O que é e o que deve ter um site institucional de sucesso

Desde o aumento da popularidade das redes sociais, muitos administradores não têm dado a devida importância ao website institucional, o que é um grande erro, uma vez que uma ferramenta não substitui a outra e cada uma delas pode ser utilizada de acordo com objetivos estratégicos específicos.

Existem muitas dúvidas e questionamentos sobre a importância e mesmo a necessidade de se ter um site institucional.

Por isso, nesse post, você vai descobrir o que é e o que deve ter um site institucional e entenderá porque ele pode ser decisivo para o sucesso de sua empresa.

Se você é um dos muitos que tem perguntas sobre o tema, continue a leitura e não deixe de conferir!

O que é um site institucional?

É comum definir o site institucional como o cartão de visitas online da empresa. No entanto, o website da empresa deve ser muito mais do que isso. Também chamado de site empresarial, ele o mais tradicional canal de comunicação online entre a empresa e seus clientes e um dos principais tipos de site quando se pensa em uma empresa.

O site institucional é onde a empresa possui total liberdade para mostrar os seus diferenciais aos seus públicos de interesse, bem como a sua filosofia de trabalho, história e características da marca, produtos / serviços, constrói sua imagem e contribui para sua reputação digital.

Esse espaço também é bastante eficaz para divulgar conteúdos que atraiam novos clientes e demonstrar autoridade na sua área de atuação.

Mas não é – ou não deve ser – pensando nos clientes que se faz um site empresarial. Candidatos a uma colocação profissional na empresa, possíveis investidores, parceiros comerciais, fornecedores e a sociedade como um todo, podem conhecer a empresa por um site institucional, papel que geralmente uma rede social não permite.

Quando devidamente trabalhado, esse canal é uma maneira prática e eficiente para disseminar sua cultura, seus valores, sua atuação no mercado, a trajetória da empresa, sua perspectiva futura, buscando sempre satisfazer às necessidades das muitas personas que o site pode atrair.

Por que os sites institucionais são importantes para as empresas?

Segundo dados da pesquisa TIC para domicílios de 2019, no Brasil há 134 milhões de usuários de Internet, o que representa 74% ou três em cada quatro brasileiros.

Esse é a grosso modo o tamanho da audiência possível apenas se pensando em atuação nacional, sendo que há empresas com potencial internacional.

Uma empresa sem uma grande presença digital, além de não conquistar tão facilmente a confiança dos clientes, está abrindo mão de oportunidades valiosas. A importância do site institucional se concentra basicamente em três pontos. Veja quais são eles a seguir.

Desenvolvimento de Marketing

Ao criar seu website, há total liberdade para desenvolver uma identidade própria e inteiramente vinculada à estratégia de Marketing da empresa – tanto tradicional como digital – por meio do layout e design, dos aspectos da marca, do direcionamento aos seus públicos, da adoção das políticas da empresa, da produção e fornecimento de conteúdos diversificados e que atendam às necessidades e desejos dos seus visitantes.

A partir do planejamento de conteúdo, fazendo uso dos tipos de conteúdo mais apropriados e cercando-se dos cuidados necessários, é possível utilizar técnicas de SEO e alcançar bom posicionamento em buscas orgânicas, por exemplo.

Consequência disso, o aumento das visitas qualificadas ao site e, portanto, mais clientes em potencial para a empresa.

Nada disso é possível em uma rede social.

Ao gerar tráfego em seu website empresarial, você terá liberdade para desenvolver ações voltadas a conversão, à qualificação de leads e captar clientes em potencial que serão úteis para prospecção futura. Ou seja, as ações não ficam limitadas a regras estabelecidas pelas redes sociais.

Alcance amplificado

Apesar do grande sucesso das redes sociais, nem todas as pessoas são ativas nessas mídias e muitas outras as utilizam apenas para diversão e contato com amigos.

A própria concorrência por públicos, faz com que os internautas dividam-se cada vez mais entre as muitas opções que surgem, o que significa que cada vez mais a empresa precisa participar de um número maior delas para falar aos seus possíveis públicos.

Além disso, as constantes mudanças de algoritmo dos mecanismos de busca, tornam cada vez mais difícil que conteúdos orgânicos tenham alcance elevado. Em outras palavras, as chances de conteúdos feitos para redes sociais aparecerem nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs ou Search Engine Results Page), são reduzidas

Quando precisam de produtos e serviços, os usuários geralmente recorrem ao Google ou outro buscador — é nesse momento que seu site institucional poderá ajudá-los, com maior alcance se comparado às redes sociais.

