Erro 404: Como criar páginas personalizadas criativas?
Você está desesperadamente procurando por alguma coisa no Google e sai clicando em todos os resultados que encontra e entre tudo que aparece, uma página exibe o erro 404 ou Not Found.
Você – e todo mundo – simplesmente volta para o Google em busca de outros resultados ou simplesmente fecha a aba do navegador em que aquele erro foi exibido, não é?
Se essa situação hipotética, mas tão comum, acontece no seu site, tenha a certeza de que esse foi um pecado imperdoável e que vai lhe custar muito caro!
Mas há solução para isso ou pelo menos alternativas que façam com que as consequências não sejam as piores. Entenda como, ficando conosco até o final deste artigo.
O que é erro 404?
O famigerado erro 404, acontece quando o servidor no qual está hospedado um site, não tem uma correspondência de página idêntica ao campo URL ou endereço da página no navegador.
Assim como a maioria dos erros de servidor, na verdade não se trata de um erro do servidor propriamente dito, mas alguma condição que foi exigida do servidor e que ele não tem como resolver, como por exemplo, um endereço de página que não existe e que resulta no erro 404.
As causas podem ser diversas, como por exemplo, um link errado contido em outro site, ou um endereço que foi alterado pelo administrador do site, sem que ele tenha feito as modificações necessárias, ou ainda porque o visitante digitou um endereço inexistente.
Nesses 3 exemplos, nenhum foi “responsabilidade” do servidor, mas assim é tratado, porque o servidor não pôde atender a requisição que foi feita.
A importância de redirecionar páginas com erro 404
Todo erro de servidor tem algum nível de impacto negativo sobre um site, mas particularmente no caso do erro 404, há consequências que afetam diretamente o ranking do site nos mecanismos de busca, já que um cliente que chegue à página com erro, sai imediatamente da mesma e retorna aos resultados da busca.
Esse comportamento para o Google, é um claro indicador que o conteúdo do site não tem relevância associada a palavra-chave que levou o visitante a clicar no resultado.
O outro impacto, está associado ao visitante propriamente dito, que além de buscar outro site que lhe entregue o que queria / precisava, costuma ter associada à experiência frustrante de não encontrar o que procurava, uma imagem negativa da empresa, dos produtos e serviços por trás do site com uma página de erro, que na grande maioria das vezes representa apenas perda de tempo.
Sendo assim, é fundamental que ao contrário das tradicionais páginas de erro, feias e nada amigáveis, o administrador de um site comece a exibir algo minimamente útil pelo menos.
Da mesma forma que um cliente que entra em uma loja física e pergunta por um produto, você não pode simplesmente dizer: “não temos”. Um erro padrão do servidor web, como o abaixo, é comportar-se exatamente da mesma maneira.
O que se faz é justamente apresentar alternativas e se colocar a disposição para ajudar em outras eventuais necessidades, afinal o mais difícil foi feito, que é trazer o cliente até você. Agora responsabilize-se por tentar mantê-lo.
Uma página de erro padrão e que oferece elementos ao visitante para encontrar alternativas e outras coisas que podem lhe interessar, é a página 404 da HostMídia.
Nela, o visitante tem diversas opções e que vão desde ir para a página inicial, conhecer nossos produtos, afinal um internauta que buscava algum conteúdo nosso, provavelmente quer algo relacionado a hospedagem e entrar em contato.
Mas ele também tem muitas outras informações sobre a HostMídia a um clique de mouse, diferentes canais de atendimento e até pode optar por receber nossa newsletter.
Ou seja, ao visitante que em um primeiro momento não encontrou exatamente o que buscava, nós oferecemos alternativas para aquilo que seria motivo para uma volta imediata à busca e torne-se uma visita mais demorada e quem sabe até mesmo uma conversão.
Como resolver o erro 404?
Essa é naturalmente a pergunta que todo mundo faz e realmente é o melhor caminho, ou seja, não ter erros 404 acontecendo no site, nem tampouco outros erros de servidor.
O primeiro passo para identificar e consequentemente resolver o erro, é identificar a sua origem.
Sendo um problema de administração do site – seja porque uma página teve seu endereço alterado ou porque um link interno está errado – cabe a quem gerencia o site resolver e que vai depender da plataforma adotada para criar e manter o site, a qual pode ser um CMS como o WordPress ou um site baseado em desenvolvimento próprio usando HTML e/ou PHP, por exemplo.
Mas há a grosso modo, duas situações em que é mais difícil manter um site livre desse tipo de erro:
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O site tem um grande volume de conteúdo e consequentemente de páginas e links internos. Nesses casos, checar cada página e todos links contidos em cada uma, pode ser um trabalho bastante demorado e que não está isento de se deixar passar alguma coisa;
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O erro observado é resultado de um problema em um link externo e que a depender do site em que o link esteja listado, a resolução pode ser mais demorada ou mesmo inexistir, se por exemplo, ele não é mais atualizado.
