Empreendedorismo Digital: o que é e como começar na Internet?

É altamente provável que se você está aqui, é porque praticamente já decidiu que ter trilhar este caminho, mas deve ter ainda algumas poucas dúvidas sobre o que seja, os passos que precisam ser dados e as perspectivas que terá quando iniciar o trabalho.

Pode ser também que você não saiba nada e quer descobrir o que é o tal empreendedor digital, que tanto falam atualmente.

A fim de sanar dúvidas e responder perguntas frequentes, neste artigo vamos abordar todos os aspectos que realmente devem ser considerados quando alguém opta por tornar-se um empreendedor digital, visto que muito do que há publicado por aí, trata apenas das vantagens, sem considerar que como tudo, há cuidados e precauções a serem observados.

O que é um Empreendedorismo Digital?

Empreendedorismo digital é o conceito de iniciar e desenvolver uma atividade profissional, um negócio comercial, cuja atuação ocorra de modo predominante no ambiente digital e que invariavelmente está associada à Internet.

Quando se busca uma definição formal ou de dicionário para o verbete empreender, além de ideia de laborar ou trabalhar em algo, há também o conceito de dificuldade e talvez por esta razão que seja adotada em administração, para designar as pessoas que optam por trabalhar em algo de forma inovadora, independente, desafiadora, mesmo a despeito das aparentes e anunciadas dificuldades que inevitavelmente surgem ao longo do caminho.

Assim, o conceito de empreender, mais do que simplesmente começar um trabalho em algo, pressupõe enfrentar desafios, deparar-se com o incerto e o duvidoso, fazer apostas e perseverar diante das agruras do ambiente de negócios.

As glórias, o retorno e os benefícios vêm em muitos casos e tornam vantajoso o ato de empreender, porém as custas de trabalho. Muito trabalho!

Todas as pessoas que resolvem iniciar um novo negócio, por conta própria, são empreendedores.

Quando este negócio está fundamentado ou é bem caracterizado por atividades usando meios digitais, que tem na Internet a manifestação maior, fala-se que a pessoa é um empreendedor digital.

Visto assim, ter uma empresa constituída no mundo real, a qual realiza negócios predominantemente por meios físicos e tradicionais e criar um site institucional, não a torna uma empreendedora digital. Apenas significa que criou mais um canal de comunicação, de atendimento, de realização de ações de Marketing Digital.

Se por outro lado, se o site é criado e desenvolvido com o objetivo de ser o principal meio para prospectar clientes, realizar vendas, estabelecer parcerias, comunicar-se com o mercado, fazer Marketing, incrementar o faturamento, então temos uma clara ação de empreendedorismo digital.

Por onde começar a empreender no mundo digital?

Essa é provavelmente a pergunta mais complexa para se responder.

Iniciar o empreendedorismo digital significa avaliar uma série de fatores e variáveis, tais como:

  • Escolha do nicho de atuação;

  • Demanda vs oferta do segmento de atuação;

  • Avaliação da concorrência;

  • Experiência e conhecimento na área;

  • Planejamento financeiro e de investimentos;

  • Planejamento geral;

  • Determinação de detalhes da operação;

  • Diversos requisitos de infraestrutura.

A lista de variáveis e fatores que devem ser considerados, na prática aumenta bastante em relação aos pontos que listamos acima.

Mas para facilitar, podemos considerar escolher dois caminhos, a partir dos quais os desdobramentos podem ser bem diferentes – iniciar literalmente a partir do zero, ou fazer algo que você já conhece.

Qualquer que seja a escolha, há passos, ações e cuidados que serão comuns a ambas.

Começando do zero no empreendedorismo digital

Essa é a escolha certamente mais desafiadora.

Isso porque implica em trilhar um caminho totalmente desconhecido e que vai requerer ainda mais cuidados, dedicação e profissionalismo para alcançar resultados consistentes e diminuir as chances de ocorrerem obstáculos.

O principal ponto nesse caso, é o conhecimento que se deve adquirir em várias esferas.

Tenha em mente que você terá que se capacitar, participar de treinamentos, ler muito sobre vários assuntos, adquirir experiência – algumas vezes às custas de erros – por si próprio e com ajuda de outros que já vivenciaram situações semelhantes, fazer escolhas com pouca margem de certeza.

