Termos e Políticas

Lendo os termos e políticas - HostMídia

1. Considerações Gerais

Se você está lendo este termo, é provável que queira conhecer nossas políticas quanto ao uso dos serviços, ou tenha efetuado alguma ação que não conhecia como possível ou permitida, ou está apenas comparando com outros hostings ou ainda queira saber suas e nossas garantias antes de adquirir um de nossos serviços, e neste caso ao finalizar a compra certamente você terá concordado com todos os aspectos aqui contidos. Se você não concorda com algum ponto de nossos termos e políticas, não prossiga. Aplicamos com rigor todos os pontos presentes aqui, para poder oferecer a todos um serviço excelente.

Os presentes termos de prestação de serviços podem ser alterados com o objetivo de adequarmos os mesmos à realidade do mercado, bem como novidades ou mudanças que são fruto de um segmento tão dinâmico como é o da tecnologia e particularmente no caso de Internet. Sendo assim, é fundamental manter-se atualizado quanto aos termos e se em algum momento, não estiver de acordo com qualquer tópico alterado ou incluído, verifique a possibilidade de uma adequação ou até mesmo o cancelamento dos seus serviços.

A HostMídia disponibiliza serviços de hospedagem e serviços a ela relacionados, predominantemente em ambiente compartilhado, através de infraestrutura de servidores no Brasil e EUA, fornecendo hardware e software necessários à hospedagem do domínio e aos vários aspectos que envolvem hospedagem, domínios e Internet, não incluindo os meios e recursos necessários ao acesso aos serviços (conexão de Internet e provedor de acesso, hardware e software para acesso).

Para prover os seus serviços, a HostMídia utiliza recursos próprios, criados e mantidos por ela, bem como de terceiros. Esta gama de serviços, consta em nosso site e podem ser alterados, removidos ou ampliados, sem aviso prévio por aspectos de disponibilidade, viabilidade, mercado e interesses comerciais da HostMídia.

Ao contratar qualquer dos serviços relacionados em nosso site, é necessário marcar a opção pela qual confirma que teve conhecimento do presente termo e que concorda com todos os aspectos nele contidos. Você terá nele todos os detalhes nos quais a HostMídia se baseia para prestar seus serviços, definindo nossos direitos e responsabilidades e os dos nossos usuários. Sendo assim, a leitura e compreensão do conteúdo aqui presente, é fundamental para que todos possam usufruir da melhor forma dos serviços, através de uma relação harmônica, transparente e baseada em princípios bem claros.

2. A quem se destina?

A seguir estão listados em linhas gerais quais necessidades podemos atender e quais os serviços mais adequados aos perfis de usuários, de acordo com seus interesses e desejos:

  • 2.1. Planos de Hospedagem direta compartilhada:
    • Profissionais liberais e pessoas físicas em geral.
    • Micro e pequenas empresas.
    • Médias e grandes empresas, desde que o volume de dados hospedados e o tráfego não seja abusivo e não conflite com nossas políticas.
  • 2.2. Planos de Revenda de Hospedagem:
    • Micro e Pequenas empresas que desejam hospedar sites de outras empresas ou pessoas físicas.
    • Profissionais da área de criação e manutenção de sites, que tem interesse ou necessidade de hospedar os sites de seus clientes.
  • 2.3. VPS (Virtual Private Server):
    • Pequenas e médias empresas cujos sites demandem mais processamento, número de processos, alocação de RAM ou tenham visitação mais expressiva e que não se acomodam bem em planos de hospedagem compartilhada convencional.
    • Independente do porte da empresa e mesmo pessoas físicas que tenham sites de maior exigências sobre o servidor, seja pelos recursos do site ou pela visitação acima da média.
    • Pequenos portais.
    • Revendas de hospedagem que hospedam sites com maior nível de personalização ou ainda mais processamento ou visitação.
  • 2.4. Servidores Dedicados:
    • Revendas de hospedagem com grande número de contas ou que necessitem elevado grau de personalização para seus clientes.
    • Portais de conteúdo de grande volume ou visitação.
    • Médias ou grandes empresas que necessitem de muitos recursos, espaço, processamento e sistemas / aplicações que geralmente não fazem parte de ambientes compartilhados.

Independente do modelo que você crê que seu negócio se enquadre, há situações particulares em que se exige uma nível de personalização maior. Nestes casos, se você não está certo de qual a melhor solução para atendê-lo, antes de contratar nossos serviços, entre em contato com nosso Departamento de Vendas, o qual irá ajudá-lo a identificar a solução mais adequada às suas necessidades, evitando adquirir um serviço que não é apropriado ao seu perfil.

Em poucas palavras...

Desde nossos planos mais econômicos, todos são flexíveis e poderosos, porém há que se ter em mente que grandes sites e grandes demandas, exigem planos e soluções superiores. Procure saber qual plano / serviço atende suas necessidades e interesses.

3. Dados Cadastrais e Ativação

Em uma prestação de serviços como esta, em que ocorre por meio e voltada para a Internet, as informações que a HostMídia disponibiliza, bem como as que você nos fornece, são vitais e tem caráter muito importante, da mesma forma que os presentes termos. Sendo assim, para iniciarmos e mantermos esta relação, alguns pontos merecem destaque e precisão:

  • 3.1. Seu cadastro precisa estar completo e as informações que nele contidas devem ser exatas.
  • 3.2. Os dados cadastrais podem estar sujeitos à confirmação e a inexatidão ou mesmo divergência de tais dados, acarretará em cancelamento dos serviços contratados.
  • 3.3. A principal via de comunicação entre a HostMídia e o cliente, é o endereço de e-mail. Em casos excepcionais, ou urgentes ou ainda que são de gravidade elevada, podem requerer contato telefônico e sendo assim, são duas informações que merecem mais atenção de sua parte no preenchimento, já que requerem exatidão e devem ser mantidas sempre atualizadas.
  • 3.4. A impossibilidade de comunicação por parte da HostMídia, decorrente de dados de contato (e-mail e telefone) incorretos ou de uso eventual / parcial, isenta-nos de problemas que venham a ocorrer pela impossibilidade de comunicação de nossa parte.
  • 3.5. A ativação de quaisquer serviços depende de confirmação do pagamento por parte da instituição financeira correspondente. Uma vez que tenhamos a confirmação, a ativação poderá ocorrer em até 24 horas.
  • 3.6. Os dados e informações necessários ao uso dos serviços contratados só são fornecidos via sistema e enviados para o endereço de e-mail cadastrado. Nenhum dado de acesso ou informação que envolve o sigilo da conta, são fornecidos por chat, via telefone ou qualquer outro meio. Isso envolve questões de segurança e sigilo e desta forma não abrimos exceções.
  • 3.7. Procure utilizar um e-mail de contato externo, ou seja, que não faça uso do domínio que irá hospedar conosco. Se o domínio estiver congelado ou a conta suspensa ou houver algum outro problema relacionado a ele, estará impossibilitado de receber nossos comunicados.
  • 3.8. Os quatro primeiros dígitos de sua senha da Central do Cliente poderão ser solicitados para comprovarmos que é o responsável pela conta que está efetuando contato ou solicitando qualquer tipo de suporte.
  • 3.9. Será solicitada uma senha no preenchimento do cadastro, a qual posteriormente lhe dará acesso à Central do Cliente. Use sempre senhas complexas, combinando letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Uma boa senha deve ter pelo menos 8 (oito) caracteres, mas recomenda-se 14 (quatorze).
  • 3.10. O titular do cadastro deve ser maior de idade e possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF). No caso de cadastro em nome de pessoa jurídica, é necessário informar o CNPJ.
  • 3.11. A transferência de titularidade dos serviços contratados, implica que o novo cadastro que assumirá os serviços, atendam os mesmos requisitos do anterior.
  • 3.12. O processo de transferência de titularidade de serviços, deve ser feito por meio de solicitação via chamado no Help Desk, por parte do atual titular, que deverá fornecer os dados do novo e este cadastro deve existir.
  • 3.13. Os dados cadastrais não são removidos por ocasião do cancelamento de um serviço.

Em poucas palavras...

Suas informações são essenciais para nossa comunicação e para manter os serviços operacionais, por isso mantenha-as corretas e atualizadas.

4. Conteúdo

Todo o conteúdo das contas de hospedagem estará sujeito à verificação de nosso sistema de supervisão de conteúdo, a fim de identificar conteúdo irregular.

As contas de hospedagem são destinadas exclusivamente a conteúdo relativo ao site. Sendo assim, é vetado o armazenamento de qualquer conteúdo que não esteja relacionado ao funcionamento e ao tema do site. Se identificado, o conteúdo irregular poderá ser excluído sem aviso prévio.

Não são permitidos sites cuja atividade / papel esteja relacionado à:

  • 4.1. Upload ou compartilhamento de arquivos tais como Mega, Zippyshare, etc.
  • 4.2. Disco Virtual ou armazenamento como por exemplo, Dropbox ou Google Drive, OwnCloud ou Pydio;
  • 4.3. Compartilhamento de arquivos como WeTransfer;
  • 4.4. Rádio online;
  • 4.5. Sites de encurtamento de URL;
  • 4.6. Transmissão de vídeo em “streaming” ou sites do tipo “Tube”;
  • 4.7. Jogos online, download de jogos ou fóruns de jogos;
  • 4.8. Sites de Leilões;
  • 4.9. Canais e salas de Chat;
  • 4.10. Sites de conteúdo pornográfico;
  • 4.11. E-mail gratuito;
  • 4.12. Cursos online (apostilas, vídeos, etc)
  • 4.13. Fóruns de discussão;
  • 4.14. Arquivos executáveis de qualquer origem ou autoria, independente do fim ou justificativa;
  • 4.15. Compartilhamento de arquivos e redes Peer-To-Peer (Torrent, Soulseek, etc);
  • 4.16. Sistema de Relacionamentos tais como Facebook, MySpace, LinkedIn, etc;
  • 4.17. Sistemas de envio de e-mail em massa, autoresponders ou venda de listas de e-mail.
  • 4.18. Download de aplicações / software (Baixaki, Superdownloads, etc);
  • 4.19. Sites cujo teor ferem a Constituição da República Federativa do Brasil ou o Código Cível.
  • 4.20. Sites com plataformas gratuitas desatualizadas, tais como WordPress, Joomla, etc.

