O que é Google Trends e como usar nas estratégias de Marketing?

Quão bom seria para suas estratégias de Marketing, se você soubesse quais assuntos mais interessam ao público que você quer alcançar?

Se você acha que seria ótimo, o que é provável, pois saiba que é possível ter esse tipo de informação e melhor de tudo, de modo inteiramente grátis!

A resposta é: Google Trends…

Quer saber o que é e como usar essa ferramenta para aprimorar seu planejamento e suas estratégias conteúdo? Então vem conosco!

O que é o Google Trends?

Resumidamente, o Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra as tendências de popularidade de uma palavra-chave ou de um assunto, ao longo de um período específico de tempo.

O Trends – como às vezes é chamado e que significa “tendências”, em português – é uma ferramenta gratuita, entre as várias que a empresa disponibiliza, que foi criada em 2006 e que pode ser acessada pela URL “https://trends.google.com/” no seu navegador preferido.

A partir de uma interface simples, objetiva e razoavelmente minimalista, como costumam ser a maioria dos sistemas do gigante das buscas, é possível obter gráficos e dados que ajudam a ter uma ideia de como varia o interesse dos internautas que usam a ferramenta de pesquisa mais usada no mundo, tanto no momento (quase em tempo real), como também em um intervalo de tempo escolhido.

Entre as possibilidades que a ferramenta disponibiliza, também é possível:

  • Comparar o nível de popularidade e a tendência para mais de uma palavra-chave / tema;

  • Os assuntos que tiveram um aumento repentino de interesse;

  • A proporção de interesse no assunto, por região, sub-regiões e até por cidades;

  • Conhecer as pesquisas relacionadas com a palavra-chave / tema;

  • Por quanto tempo o assunto está em destaque;

  • Os temas cujo interesse tem comportamento ascendente.

Ou seja, por meio de uma análise dos vários indicadores disponíveis, é possível acompanhar a tendência das buscas feitas e se elas têm um comportamento de crescimento, de queda ou de estabilidade.

É por conta do gráfico que é apresentado – entre outras informações – que se pode observar visualmente o como cada assunto movimenta a Web.

Por que usar o Google Trends?

Mais do que nunca o processo de tomada de decisão em qualquer área e em especial na Web, depende de informação e é isso que o Google Trends faz, municia quem o consulta, de informações amplas, atualizadas e confiáveis.

Em termos práticos, quem usa o Trends dispõe de informações com as seguintes características:

  • Liderança – os dados usados para produzir os resultados, são do maior e mais usado (market share que tem se mantido em cerca de 90%) site de buscas há vários anos;

  • Confiabilidade – consequência direta do fator anterior, o enorme universo de dados a partir dos quais são geradas as estatísticas, produz informações bastante confiáveis;

  • Atualização – os dados e as estatísticas produzidas, são praticamente em tempo real, o que garante informação atualizada;

  • Público – boa parte do público do qual provêm os dados, tem algum nível de conhecimento e uso da Web;

  • YouTube – inclui dados provenientes do YouTube, que consiste do segundo mecanismos de busca mais usado no mundo;

  • Formatos – permite conhecer o interesse para imagens, vídeos, compras e notícias.

Por que o Google Trends é importante para o Marketing?

Como não poderia deixar de ser, o Marketing Digital também é altamente dependente de informação fidedigna e nesse sentido, o Trends consegue contribuir para produzir vários insights, confirmar tendências e dar um direcionamento mais eficiente às estratégias.

Em termos mais objetivos e completos, quem usa corretamente o Google Trends conta com as seguintes vantagens na elaboração das suas estratégias envolvendo criação de conteúdo para sites:

  • Tendência – permite saber o quão relevante um tema é ao longo do tempo, que entre outras coisas, é muito útil na produção de conteúdo evergreen;

  • Priorizar – realizar a comparação dois ou mais termos / palavras-chave e assim saber o grau de interesse cada uma tem;

  • Precisão – consegue-se maior precisão sobre o que as pessoas estão procurando, o que elas estão querendo saber e o que mais gera interesse;

  • Direcionamento – permite fazer um refinamento e um melhor direcionamento do enfoque e abordagem dado a um assunto;

  • Segmentação – é possível segmentar geograficamente as estatísticas e assim, alinhar-se melhor com o interesse do seu público;

  • Atrair visitantes – consequência direta das vantagens acima, consegue-se melhor eficiência na atração de visitantes (Inbound Marketing);

  • Conteúdos relacionados – descobrir quais conteúdos relacionados são relevantes;

  • Planejamento – o planejamento de conteúdo tende a ser mais amplo e eficiente;

  • Conversão – outro resultado produzido das vantagens anteriores, é uma melhor taxa de conversão.

Como funciona o Google Trends?

A melhor forma de compreender o seu funcionamento, é acessando e experimentando o Google Trends.

Assim que você acessa a página da ferramenta, você visualiza o texto “Brasil, pesquisas em alta” e um campo para realizar sua pesquisa, no qual já aparecem alternadamente, os temas que estão sendo mais pesquisados no momento.

