Planejamento de Conteúdo – Por que fazer? Qual sua importância?

Quem quer tirar proveito da sua presença digital? É de se supor que quanto mais ampla for a presença digital de um negócio, maior seja a necessidade e o desejo de obter retorno dela, correto?

Partindo dessa premissa fundamental – que você queira que sua presença dê retorno – adiantamos que não há outro caminho, que não inclua conteúdo. Mas a questão não reside apenas em produzir enormes quantidades de conteúdo, esperando que com isso o retorno seja líquido e certo!

Entre as preocupações que você deve ter e os passos que você deve dar nesse sentido, uma é fundamental – planejamento de conteúdo.

Para saber o que é, porque ele é importante e como fazer um planejamento de conteúdo, acompanhe-nos. Boa leitura!

O que é Planejamento de Conteúdo?

Planejar ou realizar um planejamento, é elaborar um plano que sistematiza – coloca sob a forma de um sistema – um trabalho ou vários para atingir um objetivo, uma meta ou um propósito.

O plano por sua vez, consiste na estipulação do conjunto de ações que vai conduzir ao resultado final.

Ou seja, quando se tem um planejamento para quaisquer coisas, significa que foi determinado o que é preciso ser feito (o quê, por que, por quem, quando, de qual forma, …) para que um objetivo seja alcançado.

Não é simplesmente agir. É pensar a execução em seus mínimos detalhes ou pelo menos, com atenção e justificativa aos pontos mais importantes.

Analogamente, planejamento de conteúdo, é criar conteúdo a partir de uma metodologia bem definida e cuidadosamente pensada, visando um resultado final.

É saber antecipadamente o que será criado, porque será criado, por quem, para quem, quando e como.

Qual a importância do Planejamento de Conteúdo?

Quem já cria conteúdos, pode pensar: “Mas eu já faço conteúdo para meu blog há algum tempo e nunca fiz planejamento de conteúdo. Realmente preciso me preocupar com isso?”

Sim, deve!

Vamos pensar um pouco a respeito…

Conteúdo de um site institucional, de um blog, de um site de e-commerce ou de um fórum, são produtos digitais. Intrinsecamente são diferentes de uma camisa, de um smartphone ou de um carro. Mas em termos de propósito, cumprem o mesmo, ou seja, ser consumidos para atender uma necessidade, um desejo e uma expectativa que o leitor tem.

E daí vem uma série de perguntas:

  • Para quem você cria conteúdo?

  • Por que você cria conteúdo?

  • Que critérios você usa para criar conteúdo?

  • Por que o conteúdo que você cria é atrativo?

  • Como você cria conteúdo?

  • Por que alguém deve consumir seu conteúdo?

A lista de perguntas pode crescer bastante, mas essas já são suficientes para nossas intenções.

Você vende por meio do seu conteúdo? Seu conteúdo converte? Se converte, ele não poderia converter mais? A produção de conteúdo, é só trabalho a mais? Seu conteúdo é atrativo?

Ou seja, assim como os negócios baseados na venda de bens de consumo, a produção de conteúdo consiste em entregar o que a persona definida no trabalho de Marketing Digital, precisa, quer e espera encontrar.

Tão mais fácil será converter, trazer de volta e atrair cada vez mais visitantes, se o conteúdo produzido é minuciosamente planejado.

O retorno das suas ações de Marketing Digital, como por exemplo, o envio de newsletters, as campanhas no Google Ads, o trabalho de SEO e de Marketing de Conteúdo, tendem a ser cada vez melhores porque você entrega exatamente aquilo que as pessoas realmente importantes para sua empresa, buscam e querem!

Como fazer Planejamento de Conteúdo?

Como já adiantamos anteriormente, planejamento é sistematização de ações.

Assim, as coisas precisam de métodos e etapas, sendo que geralmente a cronologia das ações é importante.

Definição da Persona

Todo o nosso trabalho deve começar com um aspecto fundamental, que é a definição da persona.

