O que fazer para ser um Influenciador Digital?
Ao longo da história da humanidade vimos uma série de atividades profissionais que simplesmente desapareceram em função da mudança das necessidades e de novos rumos do mercado em que atuavam, ou quando a tecnologia “roubou” alguns empregos, como por exemplo, a atividade de telefonista.
Por outro lado essa mesma evolução que fez com que algumas atividades deixassem de existir, fez também nascer novas formas de trabalho. Entre as mais recentes e de maior destaque, está o influenciador digital.
Você quer saber o que fazer para se tornar um influenciador digital? Então acompanhe este artigo até o fim.
O que é um influenciador digital?
Tentar achar definições ou explicações sobre o que é um influenciador digital, ou digital influencer se preferir, pode não ser algo tão simples. Isso porque consiste de uma atividade muito nova em termos de características e que quebra velhos paradigmas de como uma atividade profissional deve ser.
No entanto, como veremos logo mais, também confirma que como profissão, muitas posturas e comportamentos são essenciais, como são os que decidem ser médicos, engenheiros ou qualquer outra atividade que lhe vier à mente.
Mais do que isso, tornar-se um influenciador digital não é meramente uma questão de desejo.
Uma pessoa assume a condição de ser capaz de influenciar outras pessoas, não simplesmente porque quer, mas porque ela é digna de admiração, de crédito, de respeito, de reconhecimento, por demonstrar competência e/ou talento naquilo que faz, ou ainda por contribuir para suprir as necessidade do seu público e por tais razões, em maior ou menor grau, seus seguidores consideram importantes as mensagens transmitidas. Mais ainda, depositam confiança no influencer.
Tendo em mente alguns dos principais requisitos para que naturalmente ocorra influência, independente do ambiente (digital ou presencial), fica mais fácil formalizar uma possível definição:
“Influenciador digital é a pessoa que ao produzir e disponibilizar conteúdos nos meios digitais, tem por meio deles a capacidade de interferir nas decisões, no modo de pensar e de se comportar, da audiência que consome tal conteúdo”.
Características comuns dos influenciadores digitais
Como acontece em qualquer outra atividade profissional, há um conjunto de características normalmente presentes e que contribuem para o sucesso, sendo que algumas são mais decisivas e outras menos.
Um advogado ou um engenheiro, também podem exercer influência sobre as pessoas e nem precisa ser na Internet e nas redes sociais. Aliás, isso sempre existiu na vida real e bem antes da Internet. Nomes como Darwin ou Einstein, serviram de espelho e guia para o trabalho de gerações inteiras.
A diferença agora, são as razões e o ambiente no qual essa influência acontece e que consta da nossa possível definição, levando-nos a primeira consequência direta…
1. Familiaridade com os meios digitais
Não há como pensar em um influenciador digital que não demonstre familiaridade com os meios digitais, ou pelo menos com as plataformas que utiliza para publicar seu conteúdo.
É claro que nem sempre é assim e há até quem faça das eventuais dificuldades, um aspecto de diferenciação. Mas tais casos são as exceções e não a regra.
Deve-se entender que o conhecimento e a habilidade de usar os recursos das plataformas escolhidas, terão peso importante nos resultados. Assim, por exemplo, um influencer com muitos seguidores no Twitter, deve conhecer o poder das hashtags e como a escolha e uso de palavras-chave pode contribuir para impulsionar suas publicações e produzir engajamento.
Se por outro lado, sua principal rede é o Instagram, o aspecto visual ganha destaque.
2. Habilidade comunicativa
A segunda característica normalmente presente – tanto no digital, quanto no real – nos influencers, é a habilidade em se comunicar.
Aqui é preciso fazer uma ressalva importante – não confundir habilidade comunicativa, com as técnicas de oratória usadas por um jornalista televisivo, por exemplo, ou o conhecimento que possibilita criar conteúdos sem erros de português.
O formalismo e o apego à forma culta da língua e que na maioria das vezes está presente na comunicação jornalística, não é a única forma de exercer comunicação eficiente.
Inclusive a depender do público para o qual é elaborado o conteúdo, a linguagem utilizada pode ser decisiva no processo de conquista do público.
Boa comunicação, acima de tudo pressupõe eliminar tanto quanto possível o ruído no processo e que por sua vez, é tudo que dificulta a compreensão, o entendimento da mensagem em sua plenitude.
Portanto, boa habilidade em comunicar-se com sua audiência, é transmitir a informação de forma clara e objetiva.
3. Ter autoridade
Autoridade no assunto e/ou nos temas relacionados e que refere-se ao que trata o blog, o canal no YouTube, ou a rede social em que se tem maior presença.
