Por que ter um fórum de discussão? 10 dicas para seu sucesso

Eles não têm a mesma fama e popularidade que muitos tipos de site, como por exemplo, os blogs. Mas seu papel na produção e disseminação de conteúdo, em alguns casos pode até mesmo suplantar os mais populares blogs acerca de um tema específico. Estamos falando dos fóruns de discussão.

Para alguns ramos de atividade, criar e manter um fórum, pode ser uma estratégia de Marketing de Conteúdo bastante interessante. Se você ainda não conhece o suficiente sobre o assunto e quer se certificar que é bom criar e manter um associado ao seu negócio, aqui vamos abordar algumas características que podem ajudá-lo a decidir-se e impulsionar sua presença digital.

Características dos fóruns de discussão

Supomos ser desnecessário explicar o que são fóruns de discussão.

Se você está aqui, sua dúvida não é quanto ao que ele é, mas o que ele pode fazer por seu negócio e como pode ajudar a ampliar de forma eficaz a sua presença digital.

O primeiro ponto a observarmos, é que existe resistência das empresas em adotá-lo porque exige que a empresa tenha uma boa imagem, qualidade no atendimento e qualidade associada aos seus produtos / serviços.

Dada a liberdade que normalmente há quanto a participação de qualquer pessoa, se a empresa não tem segurança quanto às opiniões dos seus clientes, o fórum pode tornar-se um canal de reclamações e consequentemente comprometer ainda mais sua imagem.

Sim, a participação externa e indiscriminada é a principal característica de um fórum. Mas se por um lado os clientes têm liberdade para falar o que quiserem – bem ou mal – da sua empresa, hoje há uma variedade de canais na Internet nos quais eles podem fazê-lo, independente do seu controle e da sua vontade.

Logo, esse não deve ser um fator restritor.

Ao contrário, em um fórum da própria empresa, o acesso às informações dos seus clientes é maior, bem como sua interação, já que administradores, moderadores e mesmo clientes satisfeitos, podem contribuir para reverter posições, resolver problemas e sanar dúvidas.

Outro ponto importante que faz uso das características dos fóruns, é a pluralidade e o volume de conteúdos e o seu caráter colaborativo.

Fóruns antigos e com bom número de usuários, são uma fonte inesgotável de infomação, produzida em sua maioria por quem consome tal conteúdo e, portanto, para quem e por quem mais importa – o cliente.

Entre todas as características de um fórum, aquela que talvez seja a mais importante para uma empresa que decida por criar um fórum, seja o conhecimento que ela proporciona dos seus clientes e que muitos não dão o devido valor.

Um fórum bem administrado e moderado – entenda-se aqui, não censurado – provê informações valiosas do dia a dia dos usuários e como eles se relacionam com a informação que fornecem no fórum, o que muitas vezes nem as pesquisas mais extensivas são capazes de fornecer.

E não para por aí. Nos casos de fóruns ligados a empresas, dependendo de como é conduzido, ainda há o Marketing de Relacionamento que pode ser exercido. Há muitos exemplos de mudanças em produtos e até mesmo a criação de novos, como resultado da interação dos usuários em seus fóruns.

Também é uma ótima opção para uma diversidade de temas que são muito abrangentes ou com muitos desdobramentos, como tecnologia, tanto que um dos fóruns brasileiros mais antigos e conhecidos, é justamente sobre o tema – Clube do Hardware.

O fórum ampliando a presença digital

O fórum do Clube do Hardware inclusive é um exemplo que mostra como um fórum bem administrado e integrado a outros tipos de site, pode potencializar todos sinergicamente.

É possível ao visitante além do fórum, ler artigos e notícias sobre tecnologia, receber newsletter, comprar livros e cursos em caráter EAD (Ensino A Distância), entre outros. É um prato cheio sobre o assunto!

Esse não é um caso isolado, mas mostra em termos práticos que um tipo de site não precisa e não pode ser uma ilha. Incluir o fórum como parte da sua estratégia de Marketing Digital, se bem conduzido, fortalece todas as mídias em que se está presente.

No entanto, é importante que a implantação de um fórum de discussão, seja conduzida com planejamento, visto que embora seja muito simples fazê-lo em termos de plataforma – pois há bons CMSs gratuitos e open source – deve-se compreender que o seu desenvolvimento depende em muito do usuário.

Bons fóruns em termos do conteúdo que contém – diferentemente do seu blog – não é você quem produz o conteúdo.

Inclusive, se você tem um blog com amplo conteúdo e muitos visitantes, pode ser uma boa alternativa para tornar essa audiência participativa, já que há blogs que estimulam a interação dos leitores para comentar os artigos em seus respectivos fóruns.

