Como e porque usar links externos no trabalho de link building?

Um dos assuntos obrigatórios quando se fala em link building, são os links externos. Mas um dos grandes tabus a respeito, especialmente na cabeça daqueles que apenas estão começando esse trabalho, é por que colocar um link para um site que não é meu?

As razões são muitas e compreensíveis. Há muita gente que pensa, por que eu vou produzir tráfego ou mandar um visitante que eu tive tanto trabalho para conseguir, para um site de outra pessoa ou empresa?

Parte da justificativa está na própria pergunta, mas isso você já vai compreender melhor a medida em que avançarmos nas considerações que fazem parte do assunto.

O que é link building?

Entender bem a questão que envolve os links externos, passa necessariamente por compreender o que é link building.

A palavra link é uma das muitas de origem na língua inglesa e que a Internet ajudou a popularizar. No português ela ganhou espaço a ponto de alguns dicionários incluírem seu significado mesmo não sendo um verbete originário do idioma.

O seu correspondente mais adequado, é ligação. Mas você não ouve ninguém dizendo que clicou em uma ligação para outra página de um site.

Link também tem outros usos em temas geralmente relacionados com tecnologia.

Mas para nosso propósito, o que interessa, é seu significado no escopo dos websites.

O link building é o processo de criação de links – ou ligações – de palavras-chaves que relacionam-se com páginas que tratam do assunto referente às tais palavras. Assim, dois parágrafos acima, há um link para um artigo no blog da HostMídia em que tratamos do assunto tecnologia.

Esse é um link chamado interno, pois cria uma ligação ou um vínculo com outra página do mesmo site – no caso um blog – em que esse artigo consta publicado.

Mas por vezes, ao criarmos nossos artigos, fazemos uso de palavras que remetem a assuntos que julgamos que o leitor pode ter interesse de saber mais a seu respeito e que não temos um artigo que o aborde. Pode ser o resultado de uma pesquisa qualquer, uma definição ou conceituação de algo, um nome de uma pessoa e sua respectiva biografia no Wikipedia ou outro site, por exemplo.

Os links incluídos nesses casos, são os chamados links externos, porque fazem uma ligação a um conteúdo externo ao site.

Criar links – internos ou externos – em uma página, tem como propósito fornecer ao internauta informação relevante adicional ao conteúdo do site que ele está visitando. Isso aos olhos do Google, é positivo, tanto porque melhora a experiência na página, como também porque ajuda a formar o que se conhece por autoridade.

Há uma série de fatores que influenciam na autoridade de uma página e de um domínio. Quanto maior for essa autoridade de uma página sobre um assunto, o Google entende que a mesma tem maiores possibilidade de ter melhores conteúdos sobre aquele tema.

Em outras palavras, isso se traduz em melhor ranqueamento e posicionamento dos resultados da busca orgânica.

Da mesma forma que no mundo físico, quando se diz que Fulano é uma autoridade no assunto X, na web uma página ou mesmo um domínio que tem autoridade, significa que ela (página) ou ele (domínio) é uma referência entre outras páginas e domínios para um determinado tema.

O que são links externos?

Você já sabe. Nós já falamos brevemente sobre eles anteriormente.

O que você talvez não saiba, é que existem dois tipos de links externos.

Há os links externos de saída – também chamados de outbound links – que são exatamente aqueles que usamos no nosso exemplo, quando explicamos o que é um link externo.

E há os links externos de entrada – ou inbound links – e que nada mais são do que os links que outros sites incluem em suas páginas para páginas do nosso site. Também é muito comum chamá-los de backlinks.

A importância dessa diferenciação vai ficar evidente logo a seguir…

Por que incluir links externos no meu site?

A primeira das muitas justificativas, já foi respondida.

