Cache: O que é e qual a importância para seu site?

Ter um site implica em estar a par de alguns assuntos mesmo que não se tenha conhecimento técnico nenhum, porque o conjunto de ferramentas e recursos que são oferecidos atualmente, permitem que até os mais completos leigos, façam muitas coisas para melhorar a performance de um site.

Um exemplo real disso, é o cache para sites.

Você não precisa ser um expert no assunto, mas ter uma noção do que seja e como ele pode contribuir para a versão online da sua empresa, para implantá-lo e começar a observar os ganhos.

Com isso em mente, vamos tratar das principais questões relacionadas ao tema.

O que é cache?

Cache (fala-se cash) em informática é genericamente todo recurso de armazenamento temporário de dados em uma memória auxiliar, os quais são usados com certa frequência e precisam estar disponíveis rapidamente.

Se você é totalmente leigo no assunto, essa definição pode não ser esclarecedora e para tanto, vamos lançar mão de analogias com situações que você está familiarizado.

Mesmo que você possa nem utilizar, os post-its, aqueles pedacinhos de papel coláveis nos objetos e para pequenas notas, são um exemplo de cache do mundo físico. Você anota um telefone, uma reunião e o seu horário, um lembrete de alguma coisa para comprar, uma notinha em uma página de um livro e assim que precisa, traz de volta à sua memória a informação nele contida.

O post-it serve como uma extensão da sua memória, para que você possa recuperar de modo rápido e prático a informação escrita nele e possa liberar seu cérebro para outras atividades.

Os apps como Evernote ou Keep do Google, também prestam-se a anotações curtas de informações que precisam estar disponíveis de modo rápido e para uso frequente.

Ou seja, sistemas informáticos usam o cache para situações de processamento nas quais a recuperação de determinados dados não dependa de encontrá-los em gigantescos bancos de dados, ou da procura de um arquivo em um disco de armazenamento, ou é necessário liberar a memória principal (memória RAM) para outras tarefas.

Há basicamente caches de hardware e de software.

O primeiro tipo está relacionado a um componente físico do computador ou do celular e o exemplo mais comum, é do processador.

É comum que os processadores modernos tenham até três níveis de cache, os quais têm prioridades diferentes e assim, dados que precisam estar disponíveis mais rapidamente e/ou sejam usados com maior frequência, são gravados na memória cache de maior prioridade.

O cache do processador, é uma memória que está fisicamente integrada nos circuitos internos do processador por razões de arquitetura e construção, apresentam um tempo de acesso bem mais rápido do que a memória RAM, ou outros tipos de memória localizadas externamente da CPU.

O segundo tipo, é de software, mas que também usa o hardware. A diferença para o tipo anterior, é que a determinação do tamanho e qual mídia será utilizada para guardar temporariamente as informações, é feita pelo programa ou sistema que fará uso do cache.

Cache de navegador

O cache de navegador é um outro exemplo de uso frequente de um sistema de cache, embora muitos não saibam explicar o que seja, ou mesmo nem saibam o que é, mas é pouco provável que nunca tenham visto o termo ao remover os arquivos temporários de um navegador web, como o Google Chrome, por exemplo.

Eles foram criados em uma época em que a velocidade das conexões de internet, eram uma mínima fração do que temos hoje e por essa razão, desempenhavam o principal papel de tornar mais rápido o carregamento das páginas em visitas posteriores, já que uma simples imagem de 150 Kbytes, poderia demorar vários segundos dependendo da velocidade da conexão.

Inclusive naquela época, todos os navegadores mais populares tinham uma opção que permite com um só clique carregar uma página previamente acessada, mesmo sem conexão, apenas usando o conteúdo armazenado em cache.

Todo navegador cria no momento da sua instalação, uma área na memória de armazenamento permanente e que pode ser o HD do notebook ou a memória interna de armazenamento do celular.

O cache do navegador tem um espaço fixo e limitado e destina-se a armazenar todos os arquivos das páginas que acessamos. São os arquivos HTML, as imagens, os scripts que são executados no lado do usuário, ícones, entre outras coisas que compõem as páginas dos sites.

Apesar de não ser tão essencial como foi nos primeiros anos da Internet, visto que já dispomos de conexões extremamente mais rápidas, como será o caso do 5G, é sempre benéfico para o visitante ter que esperar menos para ter disponível os sites que acessa de modo recorrente.

Nem é lógico ter que fazer o download do servidor, a cada página de um mesmo site, o logotipo, os botões do menu, ou outros elementos que repetem-se.

DNS (Domain Name System)

O DNS é mais um exemplo do uso de cache.

Quando você digita hostmidia.com.br no seu navegador, a requisição para acessar o servidor no qual está hospedado o nosso site, passa pelo seu provedor de acesso.

Se anteriormente qualquer outro cliente do provedor também tiver feito o mesmo acesso, o endereço IP para o domínio e consequentemente o servidor no qual temos nosso site, já estará armazenado e não será necessário todo o processo de resolução do nome para um IP.

