5 ferramentas incríveis para medir velocidade do site
Medir velocidade do site é fundamental para obter sucesso em sua estratégia digital. Esse ponto de análise vai além da constatação óbvia de que o usuário não ficará aguardando sua página carregar para sempre.
O tempo médio de carregamento de uma página influência na forma como o que o internauta perceberá sua empresa, pois uma página que possui carregamento lento transmite uma imagem de amadorismo.
Essa característica pode comprometer a credibilidade da empresa. Além do mais, um tempo maior de carregamento de um site pode ser potencialmente ruim para quem vende pela Internet, afinal, permite que o usuário repense a compra.
Se você ficou interessado em melhorar o desempenho de seu site basta ler este artigo até o final. Boa leitura!
Por que você deve se preocupar em medir a velocidade do seu site?
Um dos alicerces da estratégia digital de uma empresa, é atrair clientes. Para isso, profissionais do Marketing Digital se esforçam para descobrir quais critérios fazem com que o Google ranqueie uma página com destaque, em detrimento de outra.
Apesar de as exigências do Google serem um segredo industrial, entusiastas do Marketing já entenderam que a ferramenta de busca considera o tempo médio de carregamento de um site como um fator relevante.
De acordo com uma pesquisa da plataforma Kissmetrics, 40% dos internautas desistem de acessar conteúdos que demoram mais de três segundos para carregar.
Além disso, um estudo divulgado em 2015 pelo grupo Aberdeen mostra que a cada segundo a mais que um site leva para carregar, ele perde cerca de 11% de visitantes; a taxa de satisfação do cliente também é impactada negativamente em 16% por segundo a mais de espera.
Outro ponto que deve ser lembrado é o comportamento de navegação do brasileiro. Um estudo publicado pela empresa Teleco mostrou que a Internet móvel no Brasil é uma das mais baratas do mundo. Isso justifica o fato de que 14% dos internautas brasileiros tem acesso à Internet exclusivamente pelos smartphones.
Por outro lado, as possibilidades de incluir ferramentas multimídias nos sites e blogs, por meio de plugins para o WordPress ou de desenvolvedores particulares, podem fazer com que as empresas construam sites pesados, que demorem para carregar, consumam toda a Internet do pacote de dados dos usuários e contribuam, negativamente, com as estratégias de SEO.
Para você poder medir o desempenho de seu site, selecionamos as seguintes ferramentas:
1. Google Page Speed Insights
Para ajudar os desenvolvedores a construírem sites mais rápidos, o Google disponibilizou o Google Page Speed Insights. A ferramenta analisa a página e fornece algumas recomendações do que pode ser feito para torná-la mais eficiente.
Algumas mudanças são simples, como usar imagens mais leves. Nesse caso, a própria ferramenta oferece versões mais compactadas das imagens para serem baixadas e usadas no site.
A ferramenta do Google é altamente recomendada para profissionais que estão dando os primeiros passos no mundo virtual ou pensam em se tornar um empreendedor digital, como blogueiros, por exemplo. Isso porquê trata-se um site intuitivo e didático ao apresentar os resultados.
Outro ponto de destaque é que são exibidas duas análises, uma para desktop e outra para mobile. Assim, caso o desenvolvedor tenha uma estratégia para cada plataforma, ele poderá adaptar seu conteúdo.
2. GTmetrix
Essa é uma das ferramentas mais populares entre os profissionais de Marketing Digital e Web Designers, pois oferece análises complexas e relatórios detalhados. Todos os componentes do site são analisados e sugestões de melhorias são oferecidas. Ainda é possível baixar relatórios em formato PDF.
Para poder usufruir de todas as possibilidades da plataforma, é recomendável que o usuário possua algum conhecimento em programação. Acesse o GTmetrix agora mesmo!
3. Pingdom Website Speed Test
Mais uma opção para medir a velocidade do site, o Pingdom Website Speed Test também oferece uma boa experiência visual. Por meio de gráficos, a ferramenta apresenta, detalhadamente, o tempo de carregamento de cada componente do site.
Por essa razão, essa opção pode ser usada por profissionais que ainda não dominam a programação ou que não possuem conhecimento de termos em inglês.
4. Web Page Test
Essa opção oferece análises detalhadas sobre sua página na Internet, mas seu design é pouco intuitivo. Por esse motivo, pode ser complicado para um usuário inexperiente entender as informações apresentadas.
Por outro lado, profissionais do Marketing Digital podem solucionar problemas graves com os relatórios apresentados. Além do mais, no Web Page Test é possível medir a velocidade do site de acordo com diferentes navegadores. Essa opção pode ajudá-lo a desenvolver um material adequado ao seu público-alvo.
5. Yslow
Plugin para navegador que mede o tempo de carregamento dos sites. A ferramenta está em inglês e oferece análises semelhantes às outras opções listadas.
Apesar de completa, seu design pode ser um desafio, pois é pouco intuitivo. Pode ser usada como uma opção a mais de análise ou para tirar contraprovas de resultados anteriores — o que é altamente recomendável.
Seu site possui uma estratégia?
As possibilidades disponíveis para criar um site enchem os olhos dos empreendedores. Contudo, antes de colocar seu endereço no ar, defina quais são os objetivos do site.
Dessa forma, você evitará sobrecarregá-lo com funções desnecessárias. Além disso, contrate profissionais experientes para essa tarefa, pois trata-se de um importante investimento.
Outro ponto que merece atenção é o uso de recursos multimídia, como fotos e vídeos. Use-os de forma responsável, otimizando seu tamanho para que não sobrecarregue a página — ou consuma todo o pacote de dados do visitante.
Alguns aspectos, como a segurança de seu negócio on-line, não podem ser deixados de lado, como por exemplo, a adoção de SSL. São esses recursos que devem ser priorizados no momento de construir o seu site.
Agora que você entendeu a importância do carregamento de uma página web e como medir a velocidade do site faça um teste no seu endereço para verificar o desempenho do seu negócio. Será que o seu volume de visitas tem algo a ver com isso? Como vimos nas pesquisas citadas, esse item pode influenciar o desempenho das vendas de um e-commerce.
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