Topical Authority, o que é, importância e como fazer?
O trabalho de colocar um site bem posicionado para determinadas pesquisas, envolve conhecer uma série de assuntos, sendo que a maioria deles, todo mundo fala. Porém há um que não é tão comum assim, mas é igualmente importante – o Topical Authority.
Se esse é um termo novo para você, então você precisa saber o que é, qual a sua importância e como adotá-lo para conseguir resultados mais consistentes no ranqueamento do site.
O que é Topical Authority?
Resumidamente Topical Authority – autoridade tópica, em tradução direta – é um indicador usado pelos sites de busca, que estima o grau de especialização que um site tem em relação a um assunto específico.
Uma boa forma de compreender essa breve definição, é fazermos uma analogia com coisas que conhecemos.
Ainda que você não conheça, Dionatan Simioni é a pessoa por trás do Diolinux, um canal no YouTube – mas também um site de conteúdo, um fórum, contas em redes sociais, entre outras formas de exercer sua presença digital – dedicado às muitas tecnologias na área de computação.
Como o Diolinux, há inúmeros outros. No entanto, apesar da variedade de assuntos abordados pelo Diolinux, um chama atenção, o mundo Linux, como o nome do canal e do site fazem supor.
É possível encontrar um enorme acervo de conteúdos sobre servidores, aplicativos, outros sistemas operacionais, hardware, enfim, muita coisa, mas são os assuntos – e as palavras-chave – relacionados com o Linux, que fazem o canal e o seu apresentador se destacarem perante a maioria dos seus concorrentes.
Ele é referência constante inclusive entre aqueles que apresentam conteúdo semelhante.
Devido a sua bagagem, pode-se dizer que o Diolinux é um expert, é um especialista quando o assunto principal envolve o Linux! Se preferir, ele é autoridade tópica em Linux!
Voltando ao termo “topical authority”, a sua tradução literal não é muito expressiva e por isso, é comum encontrarmos mais referências ao original, em inglês.
Em termos práticos e independente do termo que se use, são bastante grandes as chances de que ao pesquisar algum assunto que inclua a palavra Linux, apareça um conteúdo do Diolinux logo na primeira página de resultados dos motores de busca (SERP), pois os conteúdos por ele produzidos, atestam que ele é uma autoridade nesse assunto.
Segundo o próprio Google, entre muitas coisas, o seu algoritmo recompensa os conteúdos com características que satisfaçam o princípio E-E-A-T, que é a sigla para Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust.
Portanto, o quão bom é o Diolinux quando o assunto é Linux, tem relação com:
-
A experiência que ele tem no assunto;
-
Demonstra ser um perito, um expert no assunto;
-
Ele tem autoridade para tratar do assunto;
-
Há confiança nas informações fornecidas sobre o assunto.
Qual a diferença entre autoridade de domínio e autoridade tópica?
A depender do seu envolvimento com SEO e Marketing de Conteúdo, você pelo menos já ouviu falar em autoridade de domínio, certo?
E alguns podem se confundir e achar que são nomes diferentes para designar uma mesma coisa.
Mas não, não são!
Autoridade de domínio, é algo mais amplo e está relacionado ao domínio. Por exemplo, envolve a antiguidade do domínio, a quantidade de backlinks que apontam para ele, a quantidade e qualidade de conteúdo original, entre outros vários fatores.
Voltando a nossa analogia, o domínio diolinux.com.br, cumpre os requisitos que conferem a ele uma boa autoridade de domínio, mas que não é uma autoridade tão elevada quando o tópico em questão é “Windows”, ainda que existam no site e no canal, alguns conteúdos muito bons tendo esse assunto em foco.
Quem tem boa autoridade sobre o tópico Windows, obviamente é a Microsoft.
Aí que entra outro conceito importante associado à autoridade tópica, que é a palavra-chave que estipula o tema principal.
Assim, quando se faz uma busca orgânica usando a palavra-chave Linux, ou mais especificamente alguma palavra-chave de cauda longa, o posicionamento nas páginas de resultados, é influenciado por sua boa autoridade para esse tópico / assunto / palavra-chave.
É o caso de buscas tais como:
-
Quais as distribuições Linux mais leves para computadores velhos e com poucos recursos?
-
Qual a melhor distro Linux para substituir o Windows?
-
Qual a melhor distro Linux para servidores de hospedagem?
-
Quais as distribuições Linux mais seguras?
-
Quais os melhores ambientes gráficos para Linux?
Portanto, mesmo que o domínio microsoft.com tenha maior autoridade de domínio que diolinux.com.br e até tenha sua própria distribuição Linux, a Azure Linux, quando o assunto é o sistema operacional do pinguim, o segundo tem maior topic authority.
Qual a importância de desenvolver autoridade tópica?
Diante da nossa última explicação, já deve ser fácil imaginar pelo menos um fator de importância, não é mesmo?
Mas para além de conseguir melhor posicionamento comparativamente a quem tem maior autoridade de domínio, há outros aspectos relevantes:
-
Top of Mind – quanto mais alta for o grau de perícia de um site para um tópico, maiores as chances dele ser o Top of Mind para a respectiva palavra-chave;
-
Referência – outro benefício associado, é o site se tornar uma referência no assunto também perante os visitantes, que muitas vezes o acessarão diretamente quando precisarem de conteúdo relacionado;
-
Satisfação – o conteúdo geralmente apresenta soluções melhores e mais completas para problemas relacionados;
-
Confiança – aumenta a confiança do visitante em relação aos respectivos conteúdos.