Obtenção de informação

Um website abrangente em termos de conteúdos relevantes e aplicação de técnicas de SEO, gera tráfego importante, o qual pode fornecer muitas informações sobre o comportamento dos usuários que o acessam.

Por meio de ferramentas, como o Google Analytics e o sistema de estatísticas do seu plano de hospedagem, permite-lhe mensurar e produzir relatórios completos com dados que serão úteis à tomada de decisão em seu negócio.

Alguns exemplos de informações úteis nesse sentido:

  • As páginas mais visitadas;

  • Qual a origem das visitas do site (redes sociais, e-mail Marketing, entre outros);

  • Quanto tempo os usuários passam no site e quais páginas recebem mais atenção;

  • Acessos por regiões geográficas;

  • Porcentagem de usuários que não interage com o site;

  • Taxa de conversão;

  • Taxa de rejeição;

  • Horários de pico em acessos;

  • Dados diversos da audiência.

O que não pode faltar em um site institucional?

Um site institucional não deve restringir-se a ser apenas um cartão de visitas na Internet.

Ele deve ser planejado e executado de acordo com objetivos estratégicos. Por isso, confira agora o que ele precisa ter para alcançar bons resultados.

Página “Quem somos”

A página “quem somos”, embora não costume ser tratada com a importância devida, é dos principais conteúdos de um site empresarial, especialmente para os possíveis clientes que chegaram ao website, mas que ainda não conhecem a empresa.

Mas não são apenas eles os possíveis interessados. Candidatos a uma vaga de emprego, outras empresas buscando parcerias, possíveis investidores e fornecedores.

Uma maneira de mostrar como a sua empresa possui experiência no ramo é contar a sua história e suas conquistas.

Caso seja uma empresa ainda iniciando sua jornada, pode-se contar a história dos sócios e os motivos para a abertura do empreendimento. Nessa parte, pode ser interessante mencionar qual lacuna de mercado a sua empresa visa a preencher.

Além da história, é oportuno divulgar no site institucional aspectos que integram a cultura organizacional – missão, visão e valores da empresa. Isso ajuda a criar uma afinidade entre os visitantes e o seu negócio. Mas é fundamental que esses aspectos mais do que “bonitos”, sejam verdadeiros.

Confira as definições desses três pontos:

  • Missão: a razão de ser e os propósitos do empreendimento;

  • Visão: como a empresa se vê no futuro;

  • Valores: princípios que norteiam a organização e suas ações.

Página de Produtos e Serviços

Apesar de não vender como uma loja virtual, o website institucional precisa divulgar os produtos e serviços que a empresa oferece. Se seus revendedores, sites de e-commerce, ou mesmo o varejo vende mais porque seus clientes em potencial têm informações completas graças ao seu site, indiretamente você também vende mais.

Aproveite para descrever detalhes e diferenciais que tornam esses produtos melhores que os da concorrência.

Lembre-se de um fator fundamental em vendas: características não vendem. Benefícios, sim.

Quanto mais tecnologia há nos produtos / serviços, maior é a necessidade de destacar os benefícios associados às características deles. Não presuma que todo cliente saiba o que é Wi-Fi 6 e quais as vantagens em ter um produto que faça uso dessa tecnologia.

Incluir imagens, vídeos, tutoriais, manuais e todo tipo de conteúdo que for possível, ajuda a vender, ajuda a construir uma imagem de empresa que presa pelo respeito e informação ao seu consumidor e contribui para o Marketing de Conteúdo, que por sua vez, traz mais visitantes.

Página de Contatos

Nunca deixe de apresentar telefone, e-mails e endereço físico da empresa. Além de gerar credibilidade ao negócio, facilita a vida do cliente que deseja falar com você.

Isso é meio básico, não é? Mas é aqui que muitas empresas falham.

Todo visitante que chega à página de contato, quer resposta a algo que o site, a rede social, ou outro tipo de website, não respondeu. Ele quer falar com você!

E um visitante que manifesta interesse em falar, mesmo que seja para reclamar, é um visitante que merece toda a atenção. Afinal, na Internet ele está a apenas um clique de distância do seu concorrente.

Escutar o cliente na Internet, é fornece todos os meios de contato possíveis para que ele escolha o mais adequado, mas é estar atento ao que ele diz, como diz, a velocidade e exatidão da resposta, a qualidade do atendimento prestado.

