Tudo sobre o Google Ads em 15 perguntas e respostas
Até pode ser que você não saiba responder o que é, mas é quase impossível que não tenha visto o que é. Estamos falando do Google Ads, que sem dúvida alguma constitui a plataforma mais usada no mundo para sua finalidade.
Apesar da enorme base de usuários e do sucesso alcançado, ainda existe muita gente que sabe pouco ou nada a respeito e, por essa razão, tem receio em aderir e colher os possíveis benefícios.
Se é o seu caso, vamos procurar esclarecer as dúvidas mais comuns, de forma objetiva e clara.
O que é o Google Ads?
O Google Ads, anteriormente conhecido como Google AdWords, é a plataforma de publicidade online, também normalmente chamado de links patrocinados do Google.
Lançada em 2000, a plataforma evoluiu bastante ao longo dos anos, refletindo o dinamismo da Web e as tendências da publicidade online e constitui a principal fonte de receita da empresa, o que comprova o seu sucesso.
Por meio do Google Ads, também chamado de apenas “Ads” pelos mais íntimos, que as empresas criam os anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa do Google, em websites de parceiros, no YouTube, no Gmail e na Play Store.
Os anúncios podem ser segmentados para públicos específicos, o que significa que as empresas podem exibi-los para usuários com interesses particulares ou que estão ativamente procurando por produtos e serviços semelhantes aos que seu negócio oferece.
Esses anúncios são exibidos com destaque no topo e após o último resultado das páginas de pesquisa da ferramenta de busca e que é o formato que estamos mais acostumados, mas também em outros sites ligados à Alphabet, a empresa controladora do Google.
A proposta do Google Ads é apresentar aos usuários junto aos resultados mais relevantes para as buscas que são realizadas, as empresas / marcas que ofereçam produtos / serviços associados, afinal se você se pesquisou por um modelo de bicicleta, talvez também esteja pensando em comprá-la e não apenas tem curiosidade sobre suas características.
Como funciona o Google Ads?
O Google Ads é constituído por um sistema bastante sofisticado e que envolve outros sistemas e serviços da empresa, resultado de mais de duas décadas de experiência e desenvolvimento contínuo, sendo que boa parte desse tempo, constando como principal plataforma de publicidade online.
Por essa razão, não vamos nos aprofundar demasiadamente no seu funcionamento.
Em termos bastante resumidos, o Google Ads funciona baseado em alguns princípios:
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Leilão – um sistema de leilão, no qual os anunciantes para uma classe ou categoria de produto / serviço, definem o valor máximo que estão dispostos a pagar por cada clique feito no anúncio, de forma que os anunciantes com os maiores limites, são os que devem ter seus anúncios exibidos preferencialmente;
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Crédito – na eventualidade de um clique ocorrer, o valor alcançado pelo clique é deduzido do crédito pago pelo anunciante, sendo que é possível definir o valor que se deseja gastar por dia. Ou seja, a mera exibição de um anúncio, não gera dedução do crédito inserido na plataforma;
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Exibição – os anúncios podem ser exibidos em várias redes, incluindo a Rede de Pesquisa, a Rede de Display, o YouTube, o Google Shopping, aplicativos móveis e até listas de e-mail, para aqueles usuários que aceitaram receber ofertas em algum serviço da empresa;
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Campanhas – é possível criar diferentes campanhas, que são o conjunto de veiculações (anúncios, palavras-chave e lances) que compartilham um orçamento, seguem critérios de segmentação (ex: local, idade, gênero, etc) e outras configurações possíveis. As campanhas são frequentemente usadas para organizar categorias de produtos ou serviços que você oferece;
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Pesquisa – os anúncios que vemos quando pesquisamos na ferramenta de busca e que são identificáveis porque aparecem acompanhados da palavra “patrocinado”, são exibidos quando a palavra-chave que consta da pesquisa é a mesma que você definiu para a respectiva campanha e desde que o valor limite (leilão) esteja compatível com os anunciantes concorrentes para o mesmo produto / serviço.
Quais as vantagens de anunciar no Google Ads?