Enfim, não é diferente de rodar por uma estrada que leva a um lugar que você nunca foi.

Mas assim como em uma viagem, o planejamento e a preparação para eventuais dificuldades no caminho, pode fazer com que o passeio seja muito bom.

Por outro lado, há várias consequências positivas de partir para algo totalmente novo. Geralmente há menos preconceitos, paradigmas e vícios que a vivência anterior costuma produzir nas pessoas.

Para aumentar suas chances de sucesso em uma nova e inédita empreitada, considere os seguintes fatores:

  • Inovação – inovações atraem as pessoas e entenda-se aqui, clientes. Além disso, se é inovação, é novo para todo mundo, incluindo os possíveis e eventuais concorrentes. Isso já o nivela à maioria e tira a vantagem competitiva da concorrência, comparativamente aos segmentos com players já constituídos e experientes;

  • Conhecimento – esse é um dos aspectos cruciais do negócio e deve ser encarado sob diferentes óticas:

    • A primeira refere-se ao conhecimento que você deve adquirir para atuar no segmento escolhido. É a capacitação que será necessária para atuar profissionalmente e que resulta em qualidade do produto / serviço entregue, diferenciação, produtividade, entre outros;

    • A segunda, está relacionada à especialização. Generalistas são capazes de fazer muitas coisas, mas não são ótimos em nada do que fazem. Ao contrário, especialistas destacam-se naquilo em que são ótimos. Por isso, direcione o conhecimento adquirido para ser o melhor em algo, preferencialmente naquilo que o mercado é mais carente;

    • A terceira e igualmente importante, é o conhecimento do mercado. Busque informações para conhecer o mais profundamente como se dão as relações no segmento escolhido, históricos de outras empresas (seus erros e acertos) e as perspectivas futuras. Sindicatos patronais, associações de classe e comerciais, costumam ter muitos indicadores e pesquisas que fornecem informações valiosas a esse respeito;

    • Por fim, conhecer tão bem quanto possível seus públicos-alvo, mais especificamente o próximo fator: as personas para as quais você deve direcionar seus esforços.

  • Persona – persona e público-alvo não são a mesma coisa. Desde sempre conhecer seu público foi fator de relevância para o Marketing. Em tempos de Internet, a precisão e as minúcias são decisivas e nesse contexto. Estabelecer tão bem quanto possível e conhecer o maior número de particularidades do cliente que será alvo de suas ações, é essencial para a obtenção dos resultados;

  • Carências – conhecer as carências do mercado, ajuda a desenvolver atuações em que a concorrência é deficiente e tem menores condições de competir. Desenvolva e amplie seu talento em cima disso;

  • Diferencial competitivo – não seja diferente apenas para não fazer o que todos fazem, mas para suprir o que os demais não entregam, para ser lembrado, para se destacar, para atender os desejos e necessidades não atendidos;

  • Tecnologia – a tecnologia precisa ser sua aliada. Aprenda a usá-la não pela necessidade ou obrigação, mas para usufruir dos benefícios que ela pode lhe trazer. Tecnologia serve para aumentar produtividade, administrar melhor o tempo, incrementar a qualidade, otimizar processos, ampliar alternativas, entre muitas vantagens;

  • Investimentos – calcule tudo. É preciso conhecer tudo no que serão investidos recursos e tempo. Negligenciam-se normalmente as pequenas coisas e os detalhes, mas que muitas vezes podem ser decisivos. Um controle financeiro dos investimentos, é importante em termos de planejamento, de administração e até para discernir o que é custo e o que é investimento.

  • Marketing – tudo o que foi visto e trabalhado acima, servirá como base para estabelecer um planejamento e uma estratégia de Marketing, seja o tradicional, seja o digital.

Empreendendo em uma área conhecida

Empreender em um caminho que se conhece, também traz desafios, mas encurta muitas etapas.

Mas o conhecimento do passado, as vivências e experiências adquiridas, não devem, não podem causar o que se chama de cegueira profissional, quando se deixa de enxergar coisas e situações importantes da sua área de atuação, pela arrogância, pela soberba do que se sabe e do que se viveu.

Como empreendedor, muitas coisas mudam.

