7 dicas para ampliar o link building e conseguir backlinks

Você já se perguntou o que fez a Internet ser o sucesso que é?

Muitos vão apresentar os mais variados motivos, mas entre tudo o que explica o seu sucesso, o principal fator são os links.

Sim, há uma boa lista de razões, as quais de fato contribuíram e ainda têm peso, mas nada é tão importante quantos os links que povoam sites de todos os tipos, redes sociais e seja lá o que você pensar e que existe na world wide web.

Enxergar o alcance e a importância de um link, é vital para realizar um trabalho consistente e bem fundamento de obtenção de backlinks e o quanto isso influencia o posicionamento orgânico de um site nos motores de busca.

Por que os links são importantes?

Conforme afirmamos anteriormente, a origem de tudo, é um simples e poderoso link.

Mesmo as mais simples e antigas páginas de sites na Internet já continham o principal fator que diferencia um texto em uma revista, livro ou jornal, de uma página de site – os links.

Não, não é exagerada essa afirmação!

Alguns dirão que o conjunto de tecnologias que permitiu ter imagens, cores, vídeos, áudios, formatação e todo o conjunto de recursos que uma página sempre pôde ter, foi a razão.

Outros vão incluir o computador e sua versatilidade para integrar outras funcionalidades, softwares e os sites. Há quem justifique o conteúdo dinâmico e crescente que passou a ser disponível nos sites primordiais.

Ninguém está errado e tudo isso também ajudou em alguma medida.

Mas o grande diferencial, foi ser levado a qualquer ponto da Internet, por um simples clique em um link.

Os links permitiram que em uma fração de segundo uma imagem pudesse ser vista em alta resolução, um outro site ou página listada nos antigos diretórios pudesse ser acessada, um novo texto explicando um conceito pudesse ser lido, uma imagem em tempo real de uma praia exibida por uma webcam no outro lado do mundo pudesse ser vista, sem sair do seu quarto.

Um link é isso. Uma ligação que permite acessar qualquer coisa em qualquer ponto da Internet.

Aliás, o HTML – que é uma linguagem de marcação de hipertexto – sempre foi e continua sendo a base sobre a qual as coisas funcionam em um site, seja lá qual foi a sua característica e propósito. E uma das principais – senão a principal – característica, são as hiperligações, que se dão por meio desses links que conectam e possibilitam o acesso à diferentes informações.

Uma página de um site qualquer, sem links é como qualquer imagem anterior à Internet, por mais bonita e visualmente sofisticada que seja, onde a única diferença é que será exibida em uma tela em vez do papel. Sem ao menos um link, ela se aproxima do que muitos softwares são capazes de produzir, apenas e tão somente uma imagem.

Por fim, são os links que produzem o conceito de world wide web ou rede (no sentido de teia) de abrangência mundial, a qual conecta o mundo por meio dos links ou ligações que os diferentes sites têm entre si.

Os links e os mecanismos de busca

No princípio os mecanismos de busca não eram como são hoje. Na verdade nem tinham esse nome.

Para se buscar qualquer coisa, era necessário que alguém tivesse previamente feito o cadastro e inclusão das páginas de cada site, de forma manual.

Mas seja lá qual fosse o meio para aparecer nos buscadores, eles sempre foram páginas de links para outras páginas. Ainda são, independente de como funcionem atualmente e de que tecnologias estão envolvidas.

Muita coisa mudou desde então, exceto que aparecer bem posicionado nas páginas de resultados dos motores de busca (SERP ou Search Engine Results Page) ainda é o objeto de desejo de quem tem um site.

E embora existam algumas poucas opções, isso significa estar bem posicionado no Google.

Parte desse processo – estar bem posicionado – passa por ter backlinks para seu site.

O que é um backlink?

Um backlink é um link ou uma ligação de outro site para o seu site. Também algumas vezes chamado de link de retorno, ou inbound link, quando ele traz de outro site um visitante que clicou no texto âncora associado ao hiperlink presente nesse site externo. É tudo a mesma coisa.

Por outro lado, do ponto de vista de quem insere o hiperlink – ou hiperligação – em seu próprio site para um site externo, ele é chamado de outbound link, já que ele envia tráfego – visitantes que clicam no link – para um site externo ou que não é o seu.

O que é link building?

Traduzido de forma literal, o termo link building significa construção de links e que nada mais é do que criar um conjunto de links que permite que cada conteúdo presente no site possa ser acessado por eles. Em termos práticos ele pode ser de dois tipos: link building interno e link building externo.

O link building interno, é a criação e administração dos links associados aos conteúdos do site e que fazem a ligação com outros conteúdos do mesmo site ou domínio ou ainda mesmos subdomínios do mesmo domínio.

Já o externo, envolve o trabalho de conseguir links que trazem visitantes por meio de links presentes em sites externos ao seu.

