Título do seu conteúdo: a diferença entre sucesso e fracasso!

Alguma vez você já prestou atenção no que o leva a clicar em cada resultado de uma busca no Google, no Bing, no YouTube ou mesmo nas redes sociais? Ou mesmo quais manchetes de jornal ou chamadas em um site de conteúdo são mais atrativas?

Um dos fatores mais principais, é o título do resultado que lhe é exibido.

Bons títulos trazem visitantes. Títulos comuns ou ruins, afastam ou pelo menos causam indiferença.

Criar títulos verdadeiramente bons, é mais do que simplesmente inspiração. Depende de utilizar um conjunto de dicas / técnicas que corretamente combinadas, podem significar o sucesso ou o fracasso do seu trabalho de SEO.

Por que o título é tão importante?

Indiretamente já respondemos a essa pergunta.

Pelas mesmas razões que nós mesmos decidimos no que clicar, os visitantes que vêm ao nosso site, ao nosso blog ou site de conteúdo, também baseiam-se no que eles leem no título para escolher entre acessar nosso post, artigo ou conteúdo ou ir ao concorrente.

Os cliques que o internauta dá, é a coroação do trabalho de SEO, de Marketing de Conteúdo e Marketing Digital.

De nada adianta uma massiva e fantástica campanha de Marketing Digital, se o título não é chamativo, não é interessante para a audiência que o visualiza. Da mesma forma que fazer um ótimo trabalho para produzir conteúdo amplo, relevante e que é bem ranqueado pelos mecanismos de busca, se a taxa de cliques é baixa.

Inclusive, isso – poucos cliques – vai trabalhar contra o bom posicionamento alcançado em algum momento.

No final de tudo, sem um clique, um conteúdo é como uma música que não é ouvida, um quadro que não é visto, um prato que não é apreciado.

Mas a importância do título não se restringe a interação que um possível visitante tem. Ele está intimamente relacionado com o SEO também.

As palavras que são utilizadas nos títulos, influenciam o ranqueamento para as buscas correspondentes nas páginas de resultados do motor de busca, conhecidas como SERPs.

Assim, se você pesquisar “bolo de cenoura” e “receita fácil de bolo de cenoura”, apesar de haver algumas ocorrências iguais nas SERPs de ambas, alguns novos resultados aparecerão para a segunda pesquisa.

Ou seja, na primeira possivelmente o internauta buscava qualquer receita de bolo de cenoura. Na segunda, as chances dele não dominar completamente as técnicas culinárias ou não ter tempo, ou ambos, é grande e, portanto, faz toda a diferença.

Nesse caso, em quais resultados ele terá mais chances de clicar?

Portanto, faz toda diferença a palavra “fácil” em termos de SEO no nosso exemplo e naturalmente no título também.

O que é tag title ou tag título?

Também chamada de título SEO, a tag title (tag título em português) é o título que consta no código HTML da página correspondente e que por sua vez, é o que é usado pelo Google e demais mecanismos de busca, para exibir o título de cada resultado exibido nas páginas de resultados ou SERPs.

É ainda o que é exibido em cada aba ou guia do navegador e que ao posicionar o cursor do mouse sobre, exibe o título completo.

Outra possibilidade para exibição desse título, é quando se compartilha um post em alguma rede social, como o Facebook.

Esse título consta entre as tags HTML title na parte inicial do código, junto a outras meta tags e que são etiquetas que são usadas pelos motores para identificar o conteúdo das páginas mais facilmente.

Mas cuidado! Não se deve confundir com a tag H1 e que é o título exibido dentro da página propriamente dita. Podem ser iguais – o título contido na H1 e na tag title – mas geralmente não são e nem precisam ser.

Como já dissemos, a tag title é voltada ao SEO e identificação do conteúdo perante a exibição dos resultados para pesquisas.

Como definir a tag title?

Uma vez que você esteja convencido da importância de criar bons títulos para serem exibidos nos resultados da busca orgânica, ou quando um post é compartilhado nas redes sociais, você deve estar se perguntando como definir um título para a página, diferente do título que é exibido logo no início do post, certo?

Se você usa algum dos mais populares CMSs da atualidade, como por exemplo, o WordPress, não é difícil. A grande maioria deles oferece a opção de definição do título SEO e do título da postagem.

