Criando conteúdo personalizado para seu blog. Guia completo e 12 dicas de ouro!
Alimentar um blog, já foi mais fácil!
No passado, se você tinha um blog, tudo que precisava fazer, era escrever sobre um assunto que conhecesse bem, eventualmente ilustrá-lo com algumas imagens, fotos e ocasionalmente um vídeo e o trabalho estava feito.
Mas não é de agora que as coisas mudaram! Se você não quer que seu blog seja apenas um site que acumula conteúdo sem que ninguém o veja, suas preocupações agora são outras.
Mas não se desespere!
O trabalho de fato aumentou, mas não é algo impossível de ser feito e em compensação, o retorno obtido pode ser bastante recompensador.
Criar conteúdo personalizado para o blog e que atrai e engaja as pessoas, exige alguns cuidados e é isso que vamos abordar aqui.
O que mudou no conteúdo dos blogs?
Muitas coisas mudaram e até mesmo as pessoas são diferentes.
Na verdade as pessoas ainda são as mesmas, mas as opções que a Internet coloca a sua disposição, são muitas e assim elas podem e devem ser mais seletivas quando consomem conteúdo.
Se há menos de 2 décadas havia um punhado de boas opções de blogs sobre um assunto específico, hoje uma pesquisa no Google pode retornar literalmente milhares de resultados.
Sendo assim, se você não fizer um trabalho com o objetivo de determinar quem você quer atingir, seu blog corre o risco de ser apenas mais um. Tente pesquisar no Google, “blog sobre carros”. Você encontrará mais de 160 milhões de resultados!
Portanto, você ainda pode continuar mantendo o seu blog como fazia há pouco mais de uma década e mesmo que tenha conquistado um público fiel e seu conteúdo seja incrível, seu crescimento e mesmo a sua manutenção nos mesmos patamares de 10 anos atrás, estarão ameaçados.
Por que? Pois o conteúdo tem que atender aos outros e não apenas ao seu prazer sobre o tema central do blog...
Como criar bom conteúdo para o blog?
Esta é naturalmente a pergunta que está se fazendo se chegou até aqui. Pois então vamos falar sobre isso.
Em linhas gerais, no passado você produzia algo e buscava os meios de encontrar a quem aquilo que havia feito, interessaria.
Hoje, você imagina a quem você quer atingir e cria o produto que esta pessoa precisa e busca. Muito resumidamente, este perfil de pessoa, é o que o Marketing Digital chama de persona.
Cuidado, pois persona e público-alvo não são a mesma coisa!
Se o seu negócio e suas aspirações encaixam-se perfeitamente bem no modelo que era praticado no passado, muito bem, você pode continuar a usá-lo e algumas pessoas ainda vão chegar até seu blog.
Mas hoje o caminho é inverso. Você tem que mirar em um grupo de pessoas bem definidas quanto a quem são e o que buscam – a persona – ou até mesmo em mais de um e começar a responder perguntas que têm como objetivo encontrar onde estas pessoas estão, o que pensam e querem.
Para que fique mais claro, vamos usar um exemplo.
Supondo que seu blog trate de carros, você normalmente tem dois grupos quase antagônicos, que são os amantes de carros antigos e os que gostam de tecnologia automotiva.
Você não encontra as pessoas de cada um destes grupos nos mesmos lugares, nem fazendo as mesmas coisas, nem possivelmente consumindo as mesmas coisas. Um é saudosista e o outro, quer sempre o novo.
Os assuntos não são excludentes, mas em geral quem está no primeiro grupo, não é atraído pelo segundo e vice-versa. Mas o que deve estar claro na sua mente, que a abordagem muda em cada caso. E principalmente o conteúdo e como apresentá-lo, também. Percebeu?
Conhecer a persona – ou as personas – para quem o conteúdo seja considerado bom, é crucial. Afinal, você não vai criar algo e esperar que as pessoas achem bom. Vai criar o que sabe que as pessoas acham bom.
Como criar conteúdos compartilháveis?
Parte do sucesso vem do compartilhamento.
Tanto porque ao compartilharem o que você fez, esse conteúdo chega a quem ainda não conhece o blog, nas redes sociais, como porque indica que a pessoa que está compartilhando, gostou, viu utilidade, conectou-se, empolgou-se, com o conteúdo.
