Saiba como registrar um domínio na internet

A definição do domínio é a 1ª atitude para quem deseja marcar presença na internet. Ao abrir uma loja ou um escritório, você se preocupa com o local onde funcionará o novo negócio, analisando a facilidade de acesso dos seus clientes. No mundo virtual, a preocupação similar é em registrar um domínio que seja atraente e fácil de ser memorizado e acessado.

Outro motivo para não descuidar nesse momento é a dificuldade de mudar um domínio. Pelo lado técnico é até fácil — o problema é o trabalho de marketing, que deverá ser refeito em grande parte. Portanto, siga as dicas deste post e acerte ao registrar um domínio.

Entenda o conceito de domínio

O domínio na internet é o endereço eletrônico que tem por finalidade localizar o servidor no qual determinado site está hospedado. O domínio é formado por 2 partes:

  • o nome;
  • e a extensão.

O nome é a parte redigida por você, normalmente o seu nome ou o da sua empresa. A extensão é o que vem depois e, também, pode ser escolhida dentre várias opções. Podem ser “.com”, “.com.br”, “.net”, entre tantas outras.

A importância do domínio é que ele representa uma sequência de números que são o real endereço do seu site, mais conhecidos como endereço IP. Os domínios são muito mais fáceis de serem memorizados do que os endereços IP e por isso são tão importantes.

Um domínio é único na internet, ou seja, determinado nome, em conjunto com uma extensão específica, só podem ser direcionados para um site. O que pode ocorrer é a variação de nomes e extensões.

Por exemplo: o domínio “teste.com” pode direcionar para um site diferente do “teste.org” ou “teste.com.br”. O mesmo acontece com o domínio “testes.com”. O que muitos empreendedores fazem é registrar as variações de seu domínio e apontar todas para o mesmo site.

Agora que você aprendeu o conceito de domínio, descubra como ele é importante na divulgação de um negócio.

Saiba escolher um bom nome de domínio

Caso esteja abrindo um negócio agora e ainda não definiu o nome da empresa, uma boa ideia é imaginar junto com o domínio. Pense que é assim que seus clientes reconhecerão o seu empreendimento. Portanto, deve ser uma expressão fácil de memorizar e que carregue a identidade do negócio.

Caso já possua a empresa estabelecida, pode já partir para o registro do domínio. Porém, o nome a ser registrado não necessita ser exatamente igual ao do negócio e não se limita a apenas um, como já foi falado.

Para entender, veja esse exemplo: para um escritório de advogados chamado Silva e Gonzaga Advogados Associados, pode ser interessante registrar:

  • silvaegonzaga.com.br;
  • silvaegonzaga.adv.br;
  • advogados.services.

As opções são inúmeras. Para ajudar, siga essas dicas:

  • pense em um domínio que seja fácil de ser falado, digitado e soletrado para evitar que pessoas interessadas em entrar no seu site se percam. Imagine como deve ser difícil informar para seu cliente um endereço como o zimmermannwear.com;
  • escolha um nome que tenha ligação com seu produto ou serviço;
  • defina um nome que seja simples e curto para que fique mais fácil de ser lembrado;
  • evite modismos. A ideia é que o seu domínio seja usado por muitos anos, e modas passam rápido. Nada de gírias também;
  • utilize a ferramenta Google Trends para pesquisar o volume de busca de termos ligados ao seu negócio e inclua um que seja muito buscado no nome do seu domínio;
  • fale em voz alta os domínios que deseja para sentir se a sonoridade é boa e se não forma nenhuma cacofonia;
  • pesquise para saber se o nome do seu domínio vai conter o de alguma empresa já estabelecida. Se for o caso, evite esse domínio.

Descubra porque registrar um domínio próprio

Ainda não se convenceu da importância de registrar um domínio próprio? Então descubra agora 9 motivos para mudar de ideia e fazer o seu registro ainda hoje!

1. Credibilidade
Seja sincero! O endereço www.suaempresa.blogspot.com passa alguma credibilidade para você? Se coloque no lugar do seu cliente. Você demonstra mais profissionalismo com um domínio próprio, sem dúvidas.

