Saiba porque o WhatsApp Business é bom para seu negócio

Surgido em 2009, o WhatsApp inicialmente parecia apenas mais um concorrente no segmento de comunicadores, primeiramente sendo lançado apenas para o iOS e aos poucos disponibilizando as versões para os aparelhos da BlackBerry, os equipados com sistema operacional Symbian OS (principalmente Nokia) e por último, para o Android e Windows Phone.

Rapidamente e por meio de um crescimento vertiginoso, tornou-se o líder no segmento de serviços de mensagens instantâneas, ao ponto que em 2023 ostentava a incrível marca de mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente.

Esse sucesso incontestável fez com que as empresas começassem a usá-lo e fez surgir o WhatsApp Business, que logo se tornou uma excelente ferramenta para fazer negócios.

É sobre suas características e qualidades, que trataremos hoje.

O que é o WhatsApp Business?

Lançado em 18 de janeiro de 2018, primeiramente para Android e em 4 de abril de 2019, a versão para iOS, o WhatsApp Business é a opção do aplicativo / serviço, especialmente destinado ao uso pelas empresas.

A versão Business difere da “tradicional”, por oferecer funcionalidades pensadas para comunicação rápida, simples, direta entre empresas e os seus clientes, mas também tem sido frequentemente usada com os parceiros e fornecedores.

Quais as principais características do WhatsApp Business?

As principais características da versão Business do WhatsApp e seus respectivos benefícios, são:

  • Facilidade de uso – apesar de contar com recursos exclusivos, a interface é a mesma do WhatsApp para consumidores, o que torna o uso por parte das empresas e clientes, bastante fácil, afinal as pessoas já estão familiarizadas com seus recursos e princípios de uso;

  • Perfil verificado – por meio da “contas de empresas confirmadas”, a plataforma utiliza de um conjunto de critérios para conceder um selo de verificação, incluindo o fato de a empresa ser reconhecida, que funciona como uma garantia para os consumidores de que estão interagindo sob alguns padrões e segurança;

  • Catálogos – recurso que consiste de uma espécia de vitrine móvel, na qual as empresas podem compartilhar com seus clientes, informações sobre os seus produtos / serviços, incluindo detalhes de cada um, imagem e até preço, caso queiram;

  • Carrinho – o cliente que visualiza o catálogo, tem a opção de clicar em um botão que adiciona o item a um carrinho, que uma vez concluído, fica acessível para o atendente informar as opções de pagamentos disponíveis para aquisição;

  • Localização – um importante recurso para negócios que prestam atendimento presencial aos clientes, é a possibilidade de incluir informações de localização, de forma que se o usuário clicar no mapa, pode usar o sistema de navegação por GPS para ir até a empresa;

  • Mensagens – o sistema de chat também conta com algumas facilidades, como textos pré-programáveis para mensagens de saudação, de ausência e mensagens rápidas, de modo que as conversas sejam mais dinâmicas e dentro dos padrões de atendimento do negócio, agilizando o trabalho para o atendente e evitando que o cliente tenha que esperar muito por determinadas respostas;

  • Estatísticas – a versão disponibiliza algumas métricas que ajudam a ter uma noção básica de como o trabalho vem sendo feito, permitindo assim identificar eventuais melhorias que precisem ser implantadas, bem como as estratégias que estão funcionando;

  • Etiquetas – o sistema de atribuição de etiquetas coloridas identificadoras de clientes, as quais facilitam visualmente segmentar os clientes, filtrar os contatos e classificar as conversas, além de tornar mais fácil o envio de respostas rápidas e o envio para listas de transmissão, com base na seleção de etiquetas específicas;

  • Cartão de visita – diferentemente da versão “tradicional”, o perfil de usuário Business, funciona como um cartão de visita, na medida que permiti incluir o logo da empresa, um telefone de contato, a possibilidade de compartilhar o contato com outros, o segmento de atuação, o endereço físico, horário de funcionamento, um endereço de e-mail e até os links para o site e as demais redes sociais da empresa. Consta também a data desde quando a empresa é cadastrada;