Muitos costumam assumir que a simples utilização de link building, sem especificar como interno ou externo, signifique a segunda possibilidade, o que pode levar a conclusões equivocadas, especialmente para aqueles que não são da área e/ou não têm um bom envolvimento com o assunto, ou ainda quando o contexto em que está presente o termo, não seja suficientemente esclarecedor.

Para efeitos de nossa abordagem, estamos tratando de backlinks ou inbound links, ou seja, o trabalho de conseguir links que apontem para as páginas do nosso site e, portanto, link building externo.

Assim, com o objetivo de facilitar, daqui em diante sempre que nos referirmos a link building, estaremos fazendo em termos do processo externo.

Uma vez dito tudo isso, link building é o conjunto de ações de SEO objetivando conseguir backlinks para meu site e dessa forma contribuam para um bom ranqueamento como consequência do aumento da autoridade que esses inbound links são capazes de conferir.

Quanto mais inbound links uma página tem de sites com boa autoridade, confiáveis e relevantes, maior autoridade, confiança e relevância, essa página tem transferida para ela, refletindo-se em pontos que contribuem para melhor ranqueamento.

Por que backlinks são importantes?

Quando se tem em mente como funciona os mecanismos que determinam o ranqueamento de um site e em especial os fatores de ranqueamento do Google, embora não se possa ter certeza, a prática comprova que backlinks tem um peso importante.

Sabe-se que o gigante de Mountain View, considera em seu algoritmo que links em páginas de qualidade e de diferentes domínios transferem parte da sua autoridade para as páginas que recebem essas ligações.

Ter backlinks é portanto, ter parte da autoridade que cada página em que esses links existem.

Soma-se a isso, a confiabilidade dos sites (TrustRank) nos quais os links estão presentes, as palavras-chaves associadas (textos âncora) e até mesmo a posição dos backlinks na página de origem.

Bem, uma vez que já deve estar suficientemente claro porque um bom trabalho de SEO precisa contemplar backlinks ou inbound links, você deve estar se perguntando, como viabilizar isso, certo?

7 dicas para conseguir backlinks ou inbound links

É importante ressaltar que dada a quase obsessão que existe sobre o assunto, há alguns métodos que você encontra em uma simples pesquisa no próprio Google, mas que são chamados de SEO black hat e que além de não ajudar, comprometem o posicionamento nas SERPs.

As dicas que apresentamos a seguir, envolvem um trabalho que visa a busca orgânica e que por isso os resultados vêm ao longo do tempo, mas de modo consistente.

1. Produza conteúdo de qualidade e amplo

Nada ou boa parte do que vem a seguir importa ou dá um retorno efetivo, se não houver conteúdo que justifique, bem como ações de Marketing de Conteúdo.

Especialmente quem ainda está dando os primeiros passos nesse sentido, pode não compreender a relação entre conteúdo e demais ações.

Criar um conteúdo que seja relevante, que produza interesse e engajamento, leva tempo mas sem isso, mesmo trazendo muitos visitantes ao seu site ou blog, se eles não encontram motivo para ficar, para consumir outros conteúdos, para comentarem, compartilharem, curtirem, todo o trabalho terá sido em vão.

No final, só que você terá são altas taxas de rejeição e baixas taxas de conversão.

Conteúdo também importa pelas seguintes razões:

  • Com o tempo favorece melhor posicionamento orgânico, o que ajuda a ser encontrado pelos administradores de outros sites que eventualmente podem incluir links para conteúdos que eventualmente você tenha, no processo de produção de seus próprios conteúdos;

  • Outra consequência imediata do tópico acima, que com maior autoridade e sendo referência na sua área de atuação, aumentam as possibilidades de ser mencionado como fonte confiável de informação a respeito;

  • É mais fácil o trabalho de relacionamento para busca de parcerias visando o item a seguir – guest posting – afinal torna-se mais interessante e as chances de retorno são melhores para um site fundamentado em bom conteúdo;

  • Conteúdo amplo, frequente e bem trabalhado, também facilita a promoção do quarto item – assessoria de imprensa;

  • Conteúdo ou material rico, que geralmente são apresentados sob diversos formatos (e-books, cursos, webinars, etc), que têm como objetivo gerar leads e informar a audiência do site, ao fornecer informações mais amplas e com caráter técnico mais profundo do que é apresentado em outros sites.

2. Faça guest posting

Dependendo da sua habilidade em fazer relações públicas, bem como o quão relevante seu site é, essa é uma possibilidade que pode exigir apenas trabalho, sem investimento monetário.

Criar parcerias com outros sites ou blogs que tenham sinergia com o seu, é uma prática comum, sendo que uma das formas mais adotadas costumam ser por meio do guest posting e que consiste na criação de conteúdos como convidado de um blog.

Você cria conteúdo para uma postagem para o blog do parceiro, o qual insere um link para uma página sua que tenha algum tema associado.

