Como posicionar a minha marca nas redes sociais?

Já não é de hoje que se tornou quase que uma obrigação para qualquer marca, marcar presença e posicionar-se nas redes sociais.

Para a maioria, pode parecer algo simples e quase orgânico, bastando criar contas da empresa nas principais, divulgar nos materiais publicitários, nas diferentes formas de comunicação digital, nos possíveis sites e dessa forma está cumprido o ritual.

Fazer da forma correta e, portanto, com o retorno possível e desejável, requer ir bem além.

É justamente sobre como deve ser a participação de uma marca de modo eficaz nas redes sociais, que trataremos no encontro de hoje!

Qual a importância das redes sociais para as marcas?

Quando questionados sobre o porquê é importante para qualquer marcar ter presença e se posicionar nas redes sociais, é comum ouvir respostas como: “Porque meus principais concorrentes estão…”, ou “Meus clientes esperam que nossa marca esteja nas redes…”, ou ainda “Porque é fácil e é de graça…”.

Há até quem justifique não apenas por uma delas, mas pelas três razões acima.

É compreensível e faz sentido.

No entanto, abordagens tão generalistas também podem produzir resultados na mesma proporção, portanto, também genéricos e superficiais.

Não vemos marcas como Apple criando qualquer estratégia de Marketing e/ou comercial, com base no que seus concorrentes fazem. Muito ao contrário. Ela dita os rumos e os demais se preocupam em tentar acompanhá-la.

Em outras palavras, a busca por respostas deve estar relacionada com as pretensões da marca e nesse contexto, a palavra “posicionamento” cumpre papel central.

Usando ainda a Apple como exemplo, a posição que ela ocupa nos mercados em que atua, é consciente e resultante ativa do trabalho para alcançar seus objetivos e metas. Ela está lá, porque ela planejou e executou. Não foi casual, nem tampouco foi a parcela que “sobrou” do todo.

Ainda que não seja tão simples e que muitos digam que a marca criada por Steve Jobs têm recursos suficientes para fazer o que bem quiser, nem sempre foi assim. O que sempre foi, era o posicionamento muito claro quanto aos aspectos que a marca pretendia ser associada e que permanece até hoje.

Posicionamento de marca, pode pressupor um monte de coisas, como vanguarda tecnológica, durabilidade, confiabilidade, transparência, ou qual o público que minhas soluções pretendem atender.

Em termos mais práticos, é por quais características e/ou qualidades a marca quer ser lembrada ou associada?

Com isso definido, chega o momento de olhar para as diferentes redes sociais e identificar com quais se consegue a sinergia para produzir os resultados necessários e desejados.

Quando se pensa assim, diferentes marcas terão diferentes graus de importância e respostas para o conjunto de redes sociais.

Em vez das respostas iniciais e tão comuns, quem sabe ouçamos que “apesar de nem todo mundo estar nas redes sociais, nós conseguimos alcançar um contingente importante dos nossos clientes constituídos e daqueles em potencial” ou talvez, “ainda que ultimamente as redes tenham se tornado antissociais, conseguimos aplicar nossas estratégias de Marketing de Relacionamento com elas de forma bastante eficiente”.

Note o quão mais específica ficou a importância e o papel que uma rede pode cumprir, com esse tipo de resposta, comparativamente ao enfoque mais generalista que inicialmente tínhamos.

Quais vantagens as redes sociais oferecem para o posicionamento de marca?

Uma vez que abrimos nossa mente e nos desvencilhamos de alguns paradigmas que podem limitar nossas estratégias ou realizar ações inconsequentes, chegou a hora de atentar para vantagens que uma atuação mais consciente da empresa pode produzir.

Investimento em campanhas

Contrariamente ao quê muitos creem, ter uma conta efetivamente ativa em qualquer rede, não é de graça. No mínimo deve-se considerar o trabalho feito. Quanto vale o tempo daqueles que se debruçaram sobre ele?

Mas como veremos, em muitos casos não é apenas questão de produzir textos, ler os comentários e responder e interagir com clientes / seguidores, entre as muitas possíveis ações de administração da conta.

A depender das redes escolhidas e com base no que já discutimos, serão exigidas ações bem planejadas e cuja execução pode requerer mais do que “apenas” investimento do binômio tempo / trabalho.

Apesar disso, o investimento necessário costuma ser acessível e possível para quase toda empresa.

Métricas, dados e indicadores de campanhas

Uma das principais características dos canais digitais é a disponibilidade de ferramentas que possibilitam tal como em qualquer site, dispor de métricas, dados e indicadores sobre as campanhas e as várias ações do Marketing Digital.

Nas redes sociais não é diferente.

Naturalmente que cada rede disponibiliza um acervo diferente e de acordo com as características e recursos de cada uma, mas que normalmente são suficientes para interpretar os resultados e compreender o comportamento dos usuários.

Pelo fato de ser em tempo real, ajustes e mudanças de direção, bem como as conclusões, podem ser mais consistentes, convictas e imediatas.

