O que são posts pilar e satélites no trabalho de SEO?

Você já parou para pensar a respeito de como você se comporta ao consumir os mais diferentes tipos de conteúdo?

Particularidades a parte, todo mundo na Internet age da mesma forma e nesse tipo de comportamento e sua utilidade para o trabalho de SEO, que se baseia a conversa de hoje – posts pilar e posts satélites (topic cluster) no trabalho de SEO.

Produzir conteúdo e aplicar as técnicas de SEO visando os melhores resultados, necessariamente passa por conhecer o conceito bastante simples, mas muito eficaz.

O que é um topic cluster ou grupo de conteúdos?

Da maneira mais simples – e simplista – possível, um topic cluster ou grupo de conteúdos, é um conjunto de conteúdos que têm relação estreita entre si.

Mas não é qualquer conjunto ou grupo de conteúdos que podem ser assim definidos.

Para podermos denominar um conjunto de conteúdos como topic cluster, eles precisam ter uma relação determinada por um tema, assunto ou tópico (topic em inglês) comum ou central e daí o seu nome, já que entre as possibilidades para cluster, temos grupo ou agrupamento ou ainda conjunto de coisas.

Mais do que isso, esse grupo deve ser apoiado, ou sustentado, ou fundamentado em um conteúdo principal – também chamado de tronco ou pilar – e que vai dar sustentação ou servir como base para os demais que se relacionam com ele.

A esse conteúdo chamamos de conteúdo ou post pilar.

Usualmente é chamado de post pilar, porque essa estratégia desenvolveu-se predominantemente com os blogs, os quais têm uma característica que favorece o conceito e que logo ficará mais claro. Mas podem ser outros tipos de conteúdos e não necessariamente apenas posts, como vídeos, por exemplo.

E o que são posts satélites?

Os posts satélites são os conteúdos que estão em torno do post pilar, tal como as luas de Saturno ou outros planetas que têm vários satélites / luas orbitando em seu redor.

Para exemplificar e facilitar a compreensão, um topic cluster típico, é o conjunto de artigos que desenvolvemos tendo como pilar ou tronco, o “Marketing de Conteúdo” e como exemplos de posts satélites, os artigos sobre “Marketing de conteúdo para o Terceiro Setor”, “Marketing de Conteúdo para sites de micro e pequenas empresas” e “O que é conteúdo evergreen e qual sua importância para o Marketing de Conteúdo?”.

O post sobre Marketing de Conteúdo, é um típico post pilar, pois é denso, extenso e aborda de modo abrangente o assunto e por essa razão, é também um conteúdo rico.

Mas por mais completo que se proponha a ser, há particularidades as quais podem ser úteis para determinados públicos e que mesmo um enorme e-book sobre, talvez não seja suficiente para abordar, como é o caso de quem mantém um site do terceiro setor e queira / precise de informações a respeito de como aplicar Marketing de Conteúdo.

E ainda que seja possível, pense na praticidade.

Imagine o quão trabalhoso é localizar apenas o que lhe interessa, em meio a um conteúdo gigantesco e diversificado. Certamente muitos simplesmente voltam para a página de resultados do site de busca – a SERP – para encontrar outro resultado mais objetivo e específico.

Esse é um contra de conteúdos ricos para determinados visitantes. Eles não querem saber tudo sobre o tema, mas somente uma ou poucas coisas a respeito.

É uma das razões de ser dos posts satélites. Dar especificidade e atender uma determinada persona e suas necessidades.

Tal como nós ao consumirmos conteúdos diferentes. Há quem queira saber tudo sobre um assunto, mas há os que querem aprofundar-se em apenas uma parte da informação e há ainda aqueles que querem pequenas porções de coisas variadas.

Criar uma estrutura assim, permite atender visitantes com diferentes intenções em relação ao tema ou tópico principal, bem como produz benefícios em termos de SEO.

Qual a importância do topic cluster para SEO?

O trabalho de SEO é essencialmente entregar aos motores de busca o que eles pretendem e que por sua vez, é entregar aos internautas o que eles buscam.

E do que falamos até agora? Justamente de produzir conteúdo para diferentes visitantes e com diferentes “apetites” para também diferentes conteúdos!

O SEO para o Google ou mesmo para o Microsoft Bing, baseia-se em fatores como autoridade, palavras-chave e palavras-chave long tail ou de cauda longa, contexto, link building interno e externo, para citar apenas os mais comuns.

Quando se trabalha adequadamente uma estratégia de post pilar e posts satélites para produzir os topic clusters, tudo isso está envolvido.

Autoridade

Em SEO autoridade é a condição pela qual seu site é considerado uma referência importante sobre o tema ou assunto em questão.

Quanto mais conteúdos originais, de boa qualidade, com tamanhos adequados, com links internos e externos, mais e menos específicos, maior tende a ser a autoridade atribuída ao domínio / site.

Trabalhar o conteúdo com base em assuntos que servem como pilares e outros que têm relação e orbitam em torno desses principais, contribui para melhorar sua autoridade.

