Como as imagens no site ajudam a vender?
O sucesso de serviços, plataformas e sites baseados em imagens, com o Instagram ou o YouTube, é apenas um dos indicativos do quão visual se tornou a Internet nos últimos anos.
Mas e o seu site? Ele sabe tirar proveito disso? Que importância você dá às fotos do seu site? Como elas podem contribuir para você vender mais?
A depender de que tipo de site você tem, as imagens podem ser tão ou mais importantes que vários outros aspectos e é sobre que cuidados dispensar a esse importante recurso, o nosso bate-papo de hoje.
Qual a importância das imagens no site?
Sabe aquele produto recém-lançado, que promete um design moderno e cheio de novidades? Qual você acha que será o comportamento dos consumidores que eventualmente demonstraram interesse e resolvem acessar o site da empresa para saber mais?
Procurar a galeria de fotos do produto ou quem sabe um vídeo da sua apresentação, no qual seja possível observar os tais detalhes.
Sim, porque há quem queira saber os aspectos técnicos ou as especificações que justificam o lançamento e que supostamente o tornam melhor que os concorrentes e que geralmente constam na forma de tabelas. No entanto, as imagens são o caminho mais curto para a maioria. Desnecessário dizer o papel que o componente visual cumpre nessa tarefa, não é mesmo?
Aliás, é bem anterior à Internet e qualquer dos seus sites, a célebre frase – “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Não é nossa intenção polemizar a questão ou discutir o seu lado filosófico, mas é inquestionável que existem sim uma variedade de situações nas quais ela é perfeitamente aplicável.
Tente explicar o que mudou na aparência da nova geração de um modelo de automóvel. A depender do quão talentoso você é na escolha das palavras, pode dar ao seu interlocutor, uma ideia bastante boa das mudanças, mas será que por mais detalhista que você seja, a ideia produzida será ao menos igual a uma boa foto?
Improvável…
Independente de exemplos, analogias e comparações e sendo mais objetivos, existem algumas razões que justificam a importância das imagens em um site:
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Estética – boas imagens e se bem pensadas em relação ao layout e design do site, contribuem para a sua estética e consequentemente tornam a experiência de navegação pelas páginas mais agradável;
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Tendência – a utilização cada vez maior de imagens no processo comunicativo, não é mais uma tendência. Já se consolidou. O que é tendência, é a crescente preferência dos visitantes por conteúdos visuais;
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Comunicação – a depender do contexto, o processo de transmissão da mensagem no processo comunicativo, é mais eficiente e completo, como no exemplo da foto do novo automóvel;
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Tempo – na medida que se consegue transmitir mais informação ou se evita fazer uso de muitas palavras para traduzir a imagem, poupa-se tempo do visitante;
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Exatidão – o desenho técnico é provavelmente o melhor exemplo de que só uma imagem é capaz de exprimir com exatidão / correção, algumas coisas;
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Detalhamento – ainda usando um exemplo automotivo, há outra forma melhor de falar ao visitante do site como se parece o cofre do motor de um Ferrari? O nível de detalhamento que uma boa foto dá, é incomparável;
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Cores – a função das cores e como elas aparecem nas imagens, também não encontra paralelo na comunicação verbal;
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Tipos de clientes – há tipos psicológicos de clientes – os visuais e em parte também os cinestésicos – que são prioritariamente estimulados pelo que veem.
Obviamente a lista acima pode ser razoavelmente estendida, como o componente emocional que pode estar vinculado a uma imagem, o que é muitas vezes explorado em fotojornalismo ou mesmo em Marketing. Porém já é suficiente ao nosso propósito de destacar a relevância das imagens nos sites.
Como as imagens no site ajudam a vender?
A lista de tópicos que fizemos anteriormente em parte responde a essa pergunta e que não consta aqui por questões meramente retóricas.
Lá por volta dos anos 2000, quando os sites de e-commerce não eram tantos, muitos ditos “especialistas” afirmavam que o comércio eletrônico ficaria restrito a alguns poucos segmentos.
Argumentavam, por exemplo, que não dava para comprar roupa pela Internet, afinal era preciso ter o produto em mãos, analisar a peça de vestuário, saber qual o seu tecido, provar e ver como ficava no corpo. Enfim, não tinha como.
