Remarketing: Tudo o que você precisa saber para usar

Sabe quando você pesquisa algo sobre uma marca, ou um produto específico, mas após essa pesquisa ter sido feita, todo site em que entra, rede social que acessa e até nos apps com publicidade, você vê alguma coisa a respeito daquela marca ou produto?

Não, não é mágica, não é hacker, não é vírus no seu computador ou no smartphone, nem espionagem também. O nome disso é Remarketing!

Quer saber mais a respeito, como funciona, para que serve e como tirar benefício do Remarketing?

O que é Remarketing?

Remarketing é um estrangeirismo que significa “fazer Marketing novamente”.

O prefixo “re” em inglês quando adicionado a um verbo, significa que a ação do verbo é repetida, como em reinstall (instalar novamente) ou reuse (reutilizar).

Mas no caso do Remarketing, não é apenas repetir qualquer ação de Marketing, mas as ligadas ao Marketing Digital e aplicadas a uma pessoa que tenha demonstrado algum nível de interesse por um produto ou marca em algum momento.

A ideia é fornecer a essa pessoa mais informações que devem ser relevantes sobre o produto ou marca que foi pesquisada, de forma que ela tenha condições de tomar uma decisão

Imagine que você tem uma loja de cosméticos em um shopping center, ou seja, um lugar no qual o consumidor dispõe de modo fácil, de várias outras opções, tal como é na Web.

Uma consumidora entra no estabelecimento, olha vários batons, mas sai sem comprar nada.

Se fosse possível aplicar Remarketing a essa situação, é como se você pudesse seguir essa cliente ao longo da sua visitação às outras lojas que ela entra (um magazine, a praça de alimentação, uma loja de roupas, etc) e em cada uma delas, pudesse exibir um anúncio dos batons que ela aparentemente mais se interessou, destacando suas características mais marcantes e quem sabe até oferecendo um desconto, para incentivá-la a voltar e fazer a compra.

No mundo físico isso não é possível, mas no digital, sim e por essa razão que dissemos que o Remarketing está relacionado ao Marketing Digital.

Por meio dele, os potenciais clientes e que já demonstraram interesse em seu produto, mas que por algum motivo não finalizaram a compra, podem ser alcançados em diferentes momentos e serem submetidos a diferentes estímulos de Marketing, o digital.

O Remarketing pode ser usado em diferentes situações, desde um e-mail para relembrar sobre os itens que foram colocados (e deixados) no carrinho de compra no e-commerce da empresa, até um aviso de alguma promoção no site que possa interessar essa pessoa em especial.

Qual a diferença entre Remarketing e Retargeting?

Se você já buscou – ou ainda pretende buscar – mais informações sobre Remarketing, é quase certo esbarrar também no termo Retargeting e a depender da fonte pesquisada, pode ter dúvidas sobre qual a diferença entre ambos.

Embora os termos possam ser usados de forma sinônima em alguns contextos, o Remarketing é especificamente a abordagem do Google para o Retargeting. Portanto, o termo “Remarketing” é usado pelo Google para descrever sua própria ferramenta de Retargeting dentro do Google Ads.

Assim, quando usado o termo Remarketing, pressupõe-se que estamos tratando do Google Ads e envolve ações para exibição de anúncios nos sites integrados à plataforma, para usuários que já demonstraram algum interesse em sua marca e/ou produto, com o objetivo de incentivá-los a retornar e completar uma ação, como uma compra.

Ambas as estratégias são úteis para aumentar as taxas de conversão e fortalecer o relacionamento com o cliente, mas cada uma utiliza métodos diferentes para alcançar um mesmo objetivo.

Um exemplo conhecido de Retargeting, é o Facebook.

A plataforma oferece ferramentas que permitem aos anunciantes alcançar pessoas que já interagiram com sua marca, seja através de visitas ao site, uso de um aplicativo, ou interações na própria página do Facebook.

Com o Retargeting no Facebook, é possível utilizar os diferentes formatos de anúncios dinâmicos, por meio dos quais os usuários veem stories, vídeos, fotos de itens que eles já demonstraram interesse, ajudando a personalizar a experiência de anúncio e aumentar de modo relevante a taxa de conversão.

Como funciona o Remarketing?

O funcionamento do Remarketing – e do Retargeting também – é baseado em algo que provavelmente você já tenha ouvido falar, mesmo que não saiba o que é e para que serve – os cookies.

Um cookie é um arquivo de texto que o site visitado pode armazenar no seu disco rígido quando você permite, juntamente com os demais arquivos que compõem o site, como imagens, arquivos HTML, ícones e outros arquivos que compõem o cache do navegador.

Geralmente os cookies são incrivelmente simples e ao mesmo tempo extremamente importantes, tanto para os usuários, como para os sites que são visitados por esses usuários. Graças a eles que você não precisa digitar usuário e senha de muitos serviços online, todas as vezes que retorna aos respectivos sites.

