Como ter boas imagens / fotos no site?

Você já registrou um domínio, escolheu uma boa empresa de hospedagem, decidiu pelo WordPress – ou até outro CMS – para criar o seu site e já tem até uma estratégia de Marketing de Conteúdo, mas e as fotos, imagens e demais elementos gráficos do site? Muito é dito sobre o que é importante em um site, mas há um aspecto que muita gente não se preocupa, mas que tem total relevância, tanto como qualquer outro fator na hora de criar um site: Como ter boas imagens no site?

Qual a importância das imagens do site?

Quem tem ou pretende ter um site, precisa lembrar que ele é feito para as pessoas. Quanto mais gente visitando-o e, sobretudo, gostando daquilo que vê, melhor. Para isso, o que se quer, é criar um site com bom conteúdo, bonito, atraente, útil, fácil de navegar, rápido, enfim, o site perfeito, se é que ele existe.

No trabalho de criar um site dos sonhos, muita gente se preocupa com vários fatores, com base no que dizem por aí. É sim importante o seu domínio, é também importante onde você hospeda, qual o CMS que você utiliza, os textos e palavras-chaves bem pensadas e trabalhados para fazer um SEO eficaz, mas nada disso alcançará o seu máximo se as imagens, que ajudam a compor o todo, não forem boas!

Pode-se até mesmo dizer, que dependendo do assunto que você tem no seu site, as imagens são fundamentais. Imagine um site de receitas, com fotos bonitas e bem descritivas dos passos mais importantes da receita. Certamente vão dar um destaque muito maior do que as receitas dos seus concorrentes que apenas utilizam texto corrido.

E se já não fosse o bastante, boas e bonitas fotos, ajudam a compor um layout atraente e harmônico e se bem usadas, podem dividir a atenção com o conteúdo de texto do blog ou site. Não é por outra razão, que o Instagram e o Flickr têm feito enorme sucesso e já estão entre as redes sociais mais populares.

Mas não é só isso! O Google indexa também imagens, as quais são exibidas nos resultados da busca e isso pode trazer gente para o seu site. Quanto mais fotos você tem de um determinado assunto e se elas forem bem trabalhadas, maiores as chances de alguém vir até o seu site, também por conta das fotos, além do conteúdo de texto.

O nome das fotos, contendo palavras-chave do assunto, o texto alternativo, que é permitido incluir na maior parte dos CMSs, bem como as propriedades dos arquivos de imagens, quanto mais completos e utilizando palavras relacionadas ao assunto, melhor o Google irá classificá-las em seu ranking.

Sendo assim, mesmo que não seja a principal via para trazer visitantes para o site, é possível conseguir um contingente adicional de pessoas, que chegarão ao seu site pelo resultado de uma busca por imagens. Você não vai abrir mão desse punhado de visitantes a mais, vai?

Como melhorar imagens?

Processo de melhorar imagens, para que fiquem com uma boa aparência final, objetivando sua publicação no site, necessariamente passa pelo uso de um programa de edição de imagens.

A opção mais conhecida e tida como a melhor por muitos profissionais da área, é o Adobe Photoshop. Se você o tem, ótimo! No entanto, não vá adquirir uma licença apenas para tratar as imagens do site, a não ser que o seu site seja baseado na apresentação de imagens, como por exemplo, o site de um fotógrafo. Mas se fosse esse o caso, você já sabe tudo o que precisa sobre o assunto e provavelmente não estaria aqui.

Ótimas opções de programas gratuitos, como é o caso do Gimp, que é uma alternativa Open Source e que roda bem em muitas máquinas. Também há opções gratuitas online, o que significa dizer que você não precisa instalar nada no seu computador, que é o caso do Pixlr e que tem até versão em português.

A necessidade de um programa de edição de imagens, deve-se ao fato de que muitas vezes as fotos das quais você dispõe, precisam de retoques para que fiquem adequadas ao propósito. Às vezes são necessários ajustes no brilho e contraste, nas cores, um recorte, a redução e até mesmo produzir uma imagem cujo tamanho de arquivo não afete o carregamento das páginas.

Boas imagens devem ter boas dimensões, boa nitidez, cores vivas e atraentes, boa definição, mas o tamanho do arquivo deve ser o menor possível, principalmente se o site contém muitas imagens, o que tornaria o seu carregamento muito demorado.

Além da questão dos aspectos visuais da imagem, programas como o Photoshop e o Gimp, permitem editar propriedades da imagem, que constituem atributos de texto que são vinculados às imagens, como por exemplo, nome do autor, título, direitos de cópia, assunto, palavras-chaves, a URL ou o endereço do site ao qual a imagem pertence e até mesmo o formato da imagem.

Ao editar corretamente estes campos, juntamente com um nome bem descritivo, há possibilidade de um bom ranqueamento nos resultados da busca por parte do Google, contribuindo para alguns visitantes a mais.

Um outro ponto que pode ser trabalhado, com objetivo de lhe trazer alguns visitantes e desde que você tenha imagens de boas dimensões e boa qualidade, que podem ser atraentes como papel de parede, é criar e disponibilizar wallpapers em diferentes medidas, para serem acomodados em diferentes formatos e tamanhos de tela. Se você tem um site que aborda carros, seus visitantes podem gostar bastante de papeis de parede daquele esportivo que é desejo de consumo.

Coloque seu logo de forma discreta ou em marca d’água, o que sempre vai fazer com que lembrem do seu site ao verem o wallpaper. Há muita gente que cria papeis de parede com logos tão grandes, que acabam por comprometer a foto e sua proposta.

Você não precisa se tornar um expert edição de imagens para fazer muito do que tratamos. A maior parte dos recursos necessários para correções e ajustes, são fáceis e requerem poucos passos. Nos casos em que um tratamento muito grande precisar ser feito nas imagens que você tem, é melhor considerar obter outras imagens, em outras fontes.

Como obter imagens profissionais?

Se você não tem boas imagens, tanto em qualidade, como de temas bem identificados com assunto, o indicado é optar por bancos de imagens. Lembre-se que queremos um site com aspecto e função profissionais e para tanto, as imagens não podem ser quaisquer umas.

Há alguns poucos bancos de imagens gratuitos ou sem restrições de copyright. No entanto, dependendo do assunto da imagem, as opções são reduzidas e você corre o risco de encontrar a mesma imagem em diferentes sites.

Também não se deixe seduzir por usar imagens encontradas no Google, sem ter garantias de sua procedência e que podem ser usadas. Não seria agradável receber uma notificação do proprietário da mesma, requerendo sua remoção. Além disso, as chances de mais sites estarem usando a mesma imagem, são grandes.

Se você busca exclusividade e boa qualidade nas imagens, o ideal mesmo é buscar nos acervos pagos. Normalmente é possível encontrar boas imagens e uma boa variedade a preços acessíveis, da ordem de poucas dezenas de reais. Tem-se opções de tamanho e resolução para diferentes finalidades, bem como direitos de uso específicos.

Embora você não esteja livre de encontrar uma imagem que esteja usando em outro site, a possibilidade é um pouco menor. Alguns sites populares que fornecem este serviço, são o Stockphotos, o Istockphoto, o Shutterstock, o Dreamstime e o Adobe Stock

Conclusão

Imagens não apenas ajudam a compor o layout e dar mais vida a um site. Podem ser parte importante do conteúdo e ser até mesmo o ponto central do mesmo. Mas para que cumpram seu papel e até ajudem a trazer um contingente de visitantes, precisam ser atrativas, representativas do conteúdo, terem boa qualidade, exigindo assim critério e algum trabalho para sua produção.

Comentários ({{totalComentarios}})