Site fora do ar: como evitar os motivos que causam indisponibilidade?

Um site fora do ar ou inacessível, além de gerar custos extras, pode ocasionar problemas diretos no retorno do seu negócio, o que provoca no mínimo perdas financeiras. Assim, esse tipo de contratempo precisa ser evitado e existem meios para isso. No entanto, é preciso saber exatamente o que está causando a indisponibilidade, para saber como solucioná-la.

Um sistema indisponível acaba comprometendo a imagem da empresa e atrapalha qualquer estratégia voltada para o Marketing ou ações que envolvem o site e/ou e-mail.

Em alguns casos basta um breve período de indisponibilidade, para que ocorram perdas significativas, como nos caso de uma loja virtual. Mas esse é o caso mais comum que costuma ser lembrado, mas nos dias de hoje há uma variedade de situações em que o site é apenas um dos elementos que compõem os recursos baseados na Internet, para fazer negócios.

Outra ferramenta indispensável, é o e-mail profissional ou corporativo, que constitui ferramenta de comunicação básica de todo negócio nos dias de hoje. Além disso, muitas empresas contam com sistemas diversos online, como CRM, ERP, sistemas de pedidos e de compras, entre outros e que algumas vezes estão hospedados em meros planos de hospedagem compartilhada, ao invés de soluções mais apropriadas e com redundância, como por exemplo, um CDN.

Por isso é importante tomar medidas para combater esse problema, quando não há meios para evitar que ele ocorra.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba o que fazer quando o inevitável acontecer e a indisponibilidade atingir o seu site. Confira agora!

Domínio expirado

Quando um domínio não é renovado até a data em que ele expira, o site pode ficar fora do ar, já que a renovação do registro de domínio ocorre, normalmente, em ciclos anuais, o que facilita o esquecimento. Em geral, as empresas responsáveis pelo registro enviam e-mails para lembrar o proprietário da renovação.

Se por alguma razão o e-mail cadastrado não seja mais utilizado, a renovação acaba não sendo feita por simples impossibilidade de saber ou ser lembrado a respeito. Isso faz com que o domínio seja congelado e um site sem um domínio válido, não pode ser acessado. Mais que isso, tudo que usa o domínio, deixa de funcionar e assim, e-mails, o blog que faça uso de um subdomínio e tudo que estiver atrelado ao domínio, fica inacessível.

Domínios que utilizem a extensão “.BR”, assumem o status congelado, ou seja, como se nem mesmo fossem registrados, 30 dias após sua expiração. Todavia, podem ser renovados no decorrer desse período, tornando-se ativos novamente. Vale ressaltar que mesmo após a liberação por parte do registro.br, o site e demais recursos que dependem do domínio (ex: e-mail), não se tornam acessíveis imediatamente, pois o domínio estará sujeito a propagação de DNSs.

No caso de domínios internacionais, a questão é mais drástica, visto que as entidades que administram a concessão destes domínios, registram data e horário da expiração e se até o momento exato em que ela ocorrer, o pagamento da renovação não constar no sistema, ele é automaticamente e imediatamente suspenso. Não há a carência de 30 dias como nos casos de domínios nacionais. Após a renovação, também há propagação de DNSs, até que os recursos tornem-se novamente acessíveis.

Falha no direcionamento da URL do site

Para quem utiliza serviços de redirecionamento de domínio, talvez seja esse o motivo do site fora do ar. O serviço de redirecionamento consiste em fazer com que um ou mais domínios levem até um mesmo domínio que seja tido como principal e ao seu site respectivamente.

Para entender melhor, digamos que você tenha como domínio principal do site minhaempresa.com.br e tenha registrado o mesmo domínio com duas extensões internacionais, minhaempresa.com e minhaempresa.net e tenha feito o redirecionamento dos domínios sob as extensões .com e .net, para aquele que usa .com.br e é tido como principal. Tendo sido feito adequadamente, todos que digitarem minhaempresa.com ou minhaempresa.net em seus navegadores, serão redirecionados para o site que consta sob o domínio .com.br.

No entanto, caso esse redirecionamento não seja feito da maneira correta, o site estará inacessível para todos que o acesso foi feito  por meio de um redirecionamento.

Problemas de configuração no serviço de hospedagem

Outro erro que pode ocasionar um site fora do ar é relacionado ao serviço de hospedagem de site. Não basta apenas escolher um plano que seja adequado ao site e necessidades de armazenamento, contas de e-mail e outros recursos, é preciso configurá-lo corretamente para que ele funcione do modo que estava previsto.

Atualmente sites requerem uma série de configurações específicas para que funcionem adequadamente. Muitos são baseados em CMSs, como por exemplo, o WordPress, que é o CMS mais usado no mundo para criação de sites diversos. O WordPress, bem como qualquer outro CMS, exige a depender da sua versão e dos plugins que tem instalado, diferentes versões do PHP, quantidade de memória RAM, extensões (bibliotecas) do PHP, versões de MySQL e configurações outras.