Em poucas palavras...

Não hospede sites ou conteúdo que possam afetar o servidor por excesso de acessos, consumo excessivo de espaço ou conteúdo controvertido.

5. Políticas de Recursos Ilimitados e E-mail

5.1. Recursos Ilimitados

A hospedagem ilimitada não significa que todos os recursos disponíveis (espaço em disco, número de bancos de dados, domínios, contas de e-mail, etc.), são infinitos. Não é determinado um limite para os mesmos, a fim de não limitar o seu crescimento, desde que o mesmo não implique em problemas ao ambiente de hospedagem ou a outros usuários que compartilham o servidor. Nós fazemos uso de ferramentas que monitoram como e quanto são utilizados dos recursos de nossos servidores a fim de evitar abusos.

Dessa forma, a fim de estar de acordo com a política de uso dos planos de hospedagem, é preciso observar:

  • 5.1.1. Os planos de hospedagem não são destinados ao uso como disco virtual. Todo e qualquer arquivo na área de armazenamento do site, deve necessariamente pertencer ao site e ser indispensável ao seu funcionamento. Ou seja, não é permitido o uso do espaço destinado à hospedagem para armazenamento de backups de arquivos pessoais próprios ou de terceiros, qualquer que seja a sua natureza.
  • 5.1.2. A conta de hospedagem possui um limite de inodes de acordo com o plano contratado e cada arquivo não deve exceder 100MB de armazenamento. Ultrapassando este limite os arquivos poderão ser excluídos sem qualquer aviso prévio e a conta poderá ser desativada do sistema de backup diário.
  • 5.1.3. É vetado o armazenamento de arquivo de qualquer natureza (música, vídeo, livro integral ou trechos, software, programa de TV, imagens, trechos de outros sites, etc.), que esteja protegido por Leis de Direito Autoral, mesmo que o arquivo mencionado tenha papel fundamental no funcionamento ou na composição do conteúdo do site, a não ser que exista a autorização para o uso e/ou divulgação concedido pelo detentor do direito autoral.
  • 5.1.4. A quantidade de domínios que podem ser hospedados, não está sujeita a limitação no seu número, desde que todos os domínios hospedados estejam registrados em nome do responsável (contratante) do plano. A hospedagem de domínios registrados em nome de terceiros, deve ser feita obrigatoriamente por meio de planos de revenda.
  • 5.1.5. Não é permitida a utilização da hospedagem para “espelhamento” de outros sites, bem como o “mascaramento” de url / links externos.
  • 5.1.6. Não arquivar mensagens de e-mail por período superior a 1 ano (365 dias).
  • 5.1.7. Se um dos domínios hospedados, ou a totalidade deles em uma conta, atingir frequentemente o uso máximo de recursos do processador, ou a memória alocada, ou o número de processos, de modo a comprometer a estabilidade e/ou o desempenho do servidor compartilhado, o plano estará sujeito a realocação de características e valores.
  • 5.1.8. O número de contas de e-mail associadas a um domínio, não deve ser superior ao número de conexões / hora que são permitidos por conta de hospedagem ao serviço de e-mail.
  • 5.1.9. O número de conexões ao servidor POP3 não pode exceder 180 conexões / hora por parte de uma única conta de e-mail.
  • 5.1.10. Não é permitido SMTP distribuído por mais de 2 IPs, ou seja, mais que duas conexões SMTP usando o mesmo login por diferentes IPs.
  • 5.1.11. O limite de conexões SMTP por minuto e por usuário de e-mail, é de 10 conexões. Acima deste limite os envios feitos poderão ser classificados como envios em massa e a política de e-mail e suas sanções será aplicada ao usuário.
  • 5.1.12. O limite de conexões simultâneas ao FTP por um mesmo IP, é de 5 conexões. Acima deste limite o IP poderá ser bloqueado pelo firewall do servidor.
  • 5.1.13. O limite de armazenamento de um banco de dados, não pode exceder 1GB em cada banco contida na conta.

Em todos os nossos servidores de hospedagem e revenda compartilhada é utilizado um sistema por meio do qual estabelecemos limites máximos para alocação de memória, processamento, número de processos globais e do Apache e leitura / escrita em disco. Tais limites são estabelecidos por conta de hospedagem e não por domínio ou site.

Em poucas palavras...

Ilimitado não é sinônimo de infinito ou sem regras. Não determinamos limites para certos recursos, desde que você faça uso apropriado e com bom senso. O uso moderado e racional dos serviços não prejudicará os demais usuários que os compartilham, nem a você.

5.2. E-mail

O serviço de e-mail, da mesma forma que todos os demais serviços do servidor, é em ambiente compartilhado, o que significa que você e vários outros usuários que estão hospedados no mesmo servidor, fazem uso do e-mail. Sendo assim, é necessário estipular regras de uso racional e democrático do serviço de modo que todos possam usufruir do mesmo em condições adequadas e com um desempenho satisfatório.

Se não utiliza o serviço de maneira condizente com sua proposta, respeitando limites e princípios, o mesmo não funcionará da maneira desejada e necessária para os demais usuários e assim como você, todos esperam e têm o direito de usá-lo em condições ideais.

O serviço de e-mail em planos de hospedagem compartilhada, é serviço acessório, visto que o principal “produto”, é a hospedagem de sites e para este fim que nossos servidores estão configurados. O mau uso ou uso abusivo, afeta diretamente o servidor e os sites nele hospedados, bem como o próprio serviço para os demais usuários. Sendo assim, o serviço de e-mail é exclusivamente destinado a envios quotidianos. O que é isso? São as mensagens que resultam do dia a dia de uma empresa ou profissional, como envio de orçamentos, respostas, troca de arquivos, comunicação pessoal ou empresarial individual, consultas, etc. Envios para muitas pessoas, que tratam de um mesmo assunto como newsletters, e-mail Marketing, promoções, divulgações, comunicados, são considerados envios em massa e não são permitidos.

Sendo assim, seguem boas práticas recomendadas no uso do serviço, bem como restrições que desejamos que você não ignore, a fim de que não tenhamos que restringir seu uso dos serviços:

Boas práticas

  • 5.2.1. Não configure respostas automáticas para todas as contas, especialmente contas que recebem grandes volumes de spam ou e-mail Marketing, já que este tipo de envio geralmente não tem um endereço de resposta válido ou ativo.
  • 5.2.2. Não utilize o serviço de e-mail para repassar conteúdo para grandes quantidades de pessoas.
  • 5.2.3. Evite endereçar uma mesma mensagem para muitos destinatários. Nosso limite de endereçamento é de 25 endereços de e-mail, o que é suficiente para toda situação. Se você necessita enviar uma mensagem para uma quantidade maior de pessoas, certamente necessita de outro tipo de serviço.
  • 5.2.4. Confirmações de leitura e de recebimento, são recursos que devem ser usados com moderação e bom senso e, sobretudo, quando absolutamente necessário. Uma confirmação automática de recebimento e outra de leitura, significam 2 envios de sua cota. Se não for fundamental para a conta em questão, desabilite-os.
  • 5.2.5. Correntes, listas, grupos não são apropriados para este tipo de serviço, sobretudo tratando-se de um endereço comercial ou profissional. Reserve este tipo de e-mail para seu endereço pessoal.
  • 5.2.6. Não configure uma conta de e-mail do domínio como return-path (caminho de retorno) ou reply-to (responder para) de campanhas externas muito grandes, sob pena de congestionar o serviço e até mesmo sua conta.
  • 5.2.7. Sempre configure as contas de e-mail apenas por nossos tutoriais, seguindo rigorosamente as configurações indicadas.
  • 5.2.8. Oriente todos os usuários do domínio quanto às boas práticas.

Restrições

  • 5.2.9. Não é autorizado o uso dos serviços de e-mail para envio de e-mail em massa (Newsletter, comunicados, boletins eletrônicos, listas, e-mail marketing, promoções, divulgações, etc), sob nenhuma justificativa e em qualquer frequência de envio.
  • 5.2.10. Não é permitido a instalação e uso de sistemas de envio em massa (Interspire, eMarketeer, PHP-Mailer, etc). Se identificado, a pasta em que estiver instalado, poderá ser bloqueada ou o sistema removido ou ainda a conta de hospedagem estará sujeita a suspensão.
  • 5.2.11. Sistemas próprios de envio integrados ou não ao site, também não são permitidos.
  • 5.2.12. Recursos de envios de Nfe's, borderôs, despachos ou similares, que efetuem envios acima de 5% da cota por hora da conta e/ou com frequência elevada (diariamente), não são permitidos. Nestes casos deve-se consultar o Departamento de Vendas para estudar um plano personalizado.
  • 5.2.13. Sites que utilizem formulários ou qualquer sistema de assinatura com resposta automática, sem mecanismos de proteção como captcha ou equivalente, não são permitidos e estão sujeitos a bloqueio ou até mesmo suspensão, caso ocorra exploração com consequente envios maciços.
  • 5.2.14. Envio de SPAM, que não é sinônimo de envios em massa, não é permitido e é considerado infração gravíssima. Em linhas gerais, todo envio que não atende 100% os requisitos do CAPEM (www.capem.org.br), é classificável como spam.
  • 5.2.15. Não é permitido oferecer, vender, alugar ou qualquer forma de cessão de listas de e-mails ou sistemas de envios em massa, usando os domínios hospedados em nossos servidores.
  • 5.2.16. O serviço de e-mail não pode ser usado para relay e pode-se efetuar envios somente por meio de contas de e-mail que estejam hospedadas em nossos servidores (usem nossos DNSs). Qualquer envio por domínio hospedado em outros provedores, é classificável como infração gravíssima e passível de restrições severas.
  • 5.2.17. Concentrar grande volume de envios em pouco tempo, não é permitido. Sendo assim, o envio de 10 (dez) ou mais mensagens no intervalo de 1 (um) minuto, por um mesmo usuário, será considerado envio em massa e passível de aplicação das penalidades correspondentes.
  • 5.2.18. O limite de armazenamento de uma conta de e-mail, não pode exceder 5GB e cada mensagem contida na conta não deve ser armazenada por período superior à 1 ano.

