Os blogs estão com os dias contados? Qual o seu futuro?
Esse não é um questionamento novo. Há anos, de tempos em tempos surge alguém dizendo que os blogs estão com os dias contados! Os argumentos, as “provas”, os indícios, são muitos. Basta algum blog consagrado ou popular deixar de ser atualizado, que o assunto volta à tona.
Mas será mesmo que o futuro dos blogs é incerto? Os blogs estão acabando ou vão acabar? Será que novos tipos de site ou de interesses das pessoas vai tornar esse tipo de site desnecessário, desinteressante ou obsoleto? O que há por detrás disso tudo?
Se você tem ou pensa em criar um blog, mas deparou-se com alguma ressalva do tipo, chegou a hora de trazer um pouco mais de luz ao assunto.
Por que os blogs existem?
Não há como falar a respeito com a devida profundidade, sem responder a essa pergunta sob os mais diferentes pontos de vista.
Sem preocupações históricas rígidas ou fundamentadas em pesquisa científica, os blogs começaram a ganhar projeção na medida em que os internautas começaram a encontrar neles conteúdos que lhe interessavam, eram úteis, divertidos e tinham afinidade com alguma paixão, hobby ou tema que gostavam.
Essa inclusive é uma característica comum aos blogs, tratar de um tema ou de assuntos que orbitam em torno de um tema principal, como gastronomia, astronomia, música, moda ou literatura.
Para isso, a pessoa que mantém o blog, acaba por desenvolver autoridade no tema ou compartilhar sua já existente experiência no assunto e em um segundo momento, por consequência do primeiro, conquistando confiança dos seus leitores.
É essa confiança no conteúdo, na sua veracidade, na sua qualidade, na riqueza e originalidade, que produz os seguidores. É ela também, que produz a influência.
Os blogs são um dos muitos fenômenos da Internet, na medida em que produziram os “blogueiros” e os influenciadores digitais.
Embora dependendo do contexto, o termo blogueiro possa ter uma conotação pejorativa, ele é o modo mais prático quando se quer referir àquele que mantém o blog.
Mas para além da confiança e da influência, é preciso estar atento que existe uma pessoa por trás de um blog. O que isso quer dizer? Que há identidade! Pode ser até que o blog seja coletivo, mas ainda assim há identidade, coisa que não há em um portal de conteúdo, ou em muitos outros tipos de site.
E isso explica porque apesar de alguém ser um apaixonado por gastronomia, ou moda, ou tecnologia, não seguir todos os blogs de gastronomia, de moda ou de tecnologia. Seguimos aqueles com os quais nos identificamos. Gostamos mais do jeito que esse blogueiro escreve, do que daquele outro blogueiro.
O blogueiro – mesmo o informal e que não faz do blog seu sustento – não deixa de ser também um apaixonado. Quando não o é, ou quando ele perde a paixão em escrever, a empolgação, o desejo de compartilhar, é quando o blog não decola ou morre.
Afinal, o blog é o elo que aproxima no mundo digital duas pessoas desconhecidas com mesmos interesses, da mesma forma que acontece na vida real.
Por que dizem que os blogs vão acabar?
Em parte pelo avanço das redes sociais.
Todas as vezes em que uma rede social começou a ter um grande destaque, o que se observou é que muitos blogueiros começaram a produzir conteúdos destinados a essas novas redes.
Isso exigiu ainda mais trabalho. Sim, produzir conteúdo para um blog, uma rede social baseada em vídeo, outra em imagens e outra em texto, requer muito trabalho.
Muitos daqueles que já produziam grandes volumes de conteúdo ou de forma muito frequente para o blog, sofreram o impacto. Para não abrir mão da qualidade, tiveram que priorizar um ou outro canal. Com isso, alguns abriram mão do blog, outros acharam mais cômodo ou mais rentável – ou ambos – fincar bandeira em apenas uma mídia.
Afinal, cada mídia tem suas próprias particularidades e engana-se quem pensa que basta ligar a câmera e dizer tudo o que se escreveu no post do blog, fazer o upload para a plataforma da rede social e colher os resultados.
E apesar disso tudo e de todas as previsões que decretaram seu fim ao longo dos últimos 10 anos, eles ainda estão por aí. Vários já não existem mais, é verdade, mas quantos sites de todos os tipos também não? E para cada um que “fechou as portas”, dois ou mais surgiram.
A verdade é que de cada 3 sites no mundo, um é um blog! São mais de 600 milhões de blogs em meio a um universo de pouco mais de 1,8 bilhão de sites, em 2021.
A despeito dos fatos, logo mais alguém vai voltar a dizer que eles estão com os dias contados!
Por que os blogs não vão acabar?
Em parte e indiretamente já respondemos a essa pergunta.
Enquanto houver motivação por parte de alguém para escrever sobre algo que é apaixonante por parte de outra pessoa, haverá espaço para os blogs.
