5 boas opções de bloqueadores de anúncios online

Há muita gente conformada com o fato de que a “gratuidade” da Internet, em muitos casos significa conviver com quantidades absurdas de anúncios.

Será mesmo?

Se você chegou até aqui, é porque como a maioria, está buscando encontrar uma solução.

Pois saiba que existe para muitos casos e é disso que trataremos hoje, bem como as principais questões relacionadas aos bloqueadores de anúncio.

Por que bloquear anúncios?

Os anúncios na rede mundial de computadores são quase tão antigos quanto os primeiros sites e surgiram como uma das formas de entregar conteúdo grátis na Internet.

Afinal, ainda que um blog seja hospedado na plataforma gratuita do WordPress, o tempo que seu criador dedica a produzir e publicar conteúdo, tem um preço e nada mais justo do que recorrer aos anúncios como uma alternativa de monetização.

O grande problema, não é ter que “conviver” com um, dois ou quem sabe até três anúncios cuidadosamente inseridos ao longo da página de uma publicação e que não chegam a atrapalhar a visualização do conteúdo, ou a navegação. A questão é que o excesso de publicidade online muitas vezes tem tornado o consumo de alguns conteúdos, um verdadeiro exercício de paciência e persistência.

Pior ainda se o acesso é por um smartphone, quando não há precisão para tocar no minúsculo botão destinado a fechar o anúncio que foi exibido na frente do conteúdo e o leva para o site do anunciante.

As “armadilhas” em sites do tipo, são muitas, fazendo com que algo que deveria consumir 30 segundos do seu tempo, transforme-se em 3 ou mais minutos de cliques / toques, notificações, pop-ups, alertas, confirmações, novas janelas ou guias / abas sendo abertas... Enfim, quase um pesadelo.

Todo mundo vive isso o tempo todo e, portanto, já seria suficiente para justificar a decisão de dar um basta. Mas há outras razões para bloquear essa “farra”:

  • Velocidade da Internet – tal como cada elemento de uma página (texto, botões, fotos, vídeos, ícones, etc), os anúncios precisam ser transferidos do servidor no qual estão hospedados. Quanto mais anúncios houver, mais consomem largura de banda e comprometem a velocidade de navegação. Como nem todo mundo tem uma conexão de alta velocidade e/ou estável o tempo todo, o carregamento da página pode levar demorados segundos;

  • Dados – se o acesso é feito usando-se o plano de dados da operadora de telefonia, valiosos bytes do plano são consumidos a cada acesso;

  • Memória – o consumo de memória por parte dos navegadores web, tem sido motivo de reclamação, especialmente no caso do Chrome, o que é agravado em cada guia / aba que é aberta para exibir um site. E anúncios, tal como qualquer conteúdo, aumenta a demanda por memória RAM. Se o consumo é exagerado, o dispositivo começa a ficar lento;

  • Processamento – da mesma forma que memória RAM, a exibição de tudo na tela requer processamento e nos casos de publicidade em formato de vídeo, que é cada vez mais comum, é ainda maior. Se o notebook, desktop ou smartphone não tem bom processador, pode tornar o sistema mais lento;

  • Cache – quanto mais publicidade há em cada página, mais aumenta o espaço consumido pelo cache do navegador. Quem não tem o hábito de limpá-lo periodicamente, sofrerá degradação no desempenho e no caso de smartphones, pode até ficar com pouco ou no limite de espaço de armazenamento do dispositivo;

  • Segurança – a segurança digital é minimizada tanto por conta de anúncios maliciosos, quanto porque um dispositivo que tenha seu desempenho afetado, tem suas ferramentas de segurança também comprometidas em termos de eficiência;

  • Privacidade – é grande ainda a quantidade de sites / serviços que não respeitam a legislação (LGPD e GDPR) e que gravam cookies, especialmente cookies de terceiros e de rastreamento, os quais permitem obter informações do seu comportamento de navegação e, portanto, violando sua privacidade online.

O que é um bloqueador de anúncio?

Um bloqueador de anúncio é geralmente uma extensão / AddOn de navegador – mas pode ser um software / aplicativo – que tem a função de bloquear publicidade online.

Por meio de um conjunto de tecnologias e filtros, os bloqueadores impedem o carregamento no seu dispositivo da publicidade contida nos sites, dos respectivos cookies, das janelas pop-up relativas a publicidade, mas que algumas vezes também são usadas por sites maliciosos para simular notificações ou alertas falsos e até coletem informações privadas.

As funcionalidades podem variar de acordo com a solução escolhida, bem como o grau de eficiência.

Bloqueadores de anúncios funcionam?

Quando se pesquisa mais a fundo sobre as mais populares ferramentas de bloqueio de anúncios, algumas informam em seus próprios sites, que estão entre as opções que mais bloqueiam, o que por dedução significa dizer que bloquear mais ou menos, não é o mesmo que bloquear tudo.

Sendo assim e objetivamente, cada opção tem diferente nível de eficiência.