Ao clicar no campo, é possível inserir e pesquisar por uma palavra-chave específica ou “conferir o que está em alta agora”, cujo link aparece logo embaixo.

Rolando a página para baixo, há a seção “Mais detalhes”, a qual se clicada, exibe as questões e acontecimentos específicos selecionados pela equipe de dados do Google Trends e que reúne uma seleção dos tópicos mais populares no ano anterior, agrupados em:

  • Os principais temas buscados no ano;

  • Acontecimentos que apareceram em destaque;

  • Personalidades mais pesquisadas;

  • Os filmes com mais buscas;

  • Perguntas contendo “o que é”;

  • As séries com buscas relacionadas.

Na mesma página, também é possível saber mais sobre as mesmas categorias, porém de outros anos anteriores.

Voltando à página inicial, experimente fazer uma busca qualquer.

O que você verá como resultado, é um gráfico com o comportamento para essa palavra-chave utilizada, no dia anterior, no Brasil.

Você pode refinar a pesquisa, escolhendo outros países, o mundo inteiro, outro intervalo de tempo (intervalo de horas, dias, meses ou de 2004 até o presente), outras categorias (total de 25 diferentes) e pesquisar por outros tipos de conteúdo (imagens, notícias, shopping e YouTube).

Ao posicionar o cursor do mouse ao longo do gráfico que é exibido, é possível visualizar as datas correspondentes e o grau de interesse relativo, tendo em mente que 100 é o nível máximo atingido pelo assunto no período exibido. Note que o valor é o percentual relativo ao máximo para o intervalo de tempo considerado.

Descendo na página, ainda é possível distinguir em que regiões – do Brasil no caso – que o termo é mais pesquisado e que assuntos (outros temas) e pesquisas relacionadas mais têm sido feitas no mesmo período.

Por fim, também são exibidos os 5 principais temas relacionados e as 5 pesquisas relacionadas que contém a palavra-chave usada na pesquisa.

E se tudo isso já não fosse suficiente, você pode comparar termos. Quando você retorna para a parte superior da página de resultado, ao lado do termo que você efetuou a pesquisa, você tem “+ Comparar”.

Ao incluir outras palavras-chave, você tem um gráfico de tantos termos diferentes quantos você incluiu para comparação, em que cada cor de cada curva, representa um dos termos pesquisados!

Você pode ir adicionando outros termos e assim observar a tendência de cada um, como também compará-los entre si.

Tudo isso é alimentado tendo como base as informações disponíveis na base de dados do Google para as diferentes pesquisas que são feitas. Ficam de fora desse universo de dados, as informações pessoais dos usuários, buscas pouco realizadas, pesquisas com suspeita de serem SPAM e aquelas repetidas por uma mesma pessoa em intervalos pequenos de tempo.

Outro dado que é importante destacar, que o gráfico não representa dados absolutos e sim relativos.

O valor de “100” e que é o máximo que um termo pode alcançar, não é relativa a quantidade de buscas feitas – 100 mil ou 100 milhões ou qualquer outro volume.

Ele indica a popularidade máxima para aquele tema. Um valor de “50” representa que o termo tem a metade da popularidade máxima que ele já alcançou em algum momento dentro período que os dados foram contabilizados.

Já o valor “0” serve para representar que não há dados suficientes para aquela palavra-chave naquele momento ou que as buscas correspondentes são insuficientes.

O eixo horizontal do gráfico se refere aos valores relativos para o período consultado e que por padrão é de 24 horas, a não ser quando se determine outro intervalo.

Assim, se em algum ponto da curva ela atinge 100, significa que no período considerado, aquele momento foi quando o termo alcançou sua popularidade máxima em termos de pesquisas feitas.

Como usar o Google Trends?

Os dados obtidos por meio do Google Trends são extremamente valiosos para qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo.

Assim, dispor da avaliação das tendências para buscas, no maior banco de dados a respeito (o Big Data do Google), sobre os interesses dos internautas, é de valor inestimável do ponto de vista estratégico.

Porém, tirar proveito prático da ferramenta, exige saber interpretar o que os dados representam:

  • Se a curva para uma pesquisa tem um comportamento de queda contínua e especialmente se essa queda é acentuada, indica que o interesse pelo termo vem diminuindo rapidamente e possivelmente está relacionado com sazonalidade ou algum fator temporal, como por exemplo, eleições. Os assuntos relacionados tendem a apresentar um elevado crescimento antes do pleito, mas caem rapidamente após sua realização;

  • Gráficos que apresentam pequenas variações (quedas e subidas) ao longo de períodos razoavelmente grandes, como ao longo de todo um ano, e em termos médios se mantém-se pouco ou nada alterados, são bons temas para conteúdo evergreen ou atemporais;

  • Já curvas com acentuada tendência ascendente (aumento repentino), mas que anteriormente apresentava valores baixos, geralmente estão relacionados a notícias relevantes ou acontecimentos importantes. Podem no futuro voltar ou não aos patamares anteriores, dependendo do impacto produzido e duração do evento, como é o caso de uma final de campeonato esportivo, por exemplo;

  • Avaliar e comparar sinônimos ou termos relacionados, é importante para identificar quais palavras-chaves são mais usadas nas buscas por cada assunto;

  • A incidência maior ou menor das buscas por regiões geográficas, também é importante para identificar a influência e importância que um tema tem, se é mais localizado ou generalizado. Se por exemplo, um estado apresenta um interesse muito maior que os demais, possivelmente algum fato relacionado e de escopo local pode ter produzido esse maior interesse.