Mas há outras importantes razões para afirmar que não, os blogs não vão acabar!
WordPress
Outro importante e bom motivo, é o WordPress. Essa plataforma Open Source de criação e administração de blogs – e de vários outros tipos de site – oferece uma gama de possibilidades quase infinita, por meio das permanentes e sucessivas implementações de recursos conseguidos com os plugins.
Graças aos plugins – e ao próprio CMS – é possível adequar periodicamente um blog às mais recentes demandas da Internet. E mesmo a tudo o que supostamente deveria ter extinguido os blogs e que são as redes sociais. Em minutos e alguns cliques de mouse, é possível instalar um plugin que integra o conteúdo do Instagram, do Facebook ou do YouTube ao blog.
Com essa facilidade e que dispensa muito conhecimento e/ou investimento, um blog passa a ser um centralizador de tudo, coisa que nenhuma das redes sociais citadas é capaz. Ou seja, você pode ter texto, fotos, vídeos e o que mais imaginar, tudo no SEU blog.
O blog é seu!
Se você tem ou pretende ter um, ele será seu enquanto quiser e puder.
Em 2018, o Facebook promoveu alterações nos seus algoritmos que impactaram como o conteúdo era apresentado aos integrantes da rede. Isso teve impacto em especial para marcas e empresas.
Esse é um, dentre muitos exemplos de mudanças de políticas e de rumos que as redes sociais podem adotar, contrariando seus interesses, suas expectativas e tudo o que eventualmente tenha sido feito.
Não bastasse isso, da mesma forma que o Orkut acabou e ninguém pôde fazer nada a respeito, qualquer das atuais também pode.
Já um blog, é seu. Desde que queira e possa mantê-lo, por meio da manutenção do seu domínio e da sua hospedagem, é você quem decide seus destinos.
Você não fica limitado aos recursos de terceiros, à aparência pasteurizada, às diretrizes de monetização, às regras e às vontades de uma empresa que visa apenas seus próprios lucros.
Não confunda alhos com bugalhos!
Pode parecer estranho aos mais novos, que podem perguntar: “afinal, o que quer dizer não confunda alhos com bugalhos?”.
Para esses, recomendamos a leitura no blog “Leitura e Contexto”, que está firme e forte desde 2009 e que é um legítimo exemplar de blog, mantido pela Ana Luiza Chaves!
Mas voltando ao assunto, o Facebook, o Instagram, o YouTube, ou a rede social que você imaginar, não são blogs. Nem mesmo são parecidos como alhos e bugalhos. Não confunda as coisas!
Ou seja, quem gosta de ler e que busca um blog, não vai trocar bons textos, pelo Instagram. Da mesma forma que o Facebook não compete com o YouTube. Cada coisa no seu lugar, cada um com seu espaço.
Conteúdo e amor!
Não necessariamente nessa ordem!
Antes do primeiro a considerar o fim dos blogs, quando eles ainda eram o maior destaque da Internet, pode-se dizer que o que fez deles o que são, foram duas coisas – conteúdo de qualidade e amor.
Amor em torno do tema ou do conjunto de temas sobre os quais um blog desenvolve seu conteúdo. Essa é uma importante mola motriz de bons conteúdos. E por isso que não é possível afirmar o que vem primeiro.
A qualidade do conteúdo é importante para o trabalho de SEO, do Marketing de Conteúdo e de tudo que tem relação para que você – ou seria seu blog? – seja encontrado, mas é o amor que você tem pelo que faz e como apresenta os assuntos aos seus leitores, que vão garantir que ele coloque você nos favoritos e que retorne amanhã, mês que vem, no próximo ano e enquanto você estiver disposto a justificar a confiança depositada nas linhas que escreve!
Esse é um passo importante para fidelizar seus leitores!
Nada é eterno
Por essa razão, não é possível dizer que não vão acabar um dia.
No entanto, se conseguimos apresentar adequadamente nossos conceitos a respeito, não é difícil enxergar que juntando todos os ingredientes que são exigidos, o prognóstico é altamente favorável.
Planeje o conteúdo, pense em quem vai consumir (a persona), escolha bem os ingredientes (os assuntos), cuide da execução (Storytelling, Copywriting e Brainstorming), da apresentação (a linguagem) e dos acompanhamentos (recursos do blog), apresente ao seu público (SEO e busca orgânica), mas sobretudo, faça com amor e o resultado não pode ser outro.
E no final, quando mais alguém questionar o futuro do seu blog, você já saberá a resposta!
Conclusão
Há uma década questiona-se o futuro dos blogs e há muita gente que diz que eles estão com os dias contados. Mas quando se vai mais a fundo e se avalia tudo o que significa um blog, chega-se a importantes conclusões e a uma resposta convincente e embasada para este tipo de questionamento.