Há ainda uma terceira situação, se pensarmos no contingente de usuários que chegam a uma página inexistente, porque digitaram algo errado no campo de URL do navegador ou porque não copiaram a URL inteira e que é também uma situação não muito rara.
Mas quando a razão é essa, não há nada que ninguém – exceto o visitante – possa fazer.
E é por conta disso, que por mais que se tenha um ótimo sistema de administração do site e do seu conteúdo, além de profissionais capacitados e comprometidos em fazer um bom trabalho, que um erro 404 é praticamente inevitável.
No entanto, quando isso acontecer, você você deve ser capaz de apresentar algo de maior relevância que apenas um erro padrão de servidor.
Como criar uma página de 404 criativa?
É importante ter em mente que criatividade não é necessariamente algo restrito a poucos.
Está relacionado a criar coisas novas e que no nosso caso não precisam ser inéditas, mas precisam funcionar e ser eficazes, ou seja, significa reter o visitante que diante de uma página de erro, tende a ir atrás do que queria em outros sites ou voltar ao Google.
Na busca da solução ideal, pode ser que você tenha que fazer experiências até encontrar o modelo mais adequado ao seu negócio e ao perfil de visitantes típico.
Não tenha receio de imitar ideias que funcionam, naturalmente conferindo a sua própria roupagem e identidade, como também falando a mesma língua do seu público.
A seguir algumas ideias que podem fazer parte de uma página de erro 404 personalizada:
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O primeiro ponto, mais do que uma ideia, é um conceito. Não crie páginas de erro personalizadas demasiadamente chamativas, apenas pensando que o visitante poderia gostar do que vai ver, em contraponto ao que se encontra nas páginas padrão de erro. A página deve ter a mesma identidade visual do restante do seu site, com a mesma paleta de cores, fontes, proporções, etc. Isso é especialmente útil para quem já conhece e está acostumado ao seu site e que o fará perceber rapidamente que não entrou em outro site;
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Saia do padrão, mas falando diretamente sobre o que pode ter acontecido para ter acarretado o erro e até uma dose de bom humor pode funcionar, como nessa página personalizada do Submarino, que vai além e aproveita para exibir itens de grande procura no site e o principal menu de navegação do site, além de outros itens da página principal.
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Você pode incluir um campo de pesquisa e da mesma forma como no caso do site da HostMídia, ainda oferecer links para algumas áreas de interesse do site e muitas alternativas de contato, como é o caso do site das Nações Unidas Brasil;
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Além da mensagem de que a página procurada não foi encontrada, é comum inserir links para as páginas mais acessadas ou procuradas, como é o caso do site Letras
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Aliar identidade visual, sob um conceito minimalista, mas extremamente direto e orientado ao seu negócio, é a lição que nos ensina Neil Patel, o guru do Marketing Digital;
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Outro exemplo de abordagem minimalista, mas que conversa diretamente com seu público, tanto no aspecto visual, como no conteúdo, é o site da 89FM - Rádio Rock;
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Use elementos que cativam e tocam as pessoas. Despertar lado emocional costuma ser um bom atrativo, mas cuidado para não exagerar ou usar conceitos polêmicos. Um exemplo, é a página de erro da Amazon que a cada erro 404, exibe um dos 7000 cachorros que “trabalham” na empresa
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Um exemplo de como tratar erros de modo criativo, é o site Tecmundo, que retorna o resultado da busca dos termos existentes após o domínio, caso não exista a URL exata, em vez de exibir um erro 404. Assim, se você digitar https://www.tecmundo.com.br/servidor e que não é o endereço de nenhuma página existente, você tem exibido todos os artigos em que há a palavra servidor;
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Explicar porque o erro ocorreu, também é uma prática indicada e que ajuda a “educar” o visitante, ao mesmo tempo que também oferece opções de comunicação com a empresa e apresente aspectos institucionais da mesma, como é o caso do site da Unilever;
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Há páginas que fazem um redirecionamento automático para uma página existente, como a página inicial e informam em uma mensagem temporária o erro ocorrido, como é o caso do Olhar Digital;
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Empresas com diferentes sites, blogs e outras opções de presença digital, como as redes sociais, oferecem links para acesso de toda a sua gama, como é o caso da Volkswagen.
Incluir uma página de erro personalizada e fazer com que o visitante tenha uma experiência mais agradável e útil caso enfrente um erro 404, por exemplo, é algo simples, rápido e que não exige muito conhecimento, como você pôde ver em diferentes exemplos.
Chegou a sua vez de dar aos seus visitantes, motivos para continuarem em seu site!
Conclusão
Páginas com erro 404 podem ser desastrosas ou uma nova oportunidade para o visitante encontrar o que buscava ou ter outras experiências em seu site. Utilizar de criatividade na criação de uma página de erro personalizada, influencia diretamente seu ranking nas buscas e a imagem que seus visitantes têm de você.