uma maneira prática e eficiente para disseminar sua cultura, valores, produtos e serviços, buscando sempre satisfazer às necessidades dos visitantes.

Por que os sites institucionais são importantes para as empresas?

A importância do site institucional se concentra basicamente em dois pontos. O primeiro é que o criador do site tem total liberdade para criar layout e conteúdos originais e inteiramente vinculados à estratégia de marketing da empresa.

Esse é um fator contundente, pois é possível utilizar técnicas de SEO e alcançar bom posicionamento em buscas orgânicas, por exemplo. Além disso, as ações não ficam limitadas a regras estabelecidas pelas redes sociais.

O segundo ponto é que, apesar do grande sucesso das redes sociais, nem todas as pessoas são ativas nessas mídias e muitas outras as utilizam apenas para diversão e contato com amigos. Quando precisam de produtos e serviços, elas recorrem ao Google ou outro buscador — é nesse momento que seu site institucional poderá ajudá-las.

O que um site institucional deve ter?

Veja agora o que o site institucional precisa ter para alcançar os seus objetivos e não ser apenas um cartão de visitas na internet:

História da empresa

Uma maneira de mostrar como a sua empresa possui experiência no ramo é contar a sua história e suas conquistas. Caso seja um novo negócio, você pode contar a história dos sócios e os motivos para a abertura do empreendimento.

Cultura organizacional

Além da história, é muito importante divulgar no site institucional a missão, a visão e os valores da empresa. Isso ajuda a criar uma afinidade entre os visitantes e o seu negócio. Confira as definições desses três pontos:

  • missão: a razão de ser e os propósitos do empreendimento;
  • visão: como a empresa se vê no futuro;
  • valores: princípios que norteiam a organização.

Produtos e serviços

Apesar de não vender como uma loja virtual, o site institucional precisa divulgar os produtos e serviços que a empresa oferece. Aproveite para descrever detalhes e diferenciais que tornam esses produtos melhores que os da concorrência.

Contatos

Nunca deixe de apresentar telefone, e-mails e endereço físico da empresa. Além de gerar credibilidade ao negócio, facilita a vida do cliente que deseja entrar em contato de outras maneiras.

Cases de sucesso

Exibir casos de clientes que foram atendidos pela sua empresa e que ficaram muito satisfeitos é uma excelente forma de transmitir credibilidade e ainda divulgar a sua marca. Dessa maneira, você mostra às pessoas que a sua empresa pode fazer diferença na vida delas. No entanto, lembre-se de pedir autorização aos clientes para divulgá-los em seu site.

Blog

Vinculados ao site institucional, os blogs tornaram-se peças-chave nas estratégias de marketing digital, pois são ferramentas poderosas para divulgar notícias e conteúdos relacionados à sua empresa e, assim, atrair volume de visitantes.

Redes sociais

Dedique um espaço do seu site para informar todas as redes sociais nas quais sua empresa está presente. Além disso, convide os visitantes a seguir seus perfis para receber novos conteúdos.

Quais as características de um site institucional de sucesso?

Agora, confira quais são os atributos indispensáveis para que um site alcance melhores resultados:

Design simples e objetivo

Elaborar o layout, bem como escolher as cores, fontes e imagens requer alguns cuidados. Lembre-se de que a página deve ser simples e objetiva para que o visitante encontre rapidamente as informações que está buscando. Caso contrário, sairá do seu site e você terá perdido uma oportunidade.

Boa navegabilidade

Todo site institucional de sucesso é organizado, carrega rápido e não contém informações desnecessárias, ou seja, possui boa navegabilidade. Se for necessário, faça uso de menus e divida as informações em categorias.

Imagens de qualidade

As imagens do seu site devem ser leves, com dimensões adequadas e, principalmente, relacionadas ao seu negócio. Além disso, obedeça à Lei de Direitos Autorais e inclua apenas os arquivos devidamente autorizados.

Conteúdo relevante

Um site institucional de encher os olhos é aquele que tem conteúdo relevante, atualizado e constantemente renovado. Por isso, aposte em textos, vídeos e imagens originais e aplique as técnicas SEO para atrair novos clientes para a sua empresa.

Campo de pesquisa

O visitante pode ter dificuldade para encontrar alguma informação na sua página. Portanto, insira um campo de busca para agilizar a pesquisa e não deixar que a pessoa abandone o seu site por não ter encontrado um conteúdo.

Ser responsivo

Essa característica não pode faltar no site da sua empresa em hipótese alguma. Site responsivo é aquele que se ajusta aos diversos tipos de tela existentes. Assim, se o visitante utilizar computador, smartphone, tablet ou até mesmo a smartTV para acessar o seu site, conseguirá navegar tranquilamente.

Para ter uma ideia da importância de um site responsivo, saiba que o Google prioriza essa característica ao definir quem estará nos melhores resultados em suas buscas orgânicas.

Agora que você sabe quais são as principais características de um site institucional de sucesso, procure aplicar nossas dicas para melhorar a divulgação do seu negócio e conquistar novos clientes.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Sua empresa já possui um site? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências conosco e com os demais leitores.