Revisão de conteúdo para web: por que e como fazer?

Você tem uma ampla presença digital e por isso está sempre produzindo muitos conteúdos para o site, o blog, para as redes sociais? E como estão os resultados que esses conteúdos estão produzindo?

Se os resultados não acompanham as expectativas, uma das razões pode estar na revisão dos conteúdos para web.

Você faz revisão? Por que é importante fazer? Como fazer?

Ao responder tais perguntas, a ideia é que você seja capaz de corrigir erros que em algum grau comprometem os resultados que se pretende ter.

O que é revisão de conteúdo para web?

Se a sua resposta para essa pergunta, é: “garantir que não existam erros de digitação”, então você precisa continuar a leitura!

A revisão de conteúdos para a Internet, deve levar em consideração uma série de outros fatores para além dos aspectos ortográficos, que é onde os erros de digitação se enquadram.

Levando em conta que quase invariavelmente o material produzido tem um – ou muitos – propósito relacionado ao Marketing Digital, a revisão precisa garantir que o conteúdo esteja adequado aos seus fundamentos.

E se não fosse bastante, é preciso garantir que o conteúdo seja bom tanto para robôs, como para pessoas.

Se for apenas para os primeiros, você até pode posicionar razoavelmente nas buscas orgânicas, mas os visitantes podem não curtir, não comentar, pior ainda, chegar à página e rapidamente abandoná-la, porque não lhe atendeu, aumentando a taxa de rejeição.

Partindo desse entendimento do que é revisão de conteúdos, o processo pode ser quase tão trabalhoso quanto a própria produção, já que os vários papéis que o conteúdo desempenha, precisam ser verificados.

Por que é importante a revisão de conteúdos?

A revisão é importante para que seu trabalho, o investimento e o tempo dedicados, não sejam em vão.

O revisor tem a função de garantir que todo o material produzido – e que pode contemplar outros tipos de conteúdo além de texto – não seja sem propósito.

Mais do que isso, é por meio do conteúdo feito adequadamente, que:

  • A empresa consegue leads e ao continuar fazendo um bom trabalho, podem se tornar clientes;

  • Soluciona problemas dos seus clientes;

  • Constrói ou melhora a autoridade do domínio;

  • Contribui para o trabalho de gestão da marca;

  • Aprimora sua comunicação com o mercado;

  • Faz publicidade alternativa;

  • Influencia sua reputação digital.

Em outras palavras, quando o trabalho de revisão não é feito ou não cobre todos os aspectos que deveria, alguns ou todos os benefícios acima, deixam de ser obtidos.

Além disso, mesmo que se tenha experiência e se cerque de cuidados na produção de conteúdo, à medida que o volume aumenta, aumentam também as chances dos erros acontecerem.

Como fazer revisão de conteúdo para Internet?

Dependendo da quantidade, da frequência e até da forma que se cria o conteúdo, pode ser necessário que o trabalho seja feito por uma pessoa alheia à produção, se por exemplo, você tem um ghost writer que escreve para seu blog.

Logo ficará claro, porque não apenas neste caso específico, como em outros, a revisão não é feita pela mesma pessoa que cria.

O processo geralmente exige do revisor mais do que uma leitura. A cada uma, diferentes aspectos são avaliados e as devidas correções produzidas. Assim, por exemplo, em uma primeira lida, podem ser observadas a clareza e a lógica das ideias, a objetividade e o quão compreensivo é o texto. Na segunda, correções gramaticais e ortográficas. E assim por diante.

Ao final de todas as etapas, uma última leitura garante que o resultado final ficou agradável e adequado ao que se pretende.

1. A persona é atendida?

Antes de mais nada, é preciso ter muito bem definida quem é a persona e em alguns casos, o público-alvo.

Atendê-los significa esclarecer suas dúvidas, apresentar soluções para seus problemas, fornecer informações úteis, cuidar das suas necessidades, desejos e expectativas, obter sua compreensão sobre os temas apresentados.

Quanto mais desses aspectos consegue-se satisfazer, mais chances de se obter os resultados almejados e caminhar rumo à fidelização dos leitores.

2. Exatidão / correção da informação

Pode parecer desnecessário ressaltar que o conjunto de informações contidas precisam ser precisas, corretas, exatas.

No entanto, é o tipo de falha que ocorre com mais frequência do que deveria.

