Marketplace: entenda o que é e quais suas vantagens
Se você faz compras online com alguma regularidade, então é quase impossível que não o tenha feito em alguns dos marketplaces mais populares do mercado, ainda que não saiba precisamente o que é um.
Se deseja saber mais a fundo o que é um marketplace, como funciona, suas vantagens e desvantagens e quais os maiores e melhores, você está no lugar certo.
Por isso, se sua empresa quer começar a fazer vendas online, não perca mais tempo!
O que é marketplace?
Marketplace é a junção de duas palavras em inglês: market, que significa mercado, e place, que significa lugar. Ou seja, é o lugar destinado a atuação dos integrantes de um mercado, a saber empresas (fornecedores) e seus concorrentes e os consumidores, sejam eles outras empresas, sejam pessoas físicas, na Web.
Dito assim, ainda não é totalmente claro o que é um marketplace.
Para ajudar na compreensão, pense em um shopping center, que é o modelo do mundo real mais próximo que existe. Nesse espaço (place), estão reunidos vários lojistas (empresas) expondo e comercializando seus produtos / serviços aos consumidores (market).
No shopping, os consumidores têm a possibilidade de ver as vitrines, entrar nas lojas e ver os produtos que interessam, ter acesso às promoções, consultar a disponibilidade, o preço praticado, as opções de pagamento, etc.
Em um marketplace, é bastante semelhante, exceto pelo fato de que acontece no ambiente virtual (Internet), por intermédio de um smartphone ou de um desktop / notebook.
Em termos práticos, os marketplaces são plataformas de comércio eletrônico e os serviços necessários para seu funcionamento (meios de pagamento, logística de distribuição, etc), que "alugam" em regime compartilhado tudo isso, para empresas interessadas em comercializar seus produtos / serviços, sob a marca do marketplace.
Fica ainda mais fácil entender o que é um, quando pensamos em alguns dos maiores e mais populares, já que é bastante improvável que você nunca tenha feito a pesquisa de compra de nada, em um deles – Mercado Livre, Shopee e Amazon.
Ou seja, inúmeros vendedores podem usar qualquer um dos três exemplos, e vender online, sem que tenham que se preocupar com vários aspectos necessários nesse tipo de operação.
Nesse ponto, alguns podem estar pensando: “Então marketplace é o mesmo que comércio eletrônico ou e-commerce?”.
Embora existam similaridades no conceito de ambos, não são a mesma coisa!
Qual a diferença entre marketplace e e-commerce?
Voltemos à analogia do shopping center, mas agora incluindo também o comércio de rua.
Indo além, imaginemos um restaurante que tenha unidades dentro do shopping e na rua. O estabelecimento dentro do shopping tem que funcionar dentro das regras do shopping, mas também pode se beneficiar da sua infraestrutura, como estacionamento, ar-condicionado, banheiros, segurança, etc. Já a unidade de rua, apesar de precisar investir nisso tudo se quiser oferecer essas comodidades aos consumidores, pode por exemplo, funcionar em horário estendido e não ter que pagar taxas para operar dentro do shopping.
Resumindo, normalmente quando falamos no e-commerce de uma empresa, estamos falando do seu site de comércio eletrônico próprio, exclusivo para seus produtos / serviços e 100% de responsabilidade da empresa. Já o marketplace, é uma infraestrutura tecnológica compartilhada por várias empresas, as quais têm que operar sob as políticas e também com as vantagens e desvantagens da plataforma escolhida.
Tecnicamente, um marketplace é também um e-commerce, mas com características específicas, mas nem todo e-commerce, é um marketplace.
Como funciona o marketplace?
Entender o funcionamento do marketplace, passa por conhecer um pouco do funcionamento de um comércio eletrônico.
De forma genérica e resumida, quem pretende vender produtos / serviços online e por conta própria, precisa se preocupar com os seguintes pontos:
-
Site – o site de e-commerce propriamente dito e ainda que existam CMSs que facilitam muito, ainda requer um trabalho constante de manutenção e atualizações;
-
Segurança – cuidar de todos os aspectos da segurança no ambiente digital é uma das preocupações mais importantes e decisivas para o sucesso da operação;
-
Logística – ter uma logística eficiente, também é aspecto essencial;
-
Pagamentos – outro fator de alta relevância, é o gateway de pagamento, que funciona intermediando os clientes, a loja eletrônica e as instituições financeiras;
-
Marketing – criar e implantar um planejamento de Marketing Digital amplo e eficiente, sem o quê, por melhor que seja a loja e os produtos, os clientes em potencial não acessarão o site.