O mesmo raciocínio se aplicava a uma ampla variedade de produtos e que supostamente a compra online impunha limitações.
Não é de hoje que sabemos que esse tipo de “previsão” não só foi errada, como sites como Shein estão presentes em vários países e têm números incríveis de vendas.
Parte da superação desse e de outros paradigmas, deve-se justamente ao uso inteligente da imagem.
As imagens podem contribuir para que a venda ocorra, de diferentes formas, como por exemplo:
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Ajudam o consumidor a saciar sua curiosidade sobre a aparência do produto;
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Mostram detalhes e sutilezas difíceis de explicar em palavras;
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Exibem aspectos do produto que às vezes são negligenciados pela empresa, mas que podem ser de relevância para alguns consumidores;
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Boas galerias são uma alternativa visual do portfólio da empresa;
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Valorizam os aspectos estéticos do produto, quando esse é um fator de importância (ex: roupas);
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Quando são em quantidade e variedade suficiente, que dispensam que o consumidor tenha que ter o produto em mãos para avaliar;
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Demonstra variadas possibilidades de uso e adequado ao uso quotidiano;
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Se mostra o produto dentro de uma perspectiva realista. Tem a ver com dimensões, proporções e condições de uso real;
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Contribuem para que o consumidor se imagine usando o produto;
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Quando o produto – ou um serviço também – tem naturalmente um forte vínculo visual, que é o caso por exemplo de sites de imobiliárias e naturalmente qualquer e-commerce, ou do portfólio online de um fotógrafo, no caso de serviços;
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A grande maioria dos sites de e-commerce usam fotos dos fabricantes dos produtos que vendem. Se suas fotos são boas e em boa variedade, as que eles exibirão também serão.
Por outro lado, isso não significa que chegou a hora de mudar tudo no seu site e o entupir de fotos em todas as páginas.
Quando as imagens não bastam ou não são tão importantes?
Se é verdade ou não, não sabemos, mas circula por aí uma frase supostamente atribuída ao dramaturgo, escritor, poeta e jornalista Millôr Fernandes e que por ser um exímio artista no uso da palavra, faz-nos acreditar que sim: “Se uma imagem vale mais do que mil palavras, então diga isso com uma imagem”.
Pensando um pouco a respeito e usando alguma criatividade, até é possível ter algumas ideias de como fazer.
Porém, esse é um exemplo suficiente para provar que não se trata de uma absoluta verdade e aplicável em toda e qualquer situação.
Como transformar os livros, as poesias e os artigos jornalísticos do Millôr em imagens? Ou esse mesmo texto que você agora lê?
E com os sites, não é diferente. Alguns tipos inclusive obrigam uma boa carga de texto, como é o caso dos fóruns de discussão, onde até podem haver algumas imagens ilustrativas a depender do assunto, mas o conteúdo textual é o mais importante.
Um engenheiro que precisa de notebook para executar programas da sua rotina de trabalho, pode até se entusiasmar com sua aparência ricamente ilustrada por uma bela e ampla galeria de imagens, mas prevalecem as especificações técnicas do equipamento na sua decisão de compra.
Muitos conteúdos técnicos não podem ser substituídos por fotos.
Isso fica evidente em um tipo de conteúdo altamente popular, que são os vídeos de avaliações de produtos e unboxing. Por mais que a pessoa exiba em detalhes os produtos, invariavelmente em algum momento as especificações técnicas do produto são faladas.
Por fim, mas não menos importante, apesar das imagens também serem um recurso cada vez mais explorado em SEO e se bem produzidas e utilizadas, também servirem para trazer visitantes, os principais fatores de ranqueamento ainda são prioritariamente fundamentados em palavras.
Como usar imagens nos sites?
Nesse ponto você deve estar convencido da relevância das imagens para diferentes tipos de sites e que isso não significa transformar o seu site em uma imensa galeria de imagens.
Mas apenas colocar uma boa quantidade de fotos / imagens, não é garantia de nada.
É preciso alguns cuidados, sem o que os resultados não virão.
1. Produção das imagens
A primeira grande regra, é cuidar da produção das imagens, que independentemente do fato de serem fotos ou imagens produzidas em um editor (ex: Corel Draw ou Adobe Illustrator), precisam de alguns cuidados.