Anunciar no Google Ads oferece uma série de vantagens para empresas dos mais diferentes portes e segmentos de atuação, bem como profissionais do Marketing Digital, como por exemplo:
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Mensuração e tomada de decisão – o Google Ads é uma plataforma que oferece muitas métricas, as quais permitem analisar minuciosamente o que está funcionando ou não e em tempo real. Você pode saber rapidamente se suas campanhas estão trazendo ou não um bom ROI (Retorno Sobre o Investimento) e, caso necessário, alterar suas estratégias ou mesmo pausar uma campanha ineficiente;
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Personalização – a plataforma permite um bom grau de personalização das suas campanhas e anúncios de acordo com suas necessidades. Você pode especificar tipos de correspondência de palavra-chave, usar extensões de anúncio para exibir imagens de produtos, restringir o público-alvo por localização, idioma, dispositivo usado pelo usuário, entre outras várias possibilidades;
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Escalabilidade de Leads – o Ads é altamente escalável, o que significa que se for do seu interesse e for possível, pode-se aumentar seu orçamento de PPC (Pay Per Click ou pague por clique, em português) e automaticamente seus leads e o respectivo retorno aumentarão na proporção direta da alteração, o que é bastante eficiente na obtenção de visibilidade e leads, em pouco tempo;
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Visibilidade nas SERPs – diferentemente do SEO para exibição nos resultados orgânicos das páginas de resultados (as SERPs), cujos resultados costumam vir só no médio e longo prazos, o Google Ads oferece resultados imediatos. Você pode começar a ter impressões e cliques imediatamente;
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Redes de parceiros – se for do seu interesse e estiver de acordo com sua estratégia de Marketing, além das páginas de resultados da pesquisa, seus anúncios podem ser exibidos em serviços parceiros, como o Gmail e o YouTube, ampliando ainda mais seu alcance;
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Segmentação – a possibilidade de segmentar seu público-alvo, baseando-se em uma variedade de critérios como localização, hora do dia, idioma, navegador, tipo de dispositivo, permite direcionar com precisão sua mensagem a quem você deseja;
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Controle do investimento – não há custo fixo ou investimento mínimo para anunciar no Google Ads, de forma que você decide quanto deseja gastar e pode ajustar conforme necessário, permitindo que mesmo os negócios dotados de capacidades menores de investimento, também possam anunciar;
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Diversidade de formatos – há diversos formatos de anúncio, como anúncios de pesquisa, display, vídeo e shopping, para atender aos mais diferentes objetivos da sua estratégia de Marketing Digital;
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Ferramenta auxiliar – os anúncios do Google Ads podem reforçar ou servir como auxílio para outras estratégias de Marketing, criando sinergia entre elas;
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Maior probabilidade de conversão – diferentemente de outras formas de publicidade, a divulgação do seu produto / serviço no Ads, é que a sua marca, aparecerá diretamente só para quem está procurando algo relacionado a sua solução, no caso da exibição na rede de pesquisa.
15 perguntas e respostas mais comuns sobre o Google Ads
Antes de começarmos a responder as dúvidas mais comuns sobre o Ads, é essencial fazermos algumas ressalvas e observações:
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Esse não é um tutorial sobre como usar o Google Ads, como obter os melhores resultados e nem tem a pretensão de esgotar o assunto. Para tais finalidades, há muitos conteúdos direcionados a esse propósito;
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A depender de quando você está lendo o presente conteúdo, algumas coisas podem ter mudado, pois o Google atualiza constantemente a plataforma, incluindo novas funcionalidades / recursos, alterando alguns e removendo outros, assim como suas políticas, as quais foram atualizadas entre 2023 e 2024;
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Os esclarecimentos a seguir visam que aqueles que tem pouquíssimo ou nenhum conhecimento sobre o Ads, possam ter uma visão geral do que é, como é o seu funcionamento básico e assim tenham condições de decidir se vão além e se preparam para investir nessa poderosa plataforma;
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As três perguntas mais frequentes a respeito, já foram respondidas anteriormente.
1. O que é a Rede de Pesquisa?
A Rede de Pesquisa do Google, nada mais é do que o conjunto de sites / serviços / aplicativos da empresa que integram a ferramenta de pesquisa (Google Maps, Google Shopping, Google Imagens, etc), nos quais seus anúncios podem ser exibidos.
Quando você opta por anunciar na “Rede de Pesquisa”, no painel de administração do Ads, seus anúncios podem aparecer antes dos resultados de pesquisa quando alguém procura termos ou palavras-chave relacionadas ao que você definiu, garantindo que você alcance um público altamente segmentado e que certamente tem algum nível de interesse, exibindo anúncios relevantes e alinhados com o que os usuários buscam.
2. O que é a Rede de Display?
A chamada Rede de Display, é composta por literalmente milhões de sites, com os quais o Google tem parceria através do Google AdSense ou de terceiros. No Brasil, 95% dos sites estão associados à Rede de Display, e no mundo, essa proporção é de cerca de 80%, o que significa que, a penetração e as chances de seu público visualizar as campanhas são bastante boas.
O Google AdSense é uma maneira dos produtores de conteúdo monetizarem seus sites. Ele relaciona anúncios do seu site com base nos visitantes e no conteúdo disponível.
