Navegador Microsoft Edge – 12 boas razões para usar!

A batalha dos navegadores web, sempre mereceu um capítulo recheado de polêmicas e embates em meio à evolução da World Wide Web. Por muito tempo o produto da Microsoft – na época o Internet Explorer – reinou absoluto, até que viu sua liderança ser tomada pelo produto do Google, o Google Chrome.

O atual líder no segmento de browsers, parece ainda bem longe de perder seu posto, mas não é por falta de boas opções e entre todas, uma que merece uma chance, é o Microsoft Edge!

Se você quer saber por quais razões deve deixar de lado o Chrome e os porquês de dar uma chance ao MS Edge para desktop, é disso que trataremos hoje.

Por que optar pelo Edge no lugar do Chrome?

Muita gente deve fazer esse tipo de pergunta, afinal é um tanto quanto natural pensar que algo que é líder em sua categoria deve ser porque é melhor.

Não vamos entrar muito nesse tipo de mérito, uma vez que algumas vezes pode sim fazer sentido conclusões do tipo, mas existe uma lista razoavelmente extensa de outros motivos que podem justificar essa condição.

Se há aqui aspectos que devem ser realmente considerados, em nossa ótica, são:

  • Concorrência – da mesma maneira que foi na época em que o Internet Explorer, da mesma Microsoft, era o líder absoluto e com grande margem em comparação aos demais, na condição de liderança absoluta, quem mais perde são os clientes / usuários, cujos interesses dão lugar aos interesses da marca que domina o mercado;

  • Políticas – as políticas e termos de uso do serviço do Google em relação aos seus produtos e que incluí o Chrome, são bastante questionáveis em vários aspectos, como a tão importante privacidade;

  • Regras do jogo – intimamente relacionado com os dois fatores anteriores, a confortável liderança do Chrome tem contribuído para fortalecer a verdadeira ditadura das big techs, ainda que a Microsoft também faça parte desse grupo. Porém a atuação do Google vem merecendo mais críticas, já que ela vem ditando os rumos de como devem ser as coisas. Um bom exemplo disso, é o bloqueio dos bloqueadores de publicidade no YouTube;

  • Experimentar – você só sabe se realmente algo é melhor para você, se você se dá a oportunidade de experimentar as opções que tem a sua disposição.

No entanto, apesar dessas considerações, é importante destacar que nosso propósito não é de afirmar que o Edge é melhor ou pior que o Chrome e nem convencê-lo de nada.

Da mesma maneira que escolhemos uma camiseta, um prato no restaurante ou quem sabe um filme para assistir, cada um tem seus próprios critérios ou mesmo critério nenhum, senão o gosto pessoal. Há quem faça a opção porque foi a mais prática, a mais acessível ou porque todo mundo faz e pode estar tudo bem pensar assim também.

Mas caso você queira ao menos provar...

O “Novo” Edge

Lançado oficialmente em janeiro de 2020, já não é tão novo assim.

Foram necessários apenas dois meses para o Edge ocupar o segundo lugar como browser mais usado em desktops, posição que antes era ocupada pelo também excelente Mozilla Firefox.

Conforme já havíamos antecipado por ocasião do lançamento, o Edge é um produto inteiramente novo, criado a partir do projeto Chromium, do qual o Google Chrome e alguns outros navegadores derivam, razão pela qual alguns chegaram a chamá-lo de Edge Chromium.

Vale destacar, que por ocasião do lançamento, a Microsoft chamava-o de o “novo Microsoft Edge”, uma vez que o “antigo” Edge era baseado em uma engine própria e que não era open source, como é do projeto Chromium.

Usando o Edge baseado no Chromium

Assim que termina a instalação, é aberto o novo Edge para desktop e você tem alguns passos para configurá-lo. Caso você tenha dúvidas, pode seguir com os padrões sugeridos pela Microsoft, já que pode alterar tudo posteriormente nas configurações do navegador.

Se você usa o produto do Google como padrão, logo na primeira tela de configuração, o Edge lhe pergunta se deseja importar seus dados do Chrome (marcadores, endereços, cookies, extensões, senhas salvas, informações de pagamento, atalhos, configurações e guias abertas).