No caso de fotos, é altamente recomendável recorrer aos profissionais da área – os fotógrafos profissionais. Saiba que há os que são especializados em alguns temas e isso pode fazer toda a diferença no resultado final. Geralmente o que tem experiência em automóveis e, portanto, em movimento, pode não ser tão bom com alimentos.
A mesma dica serve para as imagens vetorizadas e criadas em editores. Investir em um profissional experiente, faz toda a diferença.
Cuidado com imagens produzidas por Inteligência Artificial. Ainda a depender do tema, os resultados são questionáveis e há alguns serviços que estão sofrendo problemas relacionados com direitos autorais.
2. Realistas / Fidedignas
Tanto no caso das fotos, que podem sofrer edição (ex: Photoshop), quanto na produção de imagens vetorizadas, o resultado deve ser fiel ao produto físico.
Exagerar na edição para que o produto pareça melhor do que é, pode ter consequências bastante ruins, como decepção quando o cliente tem o produto em mãos ou pior ainda, se ele sentir que foi enganado.
Algumas vezes fotos passam por tanto processamento, que deixam de parecer fotos e se assemelham a ilustrações, o que também impacta negativamente, gerando desconfiança no consumidor.
3. Situações de uso real
Deve-se buscar cenários de uso real do produto. Tanto porque o consumidor pode vislumbrar e se enxergar fazendo uso dele, como porque demonstra transparência.
Quando você fala sobre as dimensões e a portabilidade do produto e ao lado tem uma foto de alguém colocando-o no bolso da calça, o consumidor consegue idealizar seu tamanho aproximado por comparação com a mão do modelo e com o bolso da calça.
Essa é uma prática comum em muitos produtos, como por exemplo, celulares.
4. Quantidade e variedade
A quantidade e a variedade das imagens é também de importância crucial.
Elas devem esgotar todas as perspectivas que podem interessar.
Pense em um notebook, produto cuja disposição das conexões (USB, alimentação, fone, leitor de cartões, etc), aspecto e disposição do teclado e touchpad, tela, altura / espessura, tampa, são aspectos que o usuário se importa.
Isso tudo só consegue ser transmitido, se houver variedade e quantidade que explore o produto sob os mais diferentes ângulos e dando ênfase nos detalhes importantes.
5. Visualização / exibição
Atenção com a tecnologia usada para visualização / exibição das fotos, particularmente no caso de galeria de imagens.
Não é raro clicarmos em recursos do tipo e eles não funcionarem direito. Os problemas de visualização podem ser quase tão negativos quanto não ter fotos ou elas serem ruins quanto ao tamanho ou qualidade, que é o nosso próximo cuidado.
O adequado é ter isso ajustado tanto para a versão mobile do site, como para a versão desktop, já que é bastante comum tentarmos navegar em galerias que foram concebidas para desktop e quando tentamos visualizar no celular, ou vice-versa e as imagens carregam em dimensões incompatíveis com o tamanho e resolução da tela.
6. Tamanho e qualidade
É comportamento padrão na maior parte das galerias de imagens que ao clicar em uma foto, ela seja exibida em versão maior e de melhor qualidade e ainda possa ser aplicado mais algum nível de zoom.
Porém é também muito comum que ao agir assim, o usuário ou não tenha uma versão tão maior e que lhe permita ver os detalhes, ou a imagem está em uma resolução baixa ou a qualidade da imagem não é compatível ao sei tamanho. Ou seja, apenas foi ampliada uma imagem originalmente pequena,
Qualquer que for o caso, o suposto benefício de ter fotos, acabou de se perder.
Mas cuidado! Isso não significa colocar imagens muito grandes em termos de dimensões e que não possam ser visualizadas nas telas menores, nem tampouco imagens tão pesadas que deixam o site lento.
Lembre-se também que nem todo mundo tem 5G ou acesso Wi-Fi de boa velocidade, o tempo todo. Foi-se o tempo das conexões lentas, em que os usuários tinham paciência para esperar o carregamento.
Conclusão
Saber por que, quando e como usar fotos e imagens no seu site, pode ser tão importante quanto qualquer outro tipo de conteúdo para vender.