O que é e o que deve ter um site institucional de sucesso

Com o auge das redes sociais atualmente, muitos administradores não têm dado a devida importância ao site institucional, o que é um grande erro, uma vez que uma ferramenta não substitui a outra e cada uma delas pode ser utilizada de acordo com objetivos estratégicos específicos.

Neste post, você vai descobrir o que é e o que deve ter um site institucional e perceberá que ele poderá ser decisivo para o sucesso de sua empresa. Se tem interesse nesse assunto, continue a leitura e não deixe de conferir!

O que é um site institucional?

Algumas referências definem o site institucional como o cartão de visitas online da empresa. No entanto, essa ferramenta vai muito além disso. Também chamado de site empresarial, ele é um ótimo canal de comunicação entre a empresa e seus clientes.

O site institucional é o local onde a empresa possui total liberdade para mostrar os seus diferenciais ao público, bem como a sua filosofia de trabalho, história e características intrínsecas. Esse espaço também é bastante eficaz para divulgar conteúdos que atraiam novos clientes e demonstrar autoridade na sua área de atuação.

Quando devidamente trabalhado, esse canal é uma maneira prática e eficiente para disseminar sua cultura, valores, produtos e serviços, buscando sempre satisfazer às necessidades dos visitantes.

Por que os sites institucionais são importantes para as empresas?

Segundo o IBGE, o Brasil já ultrapassou a marca de 100 milhões de internautas. Por isso, você já deve ter uma ideia de que o site institucional é uma ferramenta fundamental atualmente.

Uma empresa que não tem uma presença digital forte pode não conquistar tão facilmente a confiança dos clientes. A importância do site institucional se concentra basicamente em três pontos. Veja quais são eles a seguir.

Desenvolvimento de marketing

O criador do site tem total liberdade para desenvolver uma identidade original e inteiramente vinculada à estratégia de marketing da empresa, por meio do layout e de conteúdos diversificados. Um site bem-feito, com conteúdos relevantes contará pontos a favor da imagem da empresa.

É possível utilizar técnicas de SEO e alcançar bom posicionamento em buscas orgânicas, por exemplo. Ele é uma das maneiras mais econômicas de atrair visitas qualificadas ao site.

Ao gerar tráfego em seu site institucional, você terá liberdade para aplicar banners, criar ofertas e captar clientes em potencial que serão úteis para prospecção futura. Além disso, as ações não ficam limitadas a regras estabelecidas pelas redes sociais.

Alcance amplificado

Apesar do grande sucesso das redes sociais, nem todas as pessoas são ativas nessas mídias e muitas outras as utilizam apenas para diversão e contato com amigos. Além disso, as constantes mudanças de algoritmo tornam cada vez mais difícil que conteúdos orgânicos tenham alcance elevado.

Quando precisam de produtos e serviços, os usuários geralmente recorrem ao Google ou outro buscador — é nesse momento que seu site institucional poderá ajudá-los, com maior alcance se comparado às redes sociais.

Geração de dados

Com as técnicas de SEO bem executadas, um site que gera tráfego pode fornecer muitas informações sobre o comportamento dos usuários que o acessam.

Por meio de ferramentas, como o Google Analytics, você conseguirá mensurar e produzir relatórios completos com dados que serão úteis à tomada de decisão em seu negócio. Alguns exemplos são:

  • quais são as páginas mais visitadas;

  • qual a origem das visitas do site (redes sociais, e-mail, entre outros);

  • quanto tempo os usuários passam no site;

  • de quais regiões do país a página é mais acessada;

  • qual a porcentagem de usuários que não interage com o site;

  • quais são os horários de pico em acessos;

  • quem é o seu público, de forma geral.

O que um site institucional deve ter?

Um site institucional não deve ser apenas mais um cartão de visitas na internet, ele deve ser planejado e executado de acordo com objetivos estratégicos. Por isso, confira agora o que ele precisa ter para alcançar bons resultados!

História da empresa

Uma maneira de mostrar como a sua empresa possui experiência no ramo é contar a sua história e suas conquistas. Caso seja um novo negócio, você pode contar a história dos sócios e os motivos para a abertura do empreendimento. Nessa parte, pode ser interessante mencionar qual lacuna de mercado a sua empresa visa a preencher.

Cultura organizacional

Além da história, é muito importante divulgar no site institucional a missão, a visão e os valores da empresa. Isso ajuda a criar uma afinidade entre os visitantes e o seu negócio. Confira as definições desses três pontos:

  • missão: a razão de ser e os propósitos do empreendimento;

  • visão: como a empresa se vê no futuro;

  • valores: princípios que norteiam a organização.

Produtos e serviços

Apesar de não vender como uma loja virtual, o site institucional precisa divulgar os produtos e serviços que a empresa oferece. Aproveite para descrever detalhes e diferenciais que tornam esses produtos melhores que os da concorrência.