Por isso, cuidado! De nada adianta colocar dezenas de formas de contato, se não é capaz de prestar um bom atendimento por todas elas.

Manter um formulário de contato no site também pode agilizar esse processo e torná-lo mais confortável para o usuário. CNPJ e políticas de privacidade no rodapé da página também são informações fundamentais para gerar mais confiança no consumidor e demonstrar transparência.

Por fim, mas não menos importante, a acessibilidade às alternativas de contato, deve ser a maior entre tudo.

Página de FAQ

Essa não é das páginas mais comuns em sites institucionais, mas é das que mais dúvidas esclarecem.

Por essa razão, são importante recurso para alavancar vendas.

O nome da página FAQ, vem do inglês “Frequently Asked Questions” e quer dizer “perguntas frequentemente feitas”. Se são feitas com frequência, significa que são perguntas que muitos visitantes têm.

Incluir as respostas a essas perguntas, além de favorecer as vendas, diminui o número de contatos, reduz suporte por mal uso do produto, reduz a espera nos canais de atendimento e consequentemente aumenta a satisfação, melhora o Inbound Marketing por basear-se em conteúdo relevante, ou seja, só benefícios.

Outros recursos / conteúdos

Os sites institucionais tradicionais têm evoluído no sentido de oferecer opções extras, funcionalidades e recursos que tornam melhor a experiência do usuário, bem como as vezes dispensam até mesmo a necessidade de se investir em outros tipos de websites.

Nessa linha, tem sido cada vez mais comum incluir um blog como área ou seção do site, em vez de ter um subdomínio ou mesmo um outro domínio para abrigar um website independente. Um exemplo típico, é o blog da HostMídia.

Vinculados ao site institucional, um blog da empresa pode ser peça-chave nas estratégias de Marketing Digital, pois criar conteúdo para o blog, que seja relevante e tenha relação com sua empresa e ao mesmo tempo gere interesse e utilidade aos visitantes, tem se mostrado eficiente no processo de visibilidade que a marca obtém na world wide web.

Além disso, ao proporcionar soluções para as dúvidas dos clientes, a autoridade da empresa tende a aumentar.

Um blog da empresa inserido no domínio do seu site pode favorecer ainda mais o SEO e garantir muitas visitas orgânicas.

Para isso, é extremamente importante que o provedor de hospedagem forneça a estrutura adequada e boas ferramentas, como por exemplo, CMSs que tornam o trabalho de criação e administração mais simples. Uma ótima opção nesse sentido, é o WordPress.

Além de um possível blog, dedique um espaço do seu website para informar todas as redes sociais nas quais sua empresa está presente. Convide os visitantes a seguir seus perfis para receber novos conteúdos.

Outra possibilidade, é uma área de notícias ou imprensa. Ter uma área nele para mostrar a participação da sua empresa na mídia, ajuda a melhorar a visão que seus clientes têm da organização.

Caso você não tenha uma assessoria de imprensa ativa e não apareça em canais de notícias ou blogs, aproveite o espaço para publicar notícias corporativas em geral, como o desenvolvimento de uma nova solução ou lançamento de produtos.

Quais as características de um site institucional de sucesso?

Confira quais são os atributos indispensáveis para que um site alcance os melhores resultados!

Design simples e objetivo

Elaborar o layout, bem como escolher as cores, fontes, ícones e imagens requer alguns cuidados.

Lembre-se de que a página deve ser simples e objetiva para que o visitante encontre rapidamente as informações que está buscando, por meio de uma experiência na página agradável, intuitiva e fluída.

Boa navegabilidade

Todo site institucional de sucesso deve ser organizado, não pode ser lento, não deve oferecer dificuldade para localização dos conteúdos, ou seja, possuir boa navegabilidade.

Faça uso de menus e divida as informações em categorias. Deixe o que é relevante e mais popular bem acessível e visível.

A navegabilidade passará a ser ainda mais importante, principalmente para os dispositivos móveis, visto que o Google tem dado importância em seu ranking de resultados orgânicos os websites com maior velocidade de carregamento mobile.

Contar com um plano de hospedagem adequado ao conteúdo, à plataforma de desenvolvimento, ao número de visitantes, entre outros fatores, também é fundamental.

Imagens de qualidade

As imagens devem ser leves, com dimensões adequadas e, principalmente, relacionadas ao seu negócio.