2. Divulgação
Uma grande vantagem de um domínio próprio é a facilidade de memorização, por ser mais curto e totalmente relacionado com a sua empresa. Isso facilita e muito a divulgação do seu site.

Além disso, você poderá escolher extensões compatíveis com o seu ramo, como as .tech, .ong e .edu, por exemplo.

3. Alcance nas redes de pesquisa
Exatamente por ter mais credibilidade, seu site pode ficar melhor ranqueado em mecanismos de busca, como o Google, quando possui um domínio próprio. E isso é vital para ser encontrado na internet.

4. E-mail próprio
Ao registrar um domínio, além do endereço para acessar o seu site você tem também a disponibilidade de endereços de e-mails personalizados vinculados ao domínio registrado. Por exemplo: se registrou o endereço umexemplo.com.br, poderá ter o e-mail vendas@umexemplo.com.br.

Isso aumenta bastante a credibilidade da sua empresa!

5. Proteção da marca
Para evitar que outra pessoa registre e use o seu nome ou o da sua empresa em seu lugar, você deve registrá-lo antes. É uma forma de proteger a sua marca de usos indevidos.

6. Customização do site
Ao registrar o seu domínio, você poderá usar soluções mais completas para a criação do seu site. Com isso, as possibilidades de customização são muito maiores, pois você não fica preso às ferramentas gratuitas.

7. Ausência de anúncios indesejados
Esse é um grande diferencial. Ao utilizar ferramentas grátis, na verdade você paga de outra forma, emprestando o seu site para veicular anúncios de terceiros. Além de prejudicar a navegação do seu visitante, corre o risco de anunciar empresas que não são compatíveis com a sua ou até mesmo concorrentes.

8. Independência
Se você registrou um domínio, você é dono dele e tem a autonomia de fazer o que desejar com seus arquivos e conteúdos. Terá facilidade para transferir a hospedagem, por exemplo, de uma empresa para outra sem problemas.

9. Baixo custo
Essa muita gente não sabe, mas registrar um domínio é bem barato. Os valores partem de R$ 9,99 para a extensão .space no primeiro ano. Se for .com.br, o valor é de R$ 49,99 para um ano.

Passo a passo para registrar um domínio

Muita gente acredita que é um processo complicado, mas você verá que é muito parecido com uma compra on-line. E, nesse caso, a mercadoria comprada é o domínio.

Nos casos dos domínios terminados em “.br”, muitos não sabem, mas o registro pode ser feito por diversos provedores de serviços web. É até mais interessante contratar uma dessas empresas, pois ficará mais fácil fazer as configurações de apontamento para hospedagem do seu site, entre outros benefícios.

1. Confira a disponibilidade do domínio
Já na página inicial de Registro de Domínio, você verá uma opção para pesquisar se o domínio que deseja registrar está disponível ou não. Se disponível, basta adicionar ao carrinho e continuar.

Caso o domínio desejado esteja registrado, o site dá algumas sugestões com outras extensões que podem ser interessantes, ou seja, você não está limitado a uma única extensão.

2. Complete o pacote com outros serviços
Para complementar o domínio escolhido, pode ser interessante aproveitar a oferta de serviços adicionais que serão necessários futuramente, como hospedagem, backup, IP dedicado e Certificado SSL. Caso não deseje no momento, não tem problema.

3. Escolha o período
Depois do domínio e serviços adicionais escolhidos, você deverá optar pelo período de pagamento. Importante ressaltar que, quanto maior o período escolhido, menor será o valor cobrado por cada ano. Portanto, é mais vantajoso o plano trienal.

4. Efetue o pagamento
Nessa etapa é feito o seu cadastro e é informada a forma de pagamento, de maneira similar a uma compra em uma loja virtual, ou seja, tudo muito simples. Escolha a melhor forma de pagar e, depois de confirmado o pagamento, a HostMídia iniciará o processo de registro do seu domínio e ativação dos serviços adicionais, caso contratados.

Viu que como é fácil registrar um domínio na internet? Então registre o seu hoje mesmo com a HostMídia.

Deixe suas dúvidas ou comentários? Teremos prazer em lhe ajudar!