Essa autoridade está em primeira instância relacionada ao que se sabe sobre, mas também é fruto da experiência, da aplicabilidade prática do que é transmitido, do quanto é capaz de resolver os problemas e responder as perguntas feitas.
Esse é provavelmente o fator que mais aproxima o influenciador digital das demais profissões.
4. Empatia
Muitos confundem empatia com simpatia, embora a segunda possa surgir em decorrência da primeira e seja bastante desejável em um influencer.
Empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro e assim compreender suas motivações, comportamentos, pontos de vista, interesses e necessidades, independentemente de concordar ou não com a pessoa.
Essa habilidade é positiva tanto para entregar conteúdos que vão além do que eventualmente seria interessante para quem o produz, como para produzir abordagens diferenciadas ou personalizadas. Também importa, porque na prática demonstra respeito a audiência.
5. Originalidade
A originalidade – ou autenticidade, se preferir – diz respeito ao quão único você é. Em outras palavras, quais os aspectos da sua personalidade, da sua forma de se comportar e de reagir, de colocar ideias e sentimentos em palavras (expressão), que acabam por caracterizá-lo e individualizá-lo perante seus seguidores.
Em alguns casos, quando um dos muitos aspectos que o tornam autêntico evidencia-se mais do que outros, acaba por ser a “marca registrada” do influenciador.
É o caso que mencionamos da pouca intimidade com os meios digitais e que dentro de um determinado cenário, até possa diferenciar o influenciador em comparação a todos os demais. É também o traço de distinção daquele que não fala com correção gramatical e em vez disso, abusa do “caipirês”, do linguajar da sua região ou de uma postura mais descontraída diante das câmeras.
6. Versatilidade e flexibilidade
Ser versátil e flexível, significa ser capaz de adaptar-se a uma série de situações, como também diante das mudanças que se apresentam cada vez mais frequentes
Além disso nos meios digitais o influenciador tem uma evidência e projeção com maior alcance e abrangência. Ou seja, o meio pelo qual exerce influência, a Internet, favorece a globalização do seu conteúdo, rompendo fronteiras geográficas e algumas vezes, até culturais e linguísticas, afinal alguns dos muitos recursos atualmente disponíveis, permitem-nos seguir alguém cujo conteúdo seja em um idioma que não se tem nenhum conhecimento.
Influenciar pessoas é também resultado do que se pensa, do que se faz e da contribuição que se dá para o benefício do próximo e até para o planeta.
A pessoa assume o papel de influenciador orgânica e naturalmente, quando o que ela mostra para sua audiência, agrega valor em algum ou preferencialmente em muitos níveis, por meio da sua capacidade de adaptar-se aos mais diferentes cenários.
Em termos práticos, imagine por exemplo, que uma determinada rede social dá sinais de que está no fim, justo aquela na qual você tem o seu principal contingente de seguidores. Em um cenário assim, é preciso saber migrar para aquela que está se tornando a protagonista da vez.
Como ser um influenciador digital?
Você já se perguntou porque quer ser influenciador digital? Se a resposta é unicamente: “quero ser famoso”, cuidado!
Não há problema em ser famoso, mas esse não deve ser objetivo. Ele deve ser consequência do trabalho que você faz, que deve ser consistente, digno de merecimento e reconhecimento e até admiração. Esse tipo de condição produz fama.
Mas sobretudo sua atuação deve prestar uma contribuição para seu público, exatamente como acontece com um profissional competente de qualquer área do “mundo real”.
Inclusive, um influenciador pode ter – e muitas vezes tem – uma outra profissão dita tradicional. Ele pode ser um médico, um engenheiro, um matemático, ou qualquer outro profissional, desde que ele tenha algo para oferecer no mundo digital e de uma forma diferenciada, por meio de conteúdo personalizado, ou na forma que o apresenta.
Outro aspecto que merece destaque, é que você não deve iniciar a jornada como influenciador porque acredita que esta atividade vai lhe trazer o benefício de trabalhar quando quer e como quer.
Parte significativa de sucesso vem de você encarar com profissionalismo e como qualquer outra atividade, ou seja, com planejamento, traçando metas e objetivos e os meios para alcançá-los, desenvolvendo-se, aprimorando-se e buscando sempre oferecer um conteúdo mais relevante, interessante, atrativo e único.
Busque algo que você sabe fazer como poucos. O talento ou habilidade que te credencia a ser influenciador digital, pode vir de muitas coisas. Você tem que estar apto reconhecer quais são esses talentos, ou seja, aquilo que você vai explorar de forma única para atrair a atenção da sua audiência.
Mas independente do quão bom você é em algo, a atenção com a qualidade do que você entrega, é fundamental para que você consiga fidelizar pessoas.