Descumprimento à política de e-mail

O não cumprimento das “boas práticas” não constitui infração, desde que não haja nenhum impacto ao ambiente compartilhado. Se isso ocorrer, as medidas preventivas e penalidades abaixo listadas poderão ser aplicadas, de acordo com o grau de comprometimento do serviço ou das consequências aos demais usuários.

No caso de infrações à política de e-mail, as seguintes medidas, restrições ou penalidades poderão ser aplicadas:

  • 5.2.19. Comunicado por escrito, aberto pelo Departamento de Abuse, usando os chamados do sistema de Help Desk.
  • 5.2.20. Alteração de senha da conta de e-mail e do cPanel.
  • 5.2.21. Rebaixamento da cota de envios do domínio / conta de hospedagem.
  • 5.2.22. Bloqueio da conta de e-mail por prazo mínimo estipulado em chamado apropriado.
  • 5.2.23. Suspensão da conta de hospedagem por prazo mínimo estipulado em chamado apropriado.

Em poucas palavras...

O serviço de e-mail é destinado ao envio consciente e moderado de mensagens que são necessárias para a comunicação diária de uma empresa ou profissional. Demandas acima da média ou com necessidades especiais, exigem serviços destinados a atender esta demanda diferenciada.

6. Registro de Domínio

O registro de domínios nacionais ou internacionais têm regras e particularidades em função do registro ser concedido por terceiros. Para todo registro de domínio, valem:

  • 6.1. Domínio é concessão e sendo assim, o registro do mesmo não garante propriedade sobre o mesmo. É necessária a renovação anual para extensão da concessão. O não pagamento das renovações anuais, acarreta na perda da concessão.
  • 6.2. Um domínio expirado ficará livre para um novo registro, podendo ser registrado por qualquer outra pessoa.
  • 6.3. O registro de um domínio é condicionado à sua disponibilidade junto ao órgão que dá a concessão.
  • 6.4. Após o registro de um domínio, sua grafia não pode ser alterada.
  • 6.5. Certifique-se de preencher corretamente o domínio que será registrado no formulário correspondente em nosso site, já que o domínio será registrado exatamente de acordo com a grafia que você utilizar. A HostMídia não tem responsabilidade caso digite incorretamente o domínio.
  • 6.6. Um domínio que seja diferente de outro por apenas uma letra, é outro domínio e exige um novo registro.
  • 6.7. As promoções de registro de domínio são vinculadas a contratação de planos de hospedagem e o cancelamento do plano de hospedagem automaticamente cancela a promoção.
  • 6.8. Domínios registrados gratuitamente em consequência de contratação de planos de hospedagem, terão seu valor integral descontado em caso de cancelamento do plano contratado ao qual está vinculado e com eventual devolução de valores do plano de hospedagem cancelado, seguindo as regras para cancelamentos de outros serviços.
  • 6.9. Se eventualmente fizer a opção por planos de hospedagem em periodicidade que dê a primeira anuidade gratuita de um registro de domínio, é necessário efetuar o pedido do registro do domínio em questão, juntamente com o plano de hospedagem. Apenas efetuar a opção do plano que dá tal direito, não implica necessariamente no registro do domínio correspondente.
  • 6.10. O valor de renovação do registro de domínios pode ser alterado de acordo com os valores cobrados pela entidade que dá a concessão do mesmo e em função da variação cambial, no caso de domínios internacionais.
  • 6.11. A HostMídia não tem responsabilidade pelo congelamento de domínios registrados por ela, quando o motivo for técnico ou administrativo da entidade que concede o registro.
  • 6.12. A impossibilidade da renovação do registro de domínio em virtude do não pagamento da taxa de renovação por parte do cliente, exime de responsabilidade a HostMídia por qualquer tipo de perda ou dano decorrente da perda da concessão do domínio.
  • 6.13. Após a expiração do domínio, poderá haver a perda do mesmo. Em alguns casos, é possível recuperá-lo mediante uma taxa de restauração, que varia de acordo com a extensão. Consulte o Departamento de Vendas para conhecer os valores.

Particularidades de domínios nacionais (.br):

  • 6.14. A transferência de titular de um domínio é procedimento administrativo do registro.br e segue suas regras / condições. A HostMídia não tem responsabilidade por tal procedimento.
  • 6.15. Prazos para publicação de DNSs, congelamento e reativação, são determinados pelo registro.br.
  • 6.16. A utilização do ID administrativo da HostMídia para o registro de um domínio junto ao registro.br, não torna a HostMídia proprietária da concessão do domínio, mas apenas administradora do mesmo perante a entidade.
  • 6.17. Por regras da própria entidade, não existe possibilidade de proteger os dados do registro de domínio.

Particularidades de domínios internacionais:

  • 6.18. Os dados de whois de um domínio são fornecidos pelos respectivos órgãos de concessão. A ocultação de tais dados – quando possível – ocorrerá mediante uma taxa anual. Consulte o Departamento de Vendas para conhecer os valores para cada domínio / extensão.
  • 6.19. O não pagamento da taxa de renovação de um domínio internacional até o dia de seu vencimento, acarreta no congelamento no exato dia do vencimento. Sendo assim, adiantaremos o vencimento da fatura em 3 dias junto a HostMídia para que o domínio possa ser renovado.
  • 6.20. As regras para transferência de titular de domínios internacionais – quando possível –, são estipuladas por cada órgão de registro e sendo assim, deve-se consultar o procedimento necessário para cada extensão de domínio, junto ao Departamento de Vendas.

Em poucas palavras...

O registro de domínio é o principal aspecto de sua presença na Internet. É o vínculo com sua empresa, sua marca e sua imagem. Trata-se de uma concessão por parte de terceiros, os quais têm regras e rigor na sua administração. Sendo assim, cuide dele para não perdê-lo.

7. Servidor VPS

Um VPS, é um servidor virtual, no qual o usuário tem recursos e características muito semelhantes a um servidor dedicado físico e, por essa razão fornece flexibilidade, limites e desempenho muito superiores aos planos de hospedagem direta compartilhada convencionais. No entanto, também há limites e parâmetros para sua utilização e desta forma, a seguir listamos os aspectos que regem seu uso:

  • 7.1. Por fazer parte de um servidor físico, há limitações físicas no uso do hardware do qual o VPS faz parte, sendo que o I/O (Input / Output) de disco e o tráfego consumido serão limitados a fim de não comprometer o desempenho global do servidor físico.
  • 7.2. Todas as restrições de conteúdo relativas à legislação brasileira em vigor e às leis internacionais sobre copyright e propriedade intelectual, aplicáveis em planos compartilhados, também valem para VPSs, quanto ao conteúdo que se hospedar nos VPS, bem como no uso que se fizer dos serviços do mesmo.
  • 7.3. O envio de SPAM não é tolerado.
  • 7.4. Os limites de envios de e-mails, variam de acordo com o plano de VPS contratado. Detalhes quanto as estes limites devem constar em sua proposta e são fornecidos pelo Departamento de Vendas.
  • 7.5. Na eventualidade de bloqueio ao IP dedicado do VPS, é responsabilidade do usuário adotar as medidas para remoção do bloqueio, bem como eventuais taxas que as blacklists cobrem. Nosso suporte eventualmente poderá fornecer orientações de como efetuar o “delist”, porém o procedimento propriamente dito, não.
  • 7.6. O fornecimento da senha de root ao usuário acarreta responsabilidades ao usuário quanto à segurança do servidor e ao correto funcionamento dos serviços, visto que seus privilégios de acesso são plenos. Sendo assim, deve-se ter em mente alguns pontos fundamentais:
    • O computador ou qualquer dispositivo pelo qual se faça acesso ao VPS deve estar livre de malwares e os procedimentos necessários para garantir isso, devem ser adotados frequentemente.
    • Os logs de serviços e acessos devem ser mantidos a fim de registro das ações adotadas.
    • Ocorrências geradas por uso inadequado ou incorreto do acesso, poderão ser corrigidas por nosso suporte, dependendo da extensão e gravidade, mediante tarifação específica proporcional ao problema.
  • 7.7. As licenças de serviços e aplicações que não fazem parte do VPS padrão, são pagas a parte. Consulte o Departamento de Vendas para detalhamento dos serviços que integram o VPS.
  • 7.8. A instalação de serviços ou aplicações adicionais ao padrão do VPS, estão condicionadas a aspectos de disponibilidade de suporte técnico. Consulte previamente o suporte técnico quanto a alguma necessidade específica.
  • 7.9. Os canais de atendimento para suporte técnico, departamento vendas ou cobrança, bem como os horários em que o atendimento é prestado, são os mesmos dos planos de hospedagem direta compartilhada.
  • 7.10. Não há limites de envio de e-mails, porém deve-se ter em mente que o uso que for feito do serviço tem consequências no desempenho do servidor e na reputação do IP. Em caso de uso abusivo, que acarrete degradação do desempenho ou inclusão do IP em blacklists ou ferramentas anti-spam, o cliente tem total responsabilidade na adoção dos procedimentos para correção do problema.
  • 7.11. O cancelamento de um VPS deve ser realizado no mínimo 30 dias antes da data relativa ao próximo pagamento, os quais são sempre adiantados.
  • 7.12. Se for de sua necessidade e/ou interesse, a administração do VPS pode ser totalmente própria, o que significa que você mesmo a fará e neste caso, terá acesso root ao VPS e nessa situação não há suporte técnico. Se necessário suporte por parte da HostMídia, será cobrado um valor por hora, estabelecido pelo Departamento de Vendas.
  • 7.13. Serviços que são fornecidos sem cobrança de valores e que integram o VPS, podem vir a ser cobrados futuramente, tanto em função de mudança por parte das empresas responsáveis por tais serviços, como por mudanças no segmento e no mercado.
  • 7.14. A primeira migração de conteúdo para o VPS, é gratuita. Migrações posteriores serão cobradas, devendo-se consultar o Departamento de Vendas para os valores em cada caso, os quais variam em função do volume de dados e de aspectos técnicos associados ao servidor de origem dos dados.
  • 7.15. A HostMídia não efetua backup do conteúdo e sendo assim, o cliente deve ter alguma ferramenta com tal objetivo. Caso deseje utilizar nossa ferramenta, consulte o Departamento de Vendas para conhecer as soluções que oferecemos.

