Quais os melhores plugins para o WordPress?

Se você está planejando criar um blog este artigo é para você. Isso porque provavelmente você está utilizando o WordPress, que é um excelente CMS, mas uma instalação simples do WordPress não faz muita coisa. Logo que o trabalho de instalação é terminado você precisa também instalar temas e plugins, que são os recursos que vão tornar o seu blog mais atraente, além do conteúdo é claro. Saiba a partir de agora quais os plugins essenciais para Wordpress.

O que eu preciso para instalar um plugin no WordPress?

WordPress é a plataforma para criação de blogs e também outros tipos de sites, mais usada no mundo. Sendo assim é muito provável que se você está criando um blog, é a ferramenta que você está utilizando no momento. Mas antes de você ir além, é importante saber algumas coisas a respeito do WordPress.

Ele nada mais é do que uma aplicação que é instalada no servidor onde você tem o seu site ou blog hospedado. Como toda aplicação, ele demanda recursos do ambiente de hospedagem, como por exemplo, memória, processamento, conexões com o banco de dados, processos, e por isso instalar muitos plugins torna WordPress pesado e lento.

Outro ponto que você deve observar, é que muitos plugins são desenvolvidos por empresas e pessoas que não fazem parte da comunidade WordPress. Em outras palavras, os plugins podem ter sido criados sem preocupação com as melhores práticas de programação, acarretando problemas como falhas de segurança, degradação de desempenho e erros diversos

Possivelmente o aspecto mais importante que deve ser considerado antes de instalar qualquer plugin, é realizar o backup da sua instalação do WordPress, principalmente se você já tiver conteúdo no blog. Isso porque embora não seja frequente, há casos em que a instalação de um plugin acarreta problemas como inacessibilidade do blog, algumas vezes fazendo com que se perca todo o trabalho feito.

Por fim, é importante destacar que deve-se evitar instalar e ativar dois ou mais plugins que realizam a mesma função. Muitas vezes este tipo de situação pode gerar conflitos uma vez que os plugins estarão “brigando” para realizar a mesma função simultaneamente.

Sendo assim, é preciso ter cautela e seguir algumas recomendações antes de decidir que plugins utilizar no WordPress.

Como eu decido que plugins instalar no WordPress?

Os cuidados que você deve ter para escolher quais para instalar no WordPress, devem levar em consideração os seguintes aspectos:

Segurança

A questão da segurança é fundamental, uma vez que WordPress é um CMS de código aberto (Open Source) e como tal, qualquer pessoa tem acesso ao seu código. Também deve-se atentar ao fato de muitos plugins serem criados por terceiros e, portanto, não há garantias de que código usado é seguro. Sendo assim sempre pesquise a respeito de eventuais problemas de segurança que o plugin que deseja instalar possa ter;

Desempenho

Desempenho é um aspecto de muita importância, tanto para o visitante, como para os mecanismos de busca. Você não quer que seu blog consuma muito tempo no carregamento das páginas. Por esta razão verifique se o plugin a ser instalado demanda muitos recursos do ambiente de hospedagem;

Utilidade

A princípio você pode instalar tantos plugins quantos quiser, mas ao fazê-lo tenha em mente que o desempenho será afetado. A cada plugin instalado e ativado, maior será o consumo de memória, de processamento, de processos, de conexões com bancos de dados e assim o item acima será comprometido. Portanto, considere apenas os plugins que de fato são úteis / necessários a produzir um blog útil ao seu visitante;

Criador / mantenedor 

A medida em que você cria conteúdo e o seu blog cresce em volume de informações, é cada vez mais crucial a sua manutenção e continuidade e por esta razão é muito importante que a empresa que criou e mantém o plugin seja solidamente constituída e lhe dê garantias mínimas de continuidade e manutenção do plugin, bem como de atualizações para correção de erros e falhas e até mesmo melhorias futuras;

Propósito

Por qual razão você está instalando um plugin? De fato você precisa utilizá-lo ou apenas acha o recurso associado interessante? Não instale um plugin apenas por que acha ele legal. O critério de seleção e adoção de um plugin deve estar relacionado a uma funcionalidade específica, como por exemplo, melhorar o desempenho ou segurança.

Quais os plugins mais importantes para o WordPress?

Naturalmente palavras como “melhor” e “importante”, são subjetivas, uma vez que o que é melhor ou mais importante, varia de pessoa para pessoa. Mais do que isso considerar como está formatado e idealizado o seu blog em termos de conteúdo, de aparência e de funcionalidade e assim há plugins que podem ser mais úteis e oferecer melhores resultados para um blog, do que para outro.

Sendo assim, os plugins que listamos a seguir foram incluídos nesta lista, baseado-nos em utilização, como também por depoimentos de muitos usuários, além de necessidades que são comuns a muitos blogs populares.

A lista poderia receber uma série de outros plugins e ela pode mudar ao longo do tempo conforme novos plugins forem surgindo e demonstrarem que são tão bons ou melhores que os atuais. Também dependendo da proposta do blog, do conteúdo e até mesmo da audiência, outros tipos de plugins podem ser úteis.

