Como aparecer na primeira página do Google?
É quase unânime entre aqueles que colocam um site na Internet, a pergunta: “o que eu faço para aparecer na primeira página do Google?”.
Essa tão cobiçada posição – a primeira página do Google – é disputada de forma acirrada por quase todo mundo que tem um site. Os que não o fazem e nem ao menos tentam, na maior parte dos casos, é porque não sabem o que é preciso.
O principal objetivo desse artigo, é justamente dar condições de quem acha que pode, disputar um lugar ao sol na Internet.
Não é fácil, mas é possível. E se você está aqui, é poque quer saber como, portanto, vamos ao que interessa.
Por que aparecer na primeira página do Google é importante?
A primeira página do Google representa o objeto de desejo de quem tem um site na Internet.
Não é sem razão. Mesmo quem não sabe quase nada a respeito, já ouviu dizer o quanto estar bem posicionado, preferencialmente nas primeiras posições ou pelo menos na primeira página do gigante das buscas, pode trazer de retorno ao negócio.
Para quem não sabe, em muitos casos o internauta limita-se aos primeiros resultados das SERPs (Search Engine Results Page) do Google ou página de resultados do motor de busca do Google.
Eventualmente, dependendo da pesquisa feita e do que se quer com ela, o internauta vai até a segunda página e com menor frequência, até a terceira.
Ir além, não é o comum e os percentuais desses verdadeiros "exploradores", são bem próximos de zero.
A tendência de avançar nas páginas, mesmo com milhões de resultados disponíveis, é cada vez menor, devido aos constantes aprimoramentos feitos nos algoritmos do Google para exibir os resultados, usando Inteligência Artificial e Machine Learning.
O Google BERT é um passo importante nesse processo de entregar cada vez resultados melhores e uma compreensão do que os usuários querem saber e deve restringir ainda mais a exploração de resultados nas páginas seguintes, tornando ainda mais importante estar bem posicionado.
Soma-se a isso tudo, o fato de que dependendo da pesquisa feita, a composição da SERP pode variar bastante.
No passado, tínhamos 10 resultados por página. Hoje, pode-se ter uma boa quantidade de anúncios, links patrocinados, vídeos, imagens, Google Meu Negócio, Maps, reduzindo o número de sites que lá estão como resultado orgânico, ou seja, um site posicionado em função do seu conteúdo e da relevância que ele tem em relação à pesquisa feita.
Se antes você – e todo mundo – tinha 10 chances em meio a alguns milhões de ali estar, hoje podem ser 8, ou quem sabe 7 chances, ou nem isso dependendo do caso! Resumindo, está mais difícil aparecer em uma posição de destaque!
As dificuldades para aparecer na primeira página do Google
Reiteramos que é possível chegar lá, mas não é fácil!
Não adianta de nada dizer que é um caminho de flores e sucessos. Não é!
Aqui, como em muita coisa na vida, exige trabalho, dedicação e paciência, aplicados continuamente.
Por isso, vamos a alguns aspectos que deve se ter em mente na busca do nosso objetivo:
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Por mais profissionalismo, métodos conhecidos e bem aplicados e até investimento, não se chega às primeiras posições das SERPs, do dia para a noite. É preciso tempo;
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Quando se chega, não há garantia de se permanecer lá. Isso porque os concorrentes também estão trabalhando, aperfeiçoando-se e investindo em busca do mesmo;
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O dinamismo do que os usuários buscam. As necessidades, os desejos e as expectativas, quanto ao que o internauta busca e como ele busca, varia com o tempo. Inclusive o Google Bert deverá propiciar que um usuário mude a forma como ele realiza as pesquisas e consequentemente, mudando os resultados apresentados;
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Mudanças constantes nos algoritmos com o objetivo de entender melhor o que esses mesmos usuários querem, alteram a relevância de cada aspecto e seu peso no conjunto de fatores que determinam a importância de como um conteúdo é apresentado;
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A quantidade e variedade de informação e conhecimento, cresce sem parar. Em outras palavras, a cada dia você tem mais conteúdo concorrendo com o seu por um lugar de maior destaque;
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As tendências e o momento mudam o que é buscado. Fatos, acontecimentos e mudanças diversas no ambiente (política, economia, tecnologia, etc) geram novos interesses, necessidades e desejos, afetando consequentemente o que é buscado.
Ou seja, há um conjunto de fatores – alguns previsíveis e outros não – que influenciam constantemente as buscas feitas e os resultados, fazendo com que o responsável pelo SEO do site esteja constantemente avaliando o cenário e fazendo os ajustes para obter os melhores resultados.
10 dicas para posicionar um site na primeira página do Google
Se não ficou explícito até agora, chegou o momento de que fique. O que você vai ver a partir de agora, não é a garantia absoluta de conseguir o objetivo de figurar nas primeiras posições ou na primeira página das SERPs do Google ou de outros buscadores.
No entanto, quanto mais dessas práticas forem adotadas, maiores as chances de melhorar o posicionamento com o passar do tempo.
1. Marketing de Conteúdo
Nada do que você vai ver a seguir, funciona como uma ilha, o que significa dizer que nada produz resultado isoladamente. Todos os aspectos em alguma medida se relacionam em maior ou menor grau. Mas se há um aspecto que entre todos, tem um peso muito grande, é o conteúdo.
Aplicar conceitos de Marketing de Conteúdo sobre um conteúdo amplo, dinâmico, bem elaborado e diversificado – tanto quanto possível – é das práticas que traz mais resultados.
