Como responder perguntas ajuda a criar conteúdo do blog?

Para muita gente, apenas criar conteúdo para um blog, já não é das tarefas mais simples. Se além disso, tiver que torná-lo atraente e útil, o trabalho se torna mais complicado. E se somados a esses objetivos, ainda houver a preocupação de posicionar bem, faz parecer uma missão quase impossível.

E se nós dissermos que é possível preencher todos os três requisitos, usando um método fácil e eficiente?

Se você é responsável pela produção de conteúdo e enfrenta os mesmos desafios a cada conteúdo que elabora, venha descobrir como mudar esse cenário.

Os desafios dos produtores de conteúdo

Só quem tem que criar frequentemente novos conteúdos para alimentar um blog, sabe que esse é um trabalho cercado de desafios.

O primeiro desafio para muitos, é simplesmente escrever! Algumas vezes é difícil dar o primeiro passo e começar o blogpost do zero e o que nós chamamos de definir a abordagem e o enfoque que será dado ao tema central.

Mas além disso, há outros desafios na produção do conteúdo:

  • Tamanho – definir a quantidade de palavras do conteúdo, é uma das dúvidas que muitos têm. Para ajudar a respondê-la, é recomendável ler “Qual o tamanho ideal de um blog post?”;

  • Criatividade – há dias que parece que falta criatividade, mesmo usando técnicas como brainstorming;

  • Originalidade – em tempos nos quais parece que é possível encontrar respostas para tudo, ser autêntico não é fácil, mas usando alguns “truques”, é possível conferir originalidade ao conteúdo.

Técnicas para criar blog posts

A criação de um blog post pode envolver uma série de técnicas, as quais são aplicáveis a depender do contexto e do propósito do blog.

Assim, um mesmo blog pode ter postagens as mais diversas, como por exemplo:

  • Explicar um conceito, ou quem sabe uma tecnologia;

  • Contar uma estória (storytelling) ou fazer um relato histórico;

  • Ensinar alguma técnica ou um passo a passo de algum procedimento;

  • Apresentar e/ou avaliar um produto ou serviço;

  • Discutir um assunto;

  • Apresentar um posicionamento em relação a um tema;

  • “Vender” uma ideia;

  • Enumerar e comentar vantagens e desvantagens de alguma coisa.

Enfim, tal como acontece no blog da HostMídia, os assuntos aqui tratados assumem abordagens variadas de acordo com o tema e com o interesse dos nossos leitores.

Nos conteúdos voltados para leigos, abusamos dos exemplos e analogias, a fim de facilitar a compreensão. Já nos conteúdos mais técnicos, há mais uso de terminologia específica e frequentemente usam o princípio de post pilar e posts satélites, porque é comum serem assuntos mais amplos e apropriados para esse tipo de estrutura.

Ou seja, identificar qual a técnica mais adequada para o tipo de assunto tratado, é o ponto de partida.

Nesse sentido, os temas técnicos, os conceitos e as tecnologias, geralmente podem ser desenvolvidos usando a técnica de fazer e responder a perguntas-chave sobre o tema principal.

Como criar um blog post usando perguntas-chave e respostas?

O princípio central dessa técnica, é que mesmo que a criatividade e as ideias faltem, é possível elaborar um conteúdo que responda as principais e mais comuns dúvidas dos visitantes e, portanto, seja ao mesmo tempo útil, atrativo e tenha razoável probabilidade de posicionar bem.

Para tanto, são usados dois princípios bastante simples: pronomes, advérbios e conjunções e o Google.

1. Usando pronomes, advérbios e conjunções

Os blog posts mais bem posicionados nas páginas de resultados dos motores de buscas (as SERPs), sempre contém:

“o que”, “quais”, “como”, “por que”, “onde”, “quando”, “quem”.

Ou seja, são palavras que costumam acompanhar a palavra-chave pesquisada e que são responsáveis por dar diferentes significações a ela.

Usemos como exemplo a palavra-chave “Marketing Digital”.