Em termos mais rigorosos, essa informação é mantida ao menos pelo tempo determinado no campo TTL das zonas de DNS de cada domínio na web.

CDN

CDN não é dos termos mais conhecidos pela maioria, mas está presente em muitos sites, especialmente aqueles com grande visitação distribuída e é um acrônimo ou sigla para o termo em inglês Content Delivery Network e que em português é Rede de Distribuição de Conteúdo.

De forma bastante resumida, uma estrutura de CDN visa entregar por meio de uma rede de servidores geograficamente distribuídos, chamados de Pontos de Presença (PoP, do inglês), cópia dos dados / conteúdos previamente armazenados em cache, aos usuários com levando em conta o critério de proximidade.

Qual importância do cache do site

Mesmo que não tenhamos falado especificamente do cache do site, a essa altura a maioria deve supor que pelo conceito que explicamos, um dos aspectos de maior relevância tenha a ver com o desempenho do site.

Você está certo se supos isso!

Diferentemente do cache de navegador, cujos dados são armazenados no chamado lado do cliente, ou seja, no dispositivo do visitante, o cache do site fica no lado do servidor, mais especificamente, na conta de hospedagem para servidores de hospedagem compartilhada.

O cache do site contribui duplamente para o desempenho do site.

Especialmente no caso de sites dinâmicos, ou seja, que as páginas são “construídas” pela programação de acordo com as interações e requisições de navegação, uma vez que o conteúdo da página é criado, ele fica armazenado e disponível para todo visitante que precisar visualizar o mesmo conteúdo.

Não fosse assim, se houvesse 100 visitantes requisitando um determinado conteúdo, todos os 100 precisariam aguardar o servidor web “montar” a página e entregá-la, repetindo 100 vezes exatamente os mesmos procedimentos. Com o cache, os elementos comuns já estão prontos e são reutilizados tantas vezes quantas forem necessárias, evitando tarefas e processamento repetitivos.

Um exemplo típico, é um site de e-commerce. As páginas de produtos têm essencialmente a mesma estrutura. Mas a categoria geladeiras é “construída” pela programação, recuperando informações de todos os produtos pertencentes à respectiva categoria.

Uma vez que essa página é criada, é desnecessário repetir tudo novamente para cada um dos visitantes que desejam esse tipo de produto. Apenas informações que são variáveis, como disponibilidade do produto, precisam ser recuperadas a cada novo acesso.

O segundo ganho de desempenho, vem do fato que ao não ter que repetir o mesmo processamento para cada uma das 100 visitas ao mesmo conteúdo, o uso do processador, o número de processos do PHP e MySQL, de conexões com o banco de dados, serão menores e estarão disponíveis para outras tarefas que sejam eventualmente necessárias.

Em termos práticos, um bom sistema de cache faz com que os visitantes acessem mais rapidamente as páginas e assim, diminuem as chances deles retornarem para a página de resultados dos sites de busca (SERPs), porque há demora no carregamento.

Há também benefícios em termos de posicionamento nas buscas orgânicas, uma vez que os sites de busca e especialmente o Google, considera a experiência na página, como fator de ranqueamento e desempenho é levado em conta para determinar o quão boa é essa experiência.

Como usar um sistema de cache no site?

A parte difícil de responder a essa pergunta, é também vista de outra forma, uma vantagem.

É difícil porque não há uma única forma, como é o caso do cache de navegador, por exemplo. Há muitos sistemas de cache, cada qual destinado a um uso específico. A vantagem vem justamente de existirem muitas opções e, portanto, dá a você poder de escolha.

Digamos que seu site seja baseado no WordPress. Há uma boa quantidade de plugins que implementam um sistema de cache para o mais popular CMS para criação de sites da Web.

No post sobre os melhores plugins para blogs WordPress, há três opções de plugins que têm esse propósito. Vale a pena conferir.

Mas não é só para donos de sites WordPress. Todos os melhores e mais populares CMSs para criação e administração dos mais diversos tipos de sites, contam com opções de sistemas de cache de site e que basicamente entregam o que se propõem.

Os melhores provedores de hospedagem, como é o caso da HostMídia, disponibilizam aos seus clientes, opções de planos de hospedagem WordPress e que entre um mundo de vantagens e recursos personalizados, oferece cache por software (via plugin) e hardware (via configurações de sistema).

Sendo assim, a implementação de um sistema eficaz de cache, depende tanto da plataforma de desenvolvimento que você usa para manter seu site, como do ambiente de hospedagem, mas que na maioria dos casos, não requer mais do que alguma pesquisa, alguns cliques e fornecer algumas informações para ter em minutos o recurso funcionando.

Clientes da HostMídia que eventualmente precisem de soluções mais específicas, encontrarão no nosso suporte técnico respaldo para fazê-lo. Se é o seu caso, não deixe de falar conosco por qualquer dos nossos canais de contato.

Conclusão

O cache de site é um recurso crucial de desempenho, otimizando a visitação, o posicionamento nos sites de busca e o desempenho geral da conta de hospedagem.

Comentários ({{totalComentarios}})