Dependendo do seu negócio, pode e deve haver mais de uma. Apenas tenha cuidado para não estipular muitas, sob pena de perder o foco, o direcionamento, ou mesmo ter que elaborar um planejamento muito amplo e por essa razão inviável e/ou ineficiente.

Quando for o caso de haver um universo amplo de personas, é necessário priorizar e realizar planejamentos individuais que contemplem personas que podem ser agrupadas por pontos em comum e começar naturalmente por aquelas que são mais importantes para os objetivos do negócio.

Sem saber tão bem como possível quem é, o que pensa, que problemas tem, o que deseja, o que precisa e o que mais eu puder saber a seu respeito, não há como produzir um conteúdo que o atenda.

Note que você até pode ter um conteúdo que é interessante para alguém, mas esse alguém é o consumidor característico que você pretende atender?

Informações da Persona

Um grande erro que muita gente comete, é fazer suposições com base em si próprios.

Toda informação obtida, deve vir da persona e que é quem você pretende agradar.

Digamos que você tenha um blog de gastronomia italiana. Criar um artigo sobre o surgimento das massas, deve ter como base os pedidos que os leitores fazem nos comentários, a pesquisa que você efetuou junto aos leitores, os e-mails que recebeu dos seus inscritos ou daqueles que seguem o blog nas redes sociais, ou seja, informações que vieram da persona que você visa atender e não porque simplesmente você acha um assunto interessante.

Há outros meios adicionais para obter esse tipo de informação indiretamente, como a avaliação do Google Analytics, as palavras-chaves mais populares, as páginas – e seus respectivos assuntos – mais bem posicionados nas SERPs, os cliques em links e até mesmo a taxa de rejeição.

Em outras palavras, indiretamente você consegue informações que indicam os assuntos mais “populares”.

Definição de conteúdo

A partir do momento que você já sabe muito bem para quem escrever, os assuntos que eles mais gostam e que atendem aos seus anseios, é a hora de ir a fundo no conteúdo propriamente dito.

Em termos práticos e usando o nosso exemplo anterior de um blog de gastronomia italiana, a palavra “massa” pode produzir inúmeros desdobramentos. Desde a história da sua origem, os diferentes tipos, os tipos de farinha mais adequados a sua produção, como armazenar, receitas, acessórios para produção, etc.

Ou seja, usar a palavra-chave “massa” vai associar uma centena ou mais de artigos a ela e vai atrapalhar seu trabalho de SEO e consequentemente de Marketing de Conteúdo, pelo simples fato de que falta especificidade, ou visto de outra forma, é muito genérico.

É preciso trabalhar o conceito de palavra-chave long tail ou de cauda longa.

Nesse caso, você pode ter um artigo cuja palavra-chave long tail seja “conservação de massas recheadas”, outro em que seja “produção de massas recheadas”, um terceiro “cozimento de massas recheadas”, “melhores molhos para massas recheadas” e assim por diante.

Note que essa prática tem múltiplas utilidades:

  • Favorece o trabalho de SEO, na medida em que você tende a posicionar melhor para buscas específicas;

  • Traz visitantes que buscam exatamente sobre o que você trata no post;

  • Diminui a taxa de rejeição e aumenta o tempo de permanência na página;

  • Melhora a produção de conteúdo com propósitos específicos;

  • Amplia a possibilidade de criação de conteúdos relacionados;

  • Contribui para o link building interno;

  • Dá uma visão melhor sobre o conteúdo produzido e disponível.

Cronograma de conteúdos

Essa é a etapa em que começa a materialização do conteúdo propriamente dito.

Você não precisa de um sistema ou um programa e consequentemente gastar com licenças ou instalação de um, a não ser que já tenha algo destinado a esse fim.

Uma simples planilha em um sistema gratuito como o Google Docs, pode lhe atender perfeitamente.

Crie uma programação mensal, similar a estrutura de um calendário e, portanto, contendo todos os dias do mês, com destaque naturalmente aos dias da semana nos quais haverá publicação de conteúdo.

Esse é outro ponto importante, ou seja, acostume-se a ter dias estabelecidos previamente para publicação, como por exemplo, todas as segundas, quartas e sexta-feiras.