Mas se você não é daqueles que se convence facilmente, vamos a outras razões:

  • Facilidade ao visitante – facilite as coisas ao seu visitante. Se por exemplo, você cita o nome de alguém importante na postagem do blog da sua empresa, mas que nem todos conhecem, é possível que alguns leitores queiram saber mais sobre ele e para tanto, teriam que fazer uma pesquisa. Por que não já incluir um link para uma completa página com informações relevantes sobre tal pessoa?;

  • Confiança – a tripla confiança. Na qualidade do seu conteúdo, no retorno do seu visitante que veio ao seu site, na segurança e na qualidade do conteúdo para o qual o link aponta;

  • Especialista no assunto – seu site ou seu blog não podem abraçar o mundo. Por mais vasto que sejam os temas abordados, você deve ser especialista em um assunto ou no máximo em alguns poucos. Dê autoridade a quem assim como você é especialista em outros assuntos que eventualmente você menciona;

  • Veracidade da informação – em uma época em que as fake news e a desinformação têm tido ampla disseminação, é importante amparar as informações que são fornecidas em fontes confiáveis. Assim, crie links para páginas e sites que avalizam a informação fornecida;

  • Conteúdo de terceiros – a produção de conteúdo é um processo complexo e trabalhoso e que às vezes requer citações e até mesmo transcrições de trechos que podem ser de autoria de terceiros. Nesses casos dar o crédito devido e incluir um link para o original, é mais do que recomendável, sob o risco de incorrer em plágio de conteúdo;

  • Reciprocidade – como você espera que outros sites incluam links para o seu se você não faz o mesmo? Incluir links para sites que têm sinergia com seu conteúdo, também pode ser uma porta de entrada para que possíveis parceiros façam o mesmo. Faça você o mesmo que espera que façam por você;

  • Ranqueamento – embora não exista confirmação ou tampouco algo concreto que nos leve a afirmar que sim, acredita-se que influencia um dos muitos fatores de ranqueamento do Google para sites e que passa pela construção da autoridade da página e do domínio, bem como em outros aspectos, como experiência na página.

Como conseguir backlinks ou inbound links?

E se você chegou até aqui, uma das prováveis razões é o interesse por SEO Off Page, cujo interesse central são justamente os links externos que trazem visitantes ao seu site e que contribuem para o processo de construção de autoridade para um tema específico.

No passado, bem lá nos primórdios da Internet, quando o Google e demais mecanismos de busca ainda não eram dotados de sofisticados algoritmos, era comum a troca de links. Havia até mesmo seções em alguns sites que ofereciam-se para trocar links.

Colocava-se um link de um site qualquer em seu próprio site, não importando o assunto ou até mesmo a qualidade do site relativo ao link, em troca de ter um link para seu site colocado no site do “parceiro”.

Rapidamente o Google e demais enxergaram que quem perdia era o usuário, que encontrava nas primeiras posições sites cujo “maior talento” era estar listado em centenas ou até milhares de outros sites, mas cujo conteúdo era fraco ou mesmo inexistente em algumas situações.

Desde então o Google incluiu métodos para tentar identificar essa prática e penaliza os sites que a utilizam.

Por outro lado, páginas e sites que tem um bom ranqueamento, boa autoridade e que fazem a ligação para seu site, para suas páginas, transferem autoridade para a sua e colaboram em alguma medida para melhorar seu posicionamento orgânico nas SERPs (Search Engine Results Page), ou popularmente páginas de resultados dos motores de busca.

Esse é um trabalho difícil, particularmente porque envolve terceiros e suas políticas, suas estratégias, seu planejamento de conteúdo e até mesmo os concorrentes, entre muitos outros fatores alheios à sua vontade e/ou controle.

É um trabalho permanente e cujos resultados vêm no médio e longo prazos e que envolve um conjunto de ações que estão ao alcance da maioria.

Guest Posts

Essa é uma prática comum e que alguns sites têm até mesmo uma política clara, definida e pública a respeito.

Para quem não conhece, um guest post é uma postagem de um convidado. Em outras palavras, é um artigo cujo autor é um convidado, que pode ser um blogueiro que é especialista em um assunto, por exemplo.

