Quer ser um Desenvolvedor Web? Veja como começar sua jornada

A Internet definitivamente veio para mudar a vida em várias esferas e entre tudo que ela impactou, está o mercado de trabalho. Algumas novas atividades profissionais surgiram para amparar tudo o que ela representa e naquilo que se baseia e dos muitos profissionais que surgiram em sua decorrência, está o Desenvolvedor Web.

Mas embora muita gente saiba que é uma área com perspectivas bastante positivas, não sabem o que é preciso para ser um. Se você quer ser um Desenvolvedor Web e não sabe por onde começar, veio ao lugar certo!

O que é um Desenvolvedor Web?

Responder a esta pergunta de forma completa, ajuda a dar a exata noção do horizonte de possibilidades à disposição de quem optar por trabalhar como Desenvolvedor Web. Isso porque de maneira superficial e simplista, é o que o nome sugere, ou seja, o profissional que realiza formação para desenvolver aplicações Web e hoje quase tudo na Internet é uma aplicação Web, como os sites que visitamos, ou vários dos Apps em nossos smartphones.

Mas não se precipte, afinal o universo de situações existentes na Internet é muito grande e para fazer frente a isso, é necessário uma gama de conhecimentos muito grande. De fato é verdade, mas o que se tem que ter em mente, é que a atuação do Desenvolverdor Web - guardadas as devidas proporções - é semelhante ao trabalho de um médico, o qual não precisa saber profundamente sobre tudo em medicina e geralmente especializa-se em algo.

O profissional de Internet que desenvolve aplicações também costuma se especializar em determinadas áreas. De maneira geral ele pode optar por Front-End, Back-End ou Full Stack. Basicamente cada uma destas três opções representa a área de desenvolvimento em que atuará. Vamos entender melhor o que cada uma representa:

Front-End 

É responsabilidade do Front-End, o desenvolvimento da aplicação que é visível ao usuário final da aplicação. É a interface ou aquilo que é visível e compreende os textos e dados diversos que são exibidos, as formas, as cores, enfim o layout.

Back-End

É responsabilidade do Back-End, toda a parte da programação que faz as coisas acontecerem. Assim, por exemplo, quando o usuário pesquisa alguma coisa em um site ou realiza uma ação, como por exemplo, efetuar uma compra, existem ações de interação com o banco de dados e para desencadear outras ações ou comportamentos.

Full-Stack 

O desenvolvedor que tem atuação Full-Stack, é aquele que é capaz de atuar como responsável pelas duas frentes de desenvolvimento.

Além da área de atuação, o Desenvolvedor Web pode orientar de maneira mais específica ainda a sua atuação, concentrando-se no tipo aplicação que desenvolverá, como por exemplo, apenas web sites ou apps para smartphones. Dentro de sites, pode optar por criar apenas lojas eletrônicas, por exemplo.

O que um Desenvolvedor Web precisa saber?

A gama de conhecimentos que precisa ser adquirida para ser tornar um Desenvolvedor Web, depende basicamente se ele pretende atuar trabalhando com Front-End, Back-End ou Full-Stack, como também se orientará seu desenvolvimento a sites ou apps. Geralmente recomenda-se que os iniciantes escolham uma das duas primeiras opções.

Se a escolha for por atuar no Front-End, é necessário conhecer HTML, CSS e Javascript. O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem responsável pelo conteúdo visível em um site na Internet, os parágrafos de um texto, os títulos, as imagens, links, etc. O CSS (Cascading Style Sheets), é a parte do código de um site que responde pela aparência e organização do conteúdo exibido pelo HTML.

Já o javascript consiste da linguagem de programação que é executada no navegador, ou seja, do lado do usuário e tem papel geralmente ligado à funcionalidade da página, como por exemplo, o comportamento de uma galeria de imagens.

Eventualmente alguns outros conhecimentos podem ser desejáveis e dependendo da abrangência da sua atuação, até mesmo necessários, como por exemplo, conhecimento de programas como Adobe Photoshop ou o Gimp, para produzir e tratar imagens que serão utilizadas no site ou aplicação. Essa necessidade vem quando a empresa em que o desenvolvedor atuar, não tiver um profissional exclusivamente dedicado à área de Design.

Por outro lado, se a escolha for pelo Back-End, há uma gama de escolhas mais ampla, já que o trabalho do desenvolvedor que faz esta opção, se baseia na escolha e aprendizado de pelo menos uma linguagem de programação e um banco de dados.

A dificuldade reside em qual escolha fazer, visto que atualmente há um leque razoável de linguagens disponíveis. As mais populares e consequentemente mais usadas, quando se pensa em sites de Internet, são o PHP e o ASP, mas há outras linguagens que vêm ganhando terreno por serem mais adequadas a determinados fins. Se por exemplo, sua ideia é especializar-se em Apps para smartphones, você já deve considerar o aprendizado do Java ou Python ou C# (fala-se C sharp), entre outras opções.

Da mesma forma que deve-se optar por pelo menos uma linguagem, há que se escolher também o banco de dados que será usado, sendo que alguns são escolhas mais naturais do que outros. Por exemplo, é comum que desenvolvedores PHP, optem por MySQL, ou Postgre SQL ou ainda MariaDB, que são alternativas Open Source. Já quando se escolhe programar em ASP, forçosamente a escolha recai em um banco de dados MS SQL.

Mas as escolhas devem levar em consideração também outros aspectos e para isso colher impressões e informações isentas de profissionais experientes e de várias fontes, é importante. Um exemplo disso, é a gama de Frameworks que existe para quem programa em PHP e que certamente constitui um aspecto que favorece muito aqueles que escolhem esta linguagem de programação, em detrimento de outras.

Além dos conhecimentos necessários tratados até aqui, na medida em que o Desenvolvedor Web se aprofunda, faz-se necessário que ele evolua também sua formação para acompanhar e fundamentar seu desenvolvimento profissional e assim conhecer assuntos como segurança, redes, servidor e até mesmo administração. O que vai determinar a lista de requisitos e conhecimentos necessários, é a orientação que ele pretende dar a sua carreira.

Vantagens de ser Desenvolvedor Web

A grande busca por profissionalização nesta área, com vistas a atuar como Desenvolvedor Web, é em primeira instância resultado da quantidade de postos de trabalho que são oferecidos em um momento em que o mercado de trabalho é escasso em opções, mas a lista de vantagens que esta escolha representa, vai bem além de um mercado favorável e crescente:

  • Remuneração – considerando que algumas empresas não exigem formação superior, mas apenas comprovação de capacitação correspondente ao que o cargo exige, os salários comparativamente a outros cargos de mesmo nível educacional, são bastante superiores;

  • Carreira – desde que o profissional mantenha-se em uma rotina de capacitações adicionais de acordo com novas tecnologias e afins aos interesses do mercado, ele tem condições de ascender profissionalmente e consequentemente alcançar melhoria de sua remuneração;

  • Independência – esta é uma das atividades profissionais que permite atuar como freelancer e sendo assim, confere independência, bem como as demais vantagens desfrutadas por todos aqueles que vivem de trabalhos freelances;

  • Qualidade de vida – mais do que simplesmente atuar como freelancer, um bom e organizado profissional da área, tem até mesmo oportunidades como nômade digital, que certamente é um modo de vida que pode ser bastante atrativo e interessante para muitas pessoas;

  • Desafios – é comum ao Desenvolvedor Web estar envolvido em diferentes e novos projetos periodicamente e desta forma repetição e rotina não são palavras comuns em seu vocabulário, tendo sempre que encontrar novas soluções para novas demandas;

  • Desenvolvimento – como a Internet é uma área em constante evolução e em que novas tecnologias surgem frequentemente e rapidamente, exige-se que o profissional esteja desenvolvendo-se na mesma medida a fim de não ficar ultrapassado ou desatualizado.

Conclusão

A Internet propiciou o surgimento de uma nova atividade profissional, que é o Desenvolvedor Web e que basicamente consiste do profissional que tem formação para criação de aplicações Web. Todavia, em função da abrangência que a área tem, exige-se que o mesmo oriente o seu desenvolvimento profissional por determinados conjuntos de conhecimentos e tecnologias, de forma permanente a fim de manter-se em um mercado promissor, mas exigente e competitivo.

Comentários ({{totalComentarios}})