Palavras-chave e palavras-chave long tail

Um post pilar é determinado por uma palavra-chave, a qual é também o tópico que dá nome ou determina o cluster (grupo) e que no caso do nosso exemplo, é “Marketing de Conteúdo”.

Já os posts satélites fazem uso de palavras-chave de cauda longa (long tail), como em “Marketing de conteúdo para o Terceiro Setor”.

Aqui a questão é um pouco mais complexa e/ou sutil, uma vez que podemos dizer que na verdade “Marketing de Conteúdo” é uma palavra-chave long tail de apenas Marketing, o que não é errado.

Mas o que também nos leva a concluir que um post satélite pode também ser post pilar.

Quando pensamos em uma árvore e citamos um conteúdo principal como tronco, fica mais fácil perceber o relacionamento. Do tronco de muitas espécies de árvores, saem galhos e destes outros galhos menores e assim por diante, em muitas ramificações.

Link building

O link building interno, ou seja, aquele em que você insere links para outros conteúdos dentro do seu domínio, é fundamental para tanto criar os relacionamentos entre pilar e satélites perante os sites de busca, como para os visitantes poderem navegar entre os conteúdos que eventualmente queiram consumir.

Um bom trabalho de link building interno, vai permitir que um visitante percorra todos os relacionamentos existentes entre satélites e pilares, de acordo com sua “fome” por mais conteúdo relacionado.

Mas também diante da autoridade que você conseguir construir, pode conseguir backlinks que contribuem para aumentá-la ainda mais.

Vantagens dos Topic Clusters

Conduzir uma estratégia de produção de conteúdo baseada em topic clusters ou grupos de conteúdo, além de prover e disponibilizar conteúdos mais específicos para o consumo de diferentes personas e favorecer os aspectos que já vimos no trabalho de SEO, tem outras vantagens:

Melhora o ranqueamento de palavras-chave disputadas

Há palavras-chave que são muito disputadas em todos os segmentos de atuação.

Dispor de uma variedade de posts – ou conteúdos – que se relacionam mutuamente e que são os posts satélites, cada qual com conteúdos relevantes, contendo tanto palavra-chave long tail, como também outras com bom volume de buscas, com links mútuos, produz melhores resultados do que um único conteúdo a respeito.

Isso é um importante fator para construção de autoridade.

Amplia as chances de linking building

Quanto mais conteúdo específico (posts satélites) e generalista (posts pilares), mais material você tem para sites que incluem links externos. E o melhor de tudo, de forma orgânica e especialmente a medida em que seu domínio amplia sua autoridade para determinados assuntos.

Mas também é uma estrutura de produção de conteúdo, que favorece os guest posts, que é outra via para o link building externo.

Permite expandir o conteúdo

Uma estratégia bem consolidada de topic cluster, propicia ter uma variedade mais ampla de conteúdos, com base nas relações que existem para diferentes assuntos.

Lembra da analogia do tronco da árvore? Quantos galhos ou ramificações é possível ter a partir de um único tronco?

Em vez de ter poucos posts muito extensos e que se não pretendem esgotar, ao menos cobri-lo de forma ampla, produz-se uma boa quantidade de postagens menores, mas com maior segmentação e especificidade.

Melhora o consumo, o engajamento e a conversão

Entre as muitas tendências quanto ao consumo de conteúdo, a facilidade de fazê-lo, é um fator de alta relevância.

Conteúdos satélites por essência, são mais concisos, objetivos, menores e, portanto, mais fáceis de consumir. E não há como pensar em boas taxas de conversão, se não há facilidade no consumo. Portanto, postagens satélites também tendem a contribuir com aumento da conversão, desde que observados os demais fatores de CRO (Conversion Rate Optimization) naturalmente.

Ainda como consequência disso tudo, também são mais adequados para estimular o engajamento dos visitantes. É mais provável compartilhar um grande e pesado conteúdo, ou algo mais prático, resumido e direcionado?

Torna o planejamento de conteúdo mais fácil

Entre os aspectos que devem ser considerados no planejamento de conteúdo, um ponto central é a persona para a qual um conteúdo é produzido. E vimos que os conteúdos satélites são focados em uma persona e não em um público-alvo, o qual é mais amplo e menos determinado.

Assim a determinação de quais conteúdos produzir, fica mais clara e dirigida.

Ajuda a fidelizar os visitantes

Quando se pensa em fidelizar os leitores de um blog, ou de qualquer tipo de site de conteúdo, diversidade e profundidade dos temas abordados, é um fator primordial.

Quais motivos um site dá aos seus seguidores para retornarem?

Entre muitos, porque sabem que há uma frequência de postagens, mas também porque há conteúdos originais, porque há identidade e, sobretudo, porque se quiserem podem encontrar sempre alguma nova abordagem, relação ou desdobramentos dos assuntos que mais lhe interessam.

Conclusão

Uma estrutura de post pilar e posts satélites (topic cluster) traz muitas vantagens para os visitantes, para a produção de conteúdo e o trabalho de SEO.

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