E não é só isso. A globalização e a Internet, a tecnologia, a concorrência e os clientes, estão produzindo mudanças cada vez mais frequentes e impactantes nas empresas.

É vital estar atento aos menores movimentos do mercado, às tendências, às novas exigências e demandas dos consumidores. Empresas e mesmo segmentos inteiros da atividade comercial, deixaram de existir ao longo da história.

Nesse sentido, ao mesmo tempo que é aliada, a tecnologia pode ser seu próximo concorrente.

Além disso, também é importante considerar os seguintes aspectos:

  • Inovação – tanto quanto quem escolhe fazer algo que nunca fez antes, como aqueles que já têm experiência anterior, também devem buscar um componente de inovação. Tanto para oferecer algo novo ao mercado, como para tirar a si mesmo de uma situação que pode envolver paradigmas, arrogância, acomodação, falta de motivação, monotonia. Use o conhecimento do mercado para ofertar-lhe tudo o que ele sempre quis e os atuais players falharam em entregar;

  • Conhecimento – um dos piores problemas da experiência, é supor que se sabe tudo. Essa postura já foi motivo de muitas e grandes organizações sucumbirem. Os tempos contemporâneos exigem constante aperfeiçoamento e novos conhecimentos para a manutenção da competitividade;

  • Escutar – escutar os clientes, o mercado e antecipar-se aos concorrentes. Como mencionamos, tudo tem mudado muito rapidamente e isso exige atenção aos indícios que os próprios clientes dão. Além disso, as novas tecnologias, as quais surgem quase que diariamente, abrem novas portas e aqueles que tomam as rédeas das mudanças, conquistam vantagens importantes.

Primeiros passos no empreendedorismo digital

Seja em um caso, ou no outro, há algumas ações comuns independente do caminho que se escolha percorrer.

Pressupõe-se que tudo vá ocorrer por meio de algum tipo de site, que no mínimo será o meio pelo qual seus clientes em potencial vão lhe encontrar e estabelecer os primeiros contatos.

Sendo assim, você precisará:

  • Contratar um plano de hospedagem em uma empresa de hospedagem;

  • Registrar um domínio;

  • Escolher a plataforma ou um CMS que servirá para desenvolver e gerenciar seu site;

  • Criar o tipo de site no qual constarão informações diversas sobre seus produtos / serviços;

  • Realizar ações de SEO de forma a que seu conteúdo seja indexado e contribua para bom posicionamento nas buscas orgânicas dos mecanismos de busca;

  • Aplicar técnicas e conceitos de Marketing de Conteúdo, para que o conteúdo tenha boas possibilidades de ter bom posicionamento orgânico, bem como seja relevante para a persona que você mira;

  • Usar o Marketing Digital (ex: links patrocinados) de forma a ajudar a impulsionar ou melhorar sua visibilidade nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs).

Note que por exemplo, a depender da escolha da empresa de hospedagem – também conhecida como hosting – você pode ter um apoio importante nos primeiros passos, especialmente se você nunca hospedou um site, registrou um domínio ou mesmo gerenciou um site.

Uma boa equipe de suporte em hospedagem, opções de atendimento, diversidade de tutoriais, é fundamental para quem está iniciando nessa área.

Quais as vantagens das atividades de empreendedorismo digital?

Costuma-se dizer que o brasileiro é um empreendedor nato, mas a verdade é que as condições econômicas variáveis e incertas ao longo dos últimos anos e a falta de uma perspectiva de estabilidade de longo prazo, forçaram muitas pessoas a se aventurar em iniciativas individuais, ou seja, forçou muitas pessoas a empreender.

Em outras palavras, algumas vezes não foi uma questão de escolha, mas a única opção disponível.

Mas se por um lado o cenário estimulou o comportamento empreendedor, por outro há uma série de vantagens que fazem com que o prognóstico seja favorável àqueles que resolvem tornar-se empreendedores utilizando meios digitais.

Eis os principais, de uma lista que pode ser bem extensa:

Menor investimento em infraestrutura

Os negócios tradicionais, envolvem muitas vezes investimentos em aspectos tais como um lugar físico para desenvolvimento da atividade profissional. O mais comum, é um escritório ou ponto comercial e consequentemente aluguel, IPTU, água, luz, impostos, mobiliário, telefonia, acesso à Internet, etc.

