Como criar um site passo a passo rápido e fácil

Aprenda como criar um site passo a passo por Construtor de Sites ou utilizando o WordPress e sem qualquer conhecimento em linguagens de programação.

Se você é um empreendedor de primeira viagem e ainda está patinando na divulgação do seu negócio, especialmente no ambiente digital, este artigo é para você.

Provavelmente você já buscou a sua marca ou produtos/serviços na internet para ver como está a sua situação, não encontrou praticamente nada a respeito e ficou pensando: “Se eu, que conheço minha empresa, não consigo encontrá-la, imagine meus clientes!”.

Pois bem, vamos ajudá-lo no primeiro passo para que seu empreendimento comece a aparecer nas buscas e, finalmente, atraia o seu público. E essa etapa é criar um site.

Antes que você comece a pensar que é algo difícil de fazer sozinho, que é caro ou outros impedimentos, continue a leitura e ao final dela saiba como você terá uma página para chamar de sua. Vamos lá?

Saiba como funciona o processo de criar um site

Imagem - Passo a Passo para você criar um site

Vamos pensar no fluxo de construção de uma casa. Do que um imóvel precisa para existir? Três coisas: um endereço, um terreno e a área construída. Com um site é exatamente a mesma coisa, mas metaforicamente, é claro.

Nesse caso citado, respectivamente temos o domínio, a hospedagem e a plataforma. Dessa maneira, vamos falar sobre o que de fato significa cada item e como eles funcionam. Vamos ao passo a passo.

Adquira um domínio

A essa altura do campeonato você provavelmente já possui um nome para o seu negócio ou pelo menos tem algo em mente. Defina isso primeiramente e então faça uma pesquisa clicando aqui para ver se o endereço que você deseja está disponível. Caso não esteja, teste outras opções até chegar a uma que lhe agrade. Aproveite para xingar mentalmente a pessoa que adquiriu o domínio que você gostaria.

Como comentamos anteriormente, esse será o seu endereço na internet. É por ele que as pessoas encontrarão a sua empresa, sendo a sua principal identificação online. Sendo assim, escolha com sabedoria. O custo pode partir de apenas R$ 9,99 no primeiro ano, conforme a extensão contratada.

Contrate uma hospedagem

O segundo passo é escolher o terreno onde você irá construir o seu site. Existem opções infindáveis na internet e essa decisão pode ser difícil, pois como é possível saber qual a melhor? Assim como em qualquer negócio, há as boas e más empresas. Por isso, busque referências, pesquise e avalie qual vai lhe agradar mais.

Como o intuito deste post é facilitar a sua vida, trouxemos uma das melhores opções do mercado, modéstia à parte. Para conhecer basta clicar aqui. Assim como o domínio, quanto maior for o período de contratação, menor o valor. Para o plano anual, a partir de R$ 15,99 você hospeda a sua página com tranquilidade e segurança.

Esses fatores são fundamentais na escolha, pois o agravante de uma hospedagem é sempre o risco de o seu site sair do ar ou seus e-mais deixarem de funcionar. Ele sempre existe, mas boas empresas o minimizam e dão o suporte necessário na hora do aperto.

Escolha uma plataforma

Agora que você já tem o seu endereço definido e o terreno adquirido, é hora de começar a construir! Assim como na hospedagem, aqui também há inúmeras opções. Vamos dar duas sugestões, uma mais complexa e outra mais simples.

Opção mais complexa

Começando pela mais difícil, a plataforma mais utilizada em todo mundo é o WordPress, por sua versatilidade, facilidade de uso e possibilidade de customização de belos layouts.

Além disso, é totalmente adaptável em computadores, celulares e tablets e possui ótimo ranqueamento no Google. Porém, é preciso ter um pouco mais de conhecimento para criar um site WP. Veja abaixo.

Instalação
Se você é um entusiasta digital e gosta de fazer tudo sozinho, existem diversos tutoriais na internet que ensinam esse processo, que não é tão complicado assim. Tudo depende do seu nível de entendimento da plataforma. Basta pesquisar e encontrar a opção que lhe parecer mais fácil. Resumindo a história, você terá que instalar o WordPress em sua hospedagem e em seguida configurá-lo.

Para essa instalação, você terá que acessar o painel de controle do provedor contratado. Os dados de acesso normalmente estão no e-mail de boas-vindas que você recebe após a ativação da hospedagem. Assim que fizer o login, procure o instalador do WordPress. Na HostMídia você poderá instalar muito rápido e automaticamente através do painel na opção Softaculous > WordPress.

Siga todos os passos e, caso tenha alguma dúvida durante o processo, entre em contato com o suporte da hospedagem e eles ajudarão em tempo real. Isso se você contratou uma empresa de qualidade, obviamente. Ao final da instalação, os dados de acesso à área administrativa do seu site aparecerão na tela.

Configuração
Se você chegou até aqui, parabéns. A parte mais chata já passou. Agora é hora de customizar o seu site e deixar do jeito que você quiser. A primeira coisa a fazer é alterar o idioma para o Português, pois o padrão é o Inglês.

Em seguida escolha o tema que mais lhe agrada: há as opções pagas e as gratuitas. Você terá que fazer o download da sua preferida, ir ao menu do seu site na área Aparência > Temas > Adicionar Novo.

Após essa etapa, acesse item a item do menu esquerdo para personalizar dos pés à cabeça. Um dos mais importantes é “Página”, pois é onde você fará as divisões do seu site (home, sobre, quem somos, contato etc).

A área de plugins é outra fundamental e serve para incrementar o template escolhido, acrescentando funcionalidades como galeria de fotos, formulário de contato entre outras.

Opção mais fácil

Essa é para você que realmente não entende nada de programação, design ou não tem tempo e mesmo assim precisa de um site bonito e funcional para divulgar a sua empresa na internet. Isso é possível? Sim!

Os grandes serviços de hospedagem já estão oferecendo construtores de sites, nos quais são utilizados templates prontos e que você só precisa alterar informações como textos, fotos e cores.

Na HostMídia, em qualquer plano de hospedagem o construtor de sites está incluso gratuitamente, mas também há os planos mais baratos para quem quer apenas criar um site e não precisa de recursos adicionais e nem e-mails. Gostou dessa opção? Então acesse a demonstração do construtor e edite qualquer tema sem compromisso.

Com tanta informação, ficou fácil criar um site e deixar as desculpas de lado, não é mesmo? Está esperando o quê? Comece agora mesmo o seu cartão de visitas na internet e surpreenda seus clientes com uma página bonita e bem estruturada.

Se você gostou do artigo e quer mais dicas como essa, siga a nossa página no Facebook!