Afinal, como posicionar a minha marca nas redes sociais?

Todo empreendedor iniciante sabe como é difícil fazer sua empresa crescer. E quando falamos em crescimento na Era Digital, algumas ações são indispensáveis para qualquer organização. Uma delas é posicionar a marca nas redes sociais.

No entanto, essa não é uma tarefa tão simples. Não basta criar uma página no Facebook e esperar que os seguidores caiam do céu ou abrir uma conta no YouTube e não lançar vídeos com certa frequência. É preciso criar uma estratégia sólida nas redes sociais para alcançar bons resultados.

O primeiro passo é entender o comportamento dos usuários em cada rede. Isso ajudará você a escolher o canal mais adequado e a se comunicar melhor com os seus seguidores. Por isso, resolvemos mostrar neste post como sua empresa deve investir no posicionamento da marca nas redes sociais. Confira!

Importância das redes sociais para marcas

De acordo com um relatório da ONU, 59% dos brasileiros acessam as redes sociais. Destes, 52% navegam nos seus canais preferidos através de dispositivos móveis. Com relação a pagamentos pelas redes sociais, estima-se que já atingiram a marca de 3 trilhões de dólares na China

Os dados mostram como essas mídias são relevantes no dia a dia dos consumidores. É por isso que organizações de diversos segmentos investem cada vez mais em estratégias para atrair clientes por meio das redes sociais. Veja algumas vantagens que elas podem proporcionar ao seu negócio:

Baixo custo em campanhas
Além da dinamicidade, o custo para ações de comunicação nas redes sociais é bem mais baixo do que nos canais tradicionais. Elas também possibilitam uma comunicação personalizada, que converse diretamente com o público e dentro de suas particularidades.

Facilidade de mensuração
Uma das principais características dos canais digitais é a facilidade de mensurar ações de marketing. Nas redes sociais não é diferente. Existem diversas ferramentas para que você entenda melhor o comportamento do usuário e, com isso, planeje ações mais consistentes e assertivas.

Diversidade de conteúdos e formatos
Cada pessoa possui seus desejos, anseios e gostos particulares. Algumas gostam mais de leitura, outras preferem vídeos, já outras são mais atraídas por imagens. A diversidade de canais e formatos permite que você atinja esses usuários da melhor forma.

Maior aproveitamento no relacionamento com o cliente
Atuando corretamente nas redes sociais, uma empresa consegue colher bons frutos no relacionamento com seus clientes e seguidores. Ao realizar uma pesquisa de opinião, fazer uma retratação ou até mesmo divulgar novos produtos e serviços, a empresa está se aproximando das pessoas e construindo uma relação positiva com elas.

Quais as características das principais redes sociais?

Para saber como posicionar a marca nas redes sociais, é importante entender as características de cada uma. Veja abaixo:

Facebook
É a maior rede social de todos os tempos e uma das mais utilizadas pelas organizações. E quando falamos em presença digital, podemos considerar a seguinte questão:

Ter um site é muito importante: Ele é a sua casa na internet. É a sua empresa online. Mesmo com todo potencial do Facebook, criar um site próprio, que fale da sua marca, dos seus produtos e serviços, é fundamental para gerar credibilidade e engajamento com os usuários.

O Facebook, por sua vez, deve ser um dos canais de tráfego para o seu site. Uma forma de interagir diretamente com o público, de tornar sua marca cada vez mais forte e mais próxima dele.

O segredo para atrair a atenção dos consumidores é produzir conteúdos de qualidade. Além disso, você deve buscar interagir sempre. Analise as publicações que gerarem mais interação com os usuários e invista nelas.

Geralmente, publicações em datas comemorativas, curiosidades e posts com toques de humor trazem bons resultados. A dica é fazer um calendário editorial para determinar os dias e os tipos de conteúdo que serão publicados.

Outra vantagem dessa rede social é a capacidade de segmentação. É um excelente canal para fazer campanhas e anúncios de produtos e serviços. Essa segmentação pode ser bem diversificada: idade, gênero, profissão, localização, interesses e muito mais, o que torna as campanhas mais assertivas e direcionadas.

LinkedIn
A grande diferença entre o LinkedIn e as outras redes sociais está no conteúdo, pois se trata de uma rede de interação profissional. Empresas de diversos segmentos estão presentes nessa rede, que possui uma forma de apresentar conteúdos relevantes para o negócio de qualquer organização.

Muitas pessoas veem o LinkedIn como um substituto do currículo, mas ele pode ser utilizado para posicionar sua marca. Pensando na relação B2B, por exemplo, você verá que essa rede é uma ótima ferramenta de marketing para aproximar empresas.

Outras características marcantes são as trocas de experiências profissionais, contratações e buscas de emprego. Para muitas empresas, ter um perfil no LinkedIn é obrigatório e faz parte do processo inicial de contratação de funcionários.

Invista nessa rede para fortalecer a relação da sua empresa com profissionais do seu mercado — buscar referências ou fornecedores.

Twitter
Diferente das outras redes, o Twitter é uma plataforma de interação mais imediata. Geralmente, o usuário busca informações instantâneas — discussões, polêmicas e notícias do dia são pautas frequentes.

Uma boa estratégia para as empresas é utilizar essa rede para situações pontuais. Procure oferecer informações atualizadas sobre o que acontece na sua empresa, a diversidade de produtos e os eventos programados.

Instagram
Para falar com o usuário do Instagram é necessário pensar em imagem, pois essa é a principal característica da rede. Funciona muito bem para empresas do ramo da moda, beleza e produções artísticas.

Como o apelo visual é o fator mais importante no Instagram, invista na produção de boas imagens para se destacar nessa rede.

Como sua empresa deve posicionar a marca nas redes sociais?

O primeiro passo para uma boa gestão nas redes sociais é entender onde seu público está. Assim, ficará mais fácil traçar estratégias visando bons resultados e engajamento. Confira algumas dicas:

Defina um objetivo para as ações
Antes de publicar seus conteúdos, trace um objetivo para todas as ações. Seja para aumentar a visibilidade da marca ou interagir com os clientes, é importante pensar nos resultados que pretende alcançar. Além disso, um planejamento adequado fará você poupar tempo e dinheiro.

Faça campanhas e vários testes
Não existe uma fórmula mágica para suas publicações fazerem sucesso nas redes sociais. Por isso, é importante realizar testes para otimizar suas ações e aumentar o número de conversões através desses canais.

Posicionar a marca nas redes sociais de forma correta vai garantir que seu negócio tenha mais visibilidade, engajamento com seus clientes e usuários. Crie conteúdos relevantes para o seu público e utilize os recursos que essas redes oferecem, para gerar mais tráfego para o seu site e, consequentemente, mais oportunidades de negócios.

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