Vale a pena revender hospedagem de sites?

Empreender no Brasil, é comum. E o que é? É colocar em execução ou realizar o seu próprio negócio. E quando o assunto é esse, as ideias e as possibilidades vão longe. Muita coisa pode ser a porta de entrada para empreender e naturalmente o segmento que mais cresce na atualidade, não poderia deixar de ser uma das primeiras opções a se imaginar – a Internet.

Na grande rede, vemos diariamente inúmeros exemplos de pessoas e empresas que com pouco ou quase nenhum investimento, têm conseguido fazer dela o seu ganha pão e algumas vezes até seu meio de prosperar financeiramente.

É natural que em meio a tudo isso, você também queira conquistar seu lugar ao sol e entre as muitas possibilidades de empreender na Internet, uma exige pouco investimento – Revenda de Hospedagem. Mas o que é? Vale mesmo a pena revender hospedagem de sites? O que eu preciso saber sobre, são algumas das perguntas cujas respostas você deve estar buscando.

O que é Revenda de Hospedagem?

Para ter um site ou mesmo qualquer recurso de Internet (e-mail, ftp, Apps, etc), você precisa contratar um serviço de hospedagem de um provedor, que vai lhe fornecer infraestrutura (servidores, rede, conexão, etc) e serviços (painéis de controle, sistemas, etc) para que seus dados, site, e-mails e aplicações, estejam acessíveis de qualquer lugar em que você queira ou precise acessar.

Agora imaginemos que você queira ser uma das muitas empresas que vendem este serviço tão popular hoje em dia e tão disseminado, você precisa investir em infraestrutura, tecnologias, pessoas, etc? Não. Você pode “alugar” uma parcela de tudo o que a empresa de hospedagem – também conhecida como hosting – tem e vende aos seus clientes e tornar-se uma. A isso chama-se Revenda de Hospedagem.

E é lucrativo revender hospedagem?

Naturalmente a resposta é relativa, já que vai depender das suas necessidades e onde quer chegar, mas muitas empresas médias e grandes de hospedagem, começaram pequenas como revendas e à medida que foram ampliando sua carteira de clientes, tornaram-se grandes. Mas vamos tentar destacar aspectos bem objetivos que caracterizam o negócio, para que você possa tomar sua decisão e se vai empreender neste segmento.

O que eu preciso para ser um revendedor de hospedagem?

Nem tudo são flores, ou seja, você tem que ter em mente os requisitos que você deve atender para revender hospedagem, já que na prática você será uma empresa de hospedagem, independente do seu tamanho e número de clientes:

  • Ter conhecimentos básicos de hospedagem – configurar contas de e-mail, publicação e gerenciamento de sites, FTP, DNSs, CMSs, etc.

  • Disponibilizar seu próprio site – é através do seu site que a maior parte dos revendedores informam seus planos de hospedagem, canais de atendimento, área do cliente, etc.

  • Canais de Atedimento – chat, help desk, e-mail, telefone são algumas alternativas pelas quais você irá dar suporte e esclarecer eventuais dúvidas dos seus clientes.

  • Um plano de Revenda de hospedagem – é ele que vai lhe permitir criar e vender os seus próprios planos de hospedagem aos seus clientes. Há muitas opções no mercado e geralmente a partir de R$ 50,00 mensais já é possível ter um plano que lhe possibilita atender um número razoável de clientes, dependendo do perfil e necessidades que eles tenham.

Quem pode revender hospedagem?

Na prática qualquer pessoa que preencha os requisitos acima pode revender hospedagem. De modo menos rigoroso, até algumas das exigências para revender podem ser deixadas para um segundo momento, como por exemplo, o conhecimento de ferramentas de hospedagem, o qual pode ser aprendido conforme se inicia o trabalho.

No entanto, algumas pessoas / empresas terão mais facilidades ou conseguirão melhores resultados ou mais rapidamente, em função do que já fazem ou da experiência que têm. Eis algumas áreas que podem obter mais benefícios ao incorporar um serviço de Revenda de Hospedagem ao seu portfólio de serviços:

Agências Web

Empresas que produzem conteúdo (campanhas, sites, land pages / hot sites, websites, mídias sociais, etc) para Internet, têm especial interesse em revender, uma vez que podem centralizar o conteúdo que produzem para seus clientes, em um único lugar. Mais que isso, terão sempre um mesmo ambiente de hospedagem, configurações, painéis, suporte, etc. É apenas um “guarda-chuvas” sob o qual estarão todos seus clientes, o que é mais fácil em termos de administração.

Profissionais de Web Design e Webmasters

Da mesma forma que as agências, o profissional que trabalha com criação e manutenção de sites e serviços para Internet, encontra no serviço de revenda de hospedagem, uma forma de agregar valor e potencializar sua prestação de serviços, na medida em que além de criar e gerenciar as aplicações Web para seus clientes, pode hospedá-las e aumentar sua receita com isso. A administração da carteira também é mais simples.

Profissionais de TI

Por já terem envolvimento na área, têm uma aptidão natural para adquirir os conhecimentos necessários e assim podem ampliar seu leque de atuação, melhorando sua remuneração e sua abrangência profissional.

Vendedores e Representantes Comerciais

Podem se beneficiar de já terem uma carteira de clientes constituída e passarem a fornecer um novo serviço aos seus clientes, com o respectivo aumento de ganhos. O vendedor normalmente é um profissional que tem facilidade no aprendizado.

Qualquer Pessoa

Desde que tenha a disposição de adquirir novos conhecimentos e enxergue que revender hospedagem é como tornar-se revendedor de qualquer outro produto ou serviço, com suas exigências próprias e com ótimas perspectivas de retorno e crescimento.

Como escolho a empresa de hospedagem para revender?

Os aspectos que você deve observar ao escolher a empresa da qual vai revender hospedagem, são praticamente os mesmos que usaria para hospedar o seu site, afinal toda a infraestrutura e suporte, são os mesmos.

O que muda no caso de revenda, é que você será o suporte e prestará o atendimento e por isso, deve preocupar-se com:

  1. Suporte – o atendimento, esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas é ágil, preciso e claro e se os canais de atendimento são eficientes, porque você ainda terá que repassar ao seu cliente, tudo que recebeu do suporte.

  2. Infraestrutura – você dispõe de uma infraestrutura que lhe permite oferecer opções e crescer.

  3. Recursos – você vai precisar de uma variedade de recursos, pois a Internet é dinâmica e variada. Sem um leque abrangente de recursos e serviços, você não conseguirá atender as necessidades e desejos de todos os potenciais clientes.

Agora que você já conhece o que é Revenda de Hospedagem, tudo o que você precisa se preocupar para atuar como revendedor, bem como as possibilidades de crescimento e ganho que você pode ter, que tal colocar tudo isso em prática e empreender? Sucesso!