Boa parte dos empreendedores digitais conseguem desenvolver sua atividade em regime de home office e tal condição é altamente vantajosa em termos de redução de custos.

Mas cuidado! Trabalhar em home office não significa que as coisas podem ser feitas de forma totalmente avessa ao que se faz em um ambiente comercial formalmente constituído. Não encarar com a seriedade necessária e tomando certos cuidados, a produtividade, os resultados e a qualidade do trabalho podem ser duramente comprometidos.

Velocidade de montagem da estrutura

Quando se opta por regimes digitais de trabalho, geralmente por utilizar de infraestruturas mais enxutas e na maior parte das vezes exigir apenas adaptação do ambiente doméstico, o início das atividades é muito mais rápido e exige menos trabalho.

Disponibilidade de informação

Há atualmente muita informação disponível tanto em termos de atividades que podem ser desenvolvidas, bem como dicas, orientações, o que fazer, cuidados, etc, como no caso dos nômades digitais.

Artigos como esse, entrevistas, depoimentos e até treinamento para profissionais que desejam empreender, são cada vez mais comuns e servem como orientação das ações que devem ser adotadas.

Alcance / cobertura de atuação

Como prioritariamente utiliza-se a Internet para contatos, comunicação, divulgação e boa parte das ações, caem os limites e barreiras geográficas.

Embora em muitos casos ainda sejam necessárias atividades presenciais ou físicas, as rotinas decorrentes da presença digital requerem menos deslocamentos, visitas e atendimentos presenciais de parceiros, fornecedores e mesmo clientes. Mas para tanto, é preciso saber utilizar a tecnologia como aliada, beneficiando-se do que ela pode oferecer, como os aplicativos e serviços para home office e para melhorar a produtividade.

Pode-se dizer literalmente que o mundo está ao seu alcance a partir da sua estação de trabalho.

Disponibilidade de recursos e tecnologias

Há muitas ferramentas que ajudam desde a criação de um site, Marketplaces, CMSs para criar e gerenciar os mais diversos tipos de sites, redes sociais, isso só para falarmos da sua presença digital.

Para contribuir para as tarefas do dia a dia, como elaborar propostas, planilhas, gerenciamento de e-mails, agenda e outras rotinas, existe uma ampla gama de aplicativos Open Source gratuitos e os respectivos tutoriais que ensinam desde a instalação até a utilização.

Adesão aos meios digitais

As pessoas aderiram maciçamente aos meios digitais, o que significa dizer que boa parte dos seus potenciais clientes, fornecedores e parceiros, de alguma maneira usam a Internet, fazendo compras, informando-se, divertindo-se, comunicando-se, prestando serviços, etc.

Soma-se a isso o fato de que própria Internet favoreceu o surgimento de muitos empreendedores digitais. Há exemplos deles aos montes, desde os influenciadores digitais, ao Google e o Facebook, que são os casos mais famosos de empreendedorismo digital.

Flexibilidade

Pelo fato de muitas vezes as atividades poderem ser feitas em ambiente doméstico e a Internet “funcionar” 24 horas por dia, há a vantagem de poder utilizar horários alternativos e que são mais apropriados à disponibilidade de tempo de cada pessoa.

Isso em muitos casos, quando há conciliação das atividades e boa administração do tempo, implica em qualidade de vida, especialmente nos grandes centros urbanos em que os tempos gastos em deslocamentos, podem ser expressivos.

Possibilidade de ganhos

Contrariamente a boa parte dos empregos convencionais – exceto em geral na área comercial – as possibilidades de ganho são variáveis e se o negócio já está constituído e é promissor, em teoria quanto mais empenho, mais retorno pode se ter.

Quais características deve ter um Empreendedor Digital?

A princípio qualquer pessoa pode ser tornar um empreendedor, mas há características pessoais que favorecem os resultados.