O negócio do Google, é vender conteúdo de qualidade. Se você tem o que as pessoas buscam, faz um bom trabalho de SEO, Marketing de Conteúdo e está atento às tendências, suas chances melhoram drasticamente, porque as pessoas virão, ficarão e voltarão e com isso o Google começa a entender que seu conteúdo agrada, atende os visitantes.
2. Conteúdo
Não há como falar em Marketing de Conteúdo e não falar conteúdo propriamente dito.
De nada adianta uma ampla e diversificada estratégia de Marketing de Conteúdo, se o conteúdo é pobre ou não atende às necessidades, desejos e expectativas da audiência que você mira.
É importante criar tanto conteúdo quanto é possível. Mais que isso, ele deve ser abrangente, de qualidade, dinâmico e atualizado, correto quanto aos dados que informa.
Use de técnicas para produzi-lo, como copywriting e brainstorming. Cuide da linguagem e cerque-se de cuidados a fim de produzir conteúdos originais.
Diversifique com o objetivo de ampliar as chances de ser encontrado, usando imagens, vídeos ou outros tipos de conteúdo que podem atrair sua audiência.
3. Marketing Digital
Assim como sempre foi, desde que as empresas começaram a utilizar o Marketing tradicional, o Marketing Digital é um um instrumento de conhecimento dos consumidores e direcionamento de ações para alcançar esses clientes em potencial.
Recorrer ao arsenal de ferramentas do Marketing Digital, como por exemplo, e-mail Marketing ou links patrocinados, para citar apenas dois, aumenta a visibilidade da empresa, da marca, dos produtos ou serviços. É parte do processo de caminhar ao Top Of Mind e um dos princípios mais antigos, mas tão válido e conhecido – quem não é visto, não é lembrado.
Sites que conseguem atrair um grande contingente de visitantes, por outros meios que não o simples clique em um resultado orgânico e mais do que isso, reter os visitantes, trazê-los de volta, também ganham pontos importantes na busca por um melhor posicionamento.
4. Links Patrocinados
Os links patrocinados estão para o Marketing Digital, assim como a publicidade convencional está para o Marketing tradicional, guardadas as devidas proporções.
Por essa razão, considerar investir em links patrocinados, pode dar um impulso importante no conhecimento que os seus potenciais clientes têm da sua marca, dos seus produtos e serviços.
5. Redes Sociais
As redes sociais representam um tipo de site com grande audiência, penetração em todos os segmentos e grande poder de disseminação de informação.
Esteja presente nas principais e, sobretudo, naquelas em que o seu público-alvo mais utiliza.
Use-as como porta de entrada para seu site, seu blog ou mesmo seu e-commerce.
6. Marketing tradicional
Não é porque a transformação digital mudou muito do comportamento dos consumidores e a Internet ofereceu novos cenários, despertou novas possibilidades, que o Marketing como o conhecemos há muitas décadas, perdeu importância.
Na verdade, ele ainda é muito importante e há quem diga que só tornou-se um guarda-chuvas maior, sob o qual repousam suas muitas vertentes.
Um exemplo que já bastaria, é o das grandes marcas. Aquelas que praticamente são sinônimos dos produtos que representam. Como negar a influência que lembrar de uma marca como Sony ou Apple tem na hora de ir aos seus respectivos sites? Quase ninguém precisa ir ao Google para saber chegar aos seus sites.
A isso conhece-se como branding, ou o trabalho de criar uma imagem, um conceito de uma marca.
E mesmo a integração das ações de Marketing tradicional, com o Digital, é bastante indicado. Por que não colocar um QR Code que leva a uma página de um lançamento no material impresso da empresa?
7. SEO
Impossível pensar em posicionar bem nas SERPs e não pensar imediatamente em SEO On Page e SEO Off Page.
É um trabalho intimamente relacionado com a produção do mesmo conteúdo que será alvo das ações de Marketing de Conteúdo.
Faça um trabalho extensivo com palavras-chave e especialmente com as palavras-chave long tail ou de cauda longa, que podem lhe ajudar a posicionar melhor com conteúdos mais específicos.
8. Métricas
Tenha acesso à métricas e faça avaliações frequentes a cada implementação feita ou mudança promovida.
Aprenda a interpretar as métricas do Google Analytics, para poder usar os valiosos dados que ele é capaz de dar sobre sua audiência.
Um poderoso sistema de estatísticas interno do seu site, pode ajudar a ter uma visão e um diagnóstico mais acurado de como seus visitantes comportam-se por cada página do site e complementar o que o Analytics não cobre.
9. Outros sites
Há sites que favorecem o trabalho de Marketing de Conteúdo, como por exemplo, um blog.
Considere seriamente ter diferentes tipos de site, se você tem conteúdo relevante para alimentar cada um, já que uma presença digital ampla, também é fator que pode contribuir direta e indiretamente com o posicionamento ao longo do tempo.
10. Continuidade
Se fosse uma corrida, o trabalho que vai levá-lo às primeiras posições do Google, assemelha-se mais a uma super maratona, do que uma corrida de 100 metros rasos.
Como já mencionamos antes, não espere ver os resultado no dia seguinte a cada ação adotada. Boa parte só é percebida ao longo de semanas e até meses.
Planeje, coloque em ação, controle os resultados e faça os ajustes eventualmente necessários.
Portanto, é importante não desistir, sabendo-se onde se quer chegar.
Conclusão
Colocar um site nos primeiros resultados orgânicos da busca do Google, é um trabalho fundamental para todos aqueles que querem ter resultados na Internet. É um trabalho difícil e permanente, mas que pode render bons frutos se algumas dicas forem fielmente seguidas.