Em outras palavras, é por meio da Rede de Display que o Google conecta quem quer anunciar, com quem tem espaço para exibir tais anúncios.
3. O que é Remarketing?
Nós temos um post especialmente dedicado a tratar tudo o que você precisa saber Remarketing.
Mas se o que você busca é algo mais resumido, o Remarketing é o nome de uma estratégia criada pelo Google, para exibir anúncios relevantes aos usuários que visitaram seu site.
Suponhamos que se um usuário visitou uma página de um determinado produto, você pode exibir anúncios relacionados a esse produto em outros sites da Rede de Display do Google, aumentando as chances dos usuários que viram seu produto, mas não efetivaram a compra, serem influenciados enquanto navegam em outros sites.
4. O que é campanha de branding no Google Ads?
Branding é o conjunto de estratégias de Marketing que objetivam o posicionamento e valores de uma marca, buscando despertar sentimentos, associações de ideias e conceitos, criar conexões capazes de influenciar os consumidores em potencial, no momento de decisão de compra de um produto ou serviço.
Sendo assim, uma campanha de Branding no Google Ads tem como objetivo principal promover e fortalecer o reconhecimento de uma marca, criar uma imagem e associações a ela, conhecimento por parte dos consumidores e até posicioná-la como a mais lembrada (Top Of Mind).
Diferentemente das campanhas que buscam gerar conversões e vendas imediatas, uma campanha de branding visa construir uma imagem positiva e fixar a marca na mente dos consumidores.
5. O que é campanha de geração de leads?
Os leads em Marketing Digital, são os visitantes do seu site que apresentam algum nível de interesse na sua marca, nos produtos e/ou serviços que você oferece e, portanto, têm potencial para se tornarem clientes.
Se o seu objetivo é conseguir leads, é possível criar uma campanha com essa finalidade, por meio da qual você pode criar anúncios para serem exibidos na Rede de Display e que direcionam os usuários para uma página de destino específica (landing page), contendo um formulário de cadastro, um conteúdo direcionado ou ainda uma oferta.
Ao realizar uma segmentação criteriosa do seu público-alvo ou da persona que você mira, você tem boas chances de gerar leads bem qualificados.
6. O que é custo por clique (CPC) no Google Ads?
O Custo por Clique (CPC) no Google Ads, é a opção de lance manual – a mecânica do leilão, anteriormente mencionada – para quem anuncia na plataforma e que representa o valor que você paga sempre que alguém clicar nos seus anúncios.
7. Como definir o custo por clique (CPC) no Google Ads?
Definir um valor máximo por um clique, é uma questão bastante importante, embora isso não signifique que esse sempre será o valor pago cada vez que um internauta clicar em um anúncio da sua empresa.
Por exemplo, se você atribuir um valor bem elevado, como R$ 50,00 por cada clique feito, não significa que cada clique que ocorra esse valor será debitado do seu crédito, mas sim o maior valor alcançado entre os concorrentes para aquela palavra-chave.
Dessa forma, se o maior valor entre eles for R$ 1,50 é isso que cada clique custará e provavelmente coloca seu anúncio a frente dos anúncios dos seus concorrentes.
Por outro lado, se o limite estipulado por você for de R$ 1,00 e há 5 anúncios concorrentes com limites superiores, seu anúncio não deverá ser exibido.
O “planejador de palavra-chave” é um recurso da plataforma, pelo qual é possível ter uma noção dos valores praticados pelos produtos / serviços concorrentes.
Note que não há uma precisão muito grande, em função da periodicidade com que esses valores são aferidos e atualizados, mas serve como uma base inicial e que depois pode ser verificada conforme as campanhas estiverem em curso.
8. O que é custo por ação no Google Ads?
O “custo por ação” (CPA), é um conceito diferente do CPC, e que implica no custo total para receber as ações necessárias dos clientes. Geralmente a ação é uma compra, um registro, uma inscrição, etc.
Ou seja, o CPA expressa o valor médio que você está disposto a pagar por cada conversão em seu site ou aplicativo.
Quando CPA é definido, o Google Ads otimiza automaticamente seus lances para alcançar esse objetivo específico e para que você possa estimar de modo eficiente o investimento feito e permita focar nos resultados pretendidos.
Para alguns cenários e estratégias mais voltadas a alguns tipos de conversões, considerar o CPA como uma estratégia de lance, pode ser uma melhor opção que o CPC.
9. O que é CPM no Google Ads?
Tal como o CPC e o CPA, essa é outra maneira de pagar pelos anúncios e que já foi o formato predominante da publicidade online de modo geral, mas que atualmente está significativamente menor.
