O que você deve fazer se seu site estiver fora do ar?

Uma situação bastante chata enfrentada por todo mundo que tem um site, mas especialmente pelo microempreendedor que vende seus produtos e serviços exclusivamente pela Internet, é ver seu site fora do ar.

Além de frustrante para o dono do site, a indisponibilidade frequente das páginas para quem tenta acessar (os potenciais clientes), impacta diretamente a rentabilidade dos negócios, afinal pouquíssimos visitantes cogitarão retornar ao seu site se já perceberam problemas de acessibilidade, particularmente se ainda não o conhecem e é o primeiro acesso, certo?

Exatamente por esse motivo, sites de cunho comercial precisam ser constantemente verificados para que eventuais problemas possam ser corrigidos rapidamente.

Enfim, você sabe identificar quando um site está realmente fora do ar? Se é algo simples e a solução está ao seu alcance? O que pode ser feito pelo dono do site antes de procurar pelo provedor de domínio e hospedagem? E quando só o suporte pode resolver? Para descobrir tudo isso, continue lendo este post!

Quando o site está realmente “fora do ar”?

O site está realmente fora do ar ou offline, ou apenas você que não consegue acessá-lo?

Esse é o primeiro passo, porque nem sempre o fato de não conseguir acesso ao seu próprio site, é indicativo seguro de que realmente ele está inacessível. Há vezes em que apenas você não consegue acessá-lo.

A forma mais rápida é recorrer a ferramentas como “Down for Everyone or Just Me” e que como o nome em inglês sugere, verifica se o site está “caído para todo mundo ou apenas para mim”.

De design simples, mas funcional, logo no topo há um campo para informar a URL que não se consegue acessar e na mesma linha, do lado direito, o botão “or just me?”.

Se o site estiver acessível, aparecerá algo com um tique verde e a mensagem: “It's just you. www.seusite.com.br is up

Todavia se o site efetivamente está fora do ar, a frase “Looks downs from here” será exibida em vermelho.

Há várias ferramentas semelhantes e que têm o mesmo objetivo e informaremos mais adiante.

Aliviado por saber que diferentemente de você, os possíveis clientes, fornecedores e parceiros, são capazes de acessar seu site, resta saber o porquê de você não conseguir.

Pode ser um problema com seu provedor de acesso à Internet (ISP ou Internet Service Provider), um problema com seu DNS local, seu modem ou roteador Wi-Fi, um bloqueio do seu endereço IP no firewall do servidor em que está hospedado.

Exceto no caso da última possibilidade, as demais e outras que podem ser a causa, você precisa tentar identificar para adotar o procedimento corretivo, mas que não trataremos aqui, pois não é o foco desse conteúdo.

Quais os tipos de indisponibilidade?

O segundo passo, passa por saber que há diferentes tipos de indisponibilidade ou razões para que um site esteja fora do ar e com isso em mente, tentar descobrir qual a causa.

Identificar qual o tipo de indisponibilidade, faz com que se saiba se é algo que pode / deve ser resolvido por você mesmo, afinal nem tudo é competência do suporte técnico do hosting, ou se de fato é sua responsabilidade do suporte, ou ainda se é atribuído a um terceiro.

Na maior parte das vezes, o navegador web lhe dá pistas importantes do que está acontecendo.

Se ao tentar acessar uma página qualquer aparecem páginas de erros, que são exibidos na área da página e na barra de título do navegador, como os erros de servidor (500, 502, 503, etc) ou com outros códigos, como 403 ou 404, sabe-se que não há um problema de acesso ao servidor no qual o site está hospedado, mas um erro local (no servidor ou na conta).

Em outras palavras, você consegue “contato” com o servidor web, mas este por alguma razão, não consegue lhe entregar o conteúdo da página para exibição.

Por exemplo, o caso de uma página de erro 404, automaticamente sabe-se que a página não existe, seja porque de fato o servidor web não encontra o respectivo conteúdo, ou houve um erro de digitação no nome ou caminho da página.

Se por outro lado, a mensagem de erro no navegador faz referência a DNS, pode ser o serviço de DNS local que você tem definido nas configurações da sua conexão, como pode ser nas configurações ou nas zonas de DNS do servidor autoritativo, ou ainda na atribuição dos DNSs junto ao domínio.

A lista de possibilidades pode ser bem extensa e incluir outras questões, como filtros de DNS, configurações de segurança da sua solução antivírus ou do seu sistema operacional, ou até mesmo do próprio navegador, já que os mais populares são capazes de identificar domínios que não têm uma conexão segura (HTTPS), por exemplo, evitando o acesso direto à página.

No caso desse grupo de possibilidades, é sinal que há um problema relacionado com segurança no site e/ou domínio.

Aliás, o problema pode nem estar no site, mas no domínio, como os já citados casos de DNS, como o problema que ocorreu em agosto de 2020 e que deixou domínios .br fora do ar e, portanto, não apenas sites, mas tudo que envolve o domínio, que é o caso do e-mail, por exemplo.