Você pode manter a sugestão, seguir sem importar ou ainda selecionar quais dados importar, clicando em “Mais opções de importação”.

A etapa seguinte, refere-se a aparência do navegador quando é aberto. As opções diferenciam-se entre si por conter apenas acessos rápidos para os sites mais frequentemente acessados (speed dials), dispostos em uma imagem de fundo (“Inspirador”), a mesma tela anterior, mas com notícias que são destaque no momento (“Informativo”) ou apenas a imagem de fundo, que pode ser estática ou dinâmica.

Também na segunda etapa, pode-se manter o Bing como mecanismo de busca padrão do Novo Edge ao se digitar um endereço ou realizar uma busca diretamente no campo de URL do navegador.

Na terceira e última etapa de configuração, se você tem uma conta Microsoft (Outlook, Hotmail, MSN ou Live) – o que é provável – você é perguntado se deseja ativá-la ou seguir sem ativar. Ao optar por ativar, automaticamente seus dados de conta e perfil Microsoft estarão acessíveis, o que significa que se quiser acessar seu e-mail, não precisará fornecer seu PIN ou senha.

Em linhas gerais e exceto por algumas características, muitas vezes navegar usando o browser da Microsoft, consiste de uma experiência muito mais agradável em relação ao seu antecessor, chegando mesmo a não se notar diferenças radicais entre ele e seu maior concorrente.

Além das razões que listaremos a seguir, cabe ressaltar que contar com mais uma opção além dos bons Firefox, Vivaldi e Safari, é mais do que ter opções para todos os gostos. Dispor de um concorrente de peso, força os demais a aprimorarem continuamente seus produtos, onde quem ganha, somos nós usuários.

12 bons motivos para considerar o Novo Edge como seu próximo navegador

Nossa proposta não é convencer ninguém a abandonar seu navegador preferido para desktop, mas mostrar motivos para considerar alternativas que podem ser tão boas quanto quaisquer outras.

Vários – senão todos – dos recursos existentes no Edge, podem ser implementados no Chrome por meio de extensões / AddOns, bem como em outras alternativas de navegadores, porém ao tê-los por padrão evitam-se os problemas de segurança e violação de privacidade que podem estar associados a usar um complemento de terceiros.

Vale também lembrar, que mesmo contando com vários recursos nativos, o Edge demonstrou nos testes feitos, que em condições gerais de uso, consome menos recursos (memória, processamento e número de processos) que o Chrome.

Ao instalar e ativar extensões / AddOns, normalmente o uso desses recursos aumenta e em alguns casos, a diferença pode ser significativa quando o hardware é mais modesto.

Portanto, vamos ao que interessa!

1. Coleções

Esse recurso (coleções) pode ser muito interessante para aqueles que frequentemente fazem pesquisas na Internet em diferentes tipos de sites para realizar trabalhos, como coleta de informações, links, textos, imagens.

Isso porque além de reunir no próprio navegador dados, links, títulos das páginas e imagens, é possível abrir todas as páginas, cada qual em uma guia, enviar tudo para o MS Word ou Excel, ou copiar para a área de transferência.

Imagine por exemplo, que você tenha feito uma extensa pesquisa em vários sites para escrever um conteúdo para seu blog. Com esse recurso, em vez de copiar os links das respectivas páginas em algum lugar, tudo o que interessa pode estar agrupado em uma coleção e acessível por um só clique.

2. Espaços de trabalho

Os espaços de trabalho (Edge Workspaces) são um recurso bastante interessante para uso profissional, uma vez que se existir a necessidade de duas ou mais pessoas trabalharem em grupo, compartilhando o acesso a diferentes guias / abas e respectivas páginas, quem cria e coordena o grupo, pode enviar convites aos demais integrantes.

Se houver atualização no conteúdo de uma guia, automaticamente todos os demais membros serão sincronizados.

É possível ter diferentes workspaces simultâneos, cada qual sendo nomeado e até personalizados com diferentes cores, para melhor identificação de cada um.