Em poucas palavras...

O VPS é uma alternativa de hospedagem diferenciada, ampliada em relação à hospedagem compartilhada convencional, com benefícios, mas também com limites e que deve ser utilizada dentro de tais limitações, bem como observando também alguns aspectos que os compartilhados apresentam.

8. Servidor Dedicado

Um servidor dedicado, ou apenas dedicado como costumamos nos referir, é um servidor no qual apenas a conta do cliente é configurada, bem como os serviços que são exigidos para seu funcionamento e que ficarem estabelecidos e acordados na proposta comercial associada ou na descrição contida em nosso site.

Tenha em mente que um servidor dedicado, nada mais é do que um computador com alta capacidade de processamento, memória e armazenamento e como todo computador, exige cuidados, conhecimento e regras para uma utilização apropriada e com ótimos resultados.

A prestação do suporte – seja na modalidade com administração própria ou por parte da HostMídia – é regida pelos tópicos de atendimento e pelas políticas dos planos de hospedagem compartilhada.

A seguir os principais aspectos que regem seu uso e suporte:

  • 8.1. Dedicado com administração própria:
    • O cliente tem acesso root e o gerenciamento e monitoramento é feito por ele próprio. Na eventual necessidade de intervenção por parte de nosso suporte, ele deverá fornecer a senha de root e será cobrado um valor por hora de suporte, valor este determinado pelo Departamento de Vendas e sob consulta.
    • A instalação de sistemas, serviços ou aplicações é feita pelo cliente.
    • A possibilidade do tópico acima (b), deve respeitar as restrições relativas ao capítulo que trata sob legislação.
    • Ainda sobre o tópico b, todo software instalado, deve-se efetuar o pagamento das respectivas licenças, quando a situação for aplicável. Não é permitido o uso de software pirata.
    • Há um gerenciamento básico, que é consequência do suporte que realizamos a todos os servidores de nossa rede.
    • A HostMídia não efetua backup do conteúdo e sendo assim, o cliente deve ter alguma ferramenta com tal objetivo. Caso deseje utilizar nossa ferramenta, consulte o Departamento de Vendas para conhecer as soluções que oferecemos.
  • 8.2. Dedicado com administração por parte da HostMídia:
    • Há acesso root ao cliente somente quando solicitado e como combinado com a equipe de suporte.
    • É prestado suporte básico, cuja cobertura é a mesma prevista no suporte aos planos de hospedagem compartilhada. Questões que envolvem maior complexidade, exigem gerenciamento avançado. Consulte o Departamento de Vendas para as condições e os aspectos cobertos.
    • Problemas no servidor, resultantes de mau uso ou abuso por parte do cliente, não são cobertos pelo suporte e da mesma forma que o tópico "8.1. - a.", se necessária a intervenção por parte do suporte da HostMídia, estará sujeita a cobrança adicional.
    • A instalação de serviços / aplicações estará condicionada a avaliação de nosso Suporte Técnico, que avaliará tanto a disponibilidade, compatibilidade do ambiente, bem como a capacitação técnica necessária para o suporte aos novos serviços.
    • Da mesma forma como no item "8.1. - d.", a instalação de serviços adicionais aos que integram o servidor, dependem do pagamento de licenças. Deve-se consultar o Departamento de Vendas quanto aos valores respectivos.
    • A HostMídia não efetua backup do conteúdo e sendo assim, o cliente deve ter alguma ferramenta com tal objetivo. Caso deseje utilizar nossa ferramenta, consulte o Departamento de Vendas para conhecer as soluções que oferecemos.
  • 8.3. O cancelamento de um Servidor Dedicado deve ser realizado no mínimo 30 dias antes da data relativa ao próximo pagamento, os quais são sempre adiantados.

Em poucas palavras...

O servidor dedicado é a forma de hospedagem com maior poder e flexibilidade para hospedar seu negócio, mas também apresenta limites e cuidados. Nem tudo é possível e as ações que adota, são de sua responsabilidade.

9. Backup

A HostMídia mantém um sistema de backup remoto (em outro datacenter), pelo qual efetuamos backup incremental de todas as contas de hospedagem compartilhada em nossos servidores, para nosso uso em situações que assim exijam, como por exemplo, “disaster recover”. Portanto, apesar de o assunto ter sido abordado em outros pontos do presente termo, destinamos um capítulo especialmente destinado à questão, dada a sua importância. A seguir os pontos em que é apoiado o assunto backup:
  • 9.1. A responsabilidade por manter backups atualizados de todos os dados (site, e-mails, bancos de dados, etc) da conta, é do usuário.
  • 9.2. Alguns planos podem ter direito a uma quantidade mensal gratuita de restaurações, no entanto, a exatidão ou disponibilidade dos dados a serem restaurados não é garantida e neste caso, é apenas um ponto a mais de prevenção. A responsabilidade citada no tópico acima "9.1.", continua a ser do usuário.
  • 9.3. Há a possibilidade de usar nosso sistema de backup para restauração de algum dado perdido para os planos que não oferecem restaurações de backup, porém isso ocorrerá mediante o pagamento de taxa única no valor de R$ 50,00 por restauração de arquivos, diretórios ou banco de dados. Já para restauração completa da conta, incluindo suas configurações, o custo será de R$ 150,00. No entanto, a exatidão ou disponibilidade dos dados a serem restaurados não é garantida e neste caso, é apenas um ponto a mais de prevenção. A responsabilidade citada no tópico acima "9.1.", continua a ser do usuário.
  • 9.4. O período coberto pelo backup, é dos últimos 7 (SETE) dias. Sendo assim, não é possível solicitar restauração de dado perdido anterior a sete dias contados da data da solicitação.
  • 9.5. O backup é realizado uma vez por dia e, portanto, o conteúdo eventualmente restaurado refere-se a aquele que existia na conta no momento (data e hora) em que ele foi gerado. Não existe backup gerado por horário.
  • 9.6. A precisão da restauração de backups gerados em servidores de outros provedores não é responsabilidade da HostMídia.
  • 9.7. É disponibilizado no cPanel das contas de hospedagem uma ferramenta de backup, cujas condições de uso seguem:
    • A ferramenta só é operacional entre 22:00h e 06:00h.
    • Deve-se efetuar o download e armazenamento em lugar seguro do backup gerado via cPanel, em no máximo 48 horas após ele ter sido gerado. Backups com data de geração superior a 48 horas, serão removidos sem aviso prévio do servidor.
    • Não é permitido armazenar backups de nenhuma natureza e sob nenhuma justificativa nas contas de hospedagem, exceto pelo período previsto no item "9.7. - b."
    • O backup produzido pelo cPanel é destinado a restauração em outros servidores que também façam uso do cPanel. Sua restauração em outros sistemas, não oferece garantia de exatidão ou de funcionamento.
    • O backup do arquivos, e-mails e banco de dados também podem ser feitos manualmente e em qualquer horário pelas ferramentas disponíveis no cPanel ou por programas de FTP.
    • Não há suporte à restauração de backup gerado em nossos servidores, em servidores de terceiros.
  • 9.8. A importação de backup do banco de dados via phpMyAdmin, é restrita ao limite de 100MB. Acima deste valor, o responsável técnico pelo site deve desmembrar o banco de dados em bancos menores até o limite citado ou utilizar ferramentas de acesso remoto para importação total. Tal procedimento não é coberto pelo suporte.

Em poucas palavras...

O backup é possivelmente a preocupação mais importante que se pode ter com seus dados. Nós temos, mas você deve demonstrar um zelo ainda maior, criando e mantendo seus próprios backups, os quais são de sua responsabilidade.

10. Segurança

Os planos de hospedagem direta e revenda de hospedagem, são em servidores compartilhados, o que significa que sua conta está hospedada junto a várias outras contas, as quais usam o mesmo serviço de e-mail, bancos de dados, FTP e todos os demais serviços dos servidores, todos sob um range de IPs. Sendo assim, tudo que acontece no ambiente compartilhado, afeta direta ou indiretamente a todas as contas nele hospedadas, de modo análogo aos moradores de um condomínio que usam os itens de área comum e, por esta razão, entre outros, os aspectos de segurança são muito importantes.