Uma vez que você é capaz de interpretar corretamente o que os dados indicam como tendência, facilita a produção de conteúdo. Mais especificamente, ser mais assertivo na escolha do que adotar como tema para seus conteúdos com base em fatos e não em achismos.

Também torna mais fácil o planejamento de conteúdo.

Mas especialmente se você ainda está dando os primeiros passos no assunto, é importante destacar que essa deve ser uma ferramenta auxiliar e não a única ou mesmo a principal e que será seu guia para determinar que assuntos, temas e respectivas palavras-chaves usar ao criar conteúdo útil que atraia as pessoas.

Parece um tanto óbvio, mas nunca é demais enfatizar que a principal diretriz do trabalho, deve ser a definição da persona ou do público-alvo. Em outras palavras, quem é que eu quero atingir?

A Bárbara, mulher de 42 anos, arquiteta, 2 pós graduações, solteira, moradora de uma grande metrópole, que trabalha para uma importante construtora, com rendimentos mensais de R$ 30.000,00 e é para quem eu produzo muito conteúdo, interessa-se pelo mesmo assunto que tem forte tendência de alta nos últimos e para os próximos dias?

Ou seja, apenas ser um dos assuntos mais populares do momento, não é garantia de que você atrairá quem importa – a Bárbara.

Em outras palavras, apenas trazer muitos visitantes, não vai lhe garantir resultados e conversões, se não forem os visitantes que seu negócio pretende alcançar.

Uma forma de melhorar a “qualidade” de quem vem, é usando palavras-chaves long tail ou de cauda longa, o que as pesquisas relacionadas do Google Trends podem ajudar a definir, já que são menos genéricas e mais específicas.

Assim, você pode por exemplo, descobrir que uma determinada palavra-chave de cauda longa, tem produzido um interesse maior no estado em que sua empresa atua ou quem sabe, é mais relevante ao longo do tempo comparativamente à palavra que você inicialmente pensava usar.

O importante, é testar alternativas e observar e interpretar os dados que a ferramenta lhe exibe.

Google Trends não funciona sem SEO!

O que o Google Trends entrega, é bom, mas não é tudo. Não se esqueça que as informações dessa ferramenta, são para refinar o que já é feito, por meio do SEO e do Marketing de Conteúdo.

Você não traz de um dia para o outro um mundo de visitantes, os quais têm muito interesse por um termo, só porque criou conteúdo com base no que o Google Trends lhe apontou. As pessoas virão, porque além disso você aparece bem posicionado nas SERPs (Search Engine Results Page) ou página de resultados do motor de busca.

De nada adianta escrever sobre o termo do momento e aparecer na 10ª página de resultados, para a respectiva consulta.

Para obter sucesso, você precisa dedicar tempo e atenção permanentes ao trabalho de SEO e o ranqueamento do seu site em termos gerais é bom, o que também não é garantia de nada, se você não tiver uma boa Topical Authority e que nada mais é do que ter autoridade para o tema relacionado.

Desenvolver boa autoridade tópica, entre outras coisas requer:

  • Criar estruturas de post pilar e posts satélites, para cobrir o máximo que for possível cada assunto;

  • Usar o Trends para fazer melhores escolhas de textos âncora usados nos links e títulos das páginas;

  • Adotar diferentes abordagens e enfoques para os temas mais importantes;

  • Sempre criar conteúdo original e preencher as lacunas de conteúdo, para se destacar dos concorrentes;

  • Adotar uma linguagem alinhada com o perfil da sua audiência, bem como construir um estilo de escrita condizente;

  • Criar diferentes tipos / formatos de conteúdo de acordo com o perfil de interesse do seu público, mas também para ampliar os interessados;

  • Invista na criação de conteúdo rico, no caso dos temas mais importantes e amplos;

  • Não há como obter autoridade tópica, sem uma coleção de conteúdos evergreen relacionados aos aspectos mais importantes do tema que o site pretende ser autoridade.

Além disso, se o seu site tem outros conteúdos relacionados, trabalhar os links internos (link building interno) e o SEO On Page, ajuda a aumentar as chances dos visitantes consumirem outros conteúdos, bem como influenciar o ranqueamento ao longo do tempo e particularmente dos conteúdos evergreen.

Resumidamente, deve ter ficado claro que o Google Trends é uma ferramenta adicional que deve ser combinada com tudo o que se sabe e que é usado para determinar o conteúdo que atrai e atende os seus visitantes, os seus clientes.

Conclusão

O Google Trends é uma das muitas ferramentas criadas pelo Google, a qual permite acompanhar a tendência das buscas realizadas por um termo ou assunto em um intervalo de tempo. Essa informação combinada com outros dados, ajuda a elaborar um planejamento de conteúdo fundamental para as estratégias de Inboung Marketing e Marketing de Conteúdo.

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