Ao regressar, a página acessada é capaz de recuperar o arquivo correspondente ao cookie que ela gerou, para “lembrar” da visita anterior e das suas credenciais de acesso ou até das suas preferências e configurações feitas, por exemplo.

É nesse mesmo princípio que se baseia o funcionamento do Remarketing. Quando um usuário visita seu site ou consome o conteúdo da sua marca, ele é marcado com um cookie e adicionado a uma lista de Remarketing.

A partir daí, você – e todos que usam o serviço – pode iniciar uma campanha com anúncios direcionados aos para usuários dessa lista.

Note que a depender das interações ocorridas a partir do acesso inicial, bem como de outros acessos em outros sites, novos cookies podem ser gravados e mais se sabe sobre o comportamento do visitante.

É por essa característica que há algum tempo os cookies são questionados e são considerados um dos responsáveis pela falta de privacidade na Internet.

Por que o Remarketing é importante?

É essencial ter em mente que os resultados do Remarketing dependem de estratégias bem analisadas e implantadas, mas de modo geral, quando bem feito, alguns dos seus principais benefícios, são:

  1. Personalização de campanhas – ao avaliar os dados de interação do usuário com o seu site, bem como outras informações de contato e interesses, é possível personalizar as ações de e-mail Marketing de forma objetiva e estratégica em relação aos leads;

  2. Aumento da taxa de conversão – uma das principais vantagens observadas, é que ao reexibir anúncios relevantes para usuários que já demonstraram interesse, as chances deles realizarem a ação desejada, como uma compra, aumentam consideravelmente. Os índices médios sem o Remarketing, são de apenas 3% de conversão;

  3. Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC) – o Remarketing foca em usuários que já tiveram um contato prévio com sua marca, o que pode resultar em custos mais baixos para adquirir novos clientes;

  4. Aumento no reconhecimento da marca – o volume, a frequência e o período em que os anúncios de Remarketing aparecem em outros sites e aplicativos frequentados pelo público-alvo, representa uma exposição que favorece a fixação e a lembrança da sua marca;

  5. Fidelização de clientes – o processo de fidelização de clientes não é algo simples, mas o conjunto de ações possíveis, ajuda a manter sua marca na mente dos clientes e consequentemente contribui para fazê-los retornar e comprar novamente;

  6. Recuperação de carrinhos abandonados – tem um e-commerce? Graças aos endereços de e-mail fornecidos pelos clientes, você pode enviar e-mails com lembretes sobre produtos deixados no carrinho, diminuindo a taxa de abandono;

  7. Potencial futuro de clientes – mesmo sabendo que nem todo visitante está pronto para ser convertido, o Remarketing bem-feito contribui para expandir seu público-alvo e alcançar potenciais clientes futuros;

  8. Segmentação mais precisa – ao avaliar minuciosamente os dados obtidos, é possível segmentar com precisão os usuários com base em seu comportamento anterior, direcionando anúncios específicos e consequentemente mais eficientes, para cada grupo de consumidores em potencial;

  9. Aproveitamento de Insights e sinais de comprar – os anúncios de Remarketing podem destacar recursos exclusivos / diferenciais do seu produto ou oferecer códigos promocionais para incentivar a consideração contínua da sua marca;

  10. Melhoria da experiência do cliente – ao lembrar os usuários sobre sua marca de forma estratégica, você cria uma experiência positiva e relevante.

Qual a relação entre o Remarketing e a jornada de compra do cliente?

O Remarketing e a jornada de compra estão intrinsecamente conectados, na medida que conhecer em qual etapa na jornada o cliente está, é crucial para a eficiência das ações adotadas.

Essas etapas ou fases, são:

  1. Fase de Conscientização (Awareness) – nessa etapa, é o momento no qual o consumidor entra em contato com a sua marca pela primeira vez. Pode ser através de anúncios em redes sociais ou recomendações de clientes existentes. O Remarketing aqui tem o papel de promover e melhor o conhecimento que o consumidor terá da marca e esclarecer dúvidas que certamente ele tem;

  2. Fase de Aquisição (Acquisition) – aqui é quando o consumidor é um lead com elevado potencial, ao interagir com seus produtos ou serviços. Isso pode acontecer quando ele visita seu site, cria uma conta, faz o download de um aplicativo ou se inscreve para receber sua newsletter. O Remarketing nessa etapa atua incentivando a conversão;

  3. Fase de Integração (Onboarding) – feita a primeira compra, os clientes estão no auge do interesse pela sua marca. É quando o Remarketing aproveita essa condição psicológica especial, fornecendo informações adicionais para melhor uso do produto, estreitamento do relacionamento ou incentivar a fidelidade. Isso contribui para manter o cliente engajado;

  4. Fase de Retenção (Retention) – ele continua sendo relevante ao longo da jornada de compra, quando após a etapa anterior, é segmentada e dirigida a publicidade objetivando compras repetidas ou oferecendo produtos complementares. Se o cliente comprou um videogame a loja passa a informá-lo sobre o lançamento de jogos, por exemplo;

  5. Fase de Advocacia ou defesa da marca (Advocacy) – junto àqueles que se conseguiu ótimos índices de satisfação em relação à marca / produto, também é natural conquistar um defensor da sua marca. Nesse ponto, o Remarketing pode ser usado para incentivar avaliações, que são essenciais para os que estão na segunda fase (fase de aquisição), o compartilhamento nas redes sociais e referências a amigos e familiares, o conhecido Referral Marketing.