A seguir uma lista de algumas que são mais decisivas em relação à influência que têm nos resultados:

  • Responsabilidade – lembre-se que por menor que for o seu negócio, agora você é o dono do negócio e como tal deve ser capaz de assumir as responsabilidades, bem como as implicações que isso representa. Ser seu próprio patrão, não significa que você pode fazer o horário que quiser e tampouco fazer apenas o que lhe interessar. Responsabilidade e profissionalismo, andam de mãos dadas;

  • Organização – também como o item acima e porque geralmente no início trabalhará só, ser organizado acaba sendo exigência para conseguir lidar com todos os afazeres. Você será ao mesmo tempo o presidente, o vendedor, o técnico, a secretária e até a “tia do café”;

  • Autoconfiança – é bastante oportuno ter confiança para tomar decisões. Muitas vezes progredir exigirá de você decidir entre duas ou mais alternativas ou caminhos e ser hesitante pode trazer problemas;

  • Empatia e habilidades interpessoais – em boa parte das atividades será exigido que você se relacione com as pessoas e o fruto disso estará intimamente ligado aos resultados do seu trabalho. É importante saber colocar-se no lugar do outro e como se comportar diante de todo tipo de pessoa. Lembre-se que agora você irá desempenhar muitos papéis na empresa;

  • Resiliência – você deve ser capaz de resistir, moldar-se e, sobretudo, recuperar-se das dificuldades que devem surgir. Deve também ser capaz de poder enfrentar jornadas de trabalho de 12 horas, 7 dias por semana, pois particularmente no início, este tipo de dedicação poderá ser necessária e constituirá sua rotina;

  • Disciplina – ter seu próprio negócio e ser seu próprio patrão, não é sinônimo de que tudo é permitido. Se por um lado você pode se permitir algumas exceções e atitudes que seriam inapropriadas em um ambiente organizacional tradicional, deve tomar cuidado para que as exceções não se tornem as regras e porque os resultados estão intimamente relacionados com o que faz e como você faz;

  • Exigência – é preciso ser exigente consigo mesmo e com a qualidade do trabalho que é feito. Isso se reflete na satisfação dos clientes, na qualidade e personalização do atendimento fornecido e consequentemente no crescimento da empresa;

  • Abnegação – muitas vezes, principalmente no início, será necessário abrir mão dos próprios desejos, vontades e tentações, em nome do trabalho e das obrigações a ele relacionadas.

Quais as desvantagens do Empreendedorismo Digital?

Se por um lado há vantagens no trabalho como Empreendedor Digital, do outro há também dificuldades.

Não existe nada que seja 100% positivo ou 100% negativo. Este inclusive costuma ser o principal fator de desmotivação de quem resolve empreender, seja no mundo offline ou no online.

É comum quando se pesquisa sobre o assunto, depararmos com muitos sites que apresentam a questão de forma tão fantástica e com perspectivas de sucesso tão grandes, que podem lhe fazer pensar porque você não começou antes ou o que o mundo inteiro está fazendo que ainda não estão todos empreendendo?

Calma lá. É preciso pés no chão!

  • Ganhos – por mais fantástico que seja o negócio escolhido, você não começa ganhando milhões. Sempre busque informações precisas quanto a possibilidades reais de ganho, sabendo que há variações e oscilações;

  • Experiência – por mais que você tenha colhido informações e até tenha atuado na área, não tem experiência em relação a muitas das situações que ocorrerão. Lembre-se que está adentrando em um mundo novo e assim problemas que lhe deixem sem saber o que fazer, vão ocorrer;

  • Ilusões – empolgação e entusiamo é bom em qualquer atividade. Mas iludir-se com promessas fantasiosas, pode trazer frustração se os resultados não vierem na medida esperada. Por isso, seja bem criterioso ao avaliar todos os aspectos e não se deixe levar por retornos que não sejam bem fundamentados;

  • Provisões – não contar com oscilações do mercado, bem como a sazonalidade que costuma afetar todos os setores, pode fazer com que você passe por apuros financeiros. Portanto, se possível, mantenha sempre alguma reserva para emergências e tenha um orçamento razoavelmente elástico tanto quanto for possível, possibitando o corte de despesas não essenciais ou alternativas mais econômicas;

  • Concorrência – ela existe em todas as áreas. Lembre-se que sempre haverá alguém disposto a fazer – ou pelo menos a dizer que faz – mais do que você, cobrando menos. Esteja atento e tenha planos para reagir diante da concorrência;

  • Mercado – o mercado, em qualquer área é sempre muito volúvel e sujeito a condições diversas e adversas, sendo que algumas você não controla, como por exemplo, crises econômicas. Ter alternativas e planos de contingências ajudam a superar momentos como estes.

