Saiba o que é Webmail e quais as vantagens e desvantagens dele

Muita gente o usa. Difícil mesmo é achar quem nunca o tenha usado, principalmente aqueles que têm uma conta de e-mail gratuita como Hotmail, Gmail ou Yahoo!. Mas por incrível que pareça, muita gente não sabe seu nome, mesmo usando por quase uma vida. Sim, estamos falando do webmail e se você está aqui, não poderíamos estar falando de outra coisa. Mas afinal o que é webmail? Quando é vantajoso usar? Quando não é?

O que é webmail?

O significado de webmail – correio na web – é um tanto quanto redundante, afinal todo e-mail depende da web, mais precisamente da Internet. No entanto, ele foi batizado assim, visto que nem sempre o acesso ao serviço de e-mail foi igual. Houve um tempo em que gerenciar uma conta de e-mail, exigia que houvesse um programa destinado especificamente a este fim, conhecido como cliente de e-mail.

Chama-se cliente de e-mail, porque baseia-se no modelo cliente / servidor. O servidor é responsável por servir serviços – outra redundância – e o cliente, aquele que é servido. Assim, o cliente de e-mail nada mais é do que o programa instalado na máquina do cliente (usuário), que acessa o serviço de e-mail.

O webmail rompe com esse paradigma, na medida em que também é um programa ou aplicação, mas que ao invés de estar instalado nos dispositivos do usuário (notebook, desktop, etc), está no servidor e é acessível da mesma forma que se acessa um site, ou seja, usando-se um navegador e digitando-se um domínio.

Isso aconteceu em 1996, com o surgimento do Hotmail, que inovou na medida em que foi o primeiro serviço assim acessado e por ser gratuito!

A partir dele e do sucesso alcançado – que fez a Microsoft pagar a surpreendente quantia de 400 milhões de dólares – vários outros surgiram. O conceito popularizou-se tanto pelo imenso nível de adoção da novidade, como pela gratuidade e facilidades oferecidas.

Sempre que você cadastra-se em qualquer serviço de e-mail gratuito, automaticamente após o cadastro, a definição de usuário ou conta ou ainda endereço de e-mail e respectiva senha e alguma etapa de verificação, você é direcionado para a caixa de entrada, a qual é uma interface na mesma área do navegador em que você visualiza os sites nos quais navega.

Portanto, os serviços já lhe apresentam o webmail logo nos primeiros passos que você dá para usar o serviço.

Mas quantas pessoas que você conhecem, dizem: “Aguarde um momento que vou acessar o meu webmail do Hotmail”? Ou o webmail do serviço “X”? É improvável que alguma vez tenha ouvido algo assim. “Vou acessar meu Hotmail, meu Gmail ou meu Yahoo!” e nada mais, correto? Fica subentendida a palavra webmail e por essa razão, muitos não sabem que este é o nome do que estão usando, surpreendentemente!

Atualmente, em todo serviço de hospedagem de site, as contas de e-mail profissionais são acessíveis por meio de um ou mais webmails e o acesso é quase tão simples como acessar seu próprio site. Geralmente é possível acessar digitando-se algo como https://www.seudominio.com.br/webmail ou através de um subdomínio como https://webmail.seudominio.com.br ou ainda usando o seu domínio e uma porta do servidor, como https://www.seudominio.com.br:2096.

Quais as vantagens de se usar o webmail?

Agora que você já sabe tudo – ou pelo menos o que importa – sobre webmail, talvez você queira saber o que é melhor: ter um programa instalado no seu dispositivo ou usar o webmail? Depende, é a resposta honesta a esta pergunta. Depende mais precisamente do tipo de usuário que você é, ou como você usa o serviço de e-mail e assim, o que pode ser vantagem para uns, pode não ser para outros.

Mas vamos aos pontos que objetivamente não dependem tanto do seu uso do serviço e das suas necessidades:

  • A principal vantagem e que foi um dos pontos altos do Hotmail, o primeiro serviço de e-mail a usar o conceito, é que a partir de qualquer computador ou dispositivo com acesso à Internet, você tem acesso à sua conta, podendo ler tudo o que já recebeu, bem como enviar e receber novas mensagens. Assim, se você viaja muito ou está em diferentes localidades, com frequente necessidade de acessar seus e-mails, o webmail é uma ótima opção;

  • Não exige a instalação de nenhum programa e configuração da(s) conta(s) e algumas vezes do pagamento de licenças;

  • O acesso às mensagens é direto, contrariamente ao cliente de e-mail, que a cada vez que é aberto, efetuará o download do conteúdo. Nos casos de haver muitas mensagens e se elas forem pesadas, é necessário aguardar o download;

  • No caso de perda, roubo ou avaria no dispositivo de acesso, não há risco de perda das mensagens, pois elas estão no servidor do serviço de e-mail e não no dispositivo;

  • Pela mesma razão do tópico anterior, se você troca de equipamento, não tem que realizar a migração do conteúdo para o novo dispositivo, processo que dependendo do volume de mensagens e do cliente de e-mail usado, pode consumir várias horas, sem contar que exige algum conhecimento técnico que poucos têm;

  • Embora mesmo smartphones tenham razoável quantidade de memória para armazenamento de conteúdo, em muitos casos é desejável não consumir espaço que pode ser útil e necessário a outros conteúdos, com mensagens de e-mail. Todo o conteúdo ocupa espaço apenas no servidor de e-mail;

  • Se por exemplo, você tem três dispositivos diferentes (ex: notebook, tablet e smartphone), as mensagens são acessíveis por parte dos três;

  • Alguns dos clientes de e-mail mais sofisticados, são pesados e em determinados hardwares, podem apresentar lentidão, sobretudo quando se tem muito conteúdo. Já a maior parte dos webmails, é leve e consome poucos recursos;

Quando não é vantajoso usar o webmail?

Como tudo na vida, não há apenas vantagens. Não podemos dizer que são problemas, mas como dissemos anteriormente, em alguns casos as vantagens não são tão evidentes:

  • Se o seu perfil de usuário não exige que o acesso se dê além do ambiente de trabalho, o webmail e a possibilidade de acesso de qualquer lugar, deixa de ser uma grande vantagem;

  • Em termos corporativos, particularmente quando o tipo de conteúdo contido nos e-mails ou as políticas da empresa determinam, por questões de sigilo por exemplo, ter um cliente de e-mail local, instalado na máquina do usuário, com controle de senha, garante que o conteúdo só pode ser manipulado dentro da empresa;

  • O acesso ao webmail pressupõe conectividade com a Internet. Já um cliente de e-mail, configurado com POP3, todas as mensagens previamente baixadas, podem ser acessadas mesmo que não se tenha acesso à web;

  • O consumo de dados de acesso à Internet é maior, na medida em que a cada acesso, cada mensagem visualizada precisa ser novamente transferida, quando o cache do navegador usado é limpo, também conhecido por alguns, como arquivos temporários da Internet;

  • Alguns navegadores para smartphone não são 100% compatíveis com todos os recursos de alguns webmails. Mais que isso, alguns populares serviços de webmail, ainda não têm uma interface mobile ou nem mesmo são responsivos, o que prejudica a visualização e navegação;

  • Diante da necessidade de envio de mensagens com grandes anexos, é preciso aguardar primeiro o upload do anexo para o servidor, para só então conseguir realizar o envio. Na maior parte dos clientes de e-mail, o programa encarrega-se do envio do anexo e da mensagem, liberando o usuário para outra atividade enquanto a mensagem é enviada;

  • Qualquer erro, como por exemplo, o apagamento por engano de uma mensagem, é irreversível no caso de uso de webmail – a não ser que haja um backup – , pois a ação é diretamente realizada no conteúdo. Quando se usa um cliente de e-mail, configurado com POP3 e deixando-se uma cópia no servidor, sempre haverá a cópia do servidor para se recorrer, no caso de perda do conteúdo presente no dispositivo;

  • Pela proposta que privilegia a leveza e funcionalidade, não tem os mesmos recursos que alguns dos mais sofisticados clientes de e-mail oferecem, embora o essencial do serviço de e-mail, é oferecido.

Mas nem tudo é absoluto e há possibilidades que equiparam as soluções, restando uma questão de preferência pessoal. Um exemplo clássico, é quando o usuário utiliza um cliente de e-mail configurado como IMAP. Neste caso, a cada acesso ao serviço, o cliente de e-mail realiza a sincronização com o servidor de e-mail e, portanto, o conteúdo está sempre no servidor. Neste caso, se você viaja a trabalho, ainda pode acessar suas mensagens de qualquer dispositivo, usando o webmail.

Logo, o webmail é mais uma opção para garantir-lhe flexibilidade no uso do serviço de e-mail, cabendo a você decidir qual perfil de usuário você representa e se as facilidades do webmail atendem o que você precisa.

Conclusão

O webmail é uma alternativa de acesso aos serviços de e-mail, tendo surgido e popularizado-se a partir dos serviços de e-mail gratuitos e constitui uma das principais formas de acesso e gerenciamento de mensagens de e-mail.

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