Portanto, antes de listarmos as opções mais populares, é preciso fazermos algumas considerações:

  • Nem todas as opções estão disponíveis para todos os sistemas operacionais (Windows, MacOs, Linux, Android, iOS, etc) e todos os navegadores. Privilegiaremos a maior quantidade de usuários;

  • O grau ou eficiência de bloqueio não é o mesmo para dispositivos móveis e para notebooks / desktops. Notamos que no segundo grupo, a eficiência costuma ser notadamente melhor;

  • Também constatamos que essa eficiência varia de navegador para navegador, sendo que combinadas com os recursos nativos que alguns browsers têm, como é o caso do Firefox, o resultado final pode ser melhor;

  • Há navegadores que já contam com ferramentas nativas de bloqueio que oferecem padrões aceitáveis de bloqueio, dispensando a instalação de uma extensão e consequentemente consumo de memória / processamento;

  • É importante não instalar qualquer extensão de bloqueio, sem antes fazer uma pesquisa extensiva, pois há histórico de complementos maliciosos, que introduziram vulnerabilidades no sistema e até os que afetaram o desempenho;

  • Alguns recursos de determinados sites, podem não funcionar 100% com alguns bloqueadores ativados, sendo necessário desativá-los quando isso acontecer.

5 opções de bloqueadores de anúncios

A seguir apresentaremos 5 opções de bloqueadores que costumam ser listadas como as mais populares e cuja ordem não significa hierarquia do melhor para o pior ou vice-versa.

O critério de popularidade, mais do que de eficiência, foi o escolhido porque uma base maior de utilizadores geralmente pressupõe mais atualizações, um universo maior de testes / experimentação e mais usuários antedidos.

1. AdBlock

O AdBlock é das soluções de bloqueio de anúncios mais antiga e com a maior base de usuários.

Disponível para Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, iOS e Android, o que o torna também uma das soluções de maior abrangência de usuários, razão pela qual começamos com ele.

Nos testes que fizemos, a eficiência de bloqueio é bastante satisfatória em diferentes navegadores para Windows, mas deixa a desejar nos dispositivos móveis.

Contém um recurso útil, que é permitir a exibição de anúncios em sites e criadores de conteúdo que você apoia, de tal maneira que você não prejudique a monetização de quem você segue ou tem como favorito.

Outra importante vantagem, é que se mostrou bastante eficiente na remoção de publicidade nos vídeos do YouTube e Twitch.

Além disso tudo, o AdBlock é um importante aliado na segurança digital, uma vez que ele usa filtros constantemente atualizados, que bloqueiam o acesso que tenham sido marcados como difusores malwares e phishing. Devemos destacar que isso não deve ser motivo para relaxar ou negligenciar outros cuidados com a segurança digital.

É uma extensão gratuita, mas assim que é concluída a instalação, aparece uma etapa na qual é possível fazer uma contribuição.

2. uBlock Origin

Nossa segunda alternativa, o uBlock Origin costuma ser listada como a extensão que menos consome recursos (memória e processamento) do dispositivo no qual é instalada.

Consta como extensão dos navegadores Edge, Firefox, Opera e Chrome, mas apenas para usuários Windows, deixando de fora usuários de dispositivos móveis.

Além do fato de ser a menos exigente em termos de recursos, tal como o AdBlock, é dos poucos bloqueadores eficientes com os anúncios do YouTube.

3. AdBlocker Ultimate

O AdBlocker Ultimate é das ferramentas que tem o maior nível de bloqueio da categoria e que promete baixo consumo de recursos do sistema, comparativamente a maioria dos concorrentes.

Mas assim como o uBlock, não atende todo mundo. Ficam de fora usuários do MacOS e do navegador Safari.

Além das extensões para Chrome, Edge, Firefox e Opera, ele disponibiliza um aplicativo para Windows, que promete funcionar bloqueando tudo em diferentes browsers e até em aplicativos de comunicação, embora não informe quais. É importante destacar que nesse último caso, é uma opção paga, com 14 dias de trial.

Nos dispositivos Android e iOS, é necessário instalar um app.

Também conseguiu bloquear anúncios no YouTube.

4. Opera

Diferentemente das opções anteriores, o Opera não é uma extensão, mas um navegador que conta nativamente com o recurso de bloqueio de anúncios. Você pode facilmente ativá-lo com o ícone do escudo localizado na barra de buscas para sumir com os anúncios.

O grau de eficiência por sua vez, não é tão bom quanto das três extensões anteriores, especialmente com os pop-ups, mas consegue diminuir a um nível satisfatório.

Calculamos em nossos testes, algo em torno de 90% de redução na exibição de publicidade online. Portanto, é uma opção a ser considerada se você é daqueles que não gosta de instalar extensões.

Outro benefício do Opera, é que sua configuração padrão já é bastante restritiva em termos proteção para privacidade, especialmente cookies de terceiros e até o bloqueio de sites com malwares.

Da mesma forma que o Chrome e o Edge, o Opera é um open source baseado no projeto Chromium.

5. Brave

A nossa quinta alternativa também não é uma extensão, mas um navegador que incorpora alguns conceitos diferentes e que já tratamos em um artigo a parte – o navegador Brave.

Apesar de ser um browser amplamente dedicado ao bloqueio de cookies e das mais variadas formas de rastreamento e, portanto, bem orientado à privacidade, tal como o Opera, também oferece bloqueio de publicidade nativamente, dispensando a instalação de extensões.

E também pela mesma razão, não é 100% eficiente na tarefa de eliminar a publicidade online.

Conta a seu favor, o fato de ser bem pouco exigente em termos de consumo de recursos do sistema, o que é particularmente interessante para quem tem dispositivos mais modestos.

Oferece como destaque, o “Modo Tor”. Enquanto a maioria dos browsers apenas não registra o histórico na navegação anônima, ele efetivamente tenta ocultar sua localização dos sites acessados, roteando sua navegação por vários servidores antes de chegar ao seu destino. Essas conexões fazem uso de criptografia para aumentar o anonimato

Conclusão

Bloqueadores de anúncios da Internet, além de tornar menos chata a navegação, podem torná-la mais segura, rápida e melhorar sua privacidade.

 
 

 

 

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