Mais tarde descobriu-se que a causa estava associada ao Google e, portanto, apenas os usuários que usavam os DNSs públicos deles, foram afetados.

Roteiro básico para identificar porque o site está fora do ar

Felizmente há um roteiro – ou se preferir, um check-list – de verificações que pode ser feito e que ajudam a identificar o provável porquê de um site estar offline ou fora do ar.

Comece pelo básico. Antes de telefonar para um técnico, ou para seu provedor de acesso ou seu hosting, é importante que algumas checagens básicas sejam previamente feitas.

Para isso, você mesmo pode realizar essa avaliação, ainda que tenha pouquíssimo conhecimento técnico. Vamos lá?

1. Conexão à Internet

A verificação quanto à conectividade, é o primeiro passo a ser dado.

Embora os problemas relacionados com a conexão com a Internet sejam vastos, tente fazer uma análise básica: confira se seu dispositivo eletrônico está efetivamente conectado a alguma rede fixa, móvel ou Wi-Fi.

Também é interessante considerar as atuais condições de seu modem e roteador (posição da antena, estado físico, cabos, leds indicadores de operação, etc.), bem como eventuais problemas de rota provocados pelo serviço de Internet prestado pela operadora contratada.

Algumas vezes há conexão, no entanto, pode haver dificuldades de ordem técnica para acesso a determinados sites e serviços, latência elevada ou baixa velocidade.

2. Digitação correta do endereço eletrônico

Uma simples letra errada, ou a mais ou a menos e você será direcionado para outro site ou, como acontece muito, para site algum. Por isso, confirme se todo o endereço eletrônico foi digitado corretamente.

Lembre-se que todo navegador atualmente tem o recurso de autocompletar e isso pode fazer com que uma palavra parecida, mas diferente do real domínio, tenha sido preenchida ao tentar digitar a URL correta, especialmente no caso de um navegador de celular, cuja visualização pode ser mais difícil do que em um desktop ou notebook.

3. Pagamento das anuidades e mensalidades

A prestação contínua dos serviços de domínios e hospedagem dos sites está condicionada ao pagamento de anuidades e mensalidades.

Caso esses valores não estejam em dia, as empresas podem efetuar a suspensão, acarretando em indisponibilidade não apenas do site, como de todos os serviços relacionados.

Mensagens de e-mails e notificações costumam ser enviados aos clientes com razoável antecedência para que os planos possam ser renovados a tempo. Ainda assim, o esquecimento dos usuários e o uso de uma conta de e-mail pouco utilizada no cadastro, não são incomuns.

4. Limpeza do cache do navegador

O cache do navegador funciona como uma espécie de memória de acesso rápido e que está presente em todos os browsers atualmente.

Assim, as informações básicas dos sites acessados com maior frequência, são salvas nessa memória para que o carregamento dessas páginas ocorra mais rapidamente em um novo acesso.

Dessa forma, mesmo com a página funcionando normalmente, o sistema operacional exibirá um conteúdo desatualizado ou de um acesso sem sucesso. Por isso, é importante efetuar periodicamente a limpeza do cache ou tentar o acesso por um outro navegador que não tenha sido usado para tal finalidade.

5. Nova tentativa de acesso

Cumpridas todas as etapas anteriores, agora, é essencial que você tente acessar mais uma vez a página depois de transcorrido um período de 10 a 15 minutos.

Isso porque os sites também podem ficar fora do ar somente por alguns instantes, ou em razão de instabilidades na rede, no serviço de acesso ou outras razões.

6. Ocorrências no serviço

Os melhores serviços de hospedagem têm um controle extenso e permanente de todas as contas hospedadas, com a finalidade de manter o ambiente de hospedagem seguro e estável.

Se eventualmente identificam sites que sofreram invasões, envios de SPAM, ações de phishing, presença de malwares, ou qualquer outra condição que coloque em ameaça o ambiente, a conta associada a ocorrência é suspensa.

No entanto, esse tipo de ação é acompanhada de uma notificação. Portanto, verifique as ferramentas administrativas (Central do Cliente, Área do Cliente, Painel Administrativo, Painel do Cliente, etc) e a conta de e-mail cadastrada, em busca de comunicados do tipo.

Roteiro de avaliações técnicas básicas

Caso as verificações anteriores não tenham sido suficientes para identificar e resolver o seu problema, então, é chegada a hora de confirmar se o site está, de fato, fora do ar.

Para isso, existem alguns procedimentos bem simples, que podem ser feitos por qualquer leigo no assunto.

1. Comando Ping

Essa primeira medida é realizada no prompt de comando do sistema operacional — aquela janelinha preta que você, muito provavelmente já viu aberta.

Para abri-la, você pode utilizar o seguinte atalho:

  • Tecla Windows + R (para Windows);

  • Command + Espaço (para Mac);

  • Abrir um terminal no Linux, que pode variar de acordo com a distribuição usada.