Contatos

Nunca deixe de apresentar telefone, e-mails e endereço físico da empresa. Além de gerar credibilidade ao negócio, facilita a vida do cliente que deseja entrar em contato de outras maneiras.

Manter um formulário de contato no site também pode agilizar esse processo e torná-lo mais confortável para o usuário. CNPJ e políticas de privacidade no rodapé da página também podem ser peças fundamentais para gerar mais confiança no consumidor.

Cases de sucesso

Exibir casos de clientes que foram atendidos pela sua empresa e que ficaram muito satisfeitos é uma excelente forma de transmitir credibilidade e ainda divulgar a sua marca.

Dessa maneira, você mostra às pessoas que a sua empresa pode fazer diferença na vida delas. No entanto, lembre-se de pedir autorização aos clientes para divulgá-los em seu site.

Blog

Vinculados ao site institucional, os blogs tornaram-se peças-chave nas estratégias de marketing digital, pois são ferramentas poderosas para divulgar conteúdos relacionados à sua empresa e, assim, atrair volume de visitantes. Além disso, ao proporcionar soluções para as dúvidas dos clientes, a autoridade da empresa tende a aumentar.

Um blog inserido no domínio do seu site pode favorecer ainda mais ao SEO e garantir muitas visitas orgânicas! Para isso, é extremamente importante que o provedor de hospedagem forneça a estrutura adequada para que você incorpore o blog ao site institucional.

Por exemplo, se seu site institucional está relacionado a uma franquia de negócios, seu blog oferecerá materiais ricos sobre negócios e empreendedorismo, solucionando dúvidas de acordo com o perfil de clientes atendidos e prospectados.

A estratégia de blog e marketing de conteúdo, além de humanizar a marca e facilitar a qualificação, proporciona também a abertura de um diálogo entre a corporação e o público.

Redes sociais

Dedique um espaço do seu site para informar todas as redes sociais nas quais sua empresa está presente. Além disso, convide os visitantes a seguir seus perfis para receber novos conteúdos.

Relações com a imprensa

Ter uma área em seu site para mostrar a participação da sua empresa na mídia ajuda a melhorar a visão que seus clientes têm da organização. Caso você não tenha uma assessoria de imprensa ativa e não apareça em canais de notícias ou blogs, aproveite o espaço para publicar notícias corporativas em geral, como o desenvolvimento de uma nova solução, por exemplo.

Quais as características de um site institucional de sucesso?

Agora, confira quais são os atributos indispensáveis para que um site alcance os melhores resultados!

Design simples e objetivo

Elaborar o layout, bem como escolher as cores, fontes e imagens requer alguns cuidados. Lembre-se de que a página deve ser simples e objetiva para que o visitante encontre rapidamente as informações que está buscando. Caso contrário, sairá do seu site e você terá perdido uma oportunidade.

Boa navegabilidade

Todo site institucional de sucesso é organizado, carrega rápido e não contém informações desnecessárias, ou seja, possui boa navegabilidade. Se for necessário, faça uso de menus e divida as informações em categorias.

A navegabilidade passará a ser ainda mais importante, principalmente para os dispositivos móveis, visto que o Google anunciou que passará a priorizar em seu ranking de resultados orgânicos os sites com maior velocidade de carregamento mobile.

Imagens de qualidade

As imagens devem ser leves, com dimensões adequadas e, principalmente, relacionadas ao seu negócio. Lembre-se sempre de realizar o upload de imagens compactadas para evitar que o site tenha problemas de carregamento. Além disso, obedeça à Lei de Direitos Autorais e inclua apenas os arquivos devidamente autorizados.

Conteúdo relevante

Um site institucional de encher os olhos é aquele que tem conteúdo relevante, único, atualizado, escaneável e constantemente renovado. Por isso, aposte em textos, vídeos e imagens originais e aplique as técnicas SEO para atrair novos clientes para a sua empresa.

Campo de pesquisa

O visitante pode ter dificuldade para encontrar alguma informação na sua página. Portanto, insira um campo de busca para agilizar a pesquisa e não deixar que a pessoa abandone o seu site por não ter encontrado um conteúdo.

Ser responsivo

Essa característica não pode faltar no site da sua empresa em hipótese alguma. Site responsivo é aquele que se ajusta aos diversos tipos de tela existentes. Assim, se o visitante utilizar computador, smartphone, tablet ou até mesmo a smartTV para acessá-lo, conseguirá navegar tranquilamente.

Para ter uma ideia da importância de um site responsivo, saiba que o Google prioriza essa característica ao definir quem estará nos melhores resultados em suas buscas orgânicas.

Um site institucional de sucesso é um ponto favorável para gerar impressões positivas sobre a marca em seus públicos-alvo. Agora que você já sabe quais são as principais características dele, procure aplicar nossas dicas para melhorar a divulgação do seu negócio e conquistar novos clientes.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Sua empresa já possui um site? Que tal entender agora como gerir a marca da sua microempresa e conseguir melhores resultados?