Hospedagem Ilimitada tem limites?

Entenda o conceito que há por trás dos planos de hospedagem que não tem limites de recurso

Por contraditório que possa parecer, a resposta é sim! Mas antes que se diga qualquer coisa a respeito, vamos a idéia que há por trás dos planos de hospedagem que não estipulam limites para recursos, como por exemplo, espaço em disco ou tráfego mensal.

Quando a idéia surgiu, tinha-se por objetivo que pequenas empresas e profissionais liberais ou mesmo uma pessoa física que tem seu site pessoal, não tivessem que se preocupar em monitorar frequentemente os recursos utilizados conforme cresciam e expandiam seus sites ou usavam mais intensamente suas contas de e-mail. Consumir um pouco acima da média de espaço usado para armazenar o site ou mensagens de e-mail ou receber um pequeno tráfego adicional gerado por correspondente aumento de visitantes, não deveria frear uma eventual evolução na participação na Web, por implicar em mais investimento na infraestrutura de hospedagem. Resumindo, você não precisa pagar mais para crescer e desenvolver-se. Nós entendemos que isso é natural, é positivo, é o que todos buscam e vamos ajudá-lo através de nossa infraestrutura e expertise. Isso chama-se Flexibilidade!

Porém, por mais que a Internet tenha suas características e diferenciais em relação do mundo real, não há como desvinculá-la totalmente de aspectos e relações que regem como as coisas acontecem e são. Analogamente, se você vive em comunidade - e quem não vive? -, formalmente não lhe é imposto quantas vezes você pode usar o elevador do seu prédio, ou quantas páginas você manda imprimir na impressora do departamento no qual trabalha, ou quantas vezes completa o copo de refrigerante na rede de FastFood, ou uma série de outras situações em que limites não estão pré-estabelecidos, desde que o uso intenso do elevador não impeça que outros condôminos também o façam, o trabalho enviado para a impressora permita que outros colaboradores da empresa também usem a impressora e outros clientes do FastFood, também possam consumir o refrigerante disponível.

Assim, o bom senso e mais do que isso, o princípio democrático da igualdade, devem assegurar que todos possam usufruir em igualdade de condições de tudo que compartilham. É o seu direito não prevalecendo sobre o direito do outro. Em hospedagem não é diferente. Particularmente no caso de hospedagem compartilhada este aspecto é determinante, uma vez que neste modelo, através de um servidor, você compartilha o serviço de e-mail, de acesso aos sites, os bancos de dados, FTP e demais sistemas e serviços que compõem uma hospedagem. E desta maneira, os acessos ao seu site não podem ser tantos a ponto de interferir nos acessos aos sites de outros usuários, as mensagens que envia não podem atrasar outros e-mails de chegarem aos seus destinatários e o mesmo conceito para cada serviço que lhe é disponibilizado.

Por fim, no mundo real conforme seu negócio cresce, você pode desdobrar-se e conseguir realocar recursos, administrar melhor o tempo, minimizar o desperdício, mas chega um ponto em que será necessário contratar mais colaboradores, investir em maquinário, mais matéria-prima, mudar-se para um prédio mais amplo e até pagar mais impostos. É um fenômeno orgânico e não será muito diferente com a hospedagem dependendo do crescimento que você apresentar. Chegará o momento em que terá que ter uma infraestrutura que atenda suas novas necessidades e acreditamos que é por isso que você trabalha. Neste momento, a HostMídia será capaz de assessorá-lo a encontrar a solução mais satisfatória, da mesma forma que fazemos pela atual.