Você pode por exemplo, ter a sorte de produzir um vídeo que viralize e que atraia um grande público, mas primeiro que essa não é regra e sim a exceção. Em segundo, se o restante do seu conteúdo não é igualmente atraente, você não vai conseguir evoluir.
Resumindo, é preciso pensar e planejar o conteúdo.
O candidato a influenciador precisa ter qualidades e essas qualidades precisam ser evidentes naquilo que ele faz, na forma como ele se mostra nas suas redes sociais, como ele se comunica e a partir de então ele adquire naturalmente uma ascendência sobre as demais pessoas a partir de suas opiniões, suas ideias, seu estilo de vida.
Enfim tudo que ele faz passa a ser referência, modelo e assim que se dá a influência.
15 dicas para ter sucesso como influenciador digital
A partir da observação do que fizeram muitos influenciadores de sucesso, é possível encontrar e ações e aprendizado útil relativo ao que deve ser feito para se obter sucesso.
Saiba que existe um longo caminho para ser percorrido e muito trabalho, afinal é uma atividade profissional como qualquer outra. Mas ao invés de apenas começar e cometer erros e acertos, você pode encurtar o caminho aprendendo com quem já o percorreu:
1. Canais usados
Em que plataformas pretende-se atuar (Instagram, YouTube, Facebook, etc)? Haverá um blog? Como seu conhecimento e autoridade nos assuntos que abordará, encaixam-se ou melhor adaptam-se a cada canal disponível?
Responder a essas perguntas, é o ponto de partida, mas há uma outra essencial – onde está a persona ou público-alvo para quem você falará?
Não é possível entregar conteúdo que fideliza, se você não conhece profundamente aqueles para os quais o está criando.
2. Planejamento
Que tipo de conteúdo você vai oferecer? Com que frequência haverá novo material? Com que profundidade abordará os temas apresentados?
Ter as respostas para esse tipo de perguntas, ajuda a elaborar um plano de trabalho capaz de dar orientação aos rumos do conteúdo. É o que já mencionamos como sendo o planejamento de conteúdo.
3. Personagem
Assuma e viva um personagem: o professor, o personal trainer, a consultora de moda, enfim, o profissional que está lá para apresentar o conteúdo.
Cuidado! Não significa abandonar quem você é, mas personificar o “especialista” que existe dentro de você.
Esse personagem tem como objetivo contribuir para a identidade que você construirá.
Lembre-se que você deve ser autêntico e original e o personagem no caso, só deve existir para enaltecer a qualidade ou característica que o torna único.
4. Paixão
Também é importante seguir a sua intuição, bem como aquilo que te dá prazer, satisfação e que mostra o quão apaixonado você é pelo assunto.
Nem tudo são regras e rigor e entre as características da paixão, está o desconhecer limites e regras. Ser apaixonado pelo que faz, é um dos aspectos que faz ir além, buscar superação e aprimoramento.
Acima de tudo, seja natural e espontâneo e que é parte do processo de conquista.
5. Seja analítico
Você deve saber identificar o que se aplica a você e o que não. Não tente apenas copiar quem teve sucesso, se isso significar sair de sua natureza, pois provavelmente os resultados também não serão os mesmos.
Aprenda a avaliar com racionalidade as oportunidades e quais caminhos percorrer. Não siga cegamente os passos dos outros.
6. Aperfeiçoe-se constantemente
Todos os influenciadores que começaram, mesmo que de forma amadora, à medida em que conquistaram seguidores, investiram no seu aperfeiçoamento, seja nos conhecimentos relacionados com os temas abordados, seja naqueles que contribuem para fazerem um trabalho mais profissional e com mais resultados.
Assim, conhecer sobre Marketing Digital e dos temas que estão sob ele, como Marketing de Conteúdo e SEO, como também comunicação, publicidade, monetização, entre outros.
7. Mantenha-se informado e atualizado
Por mais que os assuntos que você aborda sejam muito específicos, uma das características que mais atraem as pessoas, são atualidades, tendências e o que está em evidência.
Portanto, a adequação do seu conteúdo passa necessariamente por estar a par de tudo o que está em destaque.
8. Tenha foco
Importante diferenciar e saber segmentar bem, ou seja, não queira abraçar o mundo.
Procure nichos de mercado para atuar e que está relacionado com a definição do seu público-alvo ou de uma persona.
Se não for assim, há uma forte tendência de que o conteúdo deixe de fazer sentido para seus visitantes / seguidores.
Saiba que quanto mais consagrado é o seu trabalho, ou seja, mais seguidores você conquista, mais difícil é você mudar os rumos do que vem fazendo e que te trouxeram até aqui. Por isso, cuidado com mudanças repentinas de direcionamento.