Relacionamento e interatividade

Os recursos e características de cada rede, como os comentários, as pesquisas, as reações e até o engajamento observado e as métricas obtidas, evidenciando o caráter social, favorecem a interação entre a marca e seus seguidores.

Quando maior e mais intensa é essa interação de parte a parte, mais fácil a construção de ações visando estratégias de Marketing de Relacionamento.

O caráter menos formal e mais dinâmico das redes, torna o relacionamento mais genuíno, mais ágil e aproxima marca e clientes.

Diversidade de tipos de conteúdos e formatos

Sem dúvida que a diversidade disponível de tipos de conteúdos (vídeos, áudio, texto, imagens, etc) e suas variações, permite alcançar também a variedade de preferências que as pessoas têm em relação ao consumo de conteúdos.

Para além disso, tem-se a possibilidade de enriquecer a forma de apresentar informação sobre a marca, na medida em que se souber explorar bem essa diversidade e compartilhável com algum de seus sites.

Assim, se no site institucional a empresa tem dados técnicos e informações essenciais de um produto, bem como uma variedade de boas fotos e um vídeo demonstrativo, esse conteúdo pode ser desmembrado de acordo com as características de conteúdo de cada rede (ex: Facebook, Instagram e YouTube).

Ou seja, é um trabalho que alimenta diferentes frentes de presença digital, como também é um caminho que interliga todas elas.

Ajuda a criar a reputação digital

Não há a menor dúvida quanto à influência que as redes sociais têm na constituição da imagem das empresas, tanto positivamente, quanto negativamente.

Exemplos não faltam das mais variadas situações de consumo e que rapidamente viralizaram, promovendo marcas, mas também e principalmente comprometendo a imagem e o conceito de muitas e que provam o poder e alcance que as redes têm.

Logo, estratégias bem pensadas e executadas, devem levar em conta o poder de capitalizar favoravelmente a marca e o que for do seu interesse, contribuindo para criar a sua reputação digital.

Além disso, se muito bem feito, produz outros desdobramentos e questões associadas, como:

  • Conduzir à zona de qualidade ou de excelência quando se pensa em NPS (Net Promoter Score);

  • Favorece o Marketing de Indicação (Referral Marketing);

  • Consequência direta dos aspectos acima, há aumento na conversão e diminuição na jornada de compra dos clientes;

  • Boa reputação digital é essencial para conquistar novos clientes.

Como usar as características das redes sociais para posicionar a marca?

Nesse ponto e pelo que já discutimos, já deve ser razoavelmente intuitivo que a prática comum de marcar presença em todas as redes mais populares, não é uma necessidade.

Ao contrário, porque ao se tomar isso como uma premissa básica, muitas marcas deveriam ter uma conta no TikTok, dado o destaque e alcance que tem.

No entanto, a proposta principal do TikTok, não tem afinidade com o perfil de marcas mais tradicionais e apoiadas em públicos de algumas gerações, como os boomers e a geração X.

Vale destacar que esse aspecto não é um impeditivo, mas apenas marcar presença por tal razão, não agrega nada a nenhum dos lados – marca e clientes.

Não custa lembrar que a nossa preocupação primordial, é posicionamento de marca e não presença absoluta. Seria até difícil posicionar uma marca com as principais características exemplificadas, em um ambiente marcado pela excessiva informalidade, improviso e volatilidade do seu conteúdo.

Por fim, mas não menos importante, não pretendemos abordar a totalidade das redes e tampouco de todas as mais usadas. Mas ao analisarmos as principais, deverá ficar claro como cada marca deve considerar as distinções e particularidades de cada uma, para evidenciar as suas próprias.

YouTube

Embora nem tenha nascido com a proposta de ser uma rede social, ao longo do seu desenvolvimento o YouTube ganhou recursos e características que fizeram com que muitos o considerem como tal, como os likes, os comentários, ou as inscrições e que são equivalentes ao recurso de seguir presente nas mais típicas.

Tanto que ele contribuiu inquestionavelmente a impulsionar os influenciadores digitais, que rapidamente serviram-se das suas particularidades e recursos para se aproximarem dos seus seguidores, como por exemplo, fazer Live Marketing ou possibilitar o compartilhamento dos conteúdos nas mais diferentes plataformas.

Outro aspecto extremamente positivo do YouTube, é que nele estão presentes em proporção próxima do universo real, usuários de todos os grupos. Difícil encontrar atualmente quem não assista com certa regularidade vídeos sobre os mais diferentes temas e não esteja inscrito em canais que tratem de assuntos que se tenha interesse.

Isso habilita a que praticamente qualquer marca também possa ter um canal cujo conteúdo esteja alinhado com sua proposta, valores e interesses. Pode ser a marca mais sisuda e técnica, como a mais irreverente e despretensiosa.

No YouTube, o espaço é democrático.

Facebook

Ele já foi a rede social número 1 do mundo, mas apesar de dar sinais claros de declínio e até suscitar questões como o fim das redes sociais, ainda é uma rede que não pode ser desconsiderada e tal como o YouTube, é daquelas que consegue reunir usuários com uma ampla variedade de perfis.