Situações e responsabilidades quanto à segurança da conta e do servidor:

  • 10.1. O usuário que provocar o bloqueio do IP do servidor, seja por ações diretas ou por negligência a qualquer dos protocolos de segurança exigidos para uso dos serviços, poderá ser responsabilizado na adoção das medidas reparatórias necessárias e decorrentes do bloqueio. A seguir algumas ações diretas ou indiretas que podem acarretar o bloqueio ao IP ou servidor e que podem fazer com que o responsável adote medidas para corrigir o problemas e ressarcir perdas:
    • Envios em massa (newsletters, comunicados, e-mail marketing, promoções, divulgações, listas de distribuição, etc.);
    • Envio de SPAM;
    • Phishing, seja voluntário ou decorrente da falta de ações corretivas / preventivas, como por exemplo, não adoção de senhas seguras e usar ferramentas para garantir que o dispositivo de acesso à conta está livre de malwares;
    • Recusar-se a comprovar que os dispositivos de acesso à conta, são seguros;
    • Efetuar acessos aos recursos do servidor (e-mail, FTP, cPanel, ssh, etc) por redes ou dispositivos cuja segurança não pode ser garantida (ex: lanhouse ou Wi-Fi aberto / público);
    • Uso de senhas com baixo padrão de segurança ou uso de mesma senha para diferentes recursos (ftp, cPanel, e-mail, etc);
    • Fornecer seus dados de acesso a terceiros;
  • 10.2. O bloqueio do IP do servidor mencionado e nas condições do tópico, acarretará em multa de R$ 300,00 aplicada à conta que provocar o bloqueio;
  • 10.3. É responsabilidade do usuário usar senhas seguras para todo tipo de acesso à conta. Assim use sempre senhas complexas, combinando letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Uma boa senha deve ter pelo menos 8 (oito) caracteres, mas recomenda-se 14 (quatorze)
  • 10.4. Sempre que for absolutamente necessário fornecer sua senha para terceiros, como por exemplo, para nossa equipe de suporte, use uma senha temporária ou altere-a após utilizada;
  • 10.5. Cuidado ao acessar qualquer recurso que exige senha (e-mail, cPanel, FTP, etc) em dispositivos (computador, smartphone, tablet, etc) cuja segurança você não tem como garantir, como em uma lanhouse, computadores de amigos ou em redes Wi-Fi públicas;
  • 10.6. Tenha em mente que todo dispositivo está sujeito a estar comprometido por malwares (trojans, spywares, worns, etc) e sendo assim, frequentemente utilize boas ferramentas antimalware para monitorar e varrê-los quanto à presença de ameaças, já que muitos deles são capazes de “roubo” de senha, que pode ser “apenas” da sua conta de e-mail, mas pode ser também do seu cartão de crédito ou do Internet Banking;
  • 10.7. Atualmente é comum sites baseados em CMSs gratuitos e opensource. Muitos deles têm dezenas e em alguns casos, centenas de falhas de segurança que permitem diferentes níveis de invasão ou exploração da conta, como por exemplo, para efetuar ataques DDoS. É sua responsabilidade manter atualizadas tais aplicações, bem como aplicar correções para as falhas existentes.
  • 10.8. Na eventualidade de inexistirem correções para aplicações inseguras e na impossibilidade do responsável pela conta efetuar a correção necessária, os componentes vulneráveis ou aplicações devem ser removidos da conta.
  • 10.9. Sempre que identificar ou ao menos desconfiar de situações que coloquem em risco sua conta (site, e-mail, bancos de dados, etc), comunique-nos.
  • 10.10. Caso nossa administração técnica identifique situações que coloquem em risco o ambiente de hospedagem, poderemos aplicar medidas visando preservar o servidor, os serviços e demais usuários e que podem incluir:
    • Remoção de conteúdo que possa colocar em risco o servidor ou qualquer outro aspecto previsto no presente termo.
    • Alterar senhas de contas de e-mail, cPanel, FTP, bancos de dados, etc.
    • Solicitar meios para comprovar que o computador que tem acesso à conta está livre de malwares, por meio de fornecimento de logs de programas especificamente destinados a este fim.
    • Atualização de CMSs.
    • Bloqueio de pastas da conta.
    • Suspensão da conta de hospedagem.
    • Rebaixamento de recursos.
    • Cancelamento da conta.
  • 10.11. O Suporte Técnico não cobre conteúdo criado ou alterado pelo usuário e é de responsabilidade do usuário adotar todos procedimentos e garantias necessárias para mantê-lo seguro de acordo com as boas práticas de programação ou corrigi-lo, quando for identificada vulnerabilidade ou mesmo indícios.
  • 10.12. Formulários, sistemas de cadastramento e login de área administrativa, devem usar recursos de proteção, como captcha ou equivalente, bem como senhas seguras. Se existirem indícios de problemas nestes aspectos, podem ser adotadas as medidas previstas no item "10.10." do presente capítulo.
  • 10.13. Embora trabalhemos buscando índice zero de falhas, problemas de ordem técnica podem ocorrer com possível perda de dados e assim é responsabilidade do usuário manter backups atualizados de todos os dados presentes na conta. Nossos sistemas de backup são primordialmente destinados para nossa garantia e recuperação de dados.
  • 10.14. Se identificada situação que possa colocar em risco o ambiente de hospedagem, a HostMídia poderá atualizar, alterar ou desabilitar serviços do servidor sem aviso prévio, por configurar situação emergencial.

Em poucas palavras...

A segurança do seu conteúdo depende em primeiro lugar de você mesmo e é resultado direto do que você faz e dos cuidados que tem. Comporte-se com seus dados, com o mesmo cuidado que tem em relação à sua segurança pessoal. Nós trabalhamos para te dar um ambiente seguro, mas há cuidados que dependem de você e da sua preocupação e importância que dá aos seus dados. As precauções podem parecer exageradas, mas quando o assunto é segurança, nunca é demais.

11. Manutenção

Prover serviços de hospedagem de domínios e tudo que se relaciona, envolve uma série de aspectos técnicos e infraestrutura apropriada. Como tudo que se relaciona, há cuidados e situações que necessariamente podem ou vão ocorrer e que são inevitáveis para garantirmos os serviços:

  • 11.1. Há duas possibilidades quanto à manutenção dos servidores de nossa rede:
    • Programada: Nestes casos a HostMídia emitirá um comunicado endereçado para o e-mail que conste no cadastro. Em geral ocorre em período noturno ou madrugadas e aos fins de semana ou feriados.
    • Emergencial: Ocorre quando software ou hardware apresentem falhas ou mesmo indícios de falha, que exijam ação imediata a fim de que não se percam dados ou coloque em risco a segurança do ambiente de hospedagem. Neste caso, não há aviso prévio e os procedimentos necessários serão adotados quando for mais apropriado à equipe técnica ou necessário.
  • 11.2. Geralmente a manutenção emergencial, é resultado de alguma falha de hardware ou software. Ambas as situações podem ser imprevisíveis e em vários casos a correção também e, portanto, o tempo necessário para restabelecimento dos serviços não pode ser previsto.
  • 11.3. A manutenção quando solicitada pelo usuário, estará sujeita a confirmação quanto à sua necessidade por parte da área técnica e se comprovada, agendada de acordo com nossa disponibilidade.
  • 11.4. Quando ocorrer manutenção diretamente no datacenter em que hospedamos nossos servidores, a comunicação prévia dependerá se for programada pelo datacenter ou em caráter emergencial e neste caso, desobriga-nos de aviso prévio.

Em poucas palavras...

Da mesma forma como seu computador pessoal, seu smartphone, seu carro ou eletrodomésticos de sua casa, servidores e a infraestrutura usada na hospedagem, também precisam de manutenção. Algumas vezes pode-se prever e programar esta manutenção. Outras vezes, não, mas sempre faremos o melhor para garantir que isso não tenha impacto.

12. Atendimento

O Suporte Técnico, Vendas e Cobrança, são prestados para auxiliar o usuário em relação a vários aspectos em que o usuário encontra dificuldades ou tem dúvidas. Para tanto, há uma série de procedimentos, cuidados e situações que se observados, tornam o suporte mais ágil e eficiente:

  • 12.1. Os canais de atendimento disponíveis são o chat, telefone e help desk, com os seguintes horários:
    • Chat – segunda à sexta-feira, das 09:00h às 21:00h. Não há atendimento em feriados nacionais.
    • Telefone – segunda à sexta-feira, das 09:00h às 21:00h. Não há atendimento em feriados nacionais.
    • Help Desk – 7 dias por semana. Fora do horário comercial (09:00h às 21:00h), as respostas serão priorizadas pelas questões emergências, como por exemplo, indisponibilidade dos serviços. Questões que não impliquem em funcionamento dos serviços, podem vir a ser respondidas apenas no próximo expediente.
  • 12.2. Os canais de atendimento disponíveis, podem ser alterados se necessário ou de acordo com demanda.
  • 12.3. Todos atendimentos são registrados e suas informações mantidas para segurança de ambas as partes – cliente e HostMídia – mesmo após o cancelamento de qualquer serviço contratado.
  • 12.4. O tempo de resposta para os chamados é de até 24 horas, para questões de caráter técnico, exceto se os procedimentos necessários ou complexidade da questão exigirem tempo maior ou houver dependência de informações do usuário que não estejam contidas no chamado.
  • 12.5. O não cumprimento do prazo estipulado no item acima, não acarreta multa ou penalidade de nenhuma natureza à HostMídia.
  • 12.6. O suporte prestado aos fins de semana, feriados e fora do horário comercial, é chamado Plantão Técnico e prioriza questões de acordo com o tópico acima "12.4.".
  • 12.7. As respostas são dadas por ordem de abertura de chamado. Assim, usuários que abriram chamados antes de você, serão atendidos primeiro, exceto emergências, como indisponibilidade dos serviços.
  • 12.8. Quando da indisponibilidade de algum serviço, verifique os seguintes pontos:
    • Se não há nenhuma pendência financeira associada ao serviço em questão.
    • Verifique se os DNSs do domínio estão atribuídos à HostMídia, publicados e propagados.
    • Se o domínio não está congelado.
    • Confira se as zonas de DNS estão corretamente configuradas.
    • Se há conectividade à Internet a partir do dispositivo usado.
    • Teste a acessibilidade por outros pontos de acesso ou conexões.
  • 12.9. Não abra dois ou mais chamados sobre um mesmo assunto. Tal procedimento aumenta o tempo de atendimento em vez de abreviá-lo. Além disso, informações importantes sobre a questão podem estar contidas em diferentes chamados, comprometendo a eficiência da solução e da resposta.
  • 12.10. Forneça sempre informações completas e precisas. Isso torna o atendimento mais rápido e preciso.
  • 12.11. Procure direcionar suas dúvidas ou dificuldades para o departamento correto. Por exemplo, abrir um chamado sobre pagamentos para o Suporte Técnico fará com que sua resposta leve mais tempo, visto que seu chamado terá que ser transferido para outro departamento e entrará no final da fila de atendimento.
  • 12.12. Antes de recorrer a qualquer dos canais de atendimento, sempre verifique se sua dúvida não é abordada em um de nossos tutoriais.
  • 12.13. Nos casos em que houver abertura de chamado por parte da HostMídia, relativos à infrações ou questões de segurança, o tempo máximo de resposta, é de 48 horas. Se não houver interação de sua parte, pode resultar em suspensão parcial ou completa da conta.
  • 12.14. O atendimento via chat e telefone, é destinado a questões simples e que podem ser resolvidas em poucos minutos. Ocorrências que exigem mais tempo de atendimento e sobretudo análises e testes, devem ser tratadas por meio de abertura de chamado no Help Desk.
  • 12.15. Suporte prestado em condições de exceção ou cortesia, não implicam em repetição posterior.
  • 12.16. Se for identificado que eventuais problemas no serviço são resultados de mal uso intencional ou de prática abusiva, o suporte poderá ser prestado sob tarifação específica ou mesmo encerrado.
  • 12.17. É responsabilidade do cliente manter atualizado seu cadastro e, sobretudo, seu endereço de e-mail, o qual é o principal meio da HostMídia com o cliente. Sendo assim, na eventualidade de dados incorretos ou desatualizados, que impeçam nosso contato com o cliente, automaticamente a HostMídia é isenta de responsabilidades.
  • 12.18. Pode ser solicitado ao cliente fornecer informações adicionais, a fim de confirmar a identidade do responsável pela conta e principalmente para analisar algum problema informado. Quando isso ocorrer, a recusa em fornecer tais dados, implicará em encerramento do suporte.
  • 12.19. Dirigir-se aos nossos atendentes de modo apropriado, uso de linguagem simples, postura participativa, respeitando as normas de educação e respeito ao próximo. O uso de expressões grosseiras ou vulgares e ainda a falta de respeito, poderá acarretar na interrupção do atendimento.

Em poucas palavras...

Nosso atendimento é destinado a resolver questões dos servidores e dos serviços que oferecemos, mas há questões que são responsabilidade do cliente / usuário e é preciso bom senso, compreensão, respeito e colaboração do cliente para podermos atendê-lo de maneira eficiente.

13. Suporte Técnico

O Suporte Técnico está habilitado a ajudá-lo em uma ampla gama de situações, desde que estritamente relacionadas ao serviço que oferecemos. É importante saber distinguir o que são atribuições do suporte e quais você deve buscar auxílio externo ou atuar por seus próprios recursos:

  • 13.1. São cobertas pelo suporte técnico da HostMídia e são suas atribuições:
    • Garantir o funcionamento adequado das ferramentas que compõem o serviço de hospedagem, como por exemplo, os recursos do cPanel (painel de controle) ou do Apache (serviço de exibição de páginas web).
    • Realizar procedimentos no servidor os quais o usuário não tem acesso, como por exemplo, personalização de determinadas zonas de DNS. Neste caso em específico, quando referir-se a serviços externos, as informações necessárias devem ser fornecidas pelo suporte do envolvido.
    • Como utilizar as ferramentas que oferecemos, com exceção de CMSs que são instalados via Softaculous, que nada mais é do que a automatização do processo de instalação de CMSs, como por exemplo, Joomla ou Wordpress.
    • Configuração de serviços de acordo com requisitos das aplicações instaladas, observando que é responsabilidade do usuário informar tais requisitos e desde que não exija a instalação de serviços que não compõem os serviços padrão dos nossos servidores compartilhados.
    • Fornecer informações sobre recursos e configurações dos serviços que fazem parte dos servidores.
    • Migração de contas, desde que observadas as condições técnicas necessárias para efetivação da migração e recolhimento de valores previamente informados para o procedimento, quando houver.
    • Esclarecimento de dúvidas quanto às características e funcionamento dos serviços e do servidor.
    • Verificação e correção de eventuais erros nos serviços ou em suas configurações.
  • 13.2. Não é coberto pelo suporte:
    • Avaliação, correção ou alteração de código / programação de terceiros.
    • Suporte à instalação, uso ou configuração de serviços que fazem parte dos planos, como por -exemplo, sistema de webmail.
    • Análise de logs de erros de sites.
    • Correção de problemas de segurança em CMSs ou outras ferramentas de terceiros.
    • Remoção de conteúdo resultado de invasão.
    • Acesso remoto a dispositivo do usuário, para configuração ou identificação de problemas locais.
    • Fornecimento de logs do servidor. Sua utilização pode ser feita por nossa equipe quando julgarmos que é relevante para solucionar uma determinada ocorrência, ou esclarecimento de dúvidas ou como testemunho de infração.
    • Criação ou alteração de site através do Construtor de Sites ou qualquer outra ferramenta equivalente ou com mesmo fim.
    • Garantir da integridade dos dados resultantes de migração de conta vinda de outro provedor.
    • Não é prestado suporte técnico direto à clientes de revendas de hospedagem, por nenhum dos nossos canais de atendimento. Toda e qualquer questão relativa aos clientes da revenda, são tratadas exclusivamente por intermédio da revenda de hospedagem.
    • Corrigir ou reconfigurar contas e serviços associados, quando do fornecimento dos dados de acesso a terceiros por parte do responsável pela conta, que tenham comprovadamente alterado os padrões do serviço.
    • Fornecer suporte a softwares ou aplicações no computador ou outro dispositivo do usuário, necessários para acesso ou uso dos serviços de hospedagem.

Em poucas palavras...

O Suporte Técnico tem abrangência restrita aos recursos de nossos servidores e dos serviços do mesmo. Questões que envolvem o site (funcionamento, manutenção e criação) e aplicações usadas para criá-lo e mantê-lo, são de responsabilidade do usuário.

14. Promoções

Por natureza, promoções são em caráter temporário, sendo assim, alguns pontos importantes sobre serviços em caráter promocional, precisam ser destacados:

  • 14.1. A HostMídia pode a qualquer momento, com ou sem aviso prévio, interromper promoções, bem como alterar valores e condições de pagamento.
  • 14.2. Serviços e valores que não constem em nosso site, não podem ser contratados em valores e condições anteriores.
  • 14.3. Cada usuário / cadastro pode usufruir de apenas um pacote promocional, exceto se as condições da promoção vigente determinar o contrário.
  • 14.4. Usuários de planos antigos – que não constem mais em nosso site – podem ser solicitados a atualizar para algum dos planos vigentes por ocasião de migração de servidor, atualização de recursos do plano ou esgotamento dos recursos usados.
  • 14.5. Serviços gratuitos, vinculados a serviços que tenham sido adquiridos, podem passar a ser cobrados futuramente.
  • 14.6. Todos os serviços gratuitos serão automaticamente interrompidos quando do cancelamento do serviço pago ao qual está associado.
  • 14.7. Promoções e serviços gratuitos são intransferíveis, ou seja, aplicam-se apenas ao usuário que originalmente teve tal benefício.

Em poucas palavras...

Como toda empresa e todo produto ou serviço, os valores e condições promocionais, não podem ser mantidos para sempre. São uma condição temporária e podem mudar.

15. Cobrança e Pagamentos

A disponibilidade dos serviços contratados, só é possível mediante a manutenção de uma série de itens de infraestrutura que a HostMídia tem atualizado e lhe oferece a um custo muito competitivo. Sendo assim, para evitar a interrupção dos serviços ou até mesmo o cancelamento dos mesmos, com possível perda de dados, é recomendado estar atento às questões financeiras relacionadas:

  • 15.1. Os pagamentos de serviços são recorrentes e são renovados automaticamente, desde que o cliente ou a HostMídia não se manifestem em contrário.
  • 15.2. Os pagamentos ocorrem em frequência de acordo com a opção que é feita no momento da contratação e que pode ser: mensal, trimestral, semestral, anual, bienal ou trienal.
  • 15.3. Os valores dos serviços poderão sofrer reajuste de acordo com as condições de mercado, como por exemplo, a inflação, variação cambial, tributação e mudança nas políticas ou condições comerciais de nossos fornecedores. Sempre que ocorrer, a HostMídia efetuará a comunicação antecipada por e-mail, encaminhando ao endereço que conste em seu cadastro.
  • 15.4. Nos casos em que houver opção por pagamento via cartão de crédito, diante da impossibilidade do débito, por qualquer razão, o sistema automaticamente emitirá um boleto, o qual encaminhado por e-mail ao endereço que conste em seu cadastro.
  • 15.5. Quando a modalidade de pagamento escolhida for boleto bancário, o mesmo será encaminhado por e-mail ao endereço que conste em seu cadastro.
  • 15.6. Em decorrência dos tópicos acima "15.3.", "15.4." e "15.5.", é fundamental manter seu endereço de e-mail atualizado e preferencialmente usando uma conta que não esteja vinculada ao domínio hospedado.
  • 15.7. A inadimplência por período igual ou superior a 5 dias, acarretará em suspensão dos serviços. Se o período for superior a 30 dias, a conta estará sujeita a cancelamento.
  • 15.8. Na eventualidade de haver dois ou mais pagamentos pendentes, a quitação do último, não dá quitação a débitos anteriores.
  • 15.9. O atraso nos pagamentos é passível de acréscimo de multa e juros.
  • 15.10. A emissão de segunda via de boleto extraviado ou não recebido, poderá produzir a reativação de uma conta suspensa, desde que não exista mais do que um pagamento pendente.
  • 15.11. A reativação de serviços suspensos, ocorre em até 24 horas contadas a partir da confirmação do pagamento.
  • 15.12. O serviço de registro e renovação de domínio, só é efetivado mediante confirmação do pagamento por parte da instituição financeira.
  • 15.13. Se necessário ou do interesse do cliente mudar as datas de vencimento, será acrescido o valor pró-rata calculado entre o dia de vencimento anterior e o novo e cobrado no próximo vencimento.
  • 15.14. A suspensão dos serviços por inadimplência, não exime de pagamento os dias em que os serviços estiverem suspensos.

