Core Update de Agosto/2024 e os conteúdos úteis pra valer!

É quase impossível encontrar alguém que tenha um site qualquer e que não tenha como principal objetivo, aparecer na primeira página do Google, mas o que muita gente ainda não entendeu, é que concretizar isso passa por compreender o que há por trás das mais importantes atualizações do Google, especialmente os chamados Core Updates.

No batepapo de hoje, discutiremos o Core Update de Agosto de 2024 e qual os seus impactos na produção de conteúdo para Web e consequentemente, no posicionamento orgânico dos respectivos sites.

O que são os Core Updates?

Core Updates, é como o Google chama as atualizações lançadas periodicamente e que alteram de modo importante o núcleo do seu algoritmo responsável por ranquear os resultados exibidos a cada busca feita.

É importante saber que o algoritmo que avalia a importância e a qualidade do conteúdo de cada página existente para uma palavra-chave, recebe atualizações muito frequentemente. O próprio Google, já confirmou que algumas vezes isso pode ocorrer mais de uma vez no mesmo dia, no entanto, são atualizações menores e de pouquíssimo impacto ou pouco perceptíveis na maioria dos casos.

Podem ser atualizações bem pequenas, pontuais e que apenas refinam algum fator de ranqueamento ou até mesmo uma correção de um bug identificado.

Já os core updates, geralmente podem conter modificações em vários aspectos da avaliação de cada conteúdo indexado e que priorizam entregar melhores resultados para cada pesquisa feita pelos internautas.

O que é o Core Update de Agosto de 2024?

O Core Update de Agosto de 2024, consiste de uma atualização que contém importantes alterações na forma que o algoritmo avalia cada página para determinadas buscas e como elas serão classificadas nas páginas de resultados, as chamadas SERPs.

Lançado em 15 de agosto, além de promover importantes modificações no núcleo do mecanismo de classificação de resultados, dando prioridade a conteúdo útil, essa atualização também aprimora e corrige questões que foram introduzidas na anterior (core update de março de 2024).

O core update de março de 2024, entre outras alterações, substituiu o sistema de conteúdo útil do Google, o qual antes era um algoritmo independente e unicamente destinado a avaliar se uma página continha o que a empresa chama de “conteúdo útil” – o que foi chamado de criação de “helpfull content” – e que veio com o update de agosto de 2022.

Com a unificação, foram instituídos alguns critérios de análise para conteúdo de páginas individualmente, bem como outros que avaliam o site inteiro, de modo que não basta que apenas algumas páginas sejam classificadas como úteis, se o site de modo geral for avaliado como de conteúdo de baixa qualidade.

Em outras palavras, uma página isolada e que individualmente recebe uma classificação muito boa em termos de conteúdo, pode ter seu resultado final comprometido, se pertencer a um site ranqueado como ruim.

Além disso, a atualização do núcleo do sistema, também se propunha a premiar conteúdos pensados e feitos para pessoas em vez daqueles feitos apenas para ter um bom desempenho nos buscadores, algo que nós já defendemos desde antes da atualização de agosto de 2022, quando publicamos o conteúdo “Para quem você cria conteúdo? Robôs ou pessoas?”.

Ou seja, sites que dão valor exagerado a SEO e esquecem dos visitantes. Se preferir, SEO não deveria ser a finalidade, mas consequência de um conteúdo bem concebido e para quem é a razão de ser.

Não fosse bastante, muita gente acreditou que o update de março/2024, era um meio de punir conteúdo criado por inteligência artificial, o que não era verdade. Não se trata disso, mas de não entregar essa tarefa às IAs de forma exclusiva, ou seja, sem nenhuma supervisão, edição e nem mesmo revisão, por meio de editores humanos.

Inclusive já havíamos discutido esse assunto, no post “por que não usar inteligência artificial no conteúdo do site?”.

No entanto, o que se viu foi que a partir da atualização anterior, muitos sites relataram queda no tráfego para buscas orgânicas, especialmente sites menores e especializados, independente da qualidade do seu conteúdo. Enquanto isso, sites grandes começaram a dominar o posicionamento, mesmo para termos para os quais não eram reconhecidamente autoridades.

Por essa razão, o Google tratou de escutar e analisar os produtores de conteúdo que foram “injustiçados” e, por isso, o core update de agosto de 2024, entre outras coisas, deve corrigir o problema reportado e reconhecido pelo próprio Google.

Segundo Danny Sullivan – porta-voz da empresa – reconheceu, os algoritmos do Google nem sempre conseguem identificar corretamente quando um conteúdo é útil ou não. Em uma publicação no X – antigo Twitter – ele escreveu que: “há sites ‘pequenos’ ou ‘independentes’, ou como queira chamar, que estão cuidadosamente produzindo bons conteúdos, mas nossos sistemas não estão reconhecendo-os como deveriam”.