Para criar conteúdos compartilháveis, é preciso basear-se em alguns aspectos:
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Conteúdo compartilhável, geralmente é de fácil consumo. É rápido, é sucinto, objetivo. Podem ser textos curtos, mas geralmente faz uso de outros formatos, como imagens, vídeos, infográficos, gifs;
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Pense no quão envolvente e positiva é a mensagem e o tema relacionado. Sabidamente os que despertam emoções positivas e criam conexões emocionais com a audiência, têm maiores chances de compartilhamento;
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Boas respostas às dúvidas mais comuns e questões de utilidade pública, também são frequentes candidatos a serem compartilhados;
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Fatos, dados, pesquisas que reforçam crenças dos visitantes e dos aficionados por um tema, são outro fator motivador de compartilhamento;
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Frases, ideias e conceitos que dão sentido e explicação as coisas, também são frequentemente divulgados.
Como criar conteúdo original para o blog?
Original é tudo que é inédito, que foi criado de forma única, que foi inventado e que não tem igual.
Ao criar conteúdos originais, você dá um passo importante para vencer a concorrência, pois estará fornecendo conteúdo que eles não têm.
Quantas pesquisas você já fez e ao buscar algo a mais sobre um assunto, tudo o que encontrou foram repetições com pequenas variações? Mas quando encontrou em um blog ou outros tipos de site qualquer, um conteúdo diferenciado, mais abrangente, mais claro e com informações inéditas, não foi o mais valorizado?
Portanto, não ser apenas mais um, não é uma questão de apenas ser diferente. A diferenciação com base na originalidade, na autenticidade do conteúdo, pode render um importante contingente de leitores fiéis ao blog.
Para tanto, baseie-se nos seguintes recursos:
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Dedique um tempo para avaliar abordagens e enfoques diferenciados na elaboração dos textos. Essa é uma maneira de ser original;
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Avalie a eventual carência ou lacunas de conteúdos tanto no seu blog, como nos concorrentes que tratam do mesmo tema central. Escrever sobre temas pouco abordados, é um meio de ser original e conquistar leitores que não vão encontrar determinados assuntos em qualquer outro blog;
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Use o storytelling. É uma técnica que pode ser usada para vender, mas também para produção de conteúdos. Contar estórias, é uma maneira de envolver e transmitir um conteúdo de forma criativa e original;
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Busque dados, fatos, curiosidades sobre o tema. Isso envolve muita pesquisa para encontrar o que pouca gente ou ninguém sabe e se sabe, não divulgam. Exclusividade de conteúdo, é uma forma de conferir originalidade a ele;
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Quebre os paradigmas. Vença eventuais resistências pessoais. Nada é unânime para todo mundo. Se seus concorrentes só falam das vantagens de algo, que tal falar das desvantagens? Busque novas formas de apresentar os conteúdos.
Por onde começar a criação de conteúdo para o blog?
Sabendo qual é a “cara” da pessoa padrão a quem você quer atingir ou no mínimo as principais características de um grupo delas, você tem informação valiosa para começar a criar conteúdo, bem como pode refinar os meios onde encontrar sua audiência.
Quer um exemplo? Imaginemos que seu negócio seja alimentação e uma das características da persona definida, seja atleta. Neste caso, o conteúdo que você vai criar, deve privilegiar os dados nutricionais dos produtos.
Se por outro lado, são donas de casa, possivelmente um conteúdo focado em armazenamento dos alimentos, duração deles e receitas, é certamente mais atraente.
Assim, o enfoque que é dado ao assunto, depende de aspectos particulares da persona. Ainda tendo como base os dois grupos acima, pense onde você encontra o consumidor típico de cada grupo. Certamente não frequentam os mesmos lugares, não consomem os mesmos produtos, nem comportam-se igual, exceto quando a dona de casa também for atleta.
Mas se suas “preocupações” fossem apenas estas, o trabalho seria fácil.
Não que não seja, mas se você quer melhores resultados, você precisa ir além e é recomendável preocupar-se também com a forma como apresenta seu conteúdo.
