O que é um servidor VPS e para que serve?

Quem está dando seus primeiros passos no empreendedorismo digital pode se assustar com o uso de alguns termos. É possível que surjam dúvidas como: o que é VPS?

No entanto, não há razões para ficar inseguro e muito menos para desistir de empreender na Internet. Para ajudá-lo a entender o que significam algumas palavras muito utilizadas quando o assunto é hospedagem de sites, escrevemos este artigo.

Prepare-se para entender o que é VPS e como essa modalidade de hospedagem pode ajudar sua empresa a crescer. Preparado? Então boa leitura!

Você sabe a importância da hospedagem em seu negócio on-line?

Antes de falarmos especificadamente sobre o que é VPS, vamos entender porque você deve ser cuidadoso ao escolher uma empresa de hospedagem de sites e consequentemente os serviços que oferecem.

A grosso modo, podemos comparar um site com o ponto comercial de um negócio físico. Por isso, o empresário deve cuidar da aparência do seu site (design), da capacidade desse site de conseguir atender seus clientes (funcionalidade e hospedagem) e das estratégias necessárias para atrair clientes (Marketing).

O ideal é que essas três demandas consigam ser atendidas sem grandes problemas. Para que isso ocorra, a empresa deve realizar um planejamento detalhado, para saber como desempenhará essas tarefas.

Por exemplo: imagine que a equipe de Marketing tenha feito um excelente trabalho, atraindo milhares de visitantes para o site. Esses visitantes ficaram encantados com o design do seu negócio, contudo, poucos segundos depois, o site saiu do ar devido à instabilidade.

Essas milhares de visitas não compraram nada. A empresa desperdiçou o investimento que fizera em Marketing e Design porque não levou a sério a hospedagem do site.

Além disso, a imagem do negócio foi danificada. O cliente que ficou inseguro com as falhas no site, dificilmente voltará para fazer negócio.

O que é VPS?

VPS é uma das possibilidades disponíveis quando o assunto é hospedagem de sites. A sigla vem do termo em inglês Virtual Private Server (VPS), ou, em tradução literal, “Servidor Virtual Privado”.

Trata-se de um ambiente virtual que opera por meio de um computador de altíssima performance. Nesse servidor virtual são armazenadas e processadas todas as informações relacionadas ao seu projeto, seja ele um site institucional, uma loja virtual, um aplicativo, um banco de dados etc.

Esse sistema virtual é individual. Portanto, toda capacidade de processamento de um servidor VPS é destinada exclusivamente ao projeto do contratante. Por isso, sua empresa não terá que dividir recursos de processamento com outras companhias, como ocorre nos planos de hospedagem compartilhada.

Essa característica, por si só, já torna essa opção vantajosa para qualquer empresa que possui uma estratégia de ampliação de sua presença digital.

Além disso, um servidor VPS é personalizável. O cliente poderá configurá-lo, como desejar, para adaptá-lo às necessidades de sua empresa.

Para quem se destina um servidor VPS?

Empresas que possuem na estratégia digital um dos alicerces de seu negócio, precisam de um servidor VPS. Como mencionado no tópico anterior, essa opção pode garantir maior estabilidade conforme as definições de processamento, memória e discos do servidor virtual, assim como personalização de serviços.

Imagine uma empresa que trabalha de forma digital escalável, ou seja, o mesmo produto para cada vez mais clientes, como um aplicativo de compras, por exemplo. Esse tipo de negócio pode ter sua imagem danificada, se apresentar instabilidades durante o uso.

Quais as vantagens de usar VPS?

Segurança

Por ser um sistema privado, o servidor VPS apresenta maior segurança no processamento e armazenagem de seus dados, principalmente quando comparado aos servidores compartilhados — aqueles em que diferentes empresas dividem o processamento.

Isso porque no caso do servidor compartilhado, uma falha coloca em risco todos os projetos que operam por meio dele. Esse risco é inexistente no VPS, a não ser que o problema seja em seu site.

Expansão

É possível alterar as configurações de VPS para que a hospedagem consiga atender a uma demanda maior de visitantes. Isso é feito de forma rápida e simples.

Essa é uma das razões que fazem do VPS o serviço ideal para empresas que possuem como meta o crescimento em suas operações. Startups, normalmente, já iniciam seus trabalhos fazendo uso de VPS.

Mix de produtos

Ao contratar o serviço de servidor VPS o cliente terá acesso a outros produtos, de forma gratuita ou a preços promocionais. Isso é importante, pois representa uma redução dos custos em relação à contratação de diversas empresas para desempenhar tarefas específicas no seu site.

Além disso, a HostMídia oferece gerenciamento técnico em administração de servidor Linux. Esse sistema é altamente indicado para empreendedores que estão começando uma estratégia digital.

Baixo custo

O VPS possui o melhor custo-benefício para quem está começando, principalmente quando comparado ao servidor dedicado. Além do mais, as modificações para atender novas demandas da empresa podem ser feitas por um custo pequeno.

Liberdade

Ao contratar uma empresa especializada em servidor VPS, o empreendedor tira de sua responsabilidade tarefas extremamente técnicas, porém fundamentais para que seu negócio on-line funcione. 

Ele não precisará se dedicar à contratação de um colaborador altamente capacitado para resolver problemas no servidor, afinal, poderá contar com o apoio da empresa contratada, poupando tempo e dinheiro. 

Além disso, ele pode fazer instalações e melhorias em seu VPS da forma que quiser. Isso garante que o sistema se adeque às diferentes estratégias digitais ou momentos do seu negócio.

Como contratar hospedagem VPS?

Como vimos neste artigo, o serviço de hospedagem não deve ser negligenciado na hora de empreender. Campanhas de e-mail marketing, estratégias de Marketing de Conteúdo e vendas podem ser danificadas pelas instabilidades de um site.

Por isso, para ter um negócio de sucesso é muito importante que o empresário tenha cuidado ao escolher seus parceiros comerciais. Do mesmo modo que o setor de compras precisa garantir que os fornecedores ofereçam bom trabalho e produtos de qualidade, o empresário que está investindo on-line precisa contratar uma boa empresa de hospedagem.

Existem muitas opções no mercado. Por isso, pesquise a reputação das empresas para ter certeza que está fazendo um bom negócio.

A HostMídia atua nesse mercado há anos. Criada em 2002, a empresa bateu a marca de 15 mil clientes atendidos no ano de 2008. Em 2015, foi incorporada ao grupo DITCOM, recebendo mais de R$ 2 milhões em investimentos.

Por isso, agora que você sabe o que é VPS e está decidido em investir na Internet, entre com contato conosco, sem compromisso. Nossa equipe poderá ajudá-lo com suas dúvidas.