Partindo do pressuposto que não se trata da produção deliberada de fake news, informações imprecisas podem fazer parte do conteúdo por diferentes motivos:

  • Não foi feita a confirmação do dado por parte do redator junto a fontes confiáveis;

  • Erro de digitação;

  • Falha na edição, especialmente quando são compartilhados dados ou há a repetição parcial de alguns, como no caso de diferentes fichas técnicas de produtos, que apenas algumas características variam;

  • Falhas na etapa de pesquisa, quando o redator não é um especialista no assunto e por isso não tem condições de discernir sobre o que é exato ou não.

3. Profundidade do assunto

Esse aspecto está relacionado a outros, como por exemplo, o atendimento da persona.

Consideremos um artigo sobre PHP. Se a persona que miramos é alguém que está dando apenas seus primeiros passos em programação ou se já é um programador experiente, a profundidade do assunto variará radicalmente.

Mas depende também de outros fatores. Por exemplo, você pode querer desenvolver um trabalho de grupo de conteúdos (topic cluster) e por isso ter um conteúdo mais genérico e menos profundo sobre o PHP, fazendo o papel de post pilar e vários outros posts satélites, em que o assunto ganha mais profundidade e mais especificidade.

4. SEO e SEM

Os conceitos de SEO e SEM foram levados em consideração?

Ao produzir textos, eles precisam satisfazer o maior número possível de aspirações dos leitores, mas para termos visitantes, antes precisamos nos preocupar com os robôs da Internet e isso se faz usando técnicas de SEO.

palavras-chave principais e secundárias? Faz sentido e é relevante usar palavras long tail? O número de ocorrências é adequado? Usou-se possíveis sinônimos? O texto âncora é adequado? Os títulos e subtítulos estão de acordo com as pesquisas mais frequentes?

Portanto, há uma série de fatores relacionados que precisam ser observados e que influenciam diretamente o trabalho de otimização para mecanismos de busca e que relacionam-se com a estratégia de Marketing de Conteúdo.

5. É adequado ao estágio do funil?

Se um determinado post ou outro tipo de conteúdo é parte de uma estratégia de conversão, é preciso verificar se ele está adequado ao estágio do funil de vendas? Ou seja, funciona para leads no topo, mas o que se pretendia é conversão e, portanto, no fundo do funil, a abordagem tem que mudar.

6. Abordagem e enfoque

A forma como o assunto foi apresentado e desenvolvido, os exemplos e analogias, as explicações e metáforas, constituem a abordagem. Ela é adequada à persona e/ou público-alvo? Ou como mencionamos no aspecto anterior, é condizente com o estágio do funil? E não menos importante, é original?

O modo como o assunto é apresentado, é essencial para que as ideias estejam claras, compreensíveis e lógicas.

Também é importante o enfoque, ou o que você dá destaque ou atenção. O que é colocado em foco, refere-se ainda com profundidade e com a pauta. Logo, há pontos que se relacionam mutuamente.

7. Terminologia

O uso de termos técnicos, ou jargão da área, ou ainda terminologia, em alguns casos é necessário, como quando o perfil do visitante e/ou as buscas nos sites de busca assim exigem.

Mas deve vir acompanhada das devidas explicações e links para conteúdos correspondentes (posts satélites), quando o que se pretende é esclarecimento e/ou aprofundamento sobre o assunto.

8. Gramática e ortografia

E naturalmente que o revisor também precisa verificar a primeira coisa que vêm à mente quando se pensa a respeito – a correção gramatical e ortográfica, ou escrever sem erros de português.

Se os textos atendem à norma culta do idioma, como os tempos verbais usados, as concordâncias e a regência. Mas também se está adequado à linguagem, a qual por sua vez deve estar alinhada com o perfil dos visitantes.

Mesmo em textos em que o formalismo não é necessário e uma linguagem mais coloquial é permitida ou mesmo indicada, é possível e desejável que se faça com correção. Estilo informal não é sinônimo de permissividade no emprego das regras. Pode-se escrever de modo simples, mas de acordo com as normas.

Por fim, mas não menos importante, a já citada ortografia e que consiste na escrita correta das palavras.

Conclusão

Revisão de conteúdo para Web, é mais do que corrigir erros de digitação. Compreende uma série de ações para entregar conteúdo para pessoas e sites de busca.

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