A audiência fiel e que segue seu blog ou o site em questão, acostuma-se a isso e acessa automaticamente o site nos dias em que novos conteúdos são publicados.

Para cada dia em que conteúdo novo é publicado, use campos da planilha para estabelecer os seguintes pontos:

  • Tema – é o assunto central do artigo ou postagem. Ainda usando o nosso hipotético blog de gastronomia italiana, o tema poderia ser “produção de massas caseiras”;

  • Abordagem – é a maneira que se pretende tratar o assunto. No nosso exemplo, uma possibilidade seria “método para criar massas longas em casa e a vantagem em relação a comprar massas prontas”;

  • Título – é o título que é exibido nas SERPs e que pode ou não ser o mesmo título que consta na abertura do texto. A definição de qual o melhor deve levar em conta técnicas de SEO;

  • Objetivo – é o que se pretende com o artigo ou postagem. Ex: ensinar a fazer massas caseiras;

  • Público-alvo – é listar a ou as personas as quais o artigo é destinado. Ex: donas de casa, gastrônomos, donos de pequenas rotisseries;

  • Palavra-chave – escolha a palavra-chave principal e que deve ter afinidade com o tema. Aqui, em função da definição de conteúdo, opte por uma palavra-chave long tail, para dar mais especificidade ao assunto e ampliação de sentido ao tema, bem como não criar “concorrência” com outros artigos com palavras-chaves mais genéricas. Levando em conta nossa exemplo, pode ser massa caseira;

  • Palavras-chaves secundárias – outras palavras-chaves que também podem ser importantes, mas não assumem o mesmo grau de importância que a principal. Por exemplo, máquina de fazer macarrão;

  • Mídia – aplicável nos casos em que há diferentes tipos de conteúdo e ampla presença digital, ou seja, quando se tem um site institucional, um blog, diferentes redes sociais. Deve constar em qual desses sites – ou mesmo uma mídia impressa – será destinado o conteúdo;

  • Status – “A ser criado”, “em produção”, “agendado”, “publicado”, “cancelado”, são algumas das possibilidades e que permite saber em que estágio de produção o conteúdo está, bem como posteriormente acompanhar um histórico e evolução do que foi feito.

Cronograma de publicações

Para cada mês, deve haver uma planilha, nomeada com o mês em questão e o ano (dezembro / 2020, janeiro / 2021, etc).

Se você tem mais de uma pessoa ou fonte de conteúdo, um campo adicional informando o autor, é indicado.

Caso além de textos você produza outros formatos de conteúdo, como vídeos por exemplo, um campo para o tipo de conteúdo também deve ser criado.

Ao criar um cronograma, além de ter uma visão futura do que se deve fazer, permitindo uma melhor administração do tempo, fica mais fácil determinar assuntos com base nas lacunas de conteúdo que não se tem, incluir demandas das personas, orientar as ações de Marketing Digital (ex: envio de newsletters e Google Ads).

O mais importante em tudo isso, é que as ações com vistas ao trabalho de Marketing de Conteúdo, podem ser programadas e conduzidas com organização.

Se por exemplo, você tem programado para um determinado dia do mês a alteração da política de privacidade do seu blog em função da entrada em vigor da LGPD, você pode – e deve – agendar o envio de uma newsletter para sua base de inscritos no blog, informando sobre a nova política. Portanto, uma ação que requer uma segunda ação e também um conteúdo relacionado.

E não para por aí! Sabendo usar os recursos que todo sistema de planilhas oferece, é possível ao longo do tempo criar um sistema de informações que vai lhe permitir saber todas as palavras-chaves usadas, temas, títulos, os públicos mais trabalhados, entre outras informações.

Só vantagens! Vamos começar?

Conclusão

Planejamento de conteúdo não é burocratizar a produção de conteúdo. É instituir método e porquês bem definidos na rotina de produzir conteúdo, tendo como objetivo entregar aos visitantes que realmente são importantes para o negócio, o que eles vieram buscar, fortalecendo e mesmo sendo primordiais para as ações de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo.

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