Isso pode ser recíproco e o parceiro fazer o mesmo em seu blog.

Note no entanto, que o conteúdo produzido com esse propósito, precisa ser relevante e ter identidade com o público do site em que será publicado, bem como a forma como se dará, deve ser natural a fim de que não pareça apenas um “arranjo comercial” entre os dois sites ou blogs envolvidos.

3. Construa Relacionamentos

Estabelecer relacionamentos é outro caminho rumo a construção de uma rede de links externos. Desde o networking puro e simples que amplia a quantidade de pessoas que se tem a chance de conhecer, seu trabalho e seu blog, por exemplo, como a possibilidade de estabelecer outras parcerias decorrentes de relações comerciais do mundo físico.

É bastante comum encontrarmos empresas que incluem links de empresas parceiras e de fornecedores em seus sites.

Isso pode se estender também a clientes, especialmente na relação b2b.

Um trabalho extensivo e permanente de Marketing de Relacionamento, pode gerar desdobramentos importantes na conquista de parceiros verdadeiros e até mesmo fazendo com que seus visitantes “trabalhem” voluntariamente pelo seu site.

4. Trabalhe com assessoria de imprensa

Esse tipo de ação é anterior até mesmo à Internet.

O trabalho de assessoria de imprensa visa disseminar informação relevante e que possa servir de matéria-prima para que veículos de imprensa falem da sua marca, da sua empresa e/ou dos seus produtos ou serviços.

Em termos de web e dos seus sites, isso também funciona.

Portais de notícias e sites de imprensa costumam ter boa autoridade e bom posicionamento perante o Google, somado ao fato de que os melhores veículos têm elevada audiência.

Além do desdobramento imediato de ter um backlink de um bom site apontando para o seu, o grande volume de leitores que possuem esses sites, pode produzir muitas visitas e por sua vez compartilhamentos, curtidas, comentários, ou em outras palavras, engajamento que também influencia favoravelmente o posicionamento orgânico.

5. Crie conteúdo útil compartilhável

Vivemos a Era da Informação e apesar de muita gente compartilhar informação irrelevante, quando a informação é útil, há ações espontâneas por parte de muitos, no sentido de compartilhamento.

Um exemplo bastante comum, são os infográficos. Eles geralmente trazem informações importantes, de modo didático e objetivo e pelo tipo ou formato em que são elaborados, favorecem o rápido e fácil compartilhamento ou a inclusão em outros conteúdos de terceiros.

6. Produza ou use dados estatísticos e pesquisas

Dependendo da natureza do seu site e do tipo de conteúdo que seja produzido, apresentar pesquisas e dados estatísticos pode ser atrativo do ponto de vista do interesse que isso agrega a esse tipo de conteúdo.

Muitos sites apoiam as informações e notícias que veiculam, em dados obtidos por meio de pesquisas que tenham sido conduzidas com método e sejam confiáveis.

Utilizar títulos bem elaborados e descritivos associados, ajuda. Por exemplo, “Pesquisa XPTO indica aumento de 215% do home office durante a pandemia”, onde as palavras-chaves “aumento”, “home office” e “pandemia”, são fundamentais.

Como determinadas pesquisas, bem como o alcance delas pode ser algo que implica em elevado investimento, é possível criar parcerias com os detentores de pesquisas prontas, usando apenas um ou outro dado relevante, em troca de links para o relatório completo.

Nesse caso você está fornecendo um outbound link, mas tem chances de conseguir alguns também de outros sites que não precisam dos resultados completos da pesquisa e apenas fornecem um link do seu como sendo a fonte do dado estatístico utilizado.

7. Encontre sua marca na Internet

Nem sempre uma menção à sua marca será acompanhada de um link. Embora o algoritmo do Google seja capaz de identificar quando uma marca é frequentemente citada e isso favoreça seu posicionamento em alguma medida, não é tão efetivo quanto um link.

Como mencionamos, um outbound link que eu inclua no meu conteúdo, transfere autoridade do meu site para esse link e que tem maior peso em termos de ranqueamento.

Buscar as menções que a sua marca já recebeu e entrar em contato com o administrador do site, é o primeiro passo. Com a abordagem correta, procurando estabelecer um relacionamento e quem sabe até uma parceria, você pode transformar uma menção em um inbound link.

Saber quem faz menções é simples e requer uma simples pesquisa no próprio Google. Apenas lembre-se de não incluir nos resultados, seus próprios links e para isso coloque, a marca ou nome da empresa entre aspas duplas e deixe de fora seu domínio, como no exemplo: “Minha marca” -site:meudominio.com.br.

Conclusão

Trabalhar o link building externo de um site, pela conquista de backlinks de qualidade, é vital para se conseguir bons resultados no posicionamento orgânico de um site nos mecanismos de busca.

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