Vamos supor que seu blog seja sobre literatura, onde a palavra escrita tem mais peso e assim o formato tradicional presta-se muito bem. Mas e se o assunto for pintura? Neste caso uma galeria de imagens certamente é mais indicado. Já se o negócio é música, podcasts é a alternativa mais indicada.
Logo, deve também ter ficado claro que além do conteúdo propriamente dito, a apresentação dele é fundamental e por essa razão, estude que tipos de conteúdo você deve disponibilizar.
Assim, os blogs nasceram como sites verticais, com conteúdo sequencial e predominantemente formados por textos.
No entanto, hoje evoluíram a tal ponto que pode-se incorporar uma série de recursos para tornar o consumo do conteúdo algo mais prazeroso e fornecer uma experiência mais rica e aqueles textos corridos sem fim, viraram apenas recordações.
Melhorando o blog ou apenas mudando constantemente?
Se você olha para o passado, o único ponto em comum entre aqueles blogs e os de hoje, são o propósito, ou seja, reunir informação a respeito de algo.
Todo o resto mudou. Até mesmo a linguagem e os meios de registrar a informação, são outros.
Você já se perguntou por que?
De certa forma, é um dilema de origem, ou seja, as novas tecnologias favoreceram o surgimento de novas demandas por parte das pessoas, ou estas demandas estimularam o desenvolvimento de novas tecnologias para atendê-las
Seja qual for a resposta, o fato é que a única certeza para o amanhã, é a mudança.
Para não ficar para trás e mantê-lo vivo no negócio, você precisa estar atento às tendências e às manifestações que sua persona lhe dá por novos conteúdos ou novas maneiras de apresentá-lo, ou ambos.
Como você fica sabendo disso? Medindo e colhendo feedback. Os likes, compartilhamentos, comentários nos posts, as visualizações, as estatísticas do Google Analytics, entre outras informações, ajudam-no a interpretar como está o consumo do conteúdo que você preparou.
No fim, se tudo der certo, o seu conteúdo será de fato personalizado, se aquela persona que você identificou lá no começo do trabalho, voltar amanhã ávida por mais conteúdo.
Esta certeza será ainda maior, se além do leitor de ontem, também vier o de amanhã.
12 dicas para criar conteúdo para o blog
Até aqui já vimos princípios valiosos que se seguidos à risca, conseguem levar a um outro patamar a produção de conteúdo.
Mas ainda há outras dicas que se bem trabalhadas conjuntamente, vão tornar o seu blog um sério candidato a figurar vários posts na primeira página do Google.
1. Faça planejamento
Siga o exemplo dos grandes.
“Blogueiros profissionais”, ou seja, aqueles que transformaram a administração de um blog o seu trabalho, fazem planejamento de conteúdo.
Entre muitas coisas, o planejamento ajuda a produzir conteúdo original, escasso, planejar abordagens e enfoques, aplicação de SEO e refinar o trabalho de Marketing de Conteúdo.
2. Atenção aos títulos
Bons títulos, títulos atrativos e bem utilizados, são o pontapé inicial para trazer visitantes.
Os títulos do conteúdo são um dos elementos-chave do trabalho de SEO e, portanto, contribuem decisivamente para um bom posicionamento nos resultados das buscas orgânicas.
Uma vez que você tenha conseguido trazer o visitante, o título que ele encontrará abrindo o post, também pode ser um estímulo – ou não – a ele prosseguir a leitura.
3. Variação no tamanho do conteúdo
Alternar entre profundidade e superficialidade no tratamento aos conteúdos, é importante. Primeiro porque mesmo os leitores compulsivos, às vezes não têm tempo, ou disposição, ou apenas queriam uma informação objetiva e resumida de algo.
Trabalhar o tamanho do conteúdo, é um fator importante. Evite esgotar um assunto. Quando for o caso de assuntos com muitos desdobramentos, quebre-o em diferentes posts menores. Use o recurso de abordagens e enfoques distintos e os respectivos títulos que explicam do que você trata em cada um.
4. Mostre o lado humano do blog
Uma das razões do sucesso dos blogs, é que eles nasceram de pessoas para outras pessoas.