E se como a maioria você usa o WP, há uma série de plugins de SEO para WordPress, que fazem também esse trabalho.

Por outro lado, se você tem um web designer cuidando do seu site, é importante que você saiba e entenda a diferença e ao passar conteúdo para ser atualizado por ele, especifique ambos os títulos. Ele saberá como incluir cada um na programação do site.

10 dicas para criar títulos de sucesso para seu conteúdo

Ao chegar a parte que possivelmente mais interessa a maioria, é importante ter discernimento para aplicar as dicas e técnicas que apresentamos a seguir.

Algumas dão mais resultado combinadas com outras. Por outro lado, algumas são excludentes, ou seja, aplicar uma automaticamente exclui outra, como é o caso da 4 e da 5.

1. Uso de palavras-chaves long tail

Embora pareça óbvio, na prática pode não ser tão simples assim.

Palavras-chaves long tail ou de cauda longa, dão mais especificidade ao focar em SEO voltado a personas bem definidas, como foi o exemplo da “receita fácil de bolo de cenoura”.

Ao utilizar palavras-chaves long tail, dependendo do caso, você pode deixar de receber visitas que clicariam no título correspondente ao seu post, desde que ele apareça bem posicionado, naturalmente. Por exemplo, ao utilizar “10 dicas de SEO para iniciantes”, todos os que consideram-se mais avançados no assunto, tendem a ignorar seu post.

Por outro lado, também é provável que façam uma busca usando palavras como “SEO” e “avançado”. Mas afinal você quer muitos visitantes apenas ou os visitantes certos?

2. Pense sempre no SEO

De nada adianta criar títulos fantásticos e que teoricamente atraem muitos visitantes, se seu post aparece na 30ª página das SERPs.

Isso soma-se ao fato de que SEO pressupõe Marketing de Conteúdo e a qualidade desse conteúdo.

Na prática, você quer que muita gente clique e venha visitar as páginas correspondentes aos títulos do seu conteúdo, mas para que esse conteúdo tenha uma boa taxa de conversão e para que os visitantes interessem-se por todo o resto, o conteúdo precisa ser bem produzido e orientado a quem se destina.

Há relação também com a dica a seguir…

3. Relação estreita com o conteúdo

Títulos enganosos, sensacionalistas ou exagerados, podem caracterizar o que se conhece como “caça-clique” ou “clickbait”.

Você pode até conseguir o click e ter tido um longo minuto da atenção de um visitante, mas também acabou por aumentar a taxa de rejeição do seu site, que não vai afetar o ranqueamento do Google, mas do ponto de vista do leitor que se sentiu enganado, pode tê-lo perdido permanentemente.

Por isso cuidado! Títulos podem e devem ser atrativos, desde que o conteúdo corresponda exatamente ao que você promete ou sugere nele.

4. Faça o que todo mundo faz

Nem tanto. Significa avaliar o que os concorrentes fazem em termos de títulos que posicionam bem para cada busca.

Procure entender as técnicas utilizadas e naturalmente o conteúdo correspondente. Como destacamos na terceira dica, é preciso haver correspondência estreita entre conteúdo e título. Mas desde que haja, estude o quão bom são os títulos dos outros sites.

Outra ressalva, é que não estamos dizendo que deve-se copiar títulos de conteúdo concorrente. Jamais faça isso! Imagine quantas formas diferentes de se dizer a mesma coisa e que são prováveis em uma pesquisa no Google.

Quer um exemplo?

  • 5 restaurantes aconchegantes e baratos para dia dos namorados;

  • Dia dos namorados – 5 restaurantes românticos e acessíveis;

  • 5 jantares fantásticos do dia dos namorados que cabem no bolso;

  • 5 restaurantes incríveis, sem gastar muito no dia dos namorados;

  • Dia dos namorados – 5 opções de restaurantes para encantar.

5. Faça o contrário do que todo mundo faz

Sim, essa é o oposto da anterior e tem como objetivo surpreender.

Se todo mundo faz abordagens tais como “10 melhores dicas sobre…”, ou “15 coisas de sucesso para…”, usar abordagens opostas, faz com que as pessoas se questionem a respeito do que elas esperavam, o que muitas vezes as faz clicar para ver.

Assim, ao invés de os 10 mandamentos de qualquer coisa, os 10 pecados que você não deve cometar sobre a mesma coisa, certamente pode ser tão útil quanto. Mais do que isso, pode dar destaque e provocar a curiosidade justamente por apresentar uma abordagem não convencional.

