Marketing de Conteúdo: O que é e seus benefícios

Para entender o que é Marketing de Conteúdo, é preciso entender que, diferentemente do marketing tradicional, que consiste apenas em divulgar produtos ou serviços para os clientes, o marketing de conteúdo apresenta uma abordagem mais humana e sutil. Em poucas palavras, marketing de conteúdo é uma estratégia de divulgação focada em criar e distribuir conteúdos relevantes e de valor para uma audiência específica.

Imagine uma forma de marketing na qual o seu potencial cliente não é bombardeado com propagandas e tentativas de venda sem que ele esteja esperando, ao contrário disso, ele é quem vai em busca do seu conteúdo. E, além disso, o seu cliente compartilha esse conteúdo com pessoas próximas que também podem estar interessadas no que sua empresa tem a oferecer.

Percebeu o poder que essa estratégia pode ter caso seja aplicada da forma correta? Pois é, esse é o marketing de conteúdo! Continue lendo para entender mais sobre essa estratégia.

Benefícios do marketing de conteúdo

Agora que você já tem uma ideia sobre o que é marketing de conteúdo, confira alguns dos principais benefícios dessa estratégia.

Custo baixo

Comparada à abordagem tradicional de marketing, que geralmente foca em anúncios na TV, jornais, revistas e rádios, a estratégia de conteúdo utiliza apenas a internet como forma de divulgação.

É fácil perceber que um anúncio de TV ou rádio é bem mais caro que um artigo em blog ou uma postagem em rede social. Por isso, para quem quer economizar na hora de divulgar um produto, o marketing de conteúdo é a melhor alternativa.

Seus "anúncios" duram mais

Quando você cria um conteúdo para a internet, em forma de vídeo, artigo, imagem ou áudio, ele fica disponível por tempo indeterminado e pode continuar sendo relevante e atrair clientes por muitos anos, caso o seu conteúdo tenha valor mesmo com o passar do tempo!

Direcionamento para as pessoas certas

Vamos supor que você vende pranchas de surf e alguém pesquise no Google sobre a melhor prancha para iniciantes. Imagine agora que o primeiro site que aparece na busca seja um artigo seu explicando sobre o assunto e sanando a dúvida dessa pessoa.

Ela, que já estava inclinada a comprar o produto, agora estará propícia a comprar a prancha na sua loja, pois você gerou confiança ao esclarecer a dúvida dela.

Sua concorrência vai fazer propaganda para você

Pode parecer loucura, mas imagine que alguém escute alguma oferta no rádio sobre um produto anunciado pela sua concorrência. A coisa mas provável que essa pessoa pode fazer é procurar informações na internet.

Se você vende o mesmo produto e usa a estratégia de marketing de conteúdo, o cliente poderá achar seu site e, por causa da sua estratégia de gerar valor e confiança, ele comprará de você.

Cria autoridade e reconhecimento de marca

O mundo digital tornou possível que até as menores empresas ganhem reconhecimento em todo o país ou no mundo! Por meio da produção de conteúdo que esteja alinhado com as necessidades dos seus clientes, o seu público-alvo poderá encontrar sua empresa enquanto pesquisa no Google. Além disso, se seu público gostar do conteúdo, ele vai compartilhar, tornando sua marca cada vez mais conhecida.

Venda sem vender

Se você sabe o que é marketing de conteúdo, você sabe que não precisa vender para gerar vendas. Pode parecer um pouco contraditório, mas é assim que funciona. Essa estratégia é focada em criar e cultivar um relacionamento de confiança que, ao longo do tempo, influencie a decisão de compra.

Isso pode ser feito por meio de sutis chamadas para a ação, páginas de captura e conteúdos que aumentam a vontade do cliente de adquirir um certo produto.

Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo

Você já sabe o que é marketing de conteúdo e conhece os principais benefícios de sua aplicação. A seguir, descubra como colocar essa estratégia em prática.

1) Definição de persona

Persona nada mais é do que o seu cliente ideal. Comece seu plano de marketing de conteúdo criando um perfil de persona. Lembre-se que o conceito de persona vai muito além de público-alvo.

Para criar uma persona, detalhe bem o perfil: crie um nome, idade, sexo, profissão, escolaridade, defina suas dores, objetivos e anseios. Definir bem sua persona é essencial para guiar a produção do seu conteúdo.

2) Planejamento de conteúdo

Antes de sair criando conteúdo aleatoriamente, faça um planejamento de palavras-chave para saber qual assunto é mais viável de ser abordado. Para isso, use o Google Trends e o planejador de palavras-chave também do Google, essas são ótimas ferramentas gratuitas para fazer esse planejamento.

3) Execução

Depois de definir uma persona e planejar o conteúdo, é hora de colocar a mão na massa. Defina um domínio, contrate uma hospedagem, crie um blog e escreva seu conteúdo. Lembrando que, na hora de criar o conteúdo, é importante que seja de muita qualidade, dando preferência a artigos grandes e com muita informação, pois isso irá melhorar o seu posicionamento com o tempo.

Além disso, aprenda técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO), para que seu site possa aparecer nas primeiras posições dos buscadores e, dessa forma, aumentar seu tráfego orgânico.

4) Divulgação

Agora que você já tem um blog, planejou palavras-chave e escreveu artigos, só resta esperar, certo? Errado! Para ter sucesso no marketing de conteúdo, principalmente no começo, é preciso divulgar seu trabalho.

Para isso, descubra em quais redes sociais sua persona mais participa e marque presença nesses espaços, criando uma comunidade em volta de sua marca. Não esqueça de nutrir suas redes sociais com conteúdos que estão mais em alta em cada uma delas!

5) Meça seus resultados

Use as métricas disponíveis para quantificar seus resultados e analisar quais conteúdos e postagens geram mais engajamento, leads e, consequentemente, vendas. No seu blog, monitore o número de visitas, páginas por visita, taxa de rejeição etc.

Na suas redes sociais, acompanhe sempre o engajamento analisando curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros. Utilize essas métricas como um "termômetro" para saber quais conteúdos são mais responsivos.

Agora que você sabe o que é Marketing de Conteúdo, seus benefícios e tem uma ideia de como implementar no seu negócio, fica claro o poder e a importância dessa abordagem no mundo digital. Siga as dicas apresentadas nesse post e comece agora a alavancar sua marca.

Se você tem alguma dúvida, opinião ou relato sobre marketing de conteúdo, deixe seu comentário abaixo.