No anúncio oficial, em meio às poucas informações fornecidas, destaque para o trecho que é o objetivo da atualização: “conectar as pessoas (leia-se usuários) a uma variedade de sites de alta qualidade, incluindo sites pequenos ou independentes que criam conteúdo útil e original, quando relevante para as pesquisas dos usuários”, além de salientar que visa identificar “melhorias que os sites possam ter feito”.

Como recuperar quedas de tráfego com o Core Update?

Se seu site foi um dos que sofreu perda de visitantes com as últimas atualizações no algoritmo, saiba que o próprio Google dá algumas pistas de como reverter essa condição, lembrando que esse é um processo que leva algum tempo.

Segundo eles afirmam, “pode levar meses até que os sistemas aprendam e confirmem que o site como um todo agora está produzindo conteúdo útil, confiável e voltado para as pessoas a longo prazo”.

O Google Search Console é o ponto de partida para identificar o que fazer, já que por ele é possível verificar se houve uma queda significativa no tráfego após o lançamento do update.

A partir daí, verifique os seguintes pontos:

  • Realize uma análise detalhada das páginas mais afetadas, para listar aquelas cujo conteúdo precisa de ajustes para se alinhar com as novas diretrizes (utilidade, originalidade e orientada a pessoas);

  • Pense no site como um todo e não apenas nas páginas isoladamente. Lembre-se que um site ruim afeta as boas páginas;

  • Conteúdo útil é aquele que consegue responder ao maior número de dúvidas dos seus visitantes e por isso que um ótimo conhecimento da persona e um bom e estreito relacionamento com ela, é essencial;

  • Originalidade de conteúdo, nunca foi tão importante como agora. Reveja tudo que foi feito com ajuda de IA, o que foi muito “inspirado” por terceiros, o que não tem abordagens e enfoques próprios, entre outros princípios para criação de conteúdo autêntico;

  • Se você está mais preocupado em posicionar bem do que satisfazer seu leitor, essa pode ser uma das razões, porque conforme mencionamos, você está priorizando robôs em vez de pessoas;

  • Priorize as mudanças consistentes e que façam sentido no longo prazo, ou seja, aquelas que dão ênfase a uma boa experiência nas páginas do site aos visitantes, como por exemplo, ficar atento ao INP (Interaction to Next Paint), métrica que passou a ser uma referência para esse importante fator de ranqueamento;

  • Excluir conteúdo ruim, também é parte do trabalho, lembrando que o algoritmo avalia os sites como um todo e não apenas as páginas isoladamente. Em outras palavras, muitos conteúdos ruins / páginas ruins, prejudicam indiretamente as boas;

  • Resista à tentação de usar IA para criar conteúdo, por diversas razões:

    • Pouca ou nenhuma originalidade;

    • Não orientado à persona e, portanto, pouco útil;

    • Conteúdo impessoal e desprovido de estilo;

    • Risco de informações incorretas, imprecisas e até de plágio;

    • Postura pouco ética perante seus visitantes.

  • Cuidado com o autoplágio, pois constitui um conteúdo sem valor e, portanto, sem relevância em termos de posicionamento orgânico e que não atrapalha, mas também não agrega para o todo do site;

  • Institua a manutenção de conteúdo, como uma prática permanente, começando pelos conteúdos criados usando inteligência artificial e os que estão muito desatualizados;

  • Invista em conteúdo evergreen, que é um bom exemplo de conteúdo útil.

Ao fazer tudo que listamos acima, saiba que o Google está “de olho” e, portanto, vendo que as melhorias estão sendo implementadas. Não se trata de conteúdos criados e “esquecidos”. Isso também conta!

Por fim, mas não menos importante, entenda que pequenas quedas no posicionamento orgânico (uma, duas ou até três posições), na maior parte das vezes, não é resultado da atualização no núcleo do algoritmo, mas pode ser apenas uma oscilação natural que ocorre ao longo do tempo, porque outros sites fizeram o trabalho que o seu não fez, por exemplo.

Nesses casos, é recomendável avaliar o que há nos concorrente mais bem posicionados e até mesmo aqueles piores, mas que estão muito próximos.

Isso ajuda a ver no que seu conteúdo pode melhorar e até explorar a escassez ou carência de conteúdo, que é quando um conteúdo ou parte dele, não é abordado por outros sites concorrentes. Ao trabalhar esse fator, melhora-se também a provável utilidade do conteúdo e até a originalidade.

Conclusão

O core update de agosto de 2024, vem para melhorar e corrigir problemas na valorização de conteúdos úteis, originais e que priorizam as pessoas.

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