Em poucas palavras...

Assim como você, a HostMídia só consegue lhe prover o serviço que você utiliza, se ela obtiver os recursos para manter sua infraestrutura. Assim a regularidade e exatidão dos pagamentos é essencial para que você tenha os serviços funcionais.

16. Cancelamento

A HostMídia poderá encerrar quaisquer serviços imediatamente, sem aviso prévio e consequentemente rescindir o presente contrato, caso seja constatada violação à legislação ou situação de uso abusivo dos serviços que acarrete prejuízos de qualquer natureza aos demais usuários que compartilham o servidor, rede e/ou infraestrutura.

O cliente pode a qualquer momento solicitar o cancelamento de qualquer serviço contratado, com as seguintes ressalvas e observações:

  • 16.1. Há regras específicas para registro de domínios, as quais devem ser observadas e que prevalecem sobre as condições de cancelamento aqui previstas.
  • 16.2. O cancelamento deve ser feito por meio de formulário apropriado contido em nosso site ou através da Central do Cliente pela opção destinada a este fim.
  • 16.3. Não há devolução de valores para registro de domínios nacionais ou internacionais.
  • 16.4. No caso de VPS ou servidores dedicados, deve ser comunicado o cancelamento com 30 dias de antecedência, em relação a data de pagamento, sendo que os pagamentos até o cancelamento devem estar quitados.
  • 16.5. O cancelamento de quaisquer serviços, seja por solicitação do cliente ou da HostMídia, não invalida ou dá quitação a débitos anteriores ao cancelamento.
  • 16.6. A não utilização dos serviços contratados por parte do cliente, não implica em cancelamento automático e tampouco isenta-o dos pagamentos dos valores nas datas correspondentes ao que foi contratado.
  • 16.7. O cancelamento poderá ser feito de maneira unilateral por parte da HostMídia, se o cliente ou o conteúdo por ele hospedado, ferir qualquer ponto da Constituição Brasileira, do Código Cível ou trouxer ameaça à HostMídia ou os clientes.
  • 16.8. No caso de contratação da hospedagem a partir da periodicidade trimestral, havendo o cancelamento 45 dias após a contratação e antes do término do período contratado, haverá o reembolso de 30% do valor referente aos dias ou meses que não serão utilizados. O reembolso será realizado através de depósito, transferência ou DOC para uma conta em mesmo nome do cadastro no prazo máximo de 7 dias úteis após a confirmação de cancelamento.
  • 16.9. Após a confirmação do cancelamento dos serviços, todos os dados presentes na conta são removidos imediatamente. Sendo assim, é responsabilidade do cliente efetuar o backup de todos os seus dados, antes da solicitação de cancelamento.
  • 16.10. A recuperação de dados removidos após o cancelamento, poderá ser feita através de consulta técnica e sendo possível, mediante uma taxa única de R$ 300,00.
  • 16.11. A inadimplência por período igual ou superior à 30 dias, acarretará em cancelamento automático do serviço vinculado ao pagamento pendente, sem possibilidade de recuperação dos dados, exceto se observado o tópico acima "16.10.".

    Em poucas palavras...

    Observe as regras de cancelamento, o qual pode ser feito por você ou por nós. De nossa parte ele só será feito se você não seguir as regras que têm como objetivo um bom ambiente de hospedagem para todos que hospedamos. Se ocorrer, sempre seguiremos o que é prática no mercado e respeitando os direitos mútuos.

    17. Garantia de Uptime (SLA)

    O Service Level Agreement ou simplesmente SLA, é um termo usado no meio para designar o percentual de tempo em que os serviços estão disponíveis durante um mês e reflete o nosso compromisso para manter os serviços funcionais e acessíveis. A seguir os pontos relativos ao assunto:

    • 17.1. Entende-se como cumprimento do SLA os seguintes aspectos:
      • Existência de link para o servidor fornecido pelo datacenter, pelo qual trafegam os dados dele e para ele.
      • O servidor está operacional
      • Os sistemas e serviços do servidor estão funcionais e respondem de acordo com seus padrões usuais.
    • 17.2. Ocorrências que não tenham como causa um dos pontos acima, não integra a garantia prevista para o SLA.
    • 17.3. O nosso SLA mínimo é de 99.9%, ou seja, estipulamos como meta que os serviços estejam acessíveis durante 99.9% do tempo compreendido dentro de um mês.
    • 17.4. Na eventualidade do SLA mínimo não ser atingido, o usuário poderá receber redução no pagamento dos serviços de acordo com os parâmetros que seguem abaixo:
      • 10% de desconto se o servidor e/ou link e/ou serviços ficarem indisponíveis até 2% do número de horas compreendidas em um mês.
      • 20% de desconto se o servidor e/ou link e/ou serviços ficarem indisponíveis entre 2% e 4% do número de horas compreendidas em um mês.
      • 30% de desconto se o servidor e/ou link e/ou serviços ficarem indisponíveis entre 4% e 6% do número de horas compreendidas em um mês.
      • 40% de desconto se o servidor e/ou link e/ou serviços ficarem indisponíveis entre 6% e 8% do número de horas compreendidas em um mês.
    • 17.5. Caso haja ocorrência que exceda o SLA mínimo, o desconto aplicado com base nas situações previstas no tópico acima, será concedido apenas no pagamento seguinte à ocorrência a qual levou ao não cumprimento do SLA.
    • 17.6. Não podem ser considerados para efeito de descumprimento de SLA e, desta forma desobriga a HostMídia a cumprir o SLA aqui estabelecido, as seguintes situações:
      • Ataque DDoS ou DoS a site(s) hospedado(s) no servidor.
      • Manutenção programada para ajustes técnicos em hardware ou software do servidor, os quais ocorrem em condições previstas em capítulo próprio.
      • Intervenções emergenciais que venham a ser necessárias para adoção de procedimentos que visem a segurança do servidor ou mesmo seu funcionamento, como atualização de softwares, reconfiguração, instalações.
      • Suspensão do serviço determinada por autoridade competente, como por exemplo, pela justiça.
      • Uso abusivo por parte de usuário hospedado no servidor, que venha a acarretar sobrecarga do mesmo em termos de processamento, memória ou link.
      • Uso incorreto, negligência com a segurança, configurações incorretas, etc.

    Em poucas palavras...

    Prezamos por um nível mínimo de prestação de serviços. Do que depender da HostMídia faremos o possível para garantir seu site acessível pelo maior tempo, mas há métricas e condições para isso. Fique atento a elas.

    18. Descontinuidade dos Serviços

    A HostMídia realiza esforços no sentido de manter uma gama ampla de serviços que abranjam vários aspectos da Internet, no entanto, reserva-se o direito de interromper o fornecimento de serviços em função dos seguintes itens:

    • 18.1. Impedimento técnico que traga dificuldades no de tais serviços.
    • 18.2. Inviabilidade comercial que impeça de manter um serviço rentável.
    • 18.3. Baixa demanda ou falta de interesse por determinada oferta.
    • 18.4. Elevados recursos de manutenção dos serviços.

    Sendo assim, a qualquer momento, sem aviso prévio, se um determinado serviço não se apresentar acessível por qualquer das razões listadas, seu fornecimento poderá ser interrompido, sem que seja necessário o fornecimento de equivalente e sem prejuízo de reembolso ou ressarcimento por perdas de qualquer natureza.

    Em poucas palavras...

    Os serviços que hoje constam em nosso site, amanhã podem não estar mais disponíveis por diversas razões e não há a obrigatoriedade de manter o fornecimento deles indeterminadamente.