Ao consultar o respectivo post, você encontrará respostas das seguintes perguntas:

  • O que é Marketing Digital?;

  • Quando o Marketing se tornou Digital?;

  • O que muda com o Marketing Digital?;

  • Por que o Marketing Digital é importante?;

  • Quais os principais conceitos do Marketing Digital?;

  • Quais as vantagens do Marketing Digital?;

  • Como fazer Marketing Digital?

Note que são perguntas objetivas, diretas e que se assemelham ao tipo de pesquisa mais comumente feita quando as pessoas estão querendo saber a respeito do assunto central (Marketing Digital).

Geralmente, responder de forma direta, ainda que após a explicação inicial existam exemplos, analogias e comentários adicionais, é o mais indicado.

Isso porque se o leitor quiser, já tem sua dúvida satisfeita com a leitura de apenas um parágrafo.

Conta também a favor, o fato de que se a resposta for suficientemente boa e útil, o respectivo conteúdo ganha pontos importantes no posicionamento orgânico.

O algoritmo dos buscadores – principalmente do Google – e suas mais recentes atualizações (core updates), têm privilegiado entre outros fatores, como originalidade, a utilidade que o conteúdo tem para as pessoas.

Dar de modo objetivo, claro e conciso uma resposta a perguntas como as que listamos, é tão importante, que frequentemente aqueles que têm sucesso nesse trabalho, são os que conquistam a posição zero do Google, os chamados featured snippets.

Obviamente que isso não é tudo. É preciso se cercar de outros cuidados, como por exemplo, quando oportuno, usar palavra-chave de cauda longa, usar as tags H2 e H3 para as perguntas, bem como fazer uso de listas / tópicos.

Mas quais perguntas fazer e responder, certo?

E nesse ponto que você deve aplicar o segundo princípio – recorrer ao Google.

Como usar o Google para criar um blog post?

As páginas de resultados do Google para uma pesquisa básica e inicial sobre um tema, fornecem importantes pistas sobre o que mais as pessoas costumam pesquisar.

Experimente realizar uma pesquisa um conceito, como “pauta ESG”, por exemplo.

Além de fornecer a resposta gerada por seu modelo de inteligência artificial, além dos tradicionais links na página de resultados orgânicos, também é possível ver “As pessoas também perguntam” e uma lista de perguntas comuns.

A cada clique em uma das perguntas, que faz exibir a respectiva resposta, a lista de outras possíveis dúvidas é exibida.

Para o exemplo dado, é possível encontrar:

  • O que é a agenda ESG?;

  • Como montar uma agenda ESG?;

  • Quais são as práticas de ESG?;

  • Como fazer um projeto ESG?;

  • Como aplicar o ESG na sua empresa?;

  • Por que a pauta ESG é importante?

Em outras palavras, os blogs que conseguem responder a maior quantidade dessas perguntas e principalmente, de modo claro e objetivo, têm maiores chances de aparecerem bem posicionados.

De quebra, ao conseguir esclarecer as principais dúvidas, você terá um conteúdo útil, atrativo e de um tamanho apropriado ao seu objetivo.

Naturalmente que cabem as mesmas observações que já fizemos, como por exemplo, usar exemplos e analogias, reforçar ou aprofundar o conceito com outros dados e informações, assim como imagens, ilustrações e infográficos.

Quando se segue esse roteiro bastante básico e simples, boa parte do trabalho de criação do conteúdo, já está feito.

Para refiná-lo, bastam alguns outros cuidados, como:

  • Dedique atenção e estude bem o melhor título do post;

  • Invista em uma introdução, a qual deve esclarecer sobre o que é falado e convidar à leitura;

  • Conecte cada seção usando intertítulos que façam sentido e cumpram uma sequência lógica;

  • Se necessário, reescreva o que for necessário, lembrando da importância do estilo de escrita do blog;

  • Utilize sinônimos comuns para a palavra-chave que remete ao tema;

  • Observe a terminologia usada e trabalhe adequadamente o link building interno;

  • Faça uma revisão cuidadosa do conteúdo antes da publicação, tanto para identificar o que deve ser corrigido ou melhorado, como para verificar se o propósito foi atingido.

Conclusão

Criar blog posts úteis, atraentes e que posicionam bem nas páginas de resultados, é fácil, bastando usar princípios simples a perguntas e respostas.

Comentários ({{totalComentarios}})