Como ter sucesso no empreendedorismo digital?

Nem mesmo os homens de negócio mais experientes e prósperos conseguem 100% de sucesso o tempo todo.

Nem por isso deve-se deixar de cumprir algumas boas práticas e recomendações que certamente vão melhorar os resultados e como alguns dos acontecimentos se darão ao longo do trabalho.

Abaixo algumas poucas dicas que visam melhorar as chances de sucesso:

  • Pesquisa – obter informação qualificada e em boa quantidade, ajuda a conhecer o mercado, necessidades, expectativas, desejos, dos clientes, que são a sua razão de ser. O “acho”, deve dar lugar ao “sei”;

  • Planejamento – é importante definir onde quer chegar, como vai fazer para chegar e quando pretende chegar. Tudo isso para não apenas sair vagando por ai. Os planejamentos devem ser feitos regularmente, inicialmente compreendendo períodos menores e aumentando conforme avança em experiência e atingimento de objetivos. Instituir métodos como o PDCA, é recomendável;

  • Prospecção – o “como” do item anterior, envolve um aspecto fundamental, que é a prospecção de clientes. Eles serão parte crucial do seu trabalho e, portanto, você deve destinar um bom tempo para definir meios de captar clientes com bom potencial e a colocação em prática do que foi definido. Nunca se esqueça: o cliente é o maior patrimônio da empresa;

  • Conhecimento – obter informações as mais variadas que forem possíveis a respeito de tudo. Conheça seus concorrentes, novidades, tendências, etc. Informação, a organização dela e a interpretação dos dados, é vital em qualquer negócio, seja ele físico ou digital. Nunca como agora informação teve tanto valor;

  • Controle e métricas – coletar, armazenar, medir e tabular os dados relativos ao seu trabalho. Isso possibilita ter indicadores de desempenho, que vão lhe dizer se está evoluindo, estagnado ou decaindo. Lembre-se que você deve ter certeza sobre tudo e não achar que sabe;

  • Orçamento – tenha bem claro todos os gastos que você tem e controle mês a mês sua evolução, bem quanto você reserva para eles. Calcule com base nisso, uma margem que permitirá “ter fôlego” diante de imprevistos.

Quais os tipos de empreendedorismo digital?

As possibilidades de ações envolvendo empreendedorismo digital, vão até o limite da criatividade humana e assim, pensar no que pode ser feito para empreender digitalmente, é um exercício de imaginação.

Algumas das principais opções da atualidade, já foram abordadas quando tratamos de “Como ganhar dinheiro na Internet” e que pode ser muito útil nesta jornada em busca de maneiras de empreender. Mas essa é apenas a ponta do iceberg.

A pandemia do coronavírus e o distanciamento social que ela obrigou, deu-nos muitas mostras das possibilidades e alternativas para a sobrevivência de muitos negócios.

Exemplos não faltam. Negócios começam todos os dias em todos os cantos do planeta. Alguns são startups promissoras, outros viram exemplos de inovações disruptivas, nascidas da simples ideia de um app para o smartphone.

Seja qual for a sua escolha, tenha em mente que independente da abordagem que for dada ao assunto, empreender digitalmente é apenas mais uma forma de desenvolver uma atividade profissional e como tal, exige seriedade, dedicação, compromisso e profissionalismo.

Desconfie de coisas que pareçam demasiadamente boas e prometam-lhe o mundo. Tenha discernimento ao avaliar as opções e como elas se apresentam a você.

Na mesma medida em que se empenha, tende a colher bons resultados! Muita gente já os tem e há muitos casos conhecidos de grandes empresas que começaram assim. Você será o próximo?

Conclusão

Empreendedor digital, é a pessoa que opta por descobrir novos caminhos e atuar em novas áreas por conta própria, utilizando os meios digitais – particularmente a Internet – para tanto. Os resultados podem ser tão bons quanto qualquer outra atividade profissional, dependendo do quão dedicado e sério você é em relação ao que faz.

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