Por fim, instale apenas plugins que constem do site oficial do WordPress, sobretudo por questões de segurança.

Vamos a alguns dos mais importantes e utilizados:

Jetpack

É possivelmente um dos plugins mais úteis e mais usados do WordPress, isso porque ele contém uma série de funcionalidades tornando-o praticamente um pacote de plugins. Entre os recursos mais populares do Jetpack, estão as ferramentas responsáveis por aprimorar a segurança da aplicação, a parte de ferramentas estatísticas de visitação, os recursos para otimização de SEO, a personalização do conteúdo, interação com diversas mídias sociais, entre outras funcionalidades.

Yoast SEO 

Praticamente 10 entre cada 10 blogueiros recomendam Yoast SEO como a melhor ferramenta para se fazer um trabalho de SEO. Ele tem uso bastante simples e intuitivo e pode ajudá-lo de maneira muito eficaz no trabalho de otimização do conteúdo para mecanismos de busca.

W3 Total Cache

Desempenho no carregamento das páginas é um fator muito importante tanto para os visitantes como também para os mecanismos de busca. Basicamente esse é o papel do W3 Total Cache que promete a utilização do conteúdo utilizando um cachê para tornar mais rápido o carregamento das páginas. Ele vem previamente configurado e tem uma utilização fácil e intuitiva.

Smush 

Smush é outro plugin muito útil quando o assunto é velocidade de carregamento. Isso porque ele é um otimizador das imagens do seu blog e sendo assim ele vai otimizá-las para torná-las mais leves sem afetar a qualidade e, portanto, com carregamento mais rápido e um resultado final bastante bom. Contém uma série de recursos relacionados à qualidade e peso das imagens do blog.

Crazy Lazy 

Outro plugin destinado ao trabalho com imagens, porém o Crazy Lazy tem outro papel. Ele é destinado a blogs que contém muitas imagens ao longo de um post, fazendo com que as imagens sejam carregadas a medida em que se faz a rolagem da página, conseguindo assim um incremento no carregamento, visto que as imagens serão carregadas apenas quando forem exibidas.

PB SEO Friendly Images 

Este plugin é destinado a otimização das imagens para mecanismos de busca. Sendo assim o PB SEO Friendly Images, entre outras coisas ajuda na correta configuração dos atributos “Alt” e “Title” das imagens para que elas apareçam nos resultados das buscas de imagens no Google, fazendo com que alguém possa chegar ao seu artigo pela imagem.

Wordpress Popular Posts 

Este na verdade é um widget, que tem como papel exibir na sidebar posts populares, ou seja, que têm maior visitação no blog e dessa forma estimular que o visitante clique e veja outros conteúdos do blog. O WordPress Popular Posts possui uma série de funcionalidades de personalização para adequação ao layout do blog.

Google XML Sitemaps

Google XML Sitemaps é um plugin que ajuda na geração correta e apropriada do sitemap do seu blog para todos os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo and Ask.com) e não apenas o Google, para que eles possam indexar seu blog corretamente, até mesmo as URLs personalizadas.

Contact Form 7

Este é um dos plugins mais utilizados quando o assunto é formulário de contato. Através do Contact Form 7 você cria rapidamente, gerencia vários formulários e ainda pode personalizar o conteúdo de e-mails. O formulário suporta envio por tecnologia Ajax, CAPTCHA, filtragem de spam via Akismet.

Pretty Links 

Se você tem que usar links externos pouco amigáveis, extensos e de aparência feia, este plugin é a solução. O Pretty Links cria links mais amigáveis, curtos e que podem conter palavras chave, fazendo o redirecionamento para o endereço real.

Wordfence Security 

Quando o assunto é a segurança do seu blog, um dos nomes mais populares é o WordFence. Ele inclui um firewall e um scanner de malware. Ele utiliza regras de firewall constantemente atualizadas, assinaturas de malware e endereços IP maliciosos para ajudar a manter seu site seguro.

Social Share Bar

Curtir e compartilhar artigos e posts em redes sociais é um recurso importantíssimo para dar visibilidade e alcance ao seu conteúdo. É isso que o Social Share Bar ajuda a conseguir, através da criação de uma barra flutuante por meio do qual o seu visitante realiza o compartilhamento do conteúdo desejado nas principais mídias sociais.

Akismet

Um dos mais antigos e populares plugins do WordPress, o Akismet é ferramenta obrigatória para controlar o uso dos formulários de contato e comentário, de forma a evitar a disseminação de spam e conteúdo malicioso.

Conclusão

A instalação de plugins no WordPress é uma necessidade, sem a qual o popular CMS de criação e gerenciamento de blogs, não alcança todo o seu potencial. No entanto, é fundamental saber escolher quantos e quais os plugins mais adequados de forma a construir um blog que seja funcional, agradável em termos de navegabilidade e que seja amigável perante as ferramentas de busca.