O que é Featured Snippet? O que é a posição zero do Google?
A importância de aparecer na primeira página do Google, é objeto de desejo e em alguns casos quase uma obsessão, especialmente para os profissionais de SEO.
Mas não é suficiente – e logo você vai entender – em alguns casos. Além de constar da primeira página, posicionar tão bem quanto possível, é também um objetivo importante. E quando a questão é posicionamento, o featured snippet é literalmente a posição de maior destaque e que de certa forma premia o trabalho feito.
Entre as possíveis razões de você estar aqui, é porque que saber o que são os Featured Snippets, ou o que é a posição zero do Google ou ainda como conseguir tal posicionamento.
Então vamos a isso!
O que são featured snippets?
É a posição zero do Google!
Ok, é uma resposta que não esclarece nada para quem não sabe o que é posição zero do Google.
No entanto, se você sabe o que é busca orgânica ou resultados orgânicos da busca e se dissermos que a posição zero é o resultado em um quadro que aparece imediatamente antes do primeiro link da busca orgânica, a coisa começa a ficar mais clara. Pelo menos para alguns.
Entender o que é o featured snippet, passa por estar familiarizado ou começar a prestar atenção nas aparências que uma SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados dos Motores de Busca) do Google pode assumir.
Os featured snippets são um recurso das SERPs do Google para algumas pesquisas – normalmente as que se podem responder de modo simples, rápido, objetivo – e que por aparecer antes do primeiro resultado orgânico e ser fruto também de posicionamento orgânico, também são chamados de posição zero do Google.
O conteúdo do featured snippet, uma vez clicado, contém a resposta para a pesquisa feita, retirada de um site que necessariamente está indexado pelo Google, geralmente tem um bom ranqueamento e além das informações relativas à pesquisa, também um link para a página, o título da página e a URL da página.
Por isso, ter uma resposta, uma explicação ou definição de alguma pergunta na forma de um featured snippet baseado em uma página do seu site, é tão ou mais cobiçado quanto a primeira posição orgânica.
Qual a importância dos Featured Snippets?
Embora possa parecer desnecessário responder a essa pergunta após tudo o que vimos, há outros benefícios para além de conquistar um lugar de destaque em uma SERP.
O primeiro ponto para quem não está familiarizado com a questão, é que em alguma medida o recurso diminui o tráfego nas páginas que aparecem nos resultados para a pesquisa feita, isso porque se a resposta for suficientemente boa, evita que o usuário tenha que clicar em algum resultado.
Pesquisa feita e dúvida respondida, ele vai embora sem nem acessar qualquer site.
O usuário só clicará no link do site cujo conteúdo aparece no featured snippet se ele quer informações adicionais, ou se a resposta não foi suficientemente esclarecedora.
Por outro lado, comparativamente aos resultados que aparecem a seguir, você tende a ter mais cliques, muito mais visibilidade e uma taxa de conversão mais alta, além de maior autoridade para o tema.
Visto sob outra ótica, um featured snippet também indica que a página correspondente tem maior relevância e consegue responder mais perguntas, quando ela aparece em outros snippets para “as pessoas também perguntam”.
Geralmente uma página com um subtítulo (H2) que represente uma pergunta e cuja resposta esteja dentro dos padrões utilizados pelo Google, poderá aparecer como um segundo snippet.
Sim, um mesmo site e uma mesma página pode conter mais de um featured snippet!
Dito isso, é possível que sua próxima dúvida seja…
Como ficar na posição zero do Google?
Como ter um featured snippet ou conquistar a posição zero, não é algo que se consegue com certeza seguindo um conjunto de passos ou procedimentos.
Porém há alguns pontos em comum que fazem com que as chances tornem-se significativamente melhores, se devidamente cumpridos:
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Se não a totalidade, mas bem próximo disso, das páginas que conseguem aparecer na posição zero, são alguma das que aparecem na primeira página do Google. Portanto, antes de qualquer outra ação, exige-se um excelente e permanente trabalho de SEO e Marketing de Conteúdo para posicionar bem as páginas do site;
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As páginas que têm conteúdo elegível a featured snippet, devem responder as possíveis perguntas de modo objetivo. Longas respostas ou que demandem muitas explicações, raciocínios, analogias e exemplos, não são candidatas a figurar na posição zero do Google;
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Pense em que perguntas os usuários podem formular para respostas relativas a um tema, afinal essa é a principal função de um featured snippet. Os tipos de perguntas mais comumente associadas a esse recurso, têm em comum os seguintes formatos:
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Definições e costumam ser no formato “o que é tecnologia?” ou “o que é e-mail?”;
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“Como fazer algo?” é outro tipo de pergunta que é associada a um snippet;
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Tutoriais e DIY também são tipos de conteúdo que podem aparecer na posição zero;
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Comparativo (versus), como por exemplo, “AMD vs Intel”;
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Escolher as palavras-chaves mais adequadas, é outro ponto importante. Use o próprio Google para visualizar alternativas e nos próprios snippets existentes, já que estar lá não implica em garantia vitalícia de ocupar tal posição. Se você cumpre os requisitos, em algum momento um snippet pode passar a vincular sua página;
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Palavras-chaves long tail ou de cauda longa, costumam ser mais frequentemente associadas a posição zero. Assim, se você pesquisar apenas “parque”, você só terá na SERP o resultado da busca local e da busca orgânica. Mas se pesquisar “parque do Ibirapuera”, aparecerá um featured snippet correspondente;
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Se fizer sentido para a abordagem e a estrutura dos posts, artigos ou páginas do site, considere criar perguntas comumente feitas usando um subtítulo (tag H2) e respostas para o tema em questão e utilize os princípios acima, tanto para formular, como para responder as perguntas;
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FAQs (Frequently Asked Questions) ou Perguntas Frequentemente Feitas, também seguindo as orientações acima, aumentam as chances de conseguir um ou mais snippets;
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Se você quer que o usuário além de apenas ler sua resposta na própria SERP, pense em respostas que induzam-no a querer saber mais. Esgotar a resposta no featured snippet não vai fazê-lo clicar no link que leva à sua página;
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Listas também podem aparecer para respostas de algumas perguntas, mas elas devem ser menores (menos tópicos) que esta que você lê agora e cada tópico deve conter menos palavras, geralmente limitando-se a no máximo uma linha;
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A medida em que o algoritmo Google BERT tornar-se cada vez mais responsável por entregar as SERPs, perguntas semanticamente mais ricas e sutilmente diferentes podem ser acrescentadas, o que requer de quem cria conteúdo uma abordagem mais cuidadosa e bem pensada em termos de perguntas e respostas em seu conteúdo.
Conclusão
O feature snippet – também conhecido como posição zero do Google – é um recurso disponível para determinadas pesquisas feitas no Google e que entrega ao usuário uma resposta objetiva, sucinta e geralmente curta, a qual dispensa ao usuário a necessidade de clicar em um link e ser direcionado a uma página em que o conteúdo conste de modo mais extenso.