O Custo por Mil Impressões (CPM) no Google Ads é uma métrica que expressa o custo por mil visualizações de um anúncio. Em outras palavras, é o valor que você paga a cada mil vezes que seu anúncio é exibido na Rede de Display do Google, independentemente de alguém clicar nele ou não.
Atualmente essa modalidade fica restrita àquelas situações nas quais a mensagem principal está no próprio anúncio e não é necessária nenhuma interação por parte do usuário.
10. Como o Google define o valor do CPC?
O Google estipula uma média de preço para cada clique, a depender de diversos fatores, como por exemplo, nicho ou segmento de atuação, quais as palavras-chave usadas, tipo de produto, país e localidade e até quantidade de concorrentes.
E por seguir a mecânica de leilão, quanto mais fatores concorrentes estiverem envolvidos e mais anunciantes houver, maior tende a ser o valor.
11. É possível anunciar qualquer coisa no Google Ads?
Embora a variedade de produtos / serviços possíveis de serem anunciados é bastante grande, há também vários deles que não são permitidos e os anúncios estão sujeitos a bloqueio.
Via de regra, qualquer produto / serviço que envolva questões polêmicas ou mesmo abordagens agressivas, pode ter o anúncio bloqueado, como por exemplo, os populares produtos que prometem “emagrecimento super-rápido ou milagroso”.
Os anúncios passam por uma avaliação preliminar para serem liberados para veiculação e assim, quaisquer produtos que prometam coisas que são duvidosas, envolvam questões éticas, conteúdo adulto, ou exista regulação por legislação específica, como por exemplo, fórmulas de enriquecimento rápido ou publicidade para crianças.
Há uma página do próprio Google que contém as políticas relacionadas a esse tema.
12. É possível anunciar no YouTube?
Sim, podem ser criadas campanhas pelas quais os anúncios do Google Ads podem ser exibidas no YouTube, seja antes do início de cada vídeo, seja em algum momento durante a exibição.
Com mais de um bilhão de usuários, você pode selecionar o público-alvo desejado com base na idade, no sexo, no local, nos interesses e em outros critérios de segmentação.
Vale destacar, que segundo o YouTube, só há débito do crédito, quando as pessoas interagem com a campanha. Se o anúncio for pulado antes de 30 segundos, ou antes do fim para anúncios mais curtos, não há débito.
13. O que é “taxa de cliques” (CTR)?
O CTR é a sigla para Click Through Rate, ou simplesmente taxa de cliques e que é a métrica que indica o número de cliques que o seu anúncio, grupo de anúncios ou campanha recebeu durante um determinado período.
Essa métrica de marketing ajuda a entender quão atraente e relevante são seus anúncios.
Basicamente esse número é obtido dividindo-se o número de cliques pela quantidade de impressões. Assim, por exemplo, se o seu anúncio foi exibido 100 vezes e recebeu 9 cliques, a CTR é de 9%.
Essa métrica é valiosa para avaliar o desempenho das suas palavras-chave e sua eficiência nos anúncios e campanhas.
14. O que é o Google Shopping?
Se você possui um e-commerce, esse tipo de campanha pode ser a mais indicada para seu negócio.
Por meio dele, os anúncios dos seus produtos aparecerão nos resultados do “Shopping do Google”, que é a opção “Compras” das pesquisas, ou na parte lateral da página de resultados da pesquisa do Google, com a imagem do produto, o nome do produto, o preço e nome da loja, além de ser clicável levando para seu site.
Porém, nesses casos, além da conta no Google Ads, é preciso ter uma conta no Google Merchant Center e essa conta precisa ser vinculada à conta de Google Ads, que é por onde será criada e administrada a campanha.
15. Como começar a usar o Google Ads?
Para usar o Google Ads, é preciso criar uma conta e que por sua vez requer que se tenha uma conta (ou se crie uma) no Google / Gmail. O processo é bem simples:
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Acesse a página inicial do Google Ads;
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Clique em “Começar agora”;
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Insira um endereço de e-mail (a conta Google / Gmail) e o nome de sua empresa. A seguir, clique em “Avançar”.
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Preencha as informações de sua conta, incluindo o país no qual a empresa está localizada e a moeda usada para os pagamentos. Prossiga, clicando em “Enviar”;
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Na tela seguinte, preencha as informações de pagamento relativas a sua conta, escolhendo o método de pagamento de sua preferência, bem como as demais informações associadas;
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Nessa etapa você já está apto a criar sua primeira campanha no Google Ads, sendo necessário estipular umum orçamento, escolher palavras-chave e criar seu primeiro anúncio.
Conclusão
Se você quer anunciar online e ter resultados, precisa conhecer e esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a maior plataforma de anúncios da Web.