Quais são as 3 principais estratégias de Remarketing?

Uma vez conhecidos seus possíveis benefícios, é natural que se queira saber como colocar em prática uma estratégia eficiente de Remarketing.

No entanto, é preciso ter em mente as particularidades de cada negócio e um razoável conhecimento do mercado em que se atua. Em outras palavras, não existe uma “receita” única e infalível para todo mudo, mas de modo geral podemos estabelecer as bases primárias delas.

1. Remarketing na Rede de Pesquisa

Para investir em Remarketing por meio do Google, o usuário precisa criar uma conta no Google Ads, braço principal do setor de anúncios. Após isso, é necessário colocar a tag do serviço em seu site.

Depois, será necessária a criação de uma estratégia, usando palavras-chave relacionadas ao seu produto / marca. Essa escolha é determinante para o sucesso do que vem a seguir.

Por exemplo, a sua loja vende celulares e um cliente desistiu da compra. Ao pesquisar "lançamentos de celulares", ele verá o seu anúncio, caso sua estratégia tenha usado a palavra-chave "celulares". Mas há também quem use smartphones, no lugar, o que pode ser considerado sinônimo em alguns contextos, mas que pode receber um tratamento diferente.

É importante lembrar que o uso dessas palavras-chave deve obedecer a uma estratégia de Marketing pré-definida. Os anúncios são apresentados ao internauta em posição de destaque, acima ou abaixo dos resultados de pesquisa no Google.

A sua empresa ainda aparecerá em campos de pesquisa de sites parceiros do Google.

Os internautas que entraram no seu e-commerce, mas não concluíram uma compra, verão seu anúncio quando pesquisarem sobre celulares / smartphones no Google ou em um de seus parceiros.

2. Remarketing na Rede de Display

Como sabemos, muitas pessoas monetizam seus sites e blogs, virando parceiros do Google, por meio do Google Adsense. Desse modo, esses sites passam a exibir publicidade.

Como essa é uma das maneiras mais populares de ganhar dinheiro com um site de informações, os anúncios do Google conseguem atingir cerca de 90% dos internautas brasileiros.

A Rede de Display é reativa, ou seja, o usuário terá acesso ao seu anúncio sem pesquisar por essa informação.

Por essa razão, ela não deve ser desprezada durante as definições das estratégias de Remarketing, pois permite o aumento da popularidade da sua marca.

Uma vez que um dos objetivos das estratégias é lembrar o cliente que seu produto /marca existe e está disponível, o uso da Rede de Display do Google deve ser encarado como um forte aliado.

3. Remarketing no Facebook

Embora não seja mais a rede social mais popular, o Facebook ainda possui um número enorme de visitantes e mesmo que seus algoritmos mudem frequentemente, tirando o sono dos profissionais de Marketing Digital, essa plataforma deve ser analisada durante o desenvolvimento de suas estratégias de Remarketing, ou Retargeting, se preferir.

A plataforma criada por Zuckerberg, contém um gigantesco banco de dados sobre seus usuários, seus interesses e hábitos. Ao cruzar as informações fornecidas pelo Facebook Ads com as métricas do seu site, o empreendedor terá acesso a análises que poderão auxiliar suas estratégias de Remarketing.

Para criar uma estratégia eficiente no Facebook, o empreendedor deverá gerar um código HTML na página de negócios da rede social e instalá-lo entre as tags "Head" do seu site. Esse código é conhecido como Pixel.

Assim, será possível cruzar os dados das duas plataformas e criar estratégias de Remarketing com essas informações.

Vamos a um exemplo: os dados do seu site, via Google Ads, Analytics, etc., mostram que 90% dos visitantes não se convertem em clientes. Dessas pessoas, 75% são homens; desses homens, 30% vivem em São Paulo.

Sabendo dessas informações, o empreendedor traça a seguinte estratégia de Remarketing: usará os anúncios no Facebook, via Pixel, para converter os clientes masculinos de São Paulo. Isso devido ao custo com frete ser mais baixo.

Portanto, nesse exemplo, os internautas masculinos da capital paulista receberão anúncios da marca, no Facebook, após visitarem o site do e-commerce. As opções para personalizar o Remarketing no Facebook são inúmeras.

Cada tipo de negócio precisa analisar suas metas para aproveitar essa possibilidade da melhor forma.

Conclusão

Conhecer e elaborar estratégias de Remarketing, é essencial para o sucesso online, o qual envolve ações acessíveis e eficientes quanto ao retorno obtido.

Comentários ({{totalComentarios}})