Aqui vale a mesma ressalva feita anteriormente, ou seja, o conteúdo deve ser afim ao título. Nesse caso, a abordagem dada ao assunto necessariamente precisa mudar em relação aos conteúdos concorrentes.

6. Use motivações humanas

Há alguns elementos que servem como motivação para as pessoas. Usá-los pode ser uma boa técnica para conseguir cliques.

Curiosidade, quebra de paradigma, senso de urgência, venda soluções e não problemas, são exemplos desses elementos que funcionam como gatilhos mentais e que estimulam o ser humano a querer saber mais sobre.

Assim, “notebook com preço de entrada e desempenho de intermediário”, pode ser um bom título para um artigo de avaliação de um modelo, desde que a realidade seja condizente com o título e que foca na solução e de certa forma, quebra um paradigma.

7. Adjetivos e advérbios de intensidade

Adjetivo é a palavra que qualifica um substantivo. Assim bonito, durável e bom, são exemplos de adjetivos. Já os advérbios qualificam verbos e intensificam o sentido de adjetivos e de outros advérbios.

No título “10 qualidades comuns aos profissionais altamente eficientes”, altamente é advérbio e eficientes é adjetivo.

Ao utilizá-los no título hipotético, demos ênfase a que tipo de profissional estamos tratando e ao mesmo tempo, apelamos ao que a maioria das pessoas espera ser para ter sucesso profissional. E não apenas os eficientes, mas os mais eficientes e que são distinguidos pelo advérbio “altamente”.

Há ainda nesse mesmo título, um apelo à curiosidade, afinal quem não quer saber o que é comum a esse tipo de pessoas?

8. Tutoriais e DIY

Sites de tutoriais e DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) têm alcançado imenso sucesso nos últimos anos, tanto pelas crises econômicas que diminuíram o poder econômico e consequentemente a possibilidade de pagar a terceiros, como também pela satisfação de fazer por conta própria que algumas pessoas têm.

Nessa linha, títulos que sigam a linha “siga os passos e faça você mesmo”, podem ser muito atrativos a esse tipo de público.

Inclusive, dependendo do tema e proposta da pesquisa, é comum pesquisas que comecem com “como fazer…”

9. Tamanho do título e ordem das palavras

Nem curto demais, nem longo demais.

Mas quanto? Algo com pelo menos 50 e no máximo 68 caracteres .

Por que? Porque títulos muito curtos dão menores chances ao Google – e também às pessoas – de classificá-lo tão bem quanto possível quanto à natureza do assunto.

Já os muito extensos – acima dos 68 caracteres em média – serão truncados nas SERPs o que significa que não aparecerão por completo.

Quando for absolutamente necessário exceder o máximo – por 2 ou 3 caracteres – procure colocar o mais importante dentro desse limite, dando prioridade para a palavra-chave que deve aparecer logo no início do título.

Assim, “bolo de cenoura: receita fácil e rápida” é melhor do que “receita fácil e rápida de bolo de cenoura”. Embora ambas estejam abaixo do limite, “bolo de cenoura” é a palavra-chave e tem mais relevância apesar da especificidade que “fácil” e “rápida” dão a pesquisa.

O segundo exemplo foca apenas no visitante. O primeiro privilegia o SEO e também no visitante específico – a persona.

10. Conheça a persona

Essa talvez seja a mais importante, por várias razões.

Não há como conferir especificidade e escolher palavras-chaves long tail apropriadas, se você não sabe a persona a qual o conteúdo se destina. Como também nenhum planejamento de Marketing de Conteúdo será eficaz.

Mas não é só por essas duas razões.

Um dos objetivos de trabalhar com palavras-chave long tail, é refinar para quem é direcionado meu conteúdo. Não há como fazer de forma eficiente esse direcionamento, sem conhecer muito bem a quem ele atende necessidades, desejos e expectativas.

Boa parte das dicas requer conhecimento e foco na elaboração do conteúdo, para sua aplicação eficaz e que nasce tende em mente a todo tempo a persona.

Conclusão

Criar títulos sugestivos, atrativos e que se traduzem em cliques, é fundamental para coroar o trabalho de SEO e fazer com que os visitantes cheguem às suas páginas e o conteúdo que você produziu.

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