    19. Serviços de Terceiros

    O fornecimento de serviços originários de terceiros, ou seja, criados e mantidos por outras empresas, como por exemplo, cPanel, Webmail (RoundCube, Horde, etc), Apache, MySQL, etc, bem como o suporte a eles associados, é coberto pela HostMídia mediante alguns aspectos, conforme segue:

    • 19.1. Sempre que questões de segurança exigirem, faremos atualização dos serviços para a versão estável mais recente disponível, sem necessidade de aviso prévio.
    • 19.2. Não fazemos downgrade de versão de nenhum serviço instalado em servidor. Quando necessário e quando for possível, a conta poderá ser migrada para servidor que disponha de versão anterior.
    • 19.3. Bugs ou qualquer tipo de falha em serviços de terceiro, terão correção feita pelo próprio desenvolvedor / mantenedor do serviço, em prazo por ele determinado para tanto.
    • 19.4. Alguns serviços têm atualizações automáticas, as quais podem ocorrer sem aviso prévio, principalmente quando envolvem aspectos de segurança.
    • 19.5. A remoção de recurso ou inclusão de novo, por parte do desenvolvedor do serviço, é de exclusiva responsabilidade do mesmo e a HostMídia não tem como interferir.
    • 19.6. Ajustes no site, em configurações ou na programação decorrente de atualizações de algum dos serviços que o site faz uso, são de exclusiva responsabilidade do usuário.
    • 19.7. A descontinuação de algum recurso de versões anteriores do cPanel ou de serviços (MySQL, PHP, etc), não é coberta pelo suporte e depende exclusivamente das empresas que desenvolvem e mantém os respectivos recursos.
    • 19.8. A HostMídia não é obrigada a configurar os serviços contidos em servidores compartilhados (PHP, MySQL, cPanel, Exim, etc) de forma diferente do padrão do servidor. Por ser ambiente compartilhado, privilegiamos o atendimento da maior parte de usuários e a segurança.
    • 19.9. A HostMídia não será responsável por perdas e danos de qualquer natureza causados ao cliente, como resultado de falhas em softwares / serviços de terceiros presentes no servidor.
    • 19.10. Recursos como o Softaculous podem deixar de ser fornecidos ou os itens que o integram podem ser removidos sem aviso prévio, porém, mantendo tudo que já foi instalado na conta.
    • 19.11. Não é fornecido suporte para uso de aplicações de terceiros, como por exemplo, Wordpress ou Joomla. O papel do suporte é de apenas garantir seu funcionamento.
    • 19.12. O fornecimento de informações de configurações ou requisitos para instalação ou funcionamento de algum aplicativo (Wordpress, Joomla, Magento, etc) é responsabilidade do suporte do respectivo desenvolvedor do aplicativo.

    Em poucas palavras...

    Há serviços e ferramentas que fornecemos, que são criados e mantidos por outras empresas (terceiros) e, sendo assim, mudanças, funcionamento e recursos, dependem exclusivamente de tais empresas.

    20. Isenção de Responsabilidades e Garantias

    O presente capítulo tem por objetivo listar os aspectos, os quais você declara conhecimento e tacitamente concorda ao contratar quaisquer serviços da HostMídia. Sendo assim, seguem os respectivos os quais declara ciência e concordância:

    • 20.1. Nenhuma informação contida no site da HostMídia ou serviços por meio dele contratados, pode ser responsável por qualquer dano direto ou indireto e que seu uso é feito por sua conta e risco.
    • 20.2. A empresa HostMídia, seus gestores, colaboradores e fornecedores, não têm nenhuma responsabilidade pelo conteúdo que vir a hospedar em nossos servidores, o qual é de sua inteira responsabilidade, independente da natureza e abordagem que se dê ao mesmo.
    • 20.3. Que a opção de contratação de serviços em nosso site, é voluntária, individual e consciente e ao fazê-lo tem conhecimento e concorda com todas as implicações que isso representa.
    • 20.4. As eventuais falhas, imprecisões e indisponibilidades temporárias de serviços, não podem recair em responsabilidade sobre a HostMídia quanto a perdas e danos de qualquer natureza.
    • 20.5. Tem conhecimento de todos os pontos abordados no presente termo de prestação de serviços, concorda com as obrigações, direitos, sanções e penalidades nele previstos e que na eventualidade de descumprimento de qualquer ponto por parte do cliente / usuário, está disposto a arcar com o ônus decorrente de tal descumprimento.
    • 20.6. A empresa HostMídia, seus gestores, colaboradores e fornecedores não oferecem garantias quanto ao retorno de investimento, lucro, trabalho empregado, divulgação e “popularidade” do site hospedado em nossos servidores e que todas as ações vinculadas para gerar retorno ao respectivo site, são de inteira responsabilidade do cliente / usuário.
    • 20.7. A reputação do site, sua visitação e sua constância em mecanismos de busca tais como Google ou Bing ou equivalentes, não é de responsabilidade da HostMídia ou dos serviços que ela comercializa.
    • 20.8. Não há garantias da troca de e-mails (envio ou recebimento) de domínios hospedados nos servidores da HostMídia e domínios hospedados em outras empresas, em decorrência de problemas, limitações, políticas ou bloqueios que podem ocorrer nos servidores envolvidos.
    • 20.9. A impossibilidade ou falta de conhecimentos ou qualquer outro impedimento que não seja o correto funcionamento dos serviços para criação, alteração ou correção de websites hospedados em nossos servidores, não acarreta responsabilidades de nenhuma ordem à HostMídia, seus gestores, colaboradores e fornecedores.

    Em poucas palavras...

    Uma empresa responsável não é sinônimo de uma que assume absolutamente tudo. Lamentavelmente temos que nos preocupar com abusos e situações em que se pretende tomar vantagens indevidas.

    21. Legislação

    Todo o conteúdo das contas de hospedagem é submetido ao cumprimento integral da Constituição da República Federativa do Brasil, bem como ao Código Cível. Sendo assim, não são permitidos conteúdo ou ações que:

    • 21.1. Promovam de qualquer forma e grau o racismo, homofobia, terrorismo ou pedofilia.
    • 21.2. Ameacem às garantias ou direitos individuais ou coletivos.
    • 21.3. Contenham informações ou qualquer tipo de subsídio para atividade hacker ou pirataria.
    • 21.4. Tenham material protegido por leis de copyright nacional ou internacional, ou leis que resguardem a propriedade intelectual, a não ser que haja documentação que permita seu uso / divulgação.
    • 21.5. Uso de marcas ou conteúdo de Marketing de marcas registradas em território nacional ou estrangeiro, desde que o uso seja pelo proprietário da marca.
    • 21.6. A infração a qualquer dos termos contidos no Marco Civil da Internet.

    É importante ainda destacar que toda conta é passível de suspensão ou intervenção que seja determinada por ação judicial. Todo e qualquer dado da conta e logs relacionados, poderão ser fornecidos se a justiça assim determinar.

    22. E-mail Marketing

    A HostMídia é TOTALMENTE contra o SPAM, não apóia, desautoriza e o combate em todas as suas formas.

    • 22.1. Para ativarmos o serviço de E-mail Marketing, é necessário:
      • Ter o domínio registrado no mínimo há 3 meses e estar sob a propriedade do mesmo responsável cadastrado na HostMídia.
      • Para alguns casos, o serviço de e-mail marketing somente será ativo mediante envio de documentos que comprovem os dados do responsável e pagamento.
    • 22.2. Nossas ferramentas de envio de E-mail Marketing possuem mecanismos de controle a fim de minimizar o envio de spam. Porém, mesmo assim, nem sempre é possível evitar que isso aconteça a partir de nossa infraestrutura de servidores, devido ao fato de que nossos clientes são os responsáveis pelas mensagens enviadas no que diz respeito ao conteúdo e lista de endereços de e-mail utilizados.
    • 22.3. Caso isso aconteça, nosso compromisso é atuar sobre o cliente que originou a denúncia, educando-o e informando sobre as melhores práticas. Após nossa orientação, em caso de recorrência no envio de Spam, a HostMídia promoverá o cancelamento imediato da conta deste cliente.
    • 22.4. Como parte do nosso procedimento de trabalho, a HostMídia recebe denúncias de clientes, parceiros, provedores, entidades de combate ao Spam e da população em geral. Ao fazer isso, identificamos, notificamos e atuamos sobre nossos clientes que, eventualmente, estejam envolvidos com as práticas abusivas de E-mail Marketing ou Spam denunciadas.
    • 22.5. Nossa empresa também é signatária do CAPEM, Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (www.capem.org.br), e, segue as determinações do código, face a isso, a HostMídia não comercializa nenhum tipo de lista de e-mail. Cada cliente é soberano no gerenciamento e manipulação de seus próprios dados. A HostMídia não acessa ou manipula tais dados, salvo sob os aspectos de mensuração de audiência, descadastro solicitado pelo destinatário e identificação de e-mails inválidos (bounces).

    Caracterização de SPAM

    • 22.6. O SPAM nada mais é do que uma mensagem eletrônica de cunho comercial ou informativo, enviada para um destinatário pessoa física ou jurídica sem sua autorização prévia e/ou com quem o remetente não possui um relacionamento social ou comercial prévio.

    Como denunciar SPAM na HostMídia

    • 22.7. Os meios apropriados para reclamações e denúncias de Spam feitos à HostMídia são os endereços de e-mail abuse@hostmidia.com.br e suporte@hostmidia.com.br. Também estão à disposição dos denunciantes formulário no site da HostMídia (https://www.hostmidia.com.br/contato/) e o link de descadastro presente na mensagem enviada por um de nossos clientes, quando estiver habilitada a pesquisa de motivos para a opção de descadastro do destinatário.

    Boas práticas

    • 22.8. O Código de Autorregulamentação para a Prática do E-mail Marketing, estabelece que as bases devem ser Opt-in ou Soft opt-in. Ou seja, os destinatários devem ter solicitado o recebimento das mensagens enviadas (Opt in). Ou, o remetente deve ter uma relação comercial ou social prévia e comprovável com o destinatário (Soft Opt-in).
    • 22.9. Se a sua empresa vem realizando ações de E-mail Marketing para uma base de destinatários que não se enquadra nas situações acima é preciso adequar-se com urgência.
    • 22.10. Utilize somente contatos autorizados (Opt-in), que você já teve relacionamento prévio ou autorização específica para fazer tais envios. Fomente a coleta de e-mails para fim de comunicação via E-mail Marketing através dos canais apropriados na sua empresa, site, redes sociais, atendimento via chat ou mesmo telefone, mas solicitando a confirmação da autorização.
    • 22.11. Respeite o descadastro (Opt-out). Não importune os seus destinatários. Manter uma boa e respeitosa relação com seus destinatários da base de E-mail Marketing, melhora a reputação da sua empresa e fortalece sua marca.

    Lembre-se:

    - Não compre listas

    - Não empreste listas

    - Não utilize listas que são de outras empresas

    - Não envie e-mails para listas de discussão

    - Não capture e-mails utilizando softwares de varredura de sites

    - Se o usuário se cadastrou para receber e-mails de um assunto, não envie e-mails de outros assuntos