Se apenas um destes diferentes requisitos não é atendido, o site ou alguns dos seus recursos, podem não funcionar, acarretando inacessibilidade do site. Geralmente é um problema de fácil solução, bastando que se ajuste as configurações requeridas pelo CMS, no painel de controle do seu plano de hospedagem.

Problemas de segurança

A segurança dos sistemas precisa sempre de atenção especial, pois ataques cibernéticos são comuns na Internet. Eles são capazes de neutralizar as barreiras e invadir sistemas, provocando, por exemplo, a queda do seu site.

Há basicamente duas possibilidades que acarretam em inacessibilidade oriunda de um ataque DDoS ou outro ripo de ataque: o motivo do ataque ou a via para o ataque, é o seu site, ou o alvo é outro site hospedado no mesmo servidor compartilhado.

Hoje a grande maioria dos sites utiliza o modelo de hospedagem compartilhada, que de modo resumido, é quando se tem vários sites hospedados em um mesmo servidor. Se qualquer site hospedado em um dado servidor é atacado, todos os demais no mesmo servidor são afetados.

Sendo assim, quando ataques cibernéticos são a causa da indisponibilidade do site, deve-se contatar a empresa de hospedagem em que tem seu site hospedado e verificar com o suporte técnico qual é o site causador do problema. Sendo o seu, deve-se averiguar quais são os problemas de segurança que propiciaram que o ataque tenha sido feito, para então adotar as medidas corretivas necessárias.

Excesso de uso dos recursos do servidor

Servidores de hospedagem apresentam limitação de uso, notadamente se o site estiver em uma hospedagem compartilhada. Sites que passam por picos de tráfego ou sistemas não otimizados, podem causar sobrecarga no servidor, provocando lentidão ou mesmo total inacessibilidade, tal qual como ocorre em um computador pessoal quando trava ao usar programas mais pesados.

Desse modo, quando tentar acessar um site que esteja sobrecarregado, o navegador ficará determinado tempo em espera de uma resposta do servidor e exibirá uma página de erro com status de "sem resposta".

A empresa de hospedagem, em alguns casos, deve bloquear o site a fim de evitar que outros clientes que estejam hospedados no mesmo servidor saiam prejudicados. Ao fazer isso, uma página de suspensão da empresa de hospedagem será apresentada detalhando que o site está indisponível e solicitando o contato por parte do responsável pelo site.

Erros de programação

Para quem cria um site por conta própria utilizando plataformas populares da Internet, é bem provável que não tenha havido alteração no código do site.

Contudo, com o auxílio de um profissional para desenvolver esse tipo de serviço, provavelmente o site terá sido criado com base em uma linguagem de programação, como por exemplo, PHP. Nesses casos, uma pequena mudança no código do site ou erros em sua programação podem deixar o site fora do ar.

Além disso e da mesma forma como nos casos de uso de CMSs, é importante se ter em mente que um ambiente de hospedagem deve atender a uma grande variedade de sites e para que isso seja possível, uma série de ajustes precisam ser feitos em cada conta de hospedagem, para atender os requisitos que a programação demanda.

Sendo assim, é adequado verificar junto ao desenvolvedor do site, a possibilidade de erros relativos ao código do site ou alterações recentes, que possam provocar a indisponibilidade da página. Algo simples, mas que evita possíveis dores de cabeça para o seu negócio.

Importância de ter boa hospedagem para o site

A segurança de dados é um dos principais benefícios de se contratar uma empresa que ofereça hospedagem de sites. Afinal, todos os dados a respeito do seu negócio online estão em jogo e ninguém pode ter acesso a eles.

Além disso, quanto mais funcionalidades o seu site tiver, maior deve ser a preocupação com a hospedagem, visto que o haverá maior dependência do site para realizar negócios e operações quotidianas da empresa. Em alguns casos, parar o site, pode significar paralisia nos negócios. Será preciso que o provedor desse serviço disponibilize grande capacidade de armazenamento aliado a um plano de hospedagem adequado, com elevado uptime.

Uma boa dica, antes de contratar uma empresa de hospedagem, é analisar o seu modelo de negócio. Não vai adiantar ter um plano que garanta apenas a funcionalidade de parte de seus negócios. Além do mais, uma boa empresa de hospedagem oferece backup de dados periódico. Assim, diminuem-se as probabilidades de perdas de dados que podem ser vitais para o negócio.

O suporte técnico é outro ponto fundamental na escolha de uma empresa de hospedagem de sites. É fundamental que o contratante disponibilize um suporte técnico de qualidade durante 24 horas por dia e sete dias por semana. Uma boa empresa de hospedagem de sites oferece, além desse suporte, outros canais de atendimento ao cliente, como telefone, chat, helpdesk e e-mail.

Enfim, monitorar e analisar tudo o que pode estar deixando o seu site fora do ar é essencial para manter a sua disponibilidade. Seguindo estas dicas básicas, você vai evitar muita dor de cabeça, já que qualquer problema é logo identificado e combatido.

Gostou deste post? Então, que tal entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços?

Comentários ({{totalComentarios}})