Qual a melhor empresa de Hospedagem de Sites do Brasil?

Você já sabe que precisa ter um site ou blog, definiu a plataforma que vai usar para criá-lo e inserir seus blog posts e até escolheu o domínio que irá registrar, mas agora veio uma pergunta: onde vou hospedar meu site? Sim, você precisa de uma empresa de hospedagem para colocar seu conteúdo acessível pelo mundo.

Se você tem indicações de conhecidos ou já hospedou algum site, não deve ser uma escolha difícil, mas se este é o primeiro site que irá hospedar ou sua experiência anterior não foi positiva, chegou a hora de escolher em meio a grande quantidade de opções existente, uma empresa de hospedagem com serviços de qualidade, seguros, fáceis de usar, com um bom suporte e por um preço justo. Ou seja, você quer saber qual a melhor empresa de hospedagem de sites do Brasil?

Esta não é uma pergunta fácil de responder, não porque não exista uma boa empresa de hospedagem. Há muitas. A questão é que o conceito de bom e ruim, melhor ou pior, é relativo.

Há muitas alternativas que podem ser boas para uns e não tão boas para outros. Por isso, vamos criar um roteiro prático e objetivo de pontos para ajudá-lo a escolher onde vai hospedar seu blog ou site de qualquer outra natureza.

Também evitaremos ao máximo abordagens técnicas, pois se você está lendo este post, certamente você não é um técnico experiente e não vai ter condições de identificar e interpretar uma longa lista de recursos que mais parecem uma sopa de letrinhas. Mãos à obra!

Como escolher a melhor empresa de Hospedagem de Sites

Elaboramos uma lista de aspectos que você deve avaliar e a partir dos resultados que obtiver, será capaz de fazer uma escolha consciente e bem avaliada:

Atendimento e Suporte

Dependendo do seu conhecimento, bem como de aspectos técnicos do serviço que irá contratar, você terá maior ou menor volume de atendimento por parte da empresa de hospedagem, mas será inevitável que você se comunique com eles para utilizar os serviços e por isso, logo na etapa de sondagem e contratação, será possível verificar se:

  • Os atendentes são cordiais, atenciosos e se comunicam de forma humanizada;
  • As explicações e informações que lhe são passadas são detalhadas e esclarecedoras;

  • O tempo de atendimento e resolução de problemas e dúvidas é curto;

  • Os procedimentos que lhe indicam são simples;

  • Mostram disposição e interesse em ajudar;

  • Fornecem tutoriais, links, artigos para utilização dos recursos.

Infraestrutura

É o conjunto de recursos físicos e tecnologias que vão servir de base para você conseguir hospedar seu site. Você não tem que fazer uma avaliação técnica profunda e completa, mas precisa checar alguns pontos básicos que vão lhe dar as pistas de que está escolhendo uma das melhores empresas de hospedagem disponíveis:

  • Uma boa infraestrutura de hospedagem de sites, normalmente se reflete em sites com boas velocidades de acesso. Se você consegue acessar sites hospedados e o carregamento completo da página inicial ocorre em 3 ou 4 segundos, então é bem provável que você está diante de uma hospedagem com bons servidores de hospedagem.
  • Se os sites hospedados estão sempre acessíveis, é um ótimo indicador de que a rede de servidores usados é confiável e estável.

  • Distribuições Linux (CloudLinux, CentOS ou Debian), painéis cPanel/WHM, Softaculous, RoundCube, são alguns dos serviços e sistemas mais comuns de se encontrar nas boas e mais populares empresas de hospedagem. Se uma das suas alternativas de hospedagem usa tais serviços / sistemas, é um bom começo, pelas seguintes razões:

    • Facilidade de migração para esta empresa ou para outras, caso futuramente pense em mudar.

    • São sistemas consagrados, adotados mundialmente, porque são estáveis, confiáveis, fáceis de usar e com amplo suporte.

    • No sentido oposto, tome muito cuidado com empresas que usam soluções próprias ou exclusivas, a fim de que não fique amarrado a ela por sua solução ser incompatível com outras empresas.

Custo X Benefício

Naturalmente costumamos querer sempre pagar o mínimo e querer ter o máximo. Não há nada de errado nisso, mas todos sabemos que bons produtos e serviços têm um preço. Procure ver se a relação é justa. Para isso, observe os seguintes aspectos:

  • Preços muito baixos normalmente escondem muitas limitações, as quais as vezes constam apenas em contratos ou termos de prestação de serviços muito extensos. Como raras vezes alguém os lê, quando se tem que usar os serviços, vêm as surpresas.
  • Os planos disponíveis devem refletir uma escala crescente e clara de valor e do que você tem a mais ao optar por planos superiores.

  • Os sites informam claramente tudo o que você vai ter? Desconfie de quem já lhe pede para avançar em um sistema de cadastro ou mesmo de pedido, sem antes lhe mostrar com clareza tudo que está comprando.

  • Os recursos (espaço, contas de e-mail, bancos de dados, CMSs, aplicações, etc) mínimos e necessários fazem parte do plano ou cada questão específica tem que ser contratado a parte? Cuidado, pois algumas empresas criam restrições disfarçadas de vantagem, como por exemplo, um plano especial para lojas online, mas quando precisa de algo diferente, como por exemplo um blog, tem que contratar outro plano e pagar a mais por isso.

  • Há garantias de devolução de valores, caso o serviço contratado não atenda o que foi oferecido? Se a empresa de hospedagem lhe dá este tipo de garantia, é um forte indicativo de que você realmente vai ter o serviço de hospedagem que deseja e espera.

  • Na etapa de sondagem, quando você ainda está conhecendo a empresa, as informações que lhe dão são claras, objetivas, rápidas e o atendente lhe deixa confortável para escolher? Lembre-se que quando for usar os serviços, este também vai ser o mesmo atendimento que terá.

Você está pronto para hospedar seu site?

Se você leu tudo e tem condições de verificar os pontos que listamos neste artigo, sim, você está pronto para escolher a melhor empresa de hospedagem para o seu site. A resposta vai variar de acordo com cada pessoa, porque cada um de nós tem um nível de exigência e necessidades próprias, mas em linhas gerais, haverá um certo consenso em torno de alguns nomes.

O que importa mais do que um nome de empresa, é a experiência que terá ao fazer sua escolha, porque hospedar um site em termos de serviço, não é muito diferente de ir a um restaurante, a uma loja de roupas ou ao médico, onde o atendimento que recebe e como suas necessidades e expectativas são atendidas, vão dizer se você volta ou vai querer experimentar outro na próxima vez!

Gostou das dicas para escolher a melhor empresa de hospedagem de sites? Participe deixando seu comentário e aproveite, assine nossa Newsletter para receber conteúdos que possam lhe ajudar no dia-a-dia.