Atente aos melhores formatos de imagens e lembre-se sempre de realizar o upload de imagens compactadas para evitar que o site tenha problemas de carregamento.

Além disso, obedeça à Lei de Direitos Autorais e inclua apenas os arquivos devidamente autorizados ou use bancos de imagens gratuitas.

Todavia há serviços de imagens pagos bastante acessíveis, com uma quantidade de opções bem superior, bem como variedade maior de imagens para um mesmo tempo, além de mais opções de formatos.

Conteúdo relevante

Um site institucional de encher os olhos é aquele que tem conteúdo relevante, único, atualizado, escaneável e constantemente renovado.

Por isso, aposte em textos, vídeos e imagens originais e aplique as técnicas SEO para atrair novos clientes para a sua empresa.

Não espere que conteúdo velho, desatualizado, estático no tempo, vá trazer novos visitantes ou o retorno daqueles que já vieram algum dia. A atualização do site, a produção de conteúdos personalizados para o blog, sempre tendo como foco a persona a quem ele se destina, são fundamentais.

Campo de pesquisa

O visitante pode ter dificuldade para encontrar alguma informação na sua página.

Portanto, insira um campo de busca para agilizar a pesquisa e não deixar que a pessoa abandone o seu website por não ter encontrado um conteúdo.

É possível também incluir a busca do Google no site, o que evita a necessidade de algum plugin ou programação adicional caso você faça uso de plataforma própria.

Responsavidade

Essa característica não pode faltar no site da sua empresa em hipótese alguma.

Site responsivo é aquele que se ajusta aos diversos tipos de tela existentes. Assim, se o visitante utilizar computador, smartphone, tablet ou até mesmo a smartTV para acessá-lo, conseguirá navegar tranquilamente.

Para ter uma ideia da importância de um site responsivo, saiba que o Google prioriza essa característica ao definir quem estará nos melhores resultados em suas buscas orgânicas. Um site que não vem versão mobile, nem é responsivo, tende a perder muitas posições nos resultados das buscas.

Site institucional dá ou traz resultado?

Honestamente, depende!

Um site institucional pode dar muitos e bons resultados, mas depende de uma série de fatores, a começar por tudo o que vimos até aqui. Não há como exigir bons resultados de um, se não houver nele pelo menos os conceitos que abordamos até então.

Considera-se que um bom site institucional e que vise o sucesso, ou seja, trazer muitos visitantes qualificados, deve provocar uma mudança nesse visitante após o acesso.

Ele – o visitante – já não está mais inseguro por não conhecer sua empresa? A dúvida que ele tinha entre um produto seu e o corrente, foi sanada? A pergunta cuja resposta ele ainda não tinha, foi respondida? A sua marca agora tem uma imagem melhor ou positiva?

No final das contas, um site institucional é tão bom quanto e dá tanto resultado possível, quanto mais questões como essas ele resolve.

Alguns resultados são mais fáceis de se medir, como por exemplo, os contatos solicitando um orçamento e que surgem a partir do site. Outros são mais difíceis, como a questão da reputação digital. Mas tanto um quanto o outro, ao longo do tempo devem influenciar os resultados globais da empresa.

Como fazer um site institucional?

Se você chegou aqui, é porque ainda não tem um.

O primeiro passo é encontrar uma boa empresa de hospedagem no Brasil. As boas empresas do segmento têm condições de tornar o caminho mais curto e descomplicado, especialmente para os não familiarizados com a terminologia da área e com o que é preciso ser feito, como registrar um domínio, por exemplo.

Feito isso, é preciso definir o conteúdo de acordo com os pontos contidos nesse artigo.

A partir de então, há dois caminhos possíveis. O primeiro é recorrer a um web designer. O segundo, é usar um CMS para o desenvolvimento do site e cujo representante mais popular e versátil, é o WordPress, sendo que há até mesmo planos de hospedagem WordPress, os quais tornam o trabalho ainda mais fácil.

Por meio da pesquisa e instalação de temas e plugins para WordPress, é possível produzir sites verdadeiramente profissionais em termos de aparência e funcionalidade, restando a você unicamente a preocupação quanto ao seu conteúdo.

Conclusão

Os sites institucionais, também conhecidos como sites de empresas, desempenham importante papel na construção da imagem de marcas, na comunicação com o mercado e até contribuem para as vendas, se forem adequadamente trabalhados.

Comentários ({{totalComentarios}})