Google Adsense: O que é, como funciona e como começar?

Se você é dono ou administra um site, é altamente provável que queira que ele lhe dê algum retorno, afinal você investe seu tempo criando conteúdo, não apenas por interesse filosófico, não é?

Era até possível nos primeiros anos dos blogs e de alguns sites de conteúdo, em que seus donos satisfaziam-se em reunir uma comunidade de apaixonados pelos mesmos assuntos, que monetização não fosse a principal preocupação de muitos. Mas para todo o resto, nunca deixou de ser uma prioridade.

Entre todas as possibilidades de monetização, aquela que destaca-se como uma das principais, é o Google Adsense.

Para todos os que ainda não sabem muito bem o que é, como funciona e como usar, é que preparamos o presente conteúdo introdutório ao assunto.

O que é Google Adsense?

Google Adsense – ou apenas Adsense, como muitos chamam – é um programa de veiculação publicitária do Google, por meio do qual um site de qualquer tipo é apto à exibição de anúncios em diferentes formatos e ser remunerado por isso.

Originalmente lançado em março de 2003, ele ainda não tinha esse nome. Mas já em abril do mesmo ano, o Google adquiriu uma empresa que tinha um sistema concorrente e que usava tal nome – Adsense – e que passou a nomear o seu programa de publicidade online.

Rapidamente e conforme novos recursos e possibilidades foram incorporados, tornou-se uma importante fonte de receita tanto para aqueles que participavam, como também e principalmente para o próprio Google. Na verdade, já há algum tempo, o Google AdSense é um dos maiores e mais utilizados programas de anúncios do mundo, sendo usado como alternativa de monetização por muitos sites.

Toda a exibição e seleção desses anúncios é feita pelo próprio Google, comandada por um algoritmo que utiliza vários critérios para definir que conteúdo publicitário é exibido em cada um dos sites afiliados.

Sim, o Adsense não deixa de ser um programa de afiliado, porém em formato um tanto diferente do que a maioria convencionou reconhecer como um.

A principal diferença para a maioria, é que a “mercadoria” promovida, é publicidade.

Mas tal qual nos programas mais típicos, o site recebe por essa promoção, e que basicamente pode ser de acordo com exibições ou impressões, ou por cliques.

Se você assiste mesmo que eventualmente vídeos no YouTube, saiba que a publicidade visualizada, desde os vídeos exibidos antes do início do conteúdo principal, ou em alguns pontos durante, bem como os banners na parte inferior central, é o Adsense em prática no canal.

Como funciona o Google Adsense?

Em termos bem resumidos, o Adsense vai inserir no espaço que foi definido no site – seja ele um blog, site de conteúdo ou outro tipo de site – o formato de publicidade condizente com o espaço e em afinidade com o conteúdo que você tem, de tal forma que haja maior probabilidade de produzir interesse pelo conteúdo do anunciante na sua audiência.

A ideia é simples e consiste no princípio de que se for relevante para o público do site, aumentam as chances de haver interesse e, portanto, cliques e visualização e por consequência monetização para os donos de sites.

Na verdade, ganha o anunciante que recebeu um clique ou teve seu anúncio visualizado. Ganha quem veiculou a publicidade que foi efetiva para seu público. Ganha o Google.

Vale ressaltar que na outra ponta, estão aqueles que participam do Google Ads. Ou seja, anunciantes que pagam para ter seus produtos e/ou serviços e até outros websites exibidos nas páginas de resultados da busca (SERPs), também podem aparecer no seu site, no que é também conhecido com rede display e que são os sites dos afiliados do Adsense.

Inclusive entre os formatos disponíveis (vídeos, gráficos, texto, etc), há os de links similares aos links patrocinados que aparecem nas SERPs.

Os anunciantes que optam por exibição publicitária na rede Adsense, terão seu anúncio inserido no seu blog, por exemplo, desde que em conformidade mútua. Em outras palavras, é preciso que os formatos de ambos – anunciante e seu blog – sejam pelo menos o mesmo, bem como tamanho e conteúdos afins ou relacionados.

