Brainstorming: como usá-lo na produção de conteúdo para sites?
Quem já teve ou tem algum contato com pessoal de Marketing, Publicidade e criação ou mesmo em equipes que lidam com desenvolvimento de métodos e processos orientados ao cliente, costumam recorrer a esta técnica e, portanto, já devem pelo menos ter ouvido o termo. Mas há alguns usos bastante proveitosos do brainstorming, que vão além das áreas que mencionamos, onde tradicionalmente é mais usado, sendo que o uso que vamos dar aqui, vai ajudá-lo na produção de conteúdo para seu site ou blog.
Por que usar o brainstorming?
Todas as pessoas que têm o desafio de criar textos para qualquer fim, especialmente quando não se tem o hábito de fazê-lo, sabem as dificuldades de criar um conteúdo que seja adequado à proposta e mais ainda com um bom resultado final. Mesmo pessoas experientes, as vezes não conseguem, porque colocar informação, ideias e conceitos em linguagem escrita, nem sempre é algo simples.
O treino e a repetição aprimoram as qualidades de um escritor, mas como há envolvimento de processo criativo, ocasionalmente as ideias não emanam de nossa mente sempre que precisamos. Uma noite mal dormida, alguma preocupação, um ambiente de trabalho inadequado, falta de concentração, são alguns fatores que podem afetar a criatividade e a produção.
Apesar de haver vários fatores que influenciam o resultado, o brainstorming pode ser usado com um meio de sistematizar o processo de criação de conteúdo textual e dessa forma reduzir a dependência de criatividade, ou mesmo quando ela é fundamental para dar diferenciação em relação a outros conteúdos semelhantes, estimulá-la artificialmente.
O que é brainstorming?
Costuma-se traduzir brainstorming como “tempestade cerebral”, já que é resultado da fusão das palavras brain e storm, que são cérebro e tempestade, respectivamente. O sufixo “ing”, é o gerúndio do termo e assim, teríamos “provocando uma tempestade cerebral”, como uma tradução mais significativa.
Em termos práticos, o que se pretende é estimular o cérebro a produzir ideias relacionadas a algo, usando um mecanismo que naturalmente todos nós já temos, mesmo em condições adversas. Quando nos comunicamos com outras pessoas ou simplesmente somos expostos às mais diversas fontes de informação (livro, site, música, quadro, etc), cada imagem, cada palavra, cada som, produz uma ou várias conexões de outras imagens, palavras, sons, memórias, sensações, entre outras reações.
Ao ouvir a palavra “férias”, alguém pode lembrar-se das últimas férias que teve ou do destino para o qual deseja ir na próxima. As reações, sentimentos e ideias, podem variar bastante de acordo com cada pessoa, em função das suas expectativas, desejos, necessidades e experiências.
Por essa razão, o brainstorming costuma ser um processo coletivo, onde algumas pessoas são estimuladas a pensar em tudo que lhes vêm à mente, quando são expostas a um tema, uma palavra ou mesmo uma situação. Ao ter mais de uma pessoa participando, você enriquece os resultados, porque diferentes pessoas tendem a ter uma variedade maior de reações, do que apenas uma. No entanto, é possível também realizá-la individualmente e é isso que vamos fazer.
Como usar o brainstorming para criar conteúdo?
Naturalmente todo escritor tem sua forma de se inspirar e de como conduzir o processo criativo e por isso vale destacar que essa metodologia, não necessariamente precisa ser a forma adotada por você na produção de todo o conteúdo sob sua responsabilidade, mas consiste de uma alternativa prática e eficiente, que conduz a bons resultados finais, especialmente naqueles dias em que você não sabe nem por onde começar.
Usando nosso exemplo anterior para a palavra “férias”, alguns possíveis pensamentos relacionados, poderiam ser:
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Minhas últimas férias;
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As férias perfeitas;
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O que fazer nas férias?;
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Por que eu preciso de férias?;
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Onde ir com pouco dinheiro nas férias?;
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Férias no Caribe
Logo que você é apresentado ao tema, algumas ideias vêm mais rapidamente que outras, mas geralmente as primeiras surgem quase que se atropelando, exatamente como uma tempestade acontece. Por isso, a primeira providência é anotar tudo.