Em outras palavras, exige que a empresa invista tempo, conhecimento e recursos.
Quando se opta por aderir a um marketplace, todos esses aspectos são contemplados pelas maiores e melhores plataformas.
Fazer parte de um marketplace, facilita muito o trabalho necessário para vender online.
Naturalmente que o quão difícil ou fácil é, varia em função da plataforma escolhida, mas em linhas gerais, tudo começa com um cadastro da empresa e dos produtos / serviços que serão comercializados.
Geralmente, você não precisa pagar nada para fazer o cadastro e ingressar.
A forma de captação de um serviço como esse é por comissão. Cada plataforma tem suas políticas e taxas, razão pela qual é importante avaliar com atenção quanto será descontado pelo portal a cada compra realizada de um dos seus produtos.
A depender do marketplace e dos recursos oferecidos e utilizados pelo lojista, os valores que ficam com a plataforma podem variar bastante.
Portanto, é fundamental estar atento às regras de cada marketplace, lendo com atenção e compreendendo cada cláusula antes de concluir o cadastro e começar as utilizar a plataforma.
Quais as vantagens do marketplace?
Um dos principais diferenciais do atual modelo de marketplace praticado por muitos, que acaba sendo responsável pelo seu sucesso e incrível crescimento, é que ele é vantajoso para todos os envolvidos: lojistas, consumidores e o operador da plataforma.
Objetiva e especificamente, há um considerável número de vantagens para quem decide aderir a um.
1. Investimento
Os investimentos iniciais são significativamente menores:
-
Custo financeiro – o custo financeiro necessário para criar a manter a infraestrutura, basicamente se restringe ao das mercadorias em estoque;
-
Tempo – o tempo dedicado à manutenção da operação, também é sensivelmente menor;
-
Conhecimento – é sim necessário conhecimento relacionado à plataforma, porém o conhecimento exigido para criar e manter a infraestrutura própria de e-commerce, é dispensável;
-
Outros custos – outros custos que também fazem parte de uma infraestrutura própria, como logística de distribuição e equipe necessária, podem ser apreciavelmente menores.
2. Visibilidade
Os maiores e mais populares marketplaces têm um número de visitas imenso e, consequentemente, a sua empresa terá muito maior visibilidade.
Isso traz outros benefícios diretos e indiretos, como a redução dos seus custos com divulgação e maior número de vendas.
3. Público
Como o marketplace conta com produtos de diferentes segmentos e marcas mais variadas, ele recebe um público muito mais amplo e diversificado do que aquele que entraria em um site de comércio eletrônico próprio.
A consequência mais impactante dessa realidade, é que seu negócio pode atingir públicos que inicialmente não seriam mirados por suas estratégias de Marketing e Vendas, inclusive aqueles que nem estavam procurando pelos seus produtos.
Essa característica favorece bastante o crescimento da carteira e do negócio, além de contribuir para a ampliação do seu mix de produtos.
4. Alcance
Os maiores marketplaces já oferecem soluções para que até mesmo os menores negócios tenham um alcance nacional, atingindo consumidores que provavelmente não seriam alcançados por uma loja virtual própria.
5. Segurança
Um dos aspectos mais essenciais no comércio online, é a segurança.
O investimento das principais plataformas nesse quesito, é grande e constante, tanto para que a operação seja segura para os consumidores, como também para os vendedores, que são também clientes do operador da plataforma.
6. Operação
A operação comercial e tudo que ela envolve, como distribuição, métodos de pagamentos, suporte técnico da plataforma, plano de mídia, entre outros, torna-se bem mais simples do que a manutenção disso tudo em um site próprio.
7. Benefícios aos clientes
Os clientes têm benefícios diversos, alguns dos quais não seriam possíveis em uma solução própria:
-
Segurança – atualmente os marketplaces garantem as compras, bem como oferecem mecanismos para garantir que estão seguros das principais ameaças digitais;
-
Comodidade – tal como é nos shoppings, é mais cômodo comprar no marketplace, por conta dos apps que todos já tem instalados, da padronização das informações disponíveis, da possibilidade de comparar as alternativas e até do suporte fornecido;
-
Agilidade – a depender do tipo de produto, do horário da compra e do contrato de distribuição com a plataforma, há compras que são entregues até no mesmo dia;
-
Confiança – as marcas associadas aos principais players do segmento, já são bastante conhecidas e que somadas às políticas adotadas, contribuem para a confiança dos clientes, que se sentem mais tranquilos e seguros em comprar;
-
Fidelização – clubes de fidelidade, cashback, promoções e descontos, representam ganhos financeiros que atraem os clientes e aumentam sua fidelização;
-
Costume – os benefícios acima e quando a plataforma oferece recursos que facilitam a compra, os clientes se acostumam a recorrer a ela para suas compras.