Teoricamente, não é de se esperar que apareça um vídeo sobre investimento em criptomoedas, em um vídeo de uma receita de bolo, para uma dona de casa que nunca nem ouviu falar sobre moedas digitais. Na prática, não é o que tem se visto e muitos – anunciantes e afiliados – têm reclamado desse comportamento, mas isso é assunto para outro bate-papo.

O Google AdSense afirma que usa o contexto dos sites afiliados para exibição dos anúncios e, portanto, na teoria o anúncio exibido deve ter alguma relação com o conteúdo da página em que aparece.

A partir do momento em que você – afiliado do Adsense – especifica o formato (texto, rich media, imagem, etc) e o tamanho, o algoritmo se encarrega de selecionar qual a conteúdo publicitário é mais adequado ao espaço reservado.

Como é grande a quantidade e variedade de formatos e tamanhos de anúncios, bem como a gama de anunciantes de todos os segmentos é imensa, fica fácil ao afiliado ter nas áreas determinadas do seu site uma publicidade condizente e útil ao seu público.

Mas nem tudo é por conta do Google. Você como afiliado, também tem algumas opções para refinar a escolha do que será exibido e assim estar mais alinhado até com a identidade visual do seu site, se for o caso.

Como é a monetização do Adsense?

Basicamente a remuneração da publicidade pode ocorrer por duas formas: CPC ou CPM.

CPC é a sigla para “Custo Por Clique” e que na prática significa que seu site será remunerado toda vez que um visitante clicar em um anúncio.

Já CPM significa “Custo por Mil Impressões” e está relacionado com monetização de acordo com o número de visualizações do anúncio por parte da sua audiência.

Tanto o custo dos cliques, como das visualizações, é variável e segue leis básicas do mercado – oferta, demanda e concorrência. Alguns termos, conteúdos, palavras-chave, são mais concorridos que outros e, portanto, são mais caros tanto para anunciantes, como remuneram melhor os afiliados.

O Google torna disponíveis os resgates / pagamentos quando a remuneração atinge o valor mínimo de US$100,00, embora o valor seja pago em reais, convertidos com base no câmbio do dia da transação e depositados na conta determinada por você.

Como ingressar no Adsense?

Agora que você já sabe em linhas gerais o que é e como funciona, é provável que deseja saber como ingressar no Adsense e começar a exibir publicidade em seu site e ser remunerado por isso, certo?

Tudo começa com ter uma conta no Google e que basicamente passa por ter um e-mail do Gmail.

Mas não basta. Também é necessário estar alinhado com alguns critérios de conteúdo do seu site que o Google estabelece e que precisam ser aprovados para ter anúncios exibidos. Antes de cadastrar-se no programa, é indicado conferir a razoavelmente extensa política do programa Adsense e o FAQ que eles tem a respeito.

Uma vez ciente do que é preciso e estando de acordo com as regras do jogo, você deve acessar a página inicial do Adsense.

O cadastro inicial necessário é simples e inclui desde a URL do site, o qual deve ser com um domínio personalizado próprio e sua conta do Gmail.

Para fazer parte da rede de afiliados, também é exigida uma conta, informações de pessoa física ou jurídica, endereço, telefone de contato. Vale ressaltar que a validade e correção dos dados é fundamental, já que até mesmo correspondência física – por correio convencional – será enviada para você e um código de verificação será enviado por meio telefônico.

Concluída essa parte burocrática e feita a aprovação preliminar, será fornecido um código HTML que deve ser inserido nas páginas candidatas a exibição de publicidade do Adsense. Feito isso, é preciso confirmar na plataforma que o código foi colado no site.

Agora é esperar. Dentro de algum tempo – podem ser dias – se aprovado, na conta de e-mail informada você receberá a notificação.

Conclusão

Adsense é a plataforma de inserção publicitária do Google, para sites de diferentes tipos mais usada no mundo, para monetização por exibição de anúncios.

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