Com a lista feita, o próximo passo é examiná-la e rapidamente repetir o processo com cada uma das ideias, tentando identificar qual pode trazer mais e melhores desdobramentos, ou seja, um novo conjunto de palavras ou ideias. Suponhamos que a opção escolhida seja: “Férias no Caribe” e uma possível e nova lista decorrente da sua escolha, seja:
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Martinica;
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Vôo;
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Praias;
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A chegada à ilha;
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O lugar;
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Preparativos;
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As praias;
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O Hotel;
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A comida;
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O povo;
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Os costumes;
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As surpresas;
Se de fato você passou alguns dias em Martinica nas últimas férias, essa é uma lista provável de coisas que você lembrou e que de alguma forma foram importantes. Além de uma simples lista, essa é uma relação das palavras-chaves e que representam as principais ideias a serem trabalhadas no nosso texto.
Mais do que uma simples palavra, uma palavra-chave representa uma ideia ou até mesmo um conceito central em torno do qual pode-se desenvolver um assunto. Sua importância e relevância é que a atribuem o papel-chave no roteiro.
As palavras-chaves, também são fundamentais em termos de SEO, pois representam as palavras que provavelmente são as mais pesquisadas relacionadas ao tema ou ideia central do texto a ser produzido.
Na próxima etapa, sua função é ordenar as palavras-chaves, que no caso das férias, uma boa alternativa, é adotar a cronologia como critério, mas que poderia ser também pela relação, vínculo ou similaridade que existe entre cada uma.
Partindo de uma nova suposição, em que a cronologia dos acontecimentos fosse a opção escolhida, o roteiro das suas férias poderia começar com a escolha de viajar para Martinica, prosseguir contando como foram os preparativos, como foi o vôo e a chegada à ilha, quais foram as primeiras impressões do lugar e das pessoas, cujo contato aconteceu desde o desembarque e durante o trajeto para o hotel e assim sucessivamente.
Observe que nesta etapa, a ordem das palavras-chaves (destacadas em negrito), mudou em relação à lista originalmente feita, por conta da cronologia dos fatos e que foi construída a partir das suas memórias de como as coisas aconteceram e do que você achou relevante relatar.
Uma parte importante do nosso trabalho já está feito. Agora resta construir a narrativa, com base em uma nova rodada de brainstorming, usando cada palavra-chave. Por exemplo, o hotel, é uma palavra-chave que rende pelo menos um parágrafo usando outras palavras que surgiram em decorrência dela e você poderia contar sobre como foi a chegada ao hotel e que você ficou impressionado com a cordialidade e simpatia das pessoas, a arquitetura do local, o quarto em que ficou hospedado e da bela vista da sacada, onde se via uma das belas praias da ilha.
E por falar em praias - já prosseguindo em um possível segundo parágrafo - você relata a cor do mar e a temperatura da água e de como foi a sensação de pisar na areia pela primeira vez, entre outras experiências que viveu, como aquele inédito e delicioso cocktail saboreado à beira-mar.
Ou seja, nesta etapa você já tem praticamente o texto pronto, pelo menos mentalmente. Resta agora desenvolver a escrita, escolhendo verbos e adjetivos que dão significado mais amplo e descritivo às palavras-chaves, bem como palavras e estruturas que vão ajudar a dar expressão, sentido e conexão entre as ideias, constituindo o seu texto logicamente.
Mas é fundamental destacar que a palavra-chave mais importante do nosso texto, ficou ausente da nossa primeira lista e que foi a que deu origem a ela e que são as férias. Assim, à medida em que você vai desenvolvendo o texto, em alguns pontos a palavra-chave férias deve constar, já que ela é importante no trabalho de SEO On Page e que é o vai garantir mais tarde que as pessoas cheguem ao seu texto.
Com o texto elaborado, a próxima etapa é a revisão. Na primeira, você fará a leitura, corrigindo possíveis erros gramaticais e ortográficos, incluindo informações relevantes que podem ter faltado e removendo algumas eventualmente desnecessárias e melhorando outras que não estejam adequadas.
Finalmente vem uma segunda revisão, em que se lê tudo como o visitante do seu site ou blog fará e em que se observa o “produto” final e acabado e se avalia se o texto completo tem coesão e atende o que esperava dele.
Note que se inicialmente você não sabia nem como escrever a primeira linha, com o brainstorming você usou uma técnica e um método para estimular seu cérebro a produzir boa parte do conteúdo de que precisava. O domínio da técnica, que vem com a prática e repetição, vai lhe garantir produzir bom conteúdo mesmo naqueles dias em que seu cérebro insiste em não querer trabalhar!
Conclusão
O brainstorming é uma técnica que pode ser utilizada em muitas situações em que o processo criativo é importante, como por exemplo, a criação de textos que farão parte de um site ou um blog. Através de um método bem definido e com alguma prática, é possível elaborar conteúdo relevante e de interesse.