  • Múltiplos aparelhos – é possível ter até quatro dispositivos usando a mesma conta Business (mesmo número de celular), o que amplia as possibilidades de atendimento por mais pessoas trabalhando simultaneamente. Como é possível colocar os nomes dos atendentes de cada dispositivo, é possível saber os operadores responsáveis por cada conversa;

  • Botão no Face e Insta – é possível colocar um botão no Face e no Insta da empresa, que uma vez clicado, permite aos clientes entrar em contato por meio do WhatsApp Business, sem que tenha que sair das redes sociais. Facilita demais o contato por parte dos clientes;

  • API – a API – Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação, em português) – permite que desenvolvedores integram a conta comercial a outras aplicações, como por exemplo, um chatbot (robô de chat) ou uma plataforma de CRM.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp Business?

Entre as vantagens, aquela que é possivelmente a principal responsável pelo seu crescente nível de adesão, é a facilidade de estabelecer comunicação com os clientes por meio de um canal rápido e que tanto os atendentes, quanto os possíveis consumidores, já estão familiarizados e já dispõem em seus smartphones.

No Brasil, o WhatsApp aparece como o segundo lugar no ranking das redes sociais mais utilizadas, ainda que não seja uma rede típica como a maioria. Em outras palavras, o híbrido de aplicativo / serviço caiu no gosto do brasileiro, que até deu o apelido de “Zap” e o usa como principal meio para se comunicar com os amigos, com os parentes, os colegas de trabalho, enfim, com todo mundo.

Sem dúvida que esse é um apelo importante, afinal nenhum utilizador – cliente ou atendente – precisa aprender e se familiarizar com uma ferramenta específica e nem instalar nada para qualquer demanda com a empresa.

Pense que se fosse o caso, o cliente utilizaria apenas quando precisasse ou quisesse fazer contato e, portanto, poderia não se sentir tão à vontade e ainda exigiria dele instalar um app para tanto. Nada prático.

Mas vamos listar todas as vantagens em usar a versão Business do Zap para o seu negócio:

  • Gratuito – por enquanto o serviço é gratuito, o que certamente é também um diferencial importante, especialmente para micro e pequenas empresas, as quais soluções do tipo poderiam ser bastante caras e, por essa razão, inacessíveis;

  • Popular – o índice de popularidade do Zap, como mencionamos implica familiaridade para todos os utilizadores e evita que se tenha que “obrigar” os clientes a acessarem algo mais específico;

  • Aceitação – outra consequência direta da sua popularidade e que somada a forma ágil e difundida de comunicação, é o ótimo nível de aceitação como ferramenta de contato com empresas;

  • Alcance – mais outra decorrência da popularidade, é o alcance, seja porque a quantidade de possíveis clientes alcançada é grande, seja porque ela não conhece limites geográficos e que canais como o telefônico, podem representar;

  • Canal de atendimento – a quantidade e variedade de canais de atendimento é sempre importante e nesse sentido o Zap Business, por tudo o que vimos, representa uma alternativa essencial;

  • Objetivo – a equipe de desenvolvimento do Business mantém a lista de recursos enxuta, mas que são suficientes e concebidos para que o atendimento seja objetivo e prático;

  • Segurança – a criptografia de ponta a ponta, já presente há muito na versão tradicional, também faz parte da versão para empresas, sendo um importante componente para a segurança e privacidade dos contatos;

  • Integração – por intermédio da disponibilização da API, as empresas que podem investir em desenvolvimento, são capazes integrar o Business a uma variedade de outros sistemas e potencializar ambos;

  • Vendas – graças aos seu recursos e aceitação, constitui uma importante ferramenta de apoio a Vendas.

Conclusão

O WhatsApp Business tem se consolidado como uma ferramenta essencial nas empresas para suporte e melhoria no atendimento e nas vendas aos clientes.

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