Seguindo a mesma linha, sites de e-commerce também tem aderido aos fóruns como forma de esclarecimento de dúvidas sobre o uso dos produtos vendidos, por parte dos próprios consumidores e que muitas vezes também funciona como forma de melhorar a credibilidade dos produtos, graças aos depoimentos positivos que muitos dão e do compartilhamento de suas experiências de uso.

Plataformas de EAD (Ensino A Distância), também costumam usufruir dos benefícios que uma plataforma de fórum pode propiciar, na medida em que permite que o aluno ou treinando poste uma mensagem que pode ser respondida por outros alunos ou pelo docente e que pode ser uma dúvida de outros alunos.

Outro segmento em que os fóruns têm um público fiel, é a comunidade gamer. É bastante comum fóruns mantidos pelas empresas que criam os jogos de computador ou de consoles, onde os jogadores participam com dicas de como obter recursos ou pontuações maiores, postam vídeos de partidas, capturas de telas, relatam bugs, entre outras situações envolvendo os jogos.

Enfim, seja qual for o propósito, os fóruns têm um papel importante porque fazem com que os usuários envolvam-se com a empresa, seus produtos e serviços, ajudam na resolução de problemas e dúvidas, exteriorizam suas opiniões, muitas vezes constroem conteúdo que ajuda a trazer mais visitantes e provocam relacionamento, desde antes do surgimento das redes sociais.

O fórum de discussões, muito além de um tipo de site, com claros benefícios a quem o cria e mantém, é um local para ajudar os outros e receber ajuda. É um canal de disseminação e compartilhamento de conhecimento.

O que é necessário para criar e manter um fórum?

Se você está convencido dos benefícios que um fórum pode agregar e o quanto ele pode contribuir para ampliar a sua presença digital, é importante salientar que é preciso cuidar de alguns aspectos, antes de materializá-lo:

  1. Conteúdo – o conteúdo é produzido pelos usuários, no entanto, é preciso organizá-lo e mais do que isso, certificar-se de que há meios e estímulos para que participem, tanto criando as perguntas, quanto respondendo-as. Um fórum sem participação em qualquer desses sentidos, é fadado a ser apenas mais uma mídia para se preocupar, sem que dê o retorno a altura do seu potencial;

  2. Audiência – é preciso fazer um levantamento das necessidades, desejos e interesses da audiência, bem como de que existe uma demanda suficiente para manter e, sobretudo, desenvolver o conteúdo por meio da participação dessa audiência. Também é importante criar mecanismos para que ela tenha conhecimento e sinta-se estimulada a participar. Quando se tem uma comunidade engajada, boa parte das condições necessárias ao sucesso, estão garantidas;

  3. Marketing Digital – ter apenas ciência de que há um bom volume de clientes em potencial e possibilidades de conteúdo, não basta. É preciso criar estratégias e colocá-las em prática, a fim de promover a participação contínua, o que se faz com planos de Marketing Digital;

  4. Segurança – este é outro ponto fundamental para alcançar sucesso. É preciso estar atento a aspectos de segurança, tanto da programação ou plataforma utilizada, do conteúdo em si e, sobretudo, dos dados dos usuários;

  5. Administração – a administração dos recursos e especialmente a moderação, tem papel fundamental. Tenha ciência que conforme o fórum cresce, aumenta o trabalho de administração e moderação, que precisam ser bem feitos. Também deve-se definir o quanto e como a moderação deve participar nas respostas aos tópicos;

  6. Integração – a integração com a presença da marca nas redes sociais e com outros tipos de sites que se tenha, é também fundamental. Potencializa cada um dos meios digitais que estiverem integrados, bem como seu conteúdo e o benefício aos visitantes;

  7. Termos de uso – são necessários para estabelecer um código de conduta, o qual é importante para a organização, o uso adequado e o respeito entre os participantes;

  8. Plataforma de desenvolvimento – escolher o CMS que será usado, é fundamental. Bons CMSs para criação e manutenção, facilitam a administração, bem como oferecem um conjunto de recursos e usabilidade, que podem ser decisivos na participação dos foristas e consequentemente no seu sucesso;

  9. Hospedagem – o desempenho e funcionamento adequados, dependem de uma empresa de hospedagem que forneça uma infraestrutura capaz de hospedar o CMS, assim como ofereça um instalador automático de CMS que disponha de opções de escolha, suporte técnico adequado e variedade de planos;

  10. Plano de hospedagem – geralmente fóruns exigem mais recursos que um simples site institucional e os planos mais básicos podem não ser suficientes, especialmente se você tem no mesmo plano outros sites, como um blog ou loja virtual. Planos personalizados ou soluções mais robustas, como um VPS, podem ser necessários, especialmente conforme houver crescimento no número de usuários, no volume de informação e de visitantes;

Conclusão

Fóruns de discussão, por suas características, são excelente fontes de conteúdo, promovem o engajamento e a colaboração na produção de conteúdo, criam sinergia com outras mídias e entre outros benefícios, servem como ampliadores da presença digital de uma empresa.

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