O que é CDN, para quem serve e principais vantagens

O caráter global da Internet tem muitas implicações e dentre essas muitas, uma pode afetar de modo importante a experiência do usuário e que é a localização geográfica do usuário e do site acessado.

Para resolver o que pode ser um problema para alguns tipos de site e respectivo conteúdos, que existe a CDN.

Se você quer saber o que é uma CDN e se esta pode ser uma solução para seu negócio na Internet, acompanhe-nos até o fim.

O que é CDN (Content Delivery Network)?

CDN é um acrônimo ou sigla para o termo em inglês Content Delivery Network e que em português é Rede de Distribuição de Conteúdo.

Em termos práticos, se você sabe como funciona a Internet, sabe que ao digitar uma URL qualquer no seu navegador, o conteúdo que será exibido nele é resultado do envio de todos os arquivos (HTML, imagens, CSS, etc) que integram a página a ser exibida, por parte do servidor web em que esse conteúdo está hospedado.

Na prática e para muitos casos, a infraestrutura que compõe a rede mundial de computadores, dá muito bem conta do recado e o resultado é um acesso normal e satisfatório, independente de qual lugar do planeta este servidor esteja localizado.

Mas há casos, especialmente para alguns tipos de site e características de visitação, que um visitante geograficamente distante do servidor em que os dados estão hospedados, pode experimentar algum tipo de lentidão, por conta desse distanciamento físico.

É quando a CDN passa a fazer sentido.

A tecnologia basicamente consiste em usar uma rede de servidores geograficamente distribuídos, chamados de Pontos de Presença (PoP, do inglês), os quais armazenam em cache – cópia dos dados / conteúdos previamente armazenados – para fornecer ao usuário com base em proximidade.

Dessa forma, se um visitante localizado em Portugal efetua o acesso a um site cujo conteúdo está originalmente hospedado em um servidor no Brasil, a CDN fornecerá o mesmo conteúdo, porém a partir de um servidor de sua rede, também localizado no mesmo país ou no PoP mais próximo fisicamente disponível.

Os servidores da rede de distribuição de conteúdo, são “alimentados” do conteúdo ainda presente no servidor localizado no Brasil, em nossa situação hipotética.

Esse servidor ainda desempenho papel fundamental, já que é por exemplo, nos casos de alterações e atualizações de conteúdo, é nele que são feitas as mudanças, cujo conteúdo é posteriormente cacheado para os servidores da rede.

Atualmente a maioria das grandes empresas na Internet com atuação global, usam CDN, justamente por exigências da sua presença digital.

Mas será que essa é uma solução para todos?

Para quem serve o CDN?

De forma geral, sites com muita visitação, a qual é geograficamente distribuída, grande volume de conteúdo, que demandam largura de banda, tráfego elevado, nos quais disponibilidade e desempenho são ainda mais decisivos, são bons candidatos ao uso da solução.

Mas se tudo o que você tem é um site institucional e um blog da empresa e sua visitação é predominantemente regional e está na casa de algumas centenas de visitantes e o desempenho do site está absolutamente adequado, possivelmente a principal motivação para adoção de uma CDN – a latência – não seja um problema.

O que se conhece por latência, é o tempo decorrido entre uma requisição e a resposta a esse pedido. Em outras palavras, é o tempo decorrido entre o navegador “pedir” uma imagem e o servidor no qual a imagem está hospedada, começar a entrega.

Essa latência é influenciada por vários fatores:

  • Largura de banda disponível, tanto do usuário como do servidor;

  • Desempenho do servidor;

  • Ocupação e sobrecarga do servidor em que o site está hospedado;

  • Configurações do ambiente de hospedagem, como por exemplo, uso ou não de cache;

  • Demanda vs capacidade de atendimento às requisições;

  • Distância geográfica entre visitantes e servidor de hospedagem.

Como se vê, a distância física entre o usuário e o servidor no qual o conteúdo é hospedado, é sim um fator de influência, mas não é o único.

Por isso, antes de simplesmente buscar uma CDN para resolver eventuais problemas de lentidão, saiba que o simples fato de ter um servidor no Brasil ou no exterior, pode não ser a causa do problema.

É preciso ter em mente que os valores pagos por esse tipo de solução, baseiam-se em tráfego de dados, geralmente da ordem de alguns centavos por Gb, variando de acordo com o fornecedor.

É importante salientar que uma CDN pode trazer vantagens indiscutíveis para muitos negócios na web e questionar a eficiência da solução, não é o caso. A questão é que nem todo mundo precisa ou verá ganhos significativos que justifiquem o investimento.

Vantagens do uso da CDN

Em determinados cenários, optar por uma CDN não é apenas uma questão de escolher alternativas, mas uma necessidade.

Portanto, partindo do pressuposto que você é um candidato à solução, as vantagens e o atendimento das suas necessidades, são inegáveis:

1. Desempenho

Os principais serviços de CDN comprovam por meio de dados – e não apenas argumentos – que conseguem melhorar o desempenho, por meio da redução da latência.

Todo mundo espera sites com bom desempenho, porém há casos em que esse fator é ainda mais decisivo.

2. Disponibilidade

A disponibilidade é outra vantagem normalmente associada.

Ao contar com uma rede maior de servidores em que o conteúdo está disponível, são drasticamente menores as chances de um serviço ou mesmo o site inteiro estar inacessível por um problema no servidor.

3. Segurança

Os aspectos de segurança que estão sob ameaça por conta de questões como ataque DDoS, são mais facilmente contornáveis, uma vez que uma ameaça desse tipo precisa ser bem mais severa para deixar inacessível uma rede de servidores, comparativamente a apenas um servidor.

4. Escalabilidade

Redes de distribuição de conteúdo por sua própria natureza – muitos servidores – são bem mais flexíveis para suportar aumento de demanda de visitação e assim picos de visitação ou mesmo um aumento orgânico na demanda do conteúdo, são naturalmente assimiláveis.

5. Redução de custo

Dependendo do tipo de solução usada, como é o caso de algumas soluções de cloud computing, quando se tem elevado consumo de banda, processamento e memória, o cliente que migra para algumas soluções CDN, pode até observar uma redução de custos de hospedagem em nuvem.

6. Melhores métricas

Algumas métricas podem ser afetadas favoravelmente como resultado de melhora de desempenho, como por exemplo, taxa de conversão e engajamento e consequentemente até melhor posicionamento nas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de busca).

7. Reputação digital

Desempenho, segurança e disponibilidade do site, são fatores que somados ao atendimento, ao relacionamento, ao conteúdo, entre outros, contribuem e podem ser decisivos no processo de construção da sua reputação digital.

Conclusão

A rede de distribuição de conteúdo é um serviço que visa melhorar a performance para distribuição de conteúdo de sites de visitação global, diminuindo a latência existente na entrega de conteúdo aos visitantes.

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