Conheça as vantagens de utilizar um servidor dedicado

Foi-se o tempo em que se pensar em servidor dedicado era sinônimo de altos gastos com infraestrutura. É verdade que essa modalidade de servidor ainda tem investimento maior do que o servidor compartilhado, mas os custos com espaço de instalação, compra de máquinas e equipe de TI já não são necessários atualmente.

A verdade é que, hoje, qualquer empresa tem a possibilidade de ter um servidor dedicado a um investimento acessível, garantindo todos os benefícios que uma hospedagem como essa oferece. Por isso, preparamos este post, no qual vamos lhe passar as principais informações sobre servidor dedicado, bem como as maiores vantagens que esse tipo de hospedagem oferece. Confira!

Mas, afinal, o que é servidor dedicado?

Um servidor dedicado é um modelo de hospedagem — pode ser tanto para sites quanto para sistemas, como ERP ou Business Intelligence (BI) — em que a empresa garante um servidor exclusivo no data center. Isso significa uma customização total das suas necessidades, desde o espaço de armazenamento até a velocidade de processamento e o tamanho de memória RAM.

A principal diferença entre o servidor dedicado e o servidor compartilhado é que, nessa segunda opção, a hospedagem do site é dividida entre diversos contratantes, o que pode impactar o desempenho do servidor e limitar o funcionamento dos sistemas ou os acessos aos sites em certos momentos.

E como funciona o servidor dedicado?

Na prática, um servidor dedicado funciona tal como um data center da própria empresa. Isso porque ela consegue configurar esse serviço da maneira que desejar, de acordo com as suas necessidades. Como o nome indica, esse tipo de servidor é dedicado à empresa contratante, ou seja, o espaço não é dividido com outras empresas, o que garante um desempenho melhor.

O servidor dedicado é recomendado para minha empresa?

O servidor dedicado é recomendado a empresas com alta demanda de desempenho. Isso pode ser para sites com um volume grande de visitantes ou para sistemas que exijam grande velocidade e desempenho. Este modelo é ideal também para quem busca exclusividade em termos de serviço e infraestrutura.

Outro ponto é relacionado à segurança do site, dos sistemas e/ou das informações neles contidos. Empresas que necessitam de maior proteção dos seus dados encontram uma solução mais apropriada no servidor dedicado, já que o espaço único as protege de uma série de problemas que podem ocorrer como resultado do compartilhamento do ambiente de hospedagem.

Dessa forma, e-commerces e sites de notícias ou institucionais que armazenam e manipulam um grande volume de dados são indicados para esse tipo de hospedagem, pois ela garante maior velocidade de carregamento e evita que as páginas fiquem fora do ar em momentos com mais acessos.

Do mesmo modo, sistemas de gestão e softwares de BI (Business Inteligence) - que têm uma alta demanda por desempenho - também têm melhores resultados com o servidor dedicado.

Quais são os benefícios do servidor dedicado?

Como já dissemos em alguns pontos do post, há diversos benefícios em contratar um servidor dedicado. No entanto, vamos explicar melhor alguns deles abaixo:

1. Recursos não compartilhados

Quando uma empresa tem um servidor dedicado aos seus recursos (site, blog, sistemas, etc), ela consegue aproveitar ao máximo o desempenho oferecido com exclusividade a ela.

Por outro lado, um servidor compartilhado acaba limitando as possibilidades que a empresa tem para a utilização de suas aplicações, já que mesmo os planos mais robustos e com limites elásticos, em algum momento apresentam limitações.

Dessa forma, por mais que hoje em dia, as empresas que oferecem servidores compartilhados, utilizem máquinas com dezenas de núcleos de processamento, grande capacidade de memória e mecanismos para o controle de contas no servidor, o desempenho jamais se compara ao que um servidor dedicado pode oferecer.

Por isso, tanto sites quanto aplicações que necessitam de um alto desempenho têm no servidor dedicado a melhor solução para garantir um funcionamento adequado às suas necessidades.

2. Flexibilidade

Muitas vezes, os servidores compartilhados exigem certa limitação no desenvolvimento de aplicações por terem restrições a plugins, módulos ou scripts em páginas de sites ou em sistemas corporativos, por questões de segurança ou desempenho.

Por outro lado, com a opção do servidor dedicado, que fica exclusivo para a empresa cliente, esse tipo de situação não ocorre, pois existe grande flexibilidade de configuração no servidor, a fim de que ele atenda a todas as demandas que a aplicação hospedada exige.

Isso possibilita a realização de todos os ajustes necessários para que os sistemas ou sites hospedados se adéquem ao público a que se destinam e à sua finalidade, em vez de terem uma redução das possibilidades de desenvolvimento por qualquer restrição de hospedagem.

3. Segurança das informações

Como dissemos, ao contratar um servidor dedicado, a empresa tem acesso a um equipamento exclusivo para a utilização das suas aplicações. E é justamente essa exclusividade que garante uma segurança muito maior, tanto em relação aos dados e às informações (da empresa e de seus clientes), quanto no desempenho do servidor, que tem números mínimos de indisponibilidade, ficando no ar praticamente 100% do tempo.

Outro ponto é que data centers têm processos e mecanismos que garantem a segurança das informações, como operação em redundância, geradores de energia, salas refrigeradas, entre outras medidas que garantem maior disponibilidade.

4. Melhoria em SEO (Search Engine Optimization)

O servidor dedicado oferece IP's exclusivos para quem hospeda um site ou sistema. Isso garante que o seu endereço IP não será dividido com outras páginas que possam distribuir spam, malware, etc, ou outros problemas que poderiam afetar os resultados do seu site nos resultados de busca.

Com IPs únicos, esse problema não existe e, quando alinhamos esse ponto a outros que são considerados pelos buscadores (como velocidade de carregamento da página), há um considerável ganho em rankeamento nos buscadores. Ou seja, há influência positiva no trabalho de SEO (Search Engine Optimization).

5. Acessibilidade

Embora tenha um investimento mais alto que o servidor compartilhado, o servidor dedicado já tem um custo acessível hoje em dia, pois não são necessários altos investimentos em infraestrutura, como no passado.

Além disso, quando se contrata um serviço como esse, todos os custos com a manutenção dos equipamentos ficam sob a responsabilidade da empresa contratada, o que também tira os gastos com a equipe de TI. É uma maneira acessível de obter todos esses benefícios sem descapitalizar a sua empresa.

Todos esses benefícios estão presentes no servidor dedicado que a HostMídia oferece a seus clientes. Aqui, a busca é por manter nossos servidores rodando 100% do tempo, além de garantir a segurança das informações dos nossos clientes e dos clientes dos nossos clientes. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para a sua empresa!