Uma vez que você já sabe o que é e por quais razões é importante que o site tenha um bom topic authority, é provável que queira saber como fazer, certo?
Como desenvolver boa autoridade tópica?
Desenvolver boa autoridade tópica, é um processo, como tudo no trabalho de SEO.
O primeiro passo, é de fato compreender o conceito associado, ou seja, tornar-se referência em um assunto específico.
É aqui que muitos se perdem. Seja porque não têm foco, seja porque querem abraçar o mundo.
Quer um exemplo?
Um blog que se propõe a ser expert – e, portanto, uma autoridade – em direito tributário, em direito trabalhista, direito constitucional, direito criminal, muito provavelmente não é especialista em nada.
Ainda que existam conteúdos relacionados a todas essas áreas mais específicas do Direito, é preciso concentrar e direcionar a estratégia de Marketing de Conteúdo para uma delas. Novamente mencionando a analogia inicial, mesmo que o Diolinux se proponha a abordar de modo geral tecnologia computacional, seu foco, seu tópico principal, é o Linux.
Com isso em mente, vamos ao que interessa…
1. Determine e conheça a Persona
Como você já deve estar acostumado, tudo começa com a persona ou no máximo, com o seu público-alvo.
É a pessoa mais característica que você puder determinar, que consumirá o conteúdo do site e cujas necessidades, desejos e expectativas, devem ser atendidas.
Essa pessoa precisa, quer e espera saber tudo sobre Linux?
Se sim, então esse será o tópico que servirá de base para desenvolver conteúdo que resolva as dores dos seus visitantes. Esse mesmo raciocínio deve nortear seu caminho.
2. Liste as palavras-chave
Elaborar uma lista de palavras-chave que estão relacionadas ao tópico que você quer conquistar autoridade, é o passo seguinte.
A depender do tópico, pode haver uma lista razoável de palavras-chave relacionadas, sejam as principais, sejam as de cauda longa.
Elas devem fazer parte dos títulos dos seus conteúdos, bem como dos subtítulos / intertítulos e naturalmente ao longo do texto.
Vale destacar, que é também importante usar sinônimos de cada palavra-chave, seja porque você quer também que eventualmente os leigos no assunto encontrem seu conteúdo, seja porque nem todo mundo pode usar as mesmas palavras nas pesquisas.
3. Estratégia de conteúdo
Elaborar uma estratégia de conteúdo eficiente, significa entender o que mais o seu público quer saber e como abordar tudo o que estiver relacionado.
Para tanto, é importante lançar mão de um conjunto de conceitos:
-
Ao criar os textos, estude bem os textos âncora usados nos links;
-
Crie estruturas de post pilar e posts satélites, para cobrir o máximo que for possível cada assunto;
-
Adotar diferentes abordagens e enfoques, além de contribuir para abrangência de um assunto central, atende diferentes interesses dos visitantes;
-
Priorize conteúdo original e preencha as lacunas de conteúdo, para se destacar dos concorrentes;
-
Para assuntos mais amplos e importantes e a depender do interesse do visitante, invista em conteúdo rico;
-
Diversifique os tipos / formatos de conteúdo, tanto para dar opções de consumo, como para ampliar os interessados;
-
Adote uma linguagem alinhada com o perfil da sua audiência;
-
Qualquer assunto sempre tem um conjunto de conteúdos evergreen, que são essenciais.
4. Continuidade
Um ponto fundamental para construção da autoridade, é a continuidade do trabalho.
Tal como muitos fundamentos em SEO e no Marketing de Conteúdo, os resultados vêm com o tempo. Em outras palavras, não espere obter resultados nas semanas ou nos meses seguintes.
O Diolinux e muita gente que é autoridade em algo, está aí há anos!
Para tanto, não se pode perder o foco em se tornar um expert em um assunto. Assim, ao longo do tempo, é preciso atuar em outras frentes:
-
Faça um trabalho consistente para obtenção de backlinks;
-
A medida que cria novos conteúdos, é preciso atualizar o link building interno, para conectar os assuntos que compõem um tema central;
-
Fique atento às demandas e feedbacks dos visitantes para priorizar e direcionar novos conteúdos;
-
Conforme avança na produção de conteúdos, é importante identificar e construir seu próprio estilo de escrita, algo que contribui para sua identidade;
-
Atenção à atualização de conteúdos antigos com foco nos sites de busca;
-
Com o passar do tempo e com o aumento dos conteúdos, é preciso realizar manutenção do conteúdo;
-
Observe as métricas do site, bem como sistemas auxiliares (ex: Google Analytics e Search Console), para identificar o que está funcionando e o que não, como a taxa de conversão, o pogosticking (quando o usuário rapidamente retorna à página de resultados) e o tempo de permanência na página;
-
Fique atento aos Core updates do Google, pois eles introduzem pontos importantes na avaliação da relevância dos sites.
Conclusão
Conquistar Topical Authority para um site, é sinônimo de se tornar referência em um assunto e consequentemente melhorar o posicionamento nos sites de busca.