9. Aprenda com quem tem experiência
Não seguir dicas orientações e passos de terceiros que já percorreram os mesmos caminhos, não implica que você não vai ter sucesso. Pode apenas retardar a obtenção dos seus resultados ou significar enfrentar novos desafios.
Logo, sempre esteja aberto a aplicar conceitos, dicas e aprendizados, naturalmente levando em consideração a quinta dica.
10. Preocupe-se com sua imagem
Quando você constrói uma imagem ao longo do tempo é difícil mudá-la. É assim na vida real, como é também no plano digital. Tem um pouco a ver com o ditado “a primeira impressão é que fica”.
Portanto, em tudo o que é feito, considere a imagem que você transmite, bem como a que o consagrou, afinal um novo seguidor em potencial, pode desembarcar a primeira vez em qualquer das suas postagens.
Você é aquilo que as pessoas veem. Ninguém volta de duas horas de academia e vai tirar uma foto, ou gravar um vídeo, a não ser que o assunto seja esse. Portanto, não seja negligente com a imagem que você transmite de si próprio. Pessoas gostam de compartilhar conteúdo bonito e agradável.
11. Presença digital
Você deve priorizar uma plataforma, com base nos aspectos que já tratamos, como aquela mais adequada ao seu conteúdo e onde seus seguidores mais se concentram. No entanto, é importante e contribui positivamente estar presente em todas as redes sociais possíveis: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Pinterest, TikTok, etc.
Não significa que você deve atuar de maneira igual em todas estas frentes e produzir conteúdo para todas, mas que você deve ser capaz – tanto quanto possível – de fornecer meios de comunicação com audiências que apresentam sutilezas em seus perfis e que por isso, dão preferência a outras mídias.
Com o tempo e evolução de cada uma, você será capaz de decidir qual o nível de atenção dispensar a cada uma.
12. Conteúdo é rei
Essa é uma das maiores verdades da Internet e que significa que nada vale tanto quanto o conteúdo.
Portanto, cuidados com apresentação e exposição do conteúdo que você cria é fundamental. Boas imagens, bons vídeos, bom áudio, exatidão das informações, assim como a profundidade com que certas questões são tratadas. Tudo isso conta muito.
Alguns pequenos problemas podem ser admissíveis, mas se por exemplo, um vídeo com mal áudio é publicado, provavelmente lhe dará um baixo retorno.
13. Honestidade
Cuidado ao indicar produtos e serviços. Os seguidores sabem distinguir quando você faz publicidade de algum produto ou marca e não há problema algum quanto a isso.
O problema acontece quando o produto / serviço em questão não é bom como você divulga. Apenas oferte o que você de fato consome e acredita.
A honestidade, o respeito e a postura ética, são essenciais para o exercício da influência.
Se você cria uma lista de dicas boas, efetivas, reais e honestas, relativas a um produto ou serviço, mesmo que uma dica patrocinada conste em meio as demais, ela costuma ser considerada pela audiência.
14. Autenticidade
Não mude sua personalidade, sua imagem, seu comportamento como influenciador digital, para se adaptar a uma marca ou uma publicidade que você está fazendo de uma empresa / produto, ou ainda nos casos de avaliações de produtos / serviços.
Os seus seguidores fiéis perceberão se isso acontecer e você acabará perdendo credibilidade. Seja autêntico e honesto com seus princípios e valores antes de mais nada, mesmo que isso signifique abrir mão de um lucrativo contrato.
Quando ocorre uma desvirtuação em situações assim, os danos à sua imagem junto à sua base de seguidores, costumam ser irreversíveis.
15. Originalidade do conteúdo
Diferentemente da originalidade do indivíduo, do influenciador, mas igualmente pela importância, deve-se buscar a originalidade do conteúdo. Não necessariamente pelo ineditismo dos temas abordados, mas na forma de apresentá-los, usando suas próprias palavras, suas analogias e exemplos, bem como abordagens e enfoques.
Fazer o mesmo que 9597 pessoas já fazem, vai torná-lo apenas mais um, a não ser que o modo como você faz e sua contribuição sejam muito melhores do que todos os outros.
Comportamentos vencedores podem ser copiados. Conteúdos, jamais.
Conclusão
Ser influenciador digital, é optar por realizar uma atividade profissional como qualquer outra, desde que assim como ocorre com profissões tradicionais, exista consistência no trabalho feito, profissionalismo, responsabilidade, planejamento, aprimoramento e tudo o que se espera de um trabalhador do mundo real. O sucesso da atividade e o indicador do quão bom foi seu trabalho, vem na medida da fidelidade e crescimento da sua audiência.