Por que sua empresa precisa de um blog

Vamos partir de um pressuposto simples: se você tem uma empresa, você lê sobre marketing. E, se você acompanha um pouco desse universo, com certeza já foi bombardeado com especialistas defendendo que quase todo negócio precisa criar um blog.

Mas será que precisa mesmo?

Bom, a resposta curta é sim. No entanto, o que realmente importa é entender o porquê. Afinal de contas, quais são as razões que fazem do blog uma ferramenta de Inbound Marketing absolutamente imprescindível atualmente?

Bem, para acabar com a sua curiosidade, preparamos nada menos do que 15 razões pelas quais sua empresa precisa de um blog.

Preparado? Então, vamos lá!

Razão #01: O blog vai aumentar o tráfego

Não vamos nos estender demais aqui, pois esse assunto vai aparecer em muitos outros itens da nossa lista. Mas esse é o motivo mais imediato, isto é, o benefício mais direto de um blog. Ele atrai mais tráfego do que um site corporativo por si só.

Dessa maneira, pode-se considerá-lo uma porta de entrada. É claro que, depois de chegar ao seu site através do blog, o visitante terá muitas oportunidades para se familiarizar com a empresa e os produtos.

Razão #02: Gera um melhor rankeamento nas buscas

Os mecanismos de busca privilegiam conteúdo relevante de qualidade, que é exatamente o coração de qualquer blog. Portanto, se você não quer investir em anúncios pagos para exibir sua empresa no topo das buscas do Google, a melhor alternativa é começar um blog.

Claro, para conquistar bons ranqueamentos é fundamental se atentar às melhores práticas de SEO.

Razão #03: Tem o efeito de fazer as pessoas voltarem

Ao contrário de um simples website corporativo, um blog tem a capacidade de fazer as pessoas voltarem. O segredo é simples: se você está publicando conteúdo relevante com uma frequência adequada, elas vão querer saber o que tem de novo. E, claro, cada nova visita é uma chance de aumentar o engajamento e conduzir o lead ao próximo estágio do funil de vendas.

Para isso, é claro, um calendário editorial é o verdadeiro segredo. Afinal, não será possível obter a mesma taxa de retorno se as publicações no blog acontecem com irregularidade.

Razão #04: Tende a alavancar o brand awareness

Brand awareness, em termos práticos, consiste em fazer com que as pessoas reconheçam a sua marca.

Alavancar brand awareness, portanto, apesar do nome rebuscado, nada mais é do que garantir que cada vez mais pessoas saibam que a sua empresa existe e o que ela faz.

O blog pode ajudar nisso, pois ele permite que muitas pessoas descubram sua empresa sem estar, necessariamente, procurando pelo seu produto. Elas chegam ao blog por causa do conteúdo e, então, descobrem o que a sua marca representa.

Razão #05: É ideal para educar o mercado

Através de uma estratégia de marketing de conteúdo, você tem a oportunidade de ensinar ao cliente sobre os produtos. Você pode usar os conteúdos para explicar como cada produto funciona, quais problemas resolve, como deve ser utilizado, como escolher para comprar, e assim por diante.

Essa prática de educar o mercado é boa para os dois lados. O cliente vai fazer uma compra mais consciente e, portanto, suas necessidades serão atendidas de maneira completa. Enquanto isso, você cultiva uma relação de confiança com o cliente e conquista a preferência dele.

Razão #06: Vai se transformar em um canal de aquisição

Você sabia que, segundo uma pesquisa da HubSpot, 60% das empresas que utilizam o blog em sua estratégia de marketingadquirem mais clientes? Ou seja, o blog é um canal de aquisição, já que, através dele, você pode realizar a primeira venda a um novo cliente.

Esse assunto está ligado, é claro, à questão do uso adequado de funil de vendas no desenvolvimento dos conteúdos. Quer dizer, o visitante não vai chegar ao seu blog, ler um artigo e decidir comprar (pelo menos, não na maioria dos casos). Ele precisa passar por uma série de conteúdos estrategicamente elaborados, até reunir todas as informações para estar 100% convencido de que a compra faz sentido.

Razão #07: É uma forma de dar “voz” à empresa

Toda empresa, independentemente de porte ou segmento, é baseada em valores e cultura. Esses elementos definem tudo que a empresa é, o que ela defende, o que ela busca realizar. Isso é importante!

Mas, na maioria das vezes, os clientes não sabem nada sobre isso. Eles apenas vêem o que aparece na superfície: seus produtos, seus preços. Ao criar um blog, a organização finalmente tem a oportunidade de exprimir uma voz, que irá representá-la em um nível mais profundo.

Imagine o quanto isso é valioso: que seus clientes realmente saibam como a empresa se posiciona em relação a assuntos que têm, de fato, um impacto maior!

Razão #08: Traz sustentação a outras ferramentas de marketing

O blog pode ser a base de todos os esforços de marketing que se desenvolvem através de conteúdo. Isso inclui redes sociais, e-mail marketing, e-books... Um blog sólido funciona como uma ponte entre estas outras estratégias, podendo alimentá-las com conteúdo, além de permitir que os clientes transitem mais entre elas.

Assim, por exemplo, por meio do blog, um seguidor da página da empresa no Facebook pode se inscrever na lista de e-mail. Dessa forma, são gerados mais pontos de contato e, obviamente, mais oportunidades de venda.

Razão #09: Permite que você entenda melhor seus clientes

O blog não é uma via de mão única. Por meio dele e, principalmente, dos chamados analytics (dados analíticos), é possível entender melhor seus clientes.

Você poderá identificar, por exemplo, os assuntos que geram mais interesse, monitorando engajamento com os conteúdos publicados. Você também poderá determinar qual é o melhor dia e horário para abordar seus clientes, observando as taxas de acesso e visualização do blog.

Isso sem mencionar o fato de que os próprios clientes têm a oportunidade de dizer o que pensam e querem, por meios de comentários nos posts publicados.

Razão #10: Traz resultados a longo prazo

O blog, ao contrário de outras estratégias de marketing, tem o potencial de trazer resultados por muito tempo com o mínimo esforço.

Isso porque, depois que você publica um conteúdo, ele permanece lá — virtualmente para sempre. Mesmo tendo se passado anos, as pessoas ainda vão acessar aquela publicação, e isso vai colocá-las no seu funil de vendas e, eventualmente, gerar novos negócios.

Aliás, a tendência é que o blog gere mais resultados conforme o tempo passa, já que os conteúdos vão acumulando valor diante dos mecanismos de buscas e tendem a receber cada vez mais tráfego.

Razão #11: Atrai atenção da mídia

Se você publica conteúdo de qualidade sobre um determinado tema, através do blog da empresa, existe uma boa possibilidade de ser procurado por outros canais de mídia como uma autoridade no assunto.

Se eles precisarem de um especialista, podem pedir que você faça uma contribuição ou dê uma entrevista. Isso significa que a empresa vai ganhar exposição midiática, o que permitirá levar o nome do negócio a ainda mais pessoas. E isso tudo sem gastar um centavo a mais — o que, certamente, é um ótimo benefício agregado.

Razão #12: Oferece a oportunidade de aprender

Não adianta criar um blog se não for para publicar excelente conteúdo, de altíssimo nível. Isso significa que, mesmo que você contrate uma agência especializada, ainda vai ser necessário, no mínimo, aprovar o que foi produzido.

Nesse sentido, um blog é um estímulo ao aprendizado e aprimoramento contínuo, para você e sua equipe. Ele exige que você esteja sempre atento às novidades do segmento, para trazer notícias, informações e opiniões relevantes aos leitores.

Razão #13: Gera maior consciência sobre a estratégia do negócio

Um blog bem sucedido (isto é, que resulte em impacto nas vendas), além de conteúdo de qualidade, tem mais uma característica extremamente importante: ele apresenta um alinhamento com a estratégia mais geral do negócio.

Por isso, quando você cria um blog, automaticamente tem que refletir sobre essa questão. Em que direção a empresa está tentando ir? Quais são seus objetivos amplos, a curto e longo prazo?

Nesse contexto, o blog força você a estar completamente consciente sobre a estratégia do negócio. E, quem sabe, essa reflexão até faça você perceber alguma falha de planejamento ou rever seus objetivos.

Razão #14: Não exige conhecimentos profundos de programação e design

Você pode estar pensando na dificuldade técnica de criar um blog. Então, aqui vai uma boa notícia: ela, basicamente, não existe.

Existem várias plataformas voltadas especificamente para essa finalidade e cada vez mais amigáveis ao usuário comum, como o Wordpress (que nós recomendamos!). Portanto, você não precisa entender muito de computadores e nem contratar um profissional para começar a “blogar” hoje mesmo.

Razão #15: É uma ferramenta de marketing com um ótimo custobenefício

Como você pode notar pelo que vimos até agora, o blog consegue produzir excelentes resultados. E não estamos falando apenas em vendas, mas sobre o desempenho geral do negócio! E, nesse momento, você começa a se preocupar com uma coisa: quanto isso vai custar?

Nada tema, pois, se comparado a outras formas de marketing, o blog (e o marketing de conteúdo de forma geral) possui um custo acessível, tanto para a criação quanto para a manutenção. Assim, é uma solução viável para negócios de todos os portes.

Aqui estão nossas 15 razões pelas quais sua empresa, definitivamente, precisa de um blog. Se você está convencido, é hora de dar o próximo passo, conferindo nosso guia completo sobre como criar um blog.

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