Em seguida, você deverá digitar o termo “cmd” (Windows) ou “terminal” (Mac) para que o prompt possa ser acessado.

O próximo passo é mais simples ainda: digite a palavra “ping” e o endereço eletrônico que você encontra dificuldades em acessar (exemplo: ping www.hostmidia.com.br).

Aperte Enter e aguarde.

Os dados exibidos pela execução do ping, ajudam a determinar se a conexão entre seu dispositivo eletrônico e o IP do site digitado está regular. Por esse motivo, depois de alguns segundos, duas possibilidades de respostas podem ser constatadas:

  • “Resposta de ...”: isso significa que o site está funcionando normalmente;

  • “Esgotado o tempo limite do pedido”: implica que há boas chances de a página estar fora do ar.

2. Sites de verificação externa

Como alguns sites podem não aceitar o comando Ping, os resultados podem não estar 100% corretos. Por isso, a verificação também deve ser feita externamente, por meio de sites específicos que são gratuitos.

O mais famoso é o “Down for everyone or just me?” e que já mencionamos acima.

Além dele, há outros, como por exemplo:

3. Excesso de uso de recursos pelo

A falta de otimização de sites, sem sistemas de cache, com muitas imagens inadequadas, excesso de plugins, são alguns dos vilões mais comuns, quando o problema está vinculado a uso excessivo de recursos nos sites, geralmente demandando muito processamento, elevado número de processos do PHP, muita alocação de memória, entre outros.

Além disso, a contratação de serviços de hospedagem compartilhada, embora com preços reduzidos, também pode comprometer a estabilidade das páginas, especialmente nos serviços exageradamente baratos, pois não raramente é feito nenhum controle do ambiente compartilhado por tais hostings.

Para tanto, a análise do desempenho dos sites pode ser feita gratuitamente por meio canais, como GTmetrix e Pingdom. Inclusive, temos um post que só trata de ferramentas para medir o desempenho do site, no qual você tem listadas e comentadas outras opções.

Basta a inserção do link eletrônico no campo indicado para que uma série de informações sobre velocidade, tamanho total da página e média de acessos, por exemplo, sejam exibidas em segundos.

Se as informações ali apresentadas parecerem complicadas demais, então, é chegado o momento de ligar para o suporte da sua hospedagem, pedindo auxílio na interpretação dos dados fornecidos.

4. Erros do PHP

A inacessibilidade ocasionalmente pode estar acompanhada do que se conhece como erros do PHP e que nada mais são mensagens da linguagem PHP indicando erros em tempo de execução e que para os leigos, nada mais são do que um indicativo de que a programação do site falhou.

Tais erros podem ocorrer por uma série de razões, sendo as mais comuns as que seguem:

  • Versão do PHP;

  • Ausência de uma extensão ou biblioteca do PHP;

  • Configuração incorreta de parâmetros e variáveis do PHP.

Especialmente se anteriormente o site funcionava e passou a apresentar erro, pode ser resultado de uma alteração, da atualização do CMS ou de um plugin que também foi atualizado ou instalado e até da remoção de algum arquivo essencial, por exemplo.

5. Log do sistema operacional

Os logs do sistema operacional são outro indicador de possíveis problemas, pois eles registram diversas informações de ações na conta de hospedagem, como por exemplo, erros do PHP, caso a conta esteja configurada para não exibir erros na página.

6. Verificação dos atributos dos arquivos

Os atributos dos arquivos, são o conjunto de informações que vão além do seu nome, como data e horário de criação, de alteração, permissões, usuário e grupo, etc.

Analisar os atributos de arquivos como o index.php e outros arquivos essenciais ao funcionamento de uma página, podem dar pistas importantes sobre problemas, como por exemplo, a data e horário da sua alteração, ou se houve modificações que não correspondem à última atualização ou publicação do site.

Entre em contato com o provedor de hospedagem do seu site

Com todas as verificações concluídas, se a causa não pôde ser detectada e a sua página permanece fora do ar, o contato com a empresa prestadora do serviço deve ser realizado.

As melhores costumam apresentar alertas, notificações ou status dos serviços na área ou central do cliente.

Caso seja necessário entrar em contato com o suporte técnico, apresente todas as informações com riqueza de detalhes, relatando quais as etapas de checagem foram executadas por você.

Mas lembre-se que a contratação de bons provedores do mercado, capazes de fornecer toda a assistência técnica e segurança necessárias para o bom desempenho do seu site, faz toda a diferença, inclusive nesse momento. Vários restringem os canais de suporte que se espera, como atendimento telefônico, help desk, e-mail e chat.

Dessa forma, caso seu site esteja fora do ar, procure realizar primeiramente todas as etapas de verificação sugeridas neste post antes de ligar para a empresa de hospedagem. Afinal, alguns problemas podem ser facilmente corrigidos por você mesmo, sem espera e demora.

Conclusão

Retornar um site fora do ar pode ser algo que dispense recorrer ao suporte técnico da hospedagem, sendo possível a você identificar e resolver rapidamente.

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