Marketplace: entenda o que é e quais suas vantagens

Estamos vivendo uma época em que as vendas on-line têm crescido em números consideráveis. A facilidade de adquirir produtos e serviços na Internet faz com que os consumidores procurem essa forma de compra cada vez mais. Por conta disso, o marketplace tem crescido e adquirido muitos adeptos.

Antes de falarmos exclusivamente sobre ele, é importante que você saiba que marketplace não é sinônimo de e-commerce. Apesar de serem parecidos, eles têm objetivos e formas de trabalho diferentes.

Se deseja saber mais a fundo o que é marketplace, como funciona, suas vantagens e desvantagens, você está no lugar certo. Vamos explicar em detalhes o que essa nova tendência significa e deixá-lo expert no assunto. Confira!

O que é marketplace?

Marketplace é a junção de duas palavras em inglês: market, que significa mercado, e place, que significa lugar. O seu conceito começou a ganhar força no Brasil em 2012. É relativamente novo no nosso mercado e, mesmo assim, já tem número grande de adeptos.

De forma objetiva, o marketplace é como se fosse um shopping center, só que no ambiente virtual. É um portal colaborativo em que diversas empresas divulgam seus produtos ou serviços, e o consumidor pode escolher o mais vantajoso.

Isso faz com que seja muito mais prático. Afinal, o comprador tem acesso às ofertas de várias empresas em um único lugar.

O que difere o marketplace do e-commerce é justamente isso. Quando você entra em um e-commerce, escolhe um produto, fecha a compra e aquela empresa envia o que você adquiriu. Não existe concorrência.

Em um marketplace é diferente. Você escolhe um produto e são oferecidas opções de todas as empresas cadastradas naquele portal. Sendo assim, você pode escolher qual empresa oferece os melhores benefícios e o faz ter maior poder de escolha entre os concorrentes.

Lembra quando dissemos que o marketplace é como um shopping virtual? É justamente isso o que acontece. Por exemplo, quando deseja comprar um sapato, você vai até um shopping center, e diversas lojas estarão prontas para atendê-lo e oferecer as melhores opções e formas de pagamento. No marketplace, é possível fazer essa mesma escolha, com opções de diversas empresas, mas com a vantagem de fazer isso em sua casa.

Como funciona na prática?

Agora, que você já entendeu o que é marketplace, vamos explicar como funciona na prática. Será que compensa divulgar nessa plataforma? É possível aumentar as vendas? Os lucros vão aumentar? A resposta para todas essas perguntas é sim!

Para fazer parte de um marketplace não existem grandes segredos. Basta que você faça um cadastro da sua empresa e produtos. Logo após, os seus produtos serão divulgados, e os usuários terão acesso de acordo com seu histórico de busca.

Geralmente, você não precisa pagar nada para fazer o cadastro. A forma de captação de um serviço como esse é por comissão. Cada plataforma tem sua porcentagem própria. Por isso, é importante que você analise com atenção quanto será descontado pelo portal a cada compra realizada de um dos seus produtos.

Além disso, o pagamento para o lojista nos marketplaces não é instantâneo. Existe um prazo de liberação que varia de dois a 45 dias. É a forma que eles têm de garantir que o produto foi entregue ao consumidor. É uma maneira eficaz de evitar fraudes.

É importante ficar atento às regras de cada marketplace. Quando você se cadastra e aceita os termos daquela plataforma, está sujeito à política do lugar. Por isso, é fundamental ler com atenção cada cláusula antes de concluir o cadastro e começar as vendas.

Com tudo isso observado, é começar a divulgar e vender os seus produtos. Assim como em um shopping center a vitrine tem a força de atrair os visitantes para a loja, as fotos e as descrições dos seus produtos precisam ser bastante atraentes para levar o usuário ao clique.

Além disso, é fundamental ter um controle de estoque eficiente para atender à demanda que vai gerar. Se as suas vendas aumentam muito, é importante ter material suficiente para suprir as compras. Assim, evita avaliações negativas do seu negócio.

Quais as vantagens do marketplace?

O diferencial do marketplace é que ele é vantajoso para todos: lojista, consumidor e operador da plataforma.

Maior presença on-line

Os marketplaces têm um número de visitas imenso e, consequentemente, a sua empresa se beneficiará com isso. A visibilidade que a sua loja terá será enorme, o que vai reduzir os seus custos com divulgação e diminuir o seu investimento em tempo.

Com essa vantagem, você amplia a sua possibilidade de clientes novos, aumentando as vendas e os lucros.

Investimento baixo

A estrutura já está pronta. Você vai apenas gastar tempo para aprender a usar a plataforma e cadastrar seus produtos. Não precisará ter uma equipe para criar um site, layout, programação, suporte etc.

Além disso, cada portal tem um plano de mídia ativo, que reduz os seus custos com Marketing e também oferece uma estrutura pronta para pagamentos e envios de mercadoria, outro ponto com o qual você não precisa se preocupar. A sua única preocupação será com o comissionamento do marketplace de que faz parte.

O seu cliente ganha

A segurança que esse tipo de plataforma oferece aos clientes é um ponto que precisa ser levado em consideração. O alcance é muito maior e agrega mais valor à experiência de compra do usuário.

Quais são as desvantagens?

Falta de controle

Você alugará um espaço para divulgação, venda e atendimento. Isso faz com que não tenha total controle sobre os seus clientes. Não há como saber se eles estão sendo bem atendidos, por exemplo. Além disso, se o shopping virtual resolver encerrar suas atividades, você acabará sendo prejudicado junto, pois sua loja sairá de circulação naquele marketplace.

Afeta a sua marca

O marketplace divulga a sua marca na hora da compra. Entretanto, a marca da plataforma é muito mais forte do que a sua. Isso impede um trabalho de remarketing ativo e fidelização do cliente com a sua marca.

Contudo, diversas empresas fazem parte desse mercado, e a tendência é que elas cresçam cada vez mais. Se já entendeu tudo sobre marketplace, é só escolher qual a melhor plataforma, começar a vender mais e aumentar os seus lucros.

O que achou do nosso texto? Ficou alguma dúvida? Tem alguma experiência para compartilhar conosco? Deixe um comentário aqui embaixo!

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