Mesmo quem não faz parte de nenhum, também pode se beneficiar da funcionalidade, já que pode dispor de um espaço de trabalho só com guias relacionadas com assuntos pessoais e outro para os de ordem profissional, em vez de abrir duas instâncias do navegador.

Note que uma vez criado um espaço de trabalho, ele existirá mesmo que o browser seja encerrado e, portanto, as guias e seus respectivos conteúdos, também. Assim, caso queira ou se for necessário, é preciso apagar um workspace previamente criado.

3. Copilot

O Microsoft Copilot foi lançado e tornou-se disponível para vários usuários do Windows 11, mas mesmo quem ainda não recebeu a atualização, que ocorrerá em fases de acordo com o idioma e região geográfica, já tem acesso da sua versão para navegador.

Boa parte dos recursos de inteligência artificial do Copilot podem ser úteis, como por exemplo, fazer um resumo da página cuja guia está ativa ou quem sabe usar o Bing chat para uma pesquisa.

4. Edição de PDF

Como a maioria dos atuais browsers, o Edge possui um visualizador de PDF embutido, dispensando que se tenha que instalar um no desktop.

O diferencial no caso, é que a aplicação da Microsoft automaticamente habilita recursos de edição que podem ser úteis em algumas situações:

  • Marcador – semelhante aos marcadores de texto físicos, sendo possível inclusive optar por diferentes cores;

  • Texto – é possível incluir diversos campos de texto;

  • Desenho – há uma ferramenta de desenho a mão livre, similar ao correspondente do Paint.

Mas há outras possibilidades, como usar a IA do Copilot para trabalhar o conteúdo do PDF, localizar termos, diferentes possibilidades de visualização (tela cheia, largura da página, duas páginas, etc), rotacionar o documento e ainda leitura, podendo escolher a velocidade de leitura e uma razoável variedade de vozes.

5. Aparência

Este é um aspecto que é bastante subjetivo. Há quem diga que um dos trunfos do Google, é a aparência minimalista que ela emprega em seus produtos / serviços.

Se isso é um atrativo para você, o Edge baseado no Chromium também pode assumir essa aparência, mas se por outro lado cores, imagens e formas lhe atraem, o novo navegador da Microsoft preenche a lacuna anterior do Internet Explorer e seu sucessor, o antigo Edge.

É possível personalizar o Edge desde sua instalação ou por meio de configurações posteriores e isso o Chrome também permite, é verdade. No entanto, aqueles que justificavam isso como um mérito do navegador do Google, já não podem fazê-lo.

6. Atalho rápido para barra de tarefas

Você tem a necessidade de acessar / utilizar frequentemente um site ou uma página específica?

Se a resposta é sim, saiba que é possível tanto criar um atalho e, portanto, de acesso rápido e fixá-lo no menu iniciar do Windows ou na barra de tarefas, usando a opção “mais ferramentas” do menu e a seguir escolhendo onde quer fixá-lo.

Mas há outra alternativa ainda mais específica, que é tornar uma página ativa, uma aplicação e para tanto, basta ir no mesmo menu e escolher para tornar a página em questão, um app e também fixá-la onde desejar.

Por essa opção, a página selecionada abrirá em uma instância do browser mais limpa, sem barra de favoritos, sem barra de endereços e, portanto, destacando a área visível da página e ainda pode ser configurada para exibir um atalho na área de trabalho e ser carregada na inicialização do Windows.

7. Captura de tela

Captura de tela é funcionalidade relacionada ao sistema operacional, porém normalmente é restrita à área visível na tela do dispositivo.

Porém, o Edge oferece a possibilidade de captura da página inteira, por meio da combinação de teclas “CTRL+SHIFT+S” e a seguir selecionando a opção “capturar página inteira”.

Significa que se a página tiver várias rolagens de tela (scrolls), todas farão parte da imagem, a qual pode ser salva como JPEG ou ir para a área de transferência e ser usada em outro programa.

8. Ferramentas de produtividade

Na barra lateral do Edge, há uma série de opções de produtividade e que tornam mais fácil e rápido o acesso de recursos que usamos no dia a dia, dispensando que tenhamos que recorrer ao menu iniciar ou ter que alternar entre diferentes janelas, como:

  • Calculadora;

  • Tradutor de texto;

  • Office 365;

  • Conversor de medidas;

  • Skype;

  • Outlook.