Difícil encontrar uma empresa que não tenha um bom contingente de clientes que ainda são ativos na primeira rede da Meta.

Compartilha também com o YouTube a possibilidade de abrigar igualmente bem, contas de empresas com as mais diferentes realidades, mas tem ainda a vantagem de oferecer uma gama maior de ferramentas de contato e para exercer relacionamento.

Vale destacar que a contrapartida desse benefício, é que a marca precisa ser ativa e dinâmica e que na prática significa que é preciso publicar conteúdos com frequência, baseado em um calendário editorial que determine os dias e os tipos de conteúdo que serão publicados.

A interação também é essencial. Perfis empresariais que não interagem com seus seguidores, respondendo, tirando dúvidas, dando soluções às possíveis insatisfações e demonstrando interesse, que se manifesta por uma simples curtida em um comentário positivo, receberão exatamente o mesmo em troca por parte dos seus clientes – descaso!

Logo, se não for para ser assim, melhor não ter um perfil, sob risco de construir uma imagem que depõe contra a marca.

Instagram

A rede que conquistou os públicos por dois fatores muito fortes – imagens e momentos.

A célebre frase “uma imagem vale por mil palavras”, somado ao fato de que uma imagem bem feita, é capaz de eternizar momentos importantes e felizes, ocasiões únicas, condições especiais, ou ainda algo engraçado ou mesmo trágico, em um momento que a tecnologia tornou isso possível a praticamente qualquer pessoa, por meio dos celulares, foi a receita de sucesso do Instagram.

Como o apelo visual é o fator mais importante no Instagram, invista na produção de imagens excepcionais para se destacar nessa rede. Imagens comuns não surtem efeito, muito menos produzem engajamento.

Saber aproveitar o recurso reels do Instagram, pode ser decisivo para suas estratégias e ajudar a consolidar os aspectos que devem remeter à marca e pelo que ela quer ser lembrada. Tal como no caso das fotos, a produção precisa ser profissional.

Não há espaço para amadores.

LinkedIn

O LinkedIn é muito diferente das demais redes sociais e para muitas categorias de empresas, ele não servirá ao papel de posicionamento de marca.

Embora empresas de diversos segmentos estejam presentes nessa rede, que possui opções de apresentar conteúdos relevantes para o negócio de qualquer organização, os meios de obter os benefícios pretendidos, são outros.

Muitas pessoas veem o LinkedIn como um substituto do currículo, mas ele pode ser utilizado para posicionar sua marca, na medida em que todo colaborador em potencial, é também um consumidor. Assim, a maneira como a marca se mostra como empregadora, influencia a imagem que o mercado tem dela.

Em tempos nos quais aspectos como a pauta ou agenda ESG também contam, saber mostrar-se em um perfil empresarial, pode somar pontos importantes.

Mas há outros benefícios que as características do LinkedIn podem favorecer indiretamente uma marca, como nas relações com outras empresas (B2B), ou quem sabe na constituição e no relacionamento com fornecedores e que em algum momento também são constituídos de consumidores em potencial.

X (antigo Twitter)

Diferente das outras redes, o Twitter é uma plataforma de interação mais imediata. Geralmente, o usuário busca informações instantâneas. Discussões, polêmicas e notícias do dia, são pautas frequentes.
Uma boa estratégia para as empresas é utilizar essa rede para situações pontuais. Procure oferecer informações atualizadas sobre o que acontece na sua empresa, sobre o lançamentos de produtos, as novidades e as mudanças, os eventos ou as chamadas de notícias do setor em que atua.

A ideia aqui é mostrar o dinamismo da empresa e, portanto, é mais indicado para as marcas que tem razões para comunicação frequente com seu mercado e/ou que tem um bom volume de informações novas.

Escassez de conteúdo ou apenas publicações eventuais, tendem a fazer com que o perfil se torne desinteressante.

Isso não deve ser motivo para “encher linguiça”, ou seja, inventar conteúdo ou postar conteúdo irrelevante. Em outras palavras, se for o caso, melhor não ter uma conta na plataforma.

Checklist para posicionar marca nas redes sociais

Com o objetivo de sintetizar o que é preciso considerar na atuação da marca nas redes sociais, elaboramos um checklist básico, mas que serve como ponto de partida e orientativo dos aspectos mais básicos para o planejamento:

  • Defina a persona a qual se pretende alcançar;

  • Encontre em quais redes a persona está mais presente;

  • Estabeleça as qualidades pelas quais quer ser lembrado / associado;

  • Saiba quais os tipos e formatos de conteúdo mais apropriados às mensagens que se quer divulgar;

  • Defina os objetivos da presença nas redes que a marca estiver presente;

  • Analise as métricas das campanhas, das ações e da própria presença;

  • Faça testes e use-os, bem como as métricas, para eventuais ajustes ou mesmo mudanças de rumo;

  • Pesquisas e análise qualitativa das interações dos clientes / seguidores, são essenciais e enriquecem os dois pontos anteriores.

Conclusão

Saber posicionar corretamente a marca nas redes sociais, garante mais visibilidade e engajamento junto aos clientes, como também melhor reputação digital.

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