O que é Top of Mind?

Esse é um desejo antigo de muitas empresas! Ser o Top Of Mind para muitos consumidores em seu nicho de atuação, foi algo duramente perseguido por muitos. Os tempos são outros, o Marketing tradicional ampliou suas fronteiras e ganhou mais abrangência, assumindo até mesmo outros nomes, mas a importância que tem alcançar o Top Of Mind, ainda é a mesma. Você sabe o que é Top Of Mind?

Entenda o quão poderoso é atingir esse patamar único e o que normalmente se faz para alcançar esta posição tão privilegiada, acompanhando-nos até o fim!

O que é Top Of Mind?

Naturalmente é um termo em inglês em que significa em tradução literal, topo da mente.

Surgiu como resultado de muitas ações de Marketing bem sucedidas. O resultado de um trabalho muito bem feito ao longo do tempo e que conseguiu imprimir na mente dos clientes de um determinado produto, serviço, ou marca, uma imagem de poder inigualável.

Quando você é estimulado a pensar em um produto ou serviço, o que lhe vem à mente? Todos nós consumimos coisas e quando pensamos nelas, lembramos daquelas que mais gostamos, mais desejamos, mais consumimos. Este nome que vem às nossas mentes em primeiro lugar, nessas situações, é o Top Of Mind!

Quer um exemplo? Pense em um biscoito. Pense em um carro. Pense em uma marca de roupa, ou de celular, ou de seguros. Até mesmo quando apenas a palavra que representa algo, é lida ou ouvida, involuntariamente e inconscientemente a imagem do produto, serviço ou marca correspondente, vem à sua mente.

A força desse fenômeno reside no fato de que é esse nome que você vai dar preferência para comprar. Isso se observa claramente no ponto de venda, no shopping center, no supermercado ou em qualquer situação de compra. A dona de casa quando vai ao mercado, antes de mais nada ela vai em direção à marca de sabão em pó que primeiro lhe vem a mente.

Eventualmente ela até pode optar por outra marca, no caso de uma promoção muito boa do concorrente, mas se a diferença não for suficientemente vantajosa, advinha qual vai para o carrinho?

As pesquisas comprovam e mesmo sem elas, é fácil arriscar alguns nomes. Quando o assunto é carro esportivo, Ferrari aparece na maior parte das listas, seguido sempre por nomes como Lamborghini, Porsche, entre outros. São nomes que inspiram sonhos e desejos, que vão além da mente e chegam até os corações de muitos!

Especificamente em alguns casos, alcançar o topo da mente dos consumidores, é mais do que simplesmente um trabalho muito bem feito de Markerting e Ferrari é mais uma vez um nome a ser lembrado. Por muitos anos, nem um único centavo foi investido em campanhas de Marketing para tornar este ícone, no que ele representa no mundo automotivo. Suas qualidades como máquina capaz de transmitir pura emoção ao dirigir sob velocidades elevadas e com uma aparência única, fez todo o trabalho necessário.

Ou seja, as qualidades de um produto, podem exercer papel ainda mais importante. Mas não é só, afinal quantos de nós já teve a oportunidade de dirigir um Ferrari, para termos em nós o desejo que um carro de Maranello consegue despertar? É quando entram em cena aspectos intangíveis e abstratos, como por exemplo, status.

Diante disso, fica fácil perceber que o trabalho não é simples. Nem os resultados vêm rapidamente. Em muitos casos, são anos e até mesmo décadas para construir uma imagem quase imbatível alcançada por alguns nomes e parte desse trabalho, é responsabilidade do que conhecemos como Branding.

Não há uma cartilha com um conjunto de regras precisas do que se deve fazer para atingir essa posição de destaque. Os caminhos que levam até lá são muitos, alguns mais curtos e fáceis, outros bem longos e tortuosos. Mas o tempo e a tecnologia, trouxeram-nos novas possibilidades de caminhar em direção ao desejado destino.