A humanidade, a personalidade, a emoção, por trás da linguagem e do conteúdo, aproxima o leitor.
Sentir que há outra pessoa nas entrelinhas do que é escrito, é um fator que cativa, que cria identificação e empatia.
5. Marketing de Relacionamento
Blogs bem sucedidos, têm fãs. Têm seguidores fiéis.
Você não precisa ser um expert em Marketing de Relacionamento. Nem tampouco criar complexas e às vezes caras estratégias para relacionar-se com seus visitantes.
Comece mostrando o lado humano citado na dica anterior. Continue respondendo aos comentários, mesmo que sejam apenas um agradecimento pelo post. Crie publicações baseadas nas dúvidas, perguntas e comentários feitos. A interação com os visitantes, é uma forma de relacionamento e é valiosa para a construção de conteúdo orientado aos visitantes.
6. Use a linguagem do público
A linguagem é um elemento fundamental para o sucesso.
Conhecer a persona para quem o blog é feito, é essencial.
Ao utilizar uma linguagem acessível e compreensível ao leitor, aumentam as chances de conexão, de identificação, de utilidade.
Cuidado também com o emprego de terminologias que eventualmente existam na área, sempre lembrando que nem todo mundo é especialista nos assuntos. Todo mundo já foi leigo algum dia.
7. Traga dados / informações novas
Esse aspecto está intimamente relacionado com a originalidade.
Evite dizer o que todos já dizem, exceto quando é essencial, como explicações a respeito de algo.
Dados e informações novas, atualizadas e, sobretudo, comprovadas e comprováveis, são a base da credibilidade. Não averiguar e certificar-se da veracidade do conteúdo, pode acarretar um erro grave e que depõe contra o blog, que é a divulgação de fake news.
8. Tendências, notícia e destaques
Manter um blog requer estar antenado a tudo que acontece e tem relação com o tema central.
Observar tendências em termos de conteúdos possíveis, formas de apresentá-lo, notícias associadas e dar destaque ao está em evidência, é primordial para não perder espaço em relação aos concorrentes.
9. Google Discover e no Google Trends
Na mesma linha da dica anterior e que são boas fontes para inspiração e produção de conteúdo para o blog, há o Google Discover e o Google Trends.
O primeiro, além de ser uma alternativa caso o seu blog produza conteúdo relevante, também mostra conteúdos relacionados, uma vez que todo produtor de conteúdo pesquisa muito assuntos afins.
Já o Google Trends, mostra as tendências e alternativas de assuntos relacionados com base nas pesquisas feitas em um dado período.
10. Atualize o conteúdo
Há conteúdos que ficam datados, desatualizados e ainda há o problema dos links externos, que eventualmente apresentam problemas pelo destino já não existir ou outro problema semelhante.
O problema de conteúdo desatualizado, é especialmente maior com o leitor que não é assíduo ou que não conhece o blog, que pode criar uma imagem negativa devido a informações ou dados que não condizem com a realidade.
Na contramão disso, conteúdo atual, dados recentes, links funcionando, contribuem positivamente e ajudam a construir uma boa reputação digital.
11. Assuma posições
Especialmente no caso de blogs pessoais, não tenha receio de tomar uma posição. Não fique em cima do muro.
Invariavelmente os blogueiros mais conhecidos, acabam também sendo influenciadores digitais.
O seu público deseja e espera que o autor do conteúdo dê sua opinião, manifeste suas ideias, convicções e sentimentos sobre os temas tratados. Esse comportamento, também favorece a 4ª e 5ª dicas.
12. Valorize o mais popular
Retrabalhe e otimize os conteúdos mais populares, melhorando-os, ampliando-os, incluindo novas e mais completas informações.
Se um post, artigo, publicação trouxe muitos visitantes, compartilhamentos, curtidas, comentários, aproveite o seu sucesso. Esses são os principais candidatos a atualização e podem trazer tanto novos visitantes, quanto os antigos que retornam por conta de informações novas e atualizadas.
Conclusão
Criar conteúdo personalizado, é mais do que simplesmente escrever, escrever e escrever. Requer conhecer muito bem o seu leitor, suas necessidades, desejos e expectativas, os quais são a bússola que vai orientar a produção de conteúdo atraente.