Planos de hospedagem personalizada: Quando eu devo usar?

A hospedagem compartilhada é possivelmente o serviço mais popular da Internet. Boa parte dos sites que existem, utilizam este modelo. Mas para alguns chega a hora em que esta modalidade de hospedagem já não atende as necessidades e é preciso optar por algo mais específico e que geralmente vem na forma de um plano de hospedagem personalizado.

Por quê não posso continuar a usar meu ambiente compartilhado? Mas o que é um plano personalizado? Como eu sei que preciso de um? São algumas perguntas que normalmente são feitas nestes casos.

Como funciona a hospedagem compartilhada?

Não é exagero dizer que parte da responsabilidade por fazer com que a Internet seja o que é hoje, vem da hospedagem compartilhada. Foi ela que tornou acessível do ponto de vista econômico, que qualquer pessoa ou qualquer empresa fosse capaz de ter um site hospedado.

A viabilidade econômica de um plano de hospedagem compartilhada, vem do fato de que toda a infraestrutura necessária para hospedar um site, é compartilhada por diversos usuários, tornando acessível o custo desta infraestrutura.

Mas chega um momento na vida de alguns sites, em que um plano desse tipo torna-se insuficiente, pois mesmo planos supostamente ilimitados, podem não suprir o crescimento da demanda do site.

Quando os seus negócios no mundo real crescem, você acaba tendo que contratar mais pessoas, comprar mais matéria-prima, mais material de escritório, pagar mais impostos, enfim tem que investir em aspectos da sua infraestrutura e da sua operação, para suportar e manter o crescimento ocorrido. Com seu site não é diferente.

Em muitos casos, algumas empresas indicam soluções como um VPS ou até mesmo um servidor dedicado, porém geralmente não é esse o caso. Estas são soluções muito boas, mas também representam um salto muito grande para quem até outro dia, uma hospedagem compartilhada era suficiente.

Em muitos casos, tudo que você precisa, é apenas um plano personalizado de hospedagem.

Por que e quando eu preciso de um plano de hospedagem personalizado?

Mesmos planos bastante robustos e que não preveem limites de armazenamento, transferência de dados, limite de envio e recebimento de e-mails, entre outros aspectos de um plano de hospedagem, podem não comportar determinados crescimentos. É preciso ter em mente que o ambiente de hospedagem deve ser capaz de atender a todos os usuários que o compartilham.

Por padrão um ambiente de hospedagem compartilhada é concebido com base em utilização média dos recursos. Exceder um pouco esta média e em caráter eventual, não é problema. Passa a constituir um desequilíbrio prejudicial ao todo, quando esta situação começa a ocorrer frequentemente e o excesso ultrapassa em muito a média.

Assim, se um usuário ou vários consomem recursos muito acima da média com muita frequência, primeiramente torna-se injusto com os demais. Em segundo, os recursos disponíveis vão se tornar escassos em algum momento, ou numa situação limite, inexistentes. O que se vê quando isso ocorre, é lentidão generalizada por absoluta falta de recursos para todos.

A primeira coisa a fazer quando ultrapassa-se os limites, é buscar identificar a razão do excesso de consumo de recursos. As situações mais comuns pelas quais isso acontece, são:

  • Aumento da visitação ao site;

  • Elevação da quantidade de e-mails enviados e recebidos;

  • Mudança na programação do site, ou quando se usa um CMS, é feita a instalação e ativação de mais plugins;

  • Erros ou problemas de programação;

  • Crescimento exagerado do conteúdo hospedado, como por exemplo, bancos de dados muito grandes.

Estas são as razões mais frequentes, mas não são as únicas. algumas delas podem ser tratadas e resolvidas para restituir a conta ao seu estado anterior, ou seja, quando o consumo de recursos mantinha-se dentro de patamares medianos e que pode ser a simples desativação de um plugin do Wordpress, por exemplo.

Todavia, há situações nas quais não é possível se resolver o problema, quando o aumento de plugins na sua instalação do Wordpress, foi absolutamente necessário, ou porque o ganho em visitação era algo que fazia parte do planejamento de ações para o site, ou ainda são necessários os envios de newsletters para a sua base de clientes.

O crescimento ocorrido em função dessas ações intencionais, previstas, necessárias e desejadas, deve corresponder a uma mudança e adequação a um plano de hospedagem formulado para atender esse aumento de demanda.

Nos casos em que elevar um pouco a memória utilizada por uma conta de hospedagem, ou o processamento, ou o número de processos, ou o número de conexões com o banco de dados, ou ainda a combinação de dois ou mais aspectos como estes, um plano personalizado é a solução mais indicada.

O que é um plano personalizado de hospedagem?

Como o nome faz supor e como de certa forma já adiantamos, é um plano elaborado para fornecer um ambiente personalizado de hospedagem para uma determinada conta.

Sendo assim, caso a conta de hospedagem necessite de um aumento de memória em relação ao que é disponibilizado por um plano de hospedagem compartilhada, é fornecido este montante de memória adicional.

O mesmo é feito para quaisquer recursos que a conta necessite, como por exemplo, mais processamento, mais conexões com o banco de dados, mais processos do Apache, mais processos globais, maior taxa de leitura e escrita em disco, etc.

Sendo assim, o plano é moldado sob medida e consequentemente o usuário pagará apenas pelos recursos adicionais que foram acrescidos a sua conta padrão, tornando esse tipo de plano justo e eficiente.

Outra situação comum, é que a conta seja migrada para outro servidor, no qual são acomodados apenas clientes com perfis semelhantes e concede-se benefícios adicionais, como por exemplo, IP dedicado.

Planos personalizados também constituem uma forma de progressão no serviço na exata medida do crescimento da demanda e por isso a cada pequeno crescimento de demanda apresentado, pode-se fazer aumentos graduais dos recursos necessários.

Também se mostram como uma ótima alternativa nos casos de demandas ocasionais, como por exemplo, campanhas de impulsionamento que trazem um tráfego adicional apenas momentâneo.

Esse de tipo de plano é bastante flexível e permite a movimentação ascendente e descendente, em outras palavras, da mesma forma que pode-se adicionar recursos, também é possível removê-los quando a demanda adicional cessa ou diminui.

Conclusão

Hospedagens personalizadas, são alternativas econômicas de se obter um ambiente moldado ao aumento pontual ou permanente de demandas por memória, processamento e outros recursos, fazendo que o crescimento do seu projeto na Internet não esteja limitado e possa evoluir de forma gradual e consistente.

Comentários ({{totalComentarios}})