O Marketing Digital e o Top Of Mind

Você deve estar se perguntando como fica o Top Of Mind nos tempos atuais, em que o Marketing assumiu novas posturas para atender um mercado que é altamente modificado em relação ao passado, fruto de novas necessidades e desejos que a transformação digital fez surgir.

Marcas antigas que se consolidaram utilizando práticas de Marketing convencionais, aliadas a publicidade em TV, rádio, revista, outdoor e todas as mídias que antes dominavam o cenário, perderam espaço gradativamente, na proporção inversa do crescimento da Internet, a qual propiciou novas formas de comunicação e novas aspirações nos consumidores.

O Marketing Digital surgiu e desenvolveu-se rapidamente, como única condição para garantir a sobrevivência das empresas diante de situações que até então não existiam. Tudo foi empírico no começo, ou seja, na base da tentativa e erro. Muito do que funcionava bem no mundo físico, não tinha os mesmos resultados no virtual.

Hoje o Marketing Digital está razoavelmente maduro, mas cada vez as mudanças ocorrem mais rapidamente. Os paradigmas têm vida curta e novas formas de se fazer as coisas, surgem junto com novos serviços e produtos.

O conhecimento criado e acumulado, é em parte responsável por tantas transformações. Já não é possível saber tudo sobre tudo, incluindo o que se sabia sobre o seu cliente.

Mas se por um lado a velocidade das mudanças é grande, por outro, a facilidade para ser fazer o que é necessário, vem na mesma medida. Fazer Marketing usando os meios digitais, é muito mais barato do que era usando as mídias impressas ou eletrônicas (TV, rádio, etc) do passado, com alcance maior e com mais meios para se mensurar os resultados.

Contando com ajuda de profissionais da área, atuando como freelancers ou nômades digitais, alguma informação, a qual está disponível em blogs, sites, fóruns, canais do Youtube, enfim, em toda a Internet, consegue-se realizar um trabalho bastante qualificado e com bom retorno.

O que se tem que ter em mente, que assim como era no passado, o trabalho deve ser permanente, pois da mesma forma que você empreende esforços para atingir o topo da mente das pessoas, seus concorrentes também o fazem. O trabalho para chegar ao topo é grande, mas para manter-se lá, é ainda maior, porque quando você chega, todos estão contra você.

O segundo ponto, é que de nada adianta o melhor trabalho de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Branding e tudo o mais que você conseguir imaginar e realizar, se seu produto / serviço não tiver qualidade. Tão rápido como você o divulga e alcança as pessoas, tão rápido aqueles que você não conseguiu atender, falarão mal de você nas redes sociais, por exemplo. Lembra-se de como a Ferrari chegou lá?

Portanto, muita coisa mudou, mas o que importa no final, ainda continua sendo o quanto você consegue encantar o seu cliente com o seu produto / serviço, com o suporte e o atendimento pós venda atuam e como você estabelece comunicação e relacionamento com ele. Visto assim, mesmo se você é daqueles que consolidou seu negócio antes de tudo isso acontecer, percorrendo um longo caminho, não parece tão difícil, não é?

Resumindo, você pode aprender tudo quanto é possível sobre o Marketing e todas as suas variações, como falar com seu público onde ele estiver, mas tudo será inútil se você não tiver como único objetivo, produzir um espontâneo sorriso de satisfação em seu rosto, quando ele lembrar da sua marca!

Mas no final de tudo, o que você não pode esquecer, é que se há um bom número de pessoas que chegam às empresas e seus sites através do Google, há ainda um bom número que vai direto a você pela experiência que você proporcionou no mundo real, ou pelo sonhos que você plantou em suas mentes através das experiências dos outros! Que o digam Ferrari, Channel, Rolex, Sony, Waldorf Astoria, Harley Davidson, ...

Conclusão

O Top Of Mind, que consiste de atingir a privilegiada posição de ser a primeira marca lembrada quando um produto que a represente é mencionado, é uma condição que sempre foi desejada por todo tipo de empresa. A transformação digital e a Internet, fizeram surgir novas perspectivas e meios para alcançar esse objetivo, mas ainda assim algumas coisas continuam iguais.

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