9. Split screen

Tela dividida (split screen) é mais uma daquelas funcionalidades que aqueles que frequentemente têm que alternar sucessivamente entre duas guias / abas, agradece.

Isso porque ao ser ativado o recurso, ele divide a tela em duas porções verticalmente, permitindo escolher as guias que serão exibidas em cada metade.

Quando se tem muitas abas, ainda que posicionemos ambas lado a lado para facilitar o processo, ter os respectivos conteúdos simultaneamente, facilita muito o trabalho.

10. Desempenho

Eis um fator importante para muitos usuários, afinal não é todo mundo que conta com processadores super velozes e de última geração, bem como grandes quantidades de memória RAM. E muitos sites modernos são bastante exigentes nesses dois quesitos.

Quando se tem muitos aplicativos e muitas abas abertas, é que se nota o quanto um simples navegador é capaz de influenciar na visualização de sites e no desempenho geral da máquina.

Com ambos os navegadores abertos e sem nenhum site sendo exibido, pode-se ver no gerenciador de tarefas do Windows, o consumo de memória RAM de ambos.

Nessa comparação, bastante simples e acessível a qualquer usuário, é possível ver porque o aplicativo da empresa de Mountain View ficou célebre como devorador de memória, ainda que nas últimas versões o Google tenha tentado melhorar a questão.

Em determinadas situações, o uso de RAM por parte do Edge, é significativamente menor.

Em avaliações mais técnicas e baseadas em benchmarks diversos que levam em consideração o tempo de renderização das páginas, por exemplo, o Edge em versão para desktop e rodando no Windows, vence vários, mesmo que em alguns casos, com pequena margem, mas que para usuários com sistemas mais antigos e menos providos de recursos, pode fazer a diferença.

11. Modo leitura (modo imersivo)

Essa é uma característica nativa do novo browser e que não requer instalação de nenhuma extensão ou AddOn.

O modo de leitura avançada é um excelente recurso para quem acessa com frequência sites com muito conteúdo de texto e/ou que são poluídos visualmente, ou ainda com excesso de publicidade online, o que também é frequente.

O Edge baseado no Chromium identifica quando o conteúdo tem boa quantidade de texto e habilita um ícone na barra de endereço, que permite mudar a visualização removendo praticamente tudo que não representa conteúdo relevante, incluindo eventual publicidade, como banners, imagens de fundo, menus e outros elementos que não sejam textuais.

Também pode ser ativado via tecla F9.

Além disso, o texto é realinhado e uma fonte padrão em tamanhos e formatos definidos na configuração, são aplicados. Devido à possibilidade de uma extensa personalização das fontes usadas, do espaçamento e das cores, acaba sendo também uma vantagem apreciável com foco na acessibilidade.

Essa funcionalidade é extremamente útil e torna a leitura de conteúdos longos, muito mais agradável e fácil. Mesmo que não seja o caso, também funciona muito bem com aqueles sites que insistem em exibir janelas, pop-ups e outros elementos por cima do texto, ao simples mover do mouse ou ao mínimo esboço de sair do site.

12. Leitura em voz alta

Mais um recurso nativo e, portanto, que evita que se tenha que procurar e instalar uma extensão, tornando o navegador ainda mais pesado.

Assim como o modo de leitura avançado e principalmente combinado com ele, já que o conteúdo irrelevante é removido, é outro excelente atrativo voltado à acessibilidade.

Mas não é apenas aqueles que têm baixa acuidade visual que podem se beneficiar dessa característica. Todos que precisam ou querem consumir grandes quantidades de texto, podem ver neste recurso, um importante aliado.

É possível escolher diferentes vozes e velocidades de leitura, embora as mais rápidas tornam muitas palavras incompreensíveis algumas vezes, chegando mesmo a ser desagradável.

Conclusão

O Edge baseado no Chromium – ou simplesmente Novo Edge – oferece uma gama de recursos nativos, que o tornam uma excelente alternativa ao Chrome.

Comentários ({{totalComentarios}})