Ou seja, os benefícios aos clientes, faz com que na maior parte dos casos, eles optem por adquirirem por intermédio de um marketplace que já conhecem e estão acostumados, em detrimento de outras opções.
8. Presença online
Outro benefício inegável, é o grau de presença online possível. Isso porque aderir a qualquer uma das plataformas existentes, não impede que sua empresa também esteja em outras. Assim, se for o caso, é possível ter sua loja no Mercado Livre, na Shopee e na Amazon.
Se for o caso, há também marketplaces de nichos específicos, como Aibnb, Decolar, Booking, Webmotors, iFood, Netshoes, Shein, Mobly, entre outros.
E se já não fosse bastante, ainda é possível ter em paralelo seu próprio site de e-commerce, situação que muitas empresas escolhem.
Quais as desvantagens do marketplace?
Apesar da enorme evolução desse modelo de comercialização online e das inegáveis vantagens, há também algumas poucas desvantagens que precisam ser consideradas.
1. Autonomia
Apesar dos melhores marketplaces fornecerem um espaço completo para divulgação, venda e atendimento, ele nem sempre contará com todos os recursos possíveis que uma solução própria pode oferecer. Em outras palavras, caso sua empresa queira algum recurso específico, como por exemplo, prestar atendimento por meio de um chatbot, não será possível, ou ter que se limitar ao que a plataforma oferece.
2. Métricas
O conjunto de métricas e dados de acesso, são restritos e variam de acordo com cada opção de marketplace. Não há como saber se eles estão sendo bem atendidos, por exemplo.
3. Imagem da marca
O marketplace divulga a sua marca na hora da compra. Entretanto, a marca da plataforma é muito mais forte do que a sua. Isso compromete um eventual trabalho de remarketing ativo e fidelização do cliente com a sua marca.
Além disso, os lojistas precisam se adequar ao layout / design da plataforma, o que dificulta a criação de uma imagem claramente distinguível e reconhecível pelos consumidores.
4. Custos
Se por um lado há diminuição em alguns custos e investimentos, por outro, há as taxas de serviços e comissões que são cobradas sobre cada venda realizada, além de outros eventuais custos que podem incidir de uma plataforma para outra.
É preciso fazer um estudo meticuloso de como esses custos afetam as margens de lucro, o que pode ser um fator decisivo especialmente para os pequenos lojistas e os novos empreendedores.
5. Dependência
Se o shopping virtual resolver encerrar suas atividades, ou promover mudanças profundas nas suas políticas, ou ainda, aplicar um aumento importante nas taxas de serviço, a sua empresa pode ser duramente afetada.
6. Concorrência
Por conta das vantagens e do enorme crescimento observado nos últimos anos, atualmente há uma infinidade de lojistas participando, o que na prática significa que dentro da plataforma escolhida, seus produtos disputarão espaço com vários concorrentes seus.
Quais os maiores e melhores marketplaces do Brasil?
A disputa pelo posto de maior no segmento, é bastante acirrada. Nessa batalha, os operadores das plataformas investem cada vez mais em melhorias nos seus sites, nos recursos oferecidos, nas soluções logísticas, nas tecnologias empregadas e na atração de clientes, o que é bom para as duas pontas da cadeia.
Assim, a VIA (Casas Bahia, Ponto e Extra), um nome que já foi o maior no Brasil, hoje já não figura mais nem na lista dos 5 maiores em termos de número de acessos, o que não significa que ainda não seja uma boa opção para determinados negócios.
A avaliação do quão boa uma plataforma, passa por avaliar os termos de uso e políticas, as taxas e comissões, as tecnologias empregadas e recursos oferecidos aos clientes, os principais nichos e públicos atraídos, entre outros aspectos.
Na lista a seguir, constam os principais nomes do mercado, ressaltando que por conta do dinamismo desse mercado, a ordem em que aparecem, não necessariamente reflete um ranking preciso:
-
OLX;
Conclusão
Os marketplaces oferecem um conjunto de facilidades e vantagens, que tornam acessível mesmo aos pequenos negócios, ingressar no mundo das vendas online.