A contrapartida ou a ação recíproca, você ou um autor do seu site, também escreve uma postagem para o blog do convidado e ambos incluem links para seus respectivos sites.

Note que diferentemente da prática do passado, em que havia apenas a inclusão de um link em um pequeno banner ou um texto sem muito propósito, aqui ambos os lados estão usando um trabalho que tem relação com Marketing de Conteúdo e construindo conteúdo relevante para seus respectivos públicos.

Parcerias

Embora um guest post seja uma forma de parceria, é geralmente eventual.

Estabelecer parcerias com empresas que têm conteúdos e operações que podem gerar sinergias, é um meio de produzir um contingente de links externos bons.

Se por exemplo você tem um negócio associado a acessórios automotivos, pneus, ou qualquer outro produto ou serviço relacionado, criar parcerias para produção de conteúdo para inserção em sites automotivos, pode produzir resultados tão bons ou até melhores que publicidade convencional.

Há muitos blogs que fazem parcerias com empresas de produtos relacionados com o tema central do blog. Canais do YouTube também. Em ambos os casos, as empresas participam fornecendo produtos que são avaliados em troca de links e divulgação dos produtos.

É importante nesse formato alternativo, que o responsável pelo blog ou canal, tenha a liberdade de opinião para apontar mesmo eventuais pontos negativos, o que demonstra isenção quanto à avaliação e maior credibilidade.

Usar o alcance e a persuasão que os influenciadores digitais têm, também é uma alternativa de parceria bastante eficiente.

Marketing de Afiliados

A depender do programa de afiliados, pode-se conseguir um importante volume de links externos.

É importante ressaltar que deve haver critérios no cadastramento e inclusão do afiliado, uma vez que a transferência de autoridade só ocorre com sites, blogs ou outro tipo de site que também tenha autoridade.

Há muitos e bons exemplos de empresas que conseguiram uma expressiva contribuição no trabalho de SEO Off Page graças a esse modelo de parceria usando o Marketing de Afiliados.

Construa autoridade por meio de conteúdo

Esse é um aspecto um tanto controverso.

Espera-se que a autoridade e a visibilidade, entre outras coisas venha do trabalho de SEO Off Page e da conquista de muitos e bons links externos. Mas só se consegue isso, se um site elegível a essa condição enxerga um conteúdo suficientemente bom para incluir um link.

Necessariamente você só consegue essa notoriedade, por meio de conteúdo de qualidade que mereça ser citado pelos outros.

Ninguém vai adivinhar que você tem um bom conteúdo se você não aparece nas SERPs para nenhuma pesquisa feita e é aí que muita gente pergunta: “Mas se eu tenho um razoável posicionamento orgânico, por que eu preciso de links externos?”.

Por várias razões:

  • Porque inúmeros sites estão trabalhando diariamente para estar onde você está e para superá-lo, com estratégias de Marketing Digital, com SEO On Page e Off Page, com Marketing de Conteúdo e tudo que estiver ao seu alcance;

  • Pelo dinamismo da informação. No exato momento em que você lê esse artigo, um ou vários possíveis concorrentes estão produzindo mais informação sobre o mesmo tema que você tem em uma posição qualquer de uma SERP;

  • O Google e os demais mecanismos de busca não param. Atualizações nos seus algoritmos são feitas aos montes, como por exemplo o Google BERT. A cada alteração, os fatores que são levados em consideração podem fazer – e fazem – com que seu posicionamento mude;

  • Porque a Internet muda o tempo todo. Novos formatos e tipos de conteúdo, tendências, novos sites, novas tecnologias e a constante transformação da Internet fazem com que nenhum sucesso seja permanente.

Conclusão

A inclusão de links externos para sites de terceiros, bem como a obtenção de links externos deles para o seu site, é parte importante do trabalho de SEO e que interfere de modo importante no posicionamento orgânico e ranqueamento que